Bem, a algum tempo atrás eu vinha querendo fazer uma reforma nos faróis de neblina do meu Monza. Procurei aqui no fórum alguns tutoriais de como fazer, mas eram antigos e já não tinham nem mais fotos. Então resolvi na cara e na coragem fazer esta reforma nos meus faróis, e compartilhar a experiência com os amigos, para aqueles que assim como eu, precisam de um serviços destes.
A alguns dias atrás eu já os tinha aberto para reformar, e a parte refletora dos meus faróis não tinha absolutamente NADA de cromo, apenas aquele fundo vermelho escuro :smt011. A minha intenção é botar um par NOVO, porém não vou trocar meus originais LUCAS por qualquer RCD da vida... E o preço de um par novo Lucas é salgado! Mesmo os Blazer já são carinhos. Antes de tudo, procurei uma oficina especializada em recuperação de faróis, porém eles não faziam a recromagem das lentes, apenas pintavam, então resolvi fazer eu mesmo.
Quando os desmontei a primeira vez, comprei um spray cromado e pintei os refletores. Esteticamente ficou "bom", porém funcionalmente uma m$%#... :smt021. Um amigo funileiro me disse que precisava dar uma mão de verniz por cima da tinta para ficar cromado, mas não acho que fosse mudar muita coisa...
Pesquisando um pouco mais, e encontrei uma "solução" no fórum do Clube do Gol e do Escort. Aqui mesmo no fórum um usuário falou desta solução em um tópico: usar fita cromada, esta mesma que se usa pra fazer os apliques cromados de frisos e borrachões de porta. Comprei no ML 3 rolos desta fita, a 15 pilas o rolo.
Eis a fita!

Sobre o serviço, basicamente as chaves que usei para desmontar os faróis foram estas: Uma chave canhão e uma chave de boca. ambas tamanho 8.

O primeiro passo é soltar o plug do farol neblina. Nele existem 2 travas, dá pra soltá-lo facilmente aplicando um pouco de desingripante e com o auxilio de uma chave de fenda pequena.

Após soltar o conector, desparafuse os parafusos que seguram o farol, são 2 na parte de baixo, e dois na parte de cima.

Este parafuso a qual circulei em vermelho, é da parte superior do farol. Não consegui retirá-lo com a chave canhão e nem com a chave de boca, pois não tem espaço para a chave entrar ali. A solução que encontrei? Retirar o farol :smt017.
Depois de retirar o farol, Consegui soltá-lo com a chave de boca.

Retirado o farol para ter acesso ao bendito parafuso.

Aqui é o "antes" da reforma, com o neblina desinstalado

Para abrir o farol é fácil: usei um estilete pra cortar a cola entre o vidro e a carcaça, e com uma chave de fenda fui forçando ele até abrir. Caso seja difícil, também dá pra usar um secador de cabelo mesmo, só pra esquentar a cola :smt023
Com o farol aberto. Nesse ponto eu já havia lavado a carcaça plástica e passado uma lixa fina na lente, pra tirar o spray cromado.

Aqui, é a lente refletora ainda com o spray cromado. Reparem como ela fica um tanto fosca

Após isso, fui cortando em tiras a fita e colando na lente, é um serviço de MUITA paciência tentando colar a fita de uma maneira "perfeita" sem deixar rugas :smt010
Com a fita colada fica BEEEM melhor do que com o spray. Estas pequenas rugas que ficaram, não aparecem depois de montado o vidro. :smt023

Também resolvi passar a fita na carcaça de plástico do farol, como uma espécie de máscara. Olhem como ficou


Já finalizada a lente, com o chapelete da lâmpada

O detalhe na lente de vidro, oringinal Lucas!

Após finalizar o serviço, é só colocar de volta a lente de vidro com silicone e montar no para-choques.
Aqui é o "depois", com a lente de vidro montada. Uma melhora significativa!

Primeiro teste, ainda na garagem

O resultado FUNCIONAL ficou muito bom! Melhorou 100% a eficiência e luminosidade dos neblinas. Agora é nitidamente perceptível a diferença deles ligados. Meu pai tem uma Strada 2008, recentemente ele comprou o kit com os 4 faroletes do para-choque, e em comparação com os neblinas da Strada, os do Monza ficaram muito similares em questão de eficiência.
Esteticamente também melhorou bastante com a "máscara" que fiz na carcaça dos neblinas. Será que fica bom agora fazer uma mascara dessas nos faróis principais?
Isso aí pessoal, espero que tenham gostado do resultado, e que este tópico ajude e informe aqueles que precisam de uma reforma nos faróis, mas não tem a "coragem" de desmontá-los.