Scanner Diagnóstico Monza Kadett EFI Freeware ALDL MULTEC700
-
- Membro SL/E (Nível 3)
- Modelo: - SELECIONE --------
Re: Scanner Diagnóstico Monza Kadett EFI Freeware ALDL MULTE
Cara obrigado pela resposta,
se puder me dê uma orientação. Eu fiz um conector usb, conforme foi divulgado: "ligar os três fios do negativo do ALDL(pino A) no GND(pino 3) dele e junta os 2 pinos 4(Tx) e 5(Rx) e liga no pino M do ALDL", mas fiquei na dúvida, com relação ao fio que sai do ascendedor de cigarros, em qual pino do conector ALDL devo ligá-lo? ou com usb não é necessário esta conexão?
se puder me dê uma orientação. Eu fiz um conector usb, conforme foi divulgado: "ligar os três fios do negativo do ALDL(pino A) no GND(pino 3) dele e junta os 2 pinos 4(Tx) e 5(Rx) e liga no pino M do ALDL", mas fiquei na dúvida, com relação ao fio que sai do ascendedor de cigarros, em qual pino do conector ALDL devo ligá-lo? ou com usb não é necessário esta conexão?
MONZA GLS / 1995 / GASOLINA / 2.0 / EFI / COMPLETO / RODAS 14"
FOTOS: viewtopic.php?f=33&t=13476&p=150515#p150515
-
- Membro Classic SE (Nível 8)
Não testei ainda, mas teoricamente não é necessário, pois a alimentação acontece pela USB. A serial é que necessita alimentação externa, não a USB
-
Referente aos logs , tem bastante coisas fora de padrões no teu motor prjerry:prjerry escreveu: lembrando o carro vem queimando modulo hei constantemente, de dois em dois meses, em julho troquei tampa do distribuidor (delphi), bobina de ignição (gm), Bobina impulsora (delphi), o mecânico fez a leitura de todos os sensores e todos os valores estavam corretos, segundo ele, mas já há uma semana a lâmpada da anomalia ascende assim que ligo o motor e não apaga mais, e ao andar o carro engasga e fica sem potência, não sei mais o que fazer, ontem quando fiz o teste com o EFILive a lampada apagou e rodei com o carro normal, hoje pela manhã ao ligar o carro para fazer o teste com o ELan a lampada ja ascendeu de novo e não apagou... Se MonzaClub20EFICHZ puder dar uma verificada eu ficarei muito grato,
http://www.baixa.la/arquivo/2299202 e http://www.baixa.la/arquivo/7226218
Jerry
1) como de costume em carros com problemas o ponto está oscilando muito, o que indica problemas em velas ou cabos de velas (faísca ineficiente em 1 ou mais cilindros), ou problemas de diferença de compressão entre os cilindros (válvulas presas, com excesso de carbonização, comando gasto, anéis quebrados, cilindros ovalizados, pistão furado, cabeçote rachado, junta queimada)
2) o valor do MAP com o motor na lenta está baixo, está em 1,5 V quando deveria estar em 1,0 V e piora em 2000 ou 3000 rpm, que deveria s manter em 1,0 V mas vai para 2,0, 2,5 V, o que indica pouco vácuo no motor ou tubulação do MAP entupida, não é entrada falsa de ar porque o sinal do IAC está normal.
Juntando as informações dos itens 1 e 2 acho que está ou com baixa compressão no motor, ou com junta queimada.
3) Como falou o gráfico da RPM está dando muitos picos, o que indica falha por mal contato no módulo HEI e é isso que deve o estar queimando.
4) Exist uma diferença de 0,5V entre o log 1 e o 2 no valor do Potênciômetro de CO, se não o alterou, o mesmo pode também estar com mal contato.
Volto a repetir de nada adianta ter o scanner se o mecânico não souber olhar os dados, ele te havia dito que está tudo ok e como vimos tem muita coisa errada.
-
- Membro SL/E (Nível 3)
Amigo, muito obrigado pelas informações! Quanto ao potenciômetro eu ajustei quando vi que tava bem alto, quanto ao mais é muito triste tantos problemas na maquina, isso me desanima demais com o carro, fico chateado de ficar dependente de mecânicos que não sabem entender o quanto valorizamos o carro...MonzaClub20EFICHZ escreveu:Referente aos logs , tem bastante coisas fora de padrões no teu motor prjerry:prjerry escreveu: lembrando o carro vem queimando modulo hei constantemente, de dois em dois meses, em julho troquei tampa do distribuidor (delphi), bobina de ignição (gm), Bobina impulsora (delphi), o mecânico fez a leitura de todos os sensores e todos os valores estavam corretos, segundo ele, mas já há uma semana a lâmpada da anomalia ascende assim que ligo o motor e não apaga mais, e ao andar o carro engasga e fica sem potência, não sei mais o que fazer, ontem quando fiz o teste com o EFILive a lampada apagou e rodei com o carro normal, hoje pela manhã ao ligar o carro para fazer o teste com o ELan a lampada ja ascendeu de novo e não apagou... Se MonzaClub20EFICHZ puder dar uma verificada eu ficarei muito grato,
http://www.baixa.la/arquivo/2299202 e http://www.baixa.la/arquivo/7226218
Jerry
1) como de costume em carros com problemas o ponto está oscilando muito, o que indica problemas em velas ou cabos de velas (faísca ineficiente em 1 ou mais cilindros), ou problemas de diferença de compressão entre os cilindros (válvulas presas, com excesso de carbonização, comando gasto, anéis quebrados, cilindros ovalizados, pistão furado, cabeçote rachado, junta queimada)
2) o valor do MAP com o motor na lenta está baixo, está em 1,5 V quando deveria estar em 1,0 V e piora em 2000 ou 3000 rpm, que deveria s manter em 1,0 V mas vai para 2,0, 2,5 V, o que indica pouco vácuo no motor ou tubulação do MAP entupida, não é entrada falsa de ar porque o sinal do IAC está normal.
Juntando as informações dos itens 1 e 2 acho que está ou com baixa compressão no motor, ou com junta queimada.
3) Como falou o gráfico da RPM está dando muitos picos, o que indica falha por mal contato no módulo HEI e é isso que deve o estar queimando.
4) Exist uma diferença de 0,5V entre o log 1 e o 2 no valor do Potênciômetro de CO, se não o alterou, o mesmo pode também estar com mal contato.
Volto a repetir de nada adianta ter o scanner se o mecânico não souber olhar os dados, ele te havia dito que está tudo ok e como vimos tem muita coisa errada.
Bom vou ter que mandar pra uma outra oficina para checar as partes internas do motor que vc mencionou então. Quanto ao mal contato do modulo hei seria falta de aperto na carcaça ou nos conectores, pode ser excesso de pasta térmica?
Não tenho como agradecer pela sua boa vontade e disposição em ajudar, muito obrigado mesmo.
Abeaço,
Jerry.
-
Não tem nada haver com a pasta térmica, deve reapertar todos os chicotes, tirar oxidação dos terminais e conferir o aterramento, quando tu compra um HEI vem o esquema elétrico, revise-o ponto por ponto.
-
Engraçado os problemas aparecem em blocos idênticos, os teus problemas são parecidos com o Jerry, mas no teu caso não há oscilação do avanço, porém também aparecem problemas de mal contato no sistema de rotação, pode ser aterramento, oxidação ou folga nos conectores do HEI, bobina impulsora ou folga no eixo do distribuidor, pois no gráfico da RPM fica pipocando até 6000 RPM, apesar de não ter acelerado para tal, o que significa que o motor acima de 3000 RPM fica mandando faísca descontroladamente para as velas e pior sem nenhum sentido, a faísca vai em desordem para o motor gerando os sintomas que relatou, além disso, no gráfico do MAP indica problemas de falta de vácuo no motor e em qualquer regime de rotação, então é bom conferir a compressão do motor cilindro por cilindro ANOTAR OS VALORES (sim, precisa anotar sim) e postá-los aqui.ronielegervasio escreveu:boa noite mestre.
Mais uma vez venho recorrer aos seus conhecimentos pra entender um problema no monzão.
Estou com um problema no funcionamento acima dos 3.000 giros, começa a cortar e o ponteiro do rpm fica doidão (vai aos 5.000, 7.000). a partir daí fica impossível de andar.
Já testei pressão da bomba, sensor MAP, sensor de temperatura, bico injetor, módulo HEI.
São novos: velas, cabos, rotor.
No scanner não aparece nada fora do normal.
Meu carro é EFI 1.8 a gasolina.
Jà viu algo parecido?
Além disso a ECU que está usando NÃO ESTÁ NA LISTA DO CEPCHEV, portanto não sei de que carro é!
Abaixo vou colocar os teus 2 logs.
http://www.baixa.la/arquivo/6476720
http://www.baixa.la/arquivo/9062837
-
- Membro SL/E (Nível 3)
Irmão passei só pra agradecer pelas orientações, to tão envolvido na tentativa de solucionar os problemas no Monzão que nem parei pra agradecer pelas suas respostas, não foi ingratidão, é que fui mexer no chicote do HEI e outros, realmente tem mal contato nos fios, to só encontrando mais problemas nesse chicote, por algum motivo a ventoinha também parou de armar, o sinal da UCE não ta chegando no relé para ligar o ventilador quando a temperatura chega em torno de 100 graus, depois que resolver esta parte elétrica vou conferir as outras dicas que me deu. Bom é isso...MonzaClub20EFICHZ escreveu:Não tem nada haver com a pasta térmica, deve reapertar todos os chicotes, tirar oxidação dos terminais e conferir o aterramento, quando tu compra um HEI vem o esquema elétrico, revise-o ponto por ponto.
mais uma vez obrigado.
Abs
Jerry.
-
De nada, mas sobre a ventoínha, faça mais um teste com o motor bem quente e veja se a ECU está mandando o sinal para o relé, via scanner, se tiver ar ligue-o também porque ele aciona o sinal da ECU para o relé do ventilador