Motor 2.0 Flexpower - Roletado: Por quê? RESUMIDO!!!
-
- Membro Classic SE (Nível 8)
- Mensagens: 2094
- Registrado em: 05 Mar 2013, 22:02
- Cidade: Arapongas
- Estado: Paraná-PR
- Modelo: Monza SLE
- Motor: 2.0
- Ano: 1987
- Combustível:: Etanol
- Injeção: Carburador
Motor 2.0 Flexpower - Roletado: Por quê? RESUMIDO!!!
Abri o tópico para relatar um caso, visando a opinião dos Monzeiros. Trata-se do carro do meu dia a dia: Astra Hatch, 2010/2011, Cinza Artemis, com 81.000km. Rodo quase sempre no álcool.
O carro nunca deu problema. Mas, no final de outubro, começou a apresentar alguns sintomas, sobre os quais quero a opinião de vocês.
Estava eu chegando no meu mecânico. Rodando em segunda marcha, o carro passou a dar três solavancos, iguais os de aprendiz de motorista. Pisei fundo e os solavancos foram desaparecendo e o motor voltou a ficar liso. Encostei e o motor ficou em marcha lenta lisa sem problema. Voltou ao normal!
No mecânico, troquei velas e cabos de vela. Velas GM e cabos Bosch, o que tinha. A queima de combustível melhorou.
No dia seguinte, eu viajaria 600 km com o carro. Rodando com álcool, o carro viajou muito bem. Ar ligado, 110/120 km/h e 10,8 km/l de consumo de álcool.
Chegando ao meu destino, após 8 horas de viagem, notei que a marcha lenta passou a ficar menos acelerada.
Nas ocorrências acima, o motor estava esfriando após o percurso vespertino.
Voltando de viagem, andei 300 km e parei para abastecer (álcool). Após 5 km, o carro perdeu vigor. Talvez, combustível ruim. Embora andador, parecia esta rodando com gasolina, ou seja, torque sensivelmente menor. Depois de mais 100km, motor funcionava normalmente, mas um pouco preguiçoso abaixo de 2000. Aí, começou a ocorrer um sintoma esquisito: enquanto rodava em descida, tudo normal. Após a descida, quando pisei no acelerador para o carro embalar, o motor demorava cerca de meio segundo para responder ao comando e só respondia após um leve tranco. Rodei assim por mais 100 km. Aí, parei para almoçar e o motor ficou 30 minutos desligado. Antes de continuar a viagem, conferi velas e cabos de vela e todos estavam no lugar correto. Então, parti para os 100 km restantes da viagem. Depois deste restaurante, a demora da resposta do acelerador e o pequeno tranco desapareceram, não sei se porque o motor ficou tempo desligado ou se porque mexi nos cabos das velas. Mas, cheguei bem em casa.
Sintoma atual: a rotação levemente menor da marcha lenta ainda continua. Mas, o motor ainda funciona a contento, com consumo razoável. Quando está rodando, o carro não está 100% liso como antes.
Minhas dúvidas:
1. Por quê a marcha lenta diminuiu? Como reverter o ritmo?
2. Trancos anteriores à viagem e resposta lenta de aceleração: A sonda lambda não está com leitura de combustível errada? Bobina ou bomba de combustível não estão avisando que vão me boicotar?
3. Aguardo um sintoma mais claro ou faço manutenções preventivas, tais como, limpeza de bicos, troca da bomba de combustível, troca da sonda lambda ou troca da bobina?
Muito obrigado a todos e um grande abraço!! :smt023
O carro nunca deu problema. Mas, no final de outubro, começou a apresentar alguns sintomas, sobre os quais quero a opinião de vocês.
Estava eu chegando no meu mecânico. Rodando em segunda marcha, o carro passou a dar três solavancos, iguais os de aprendiz de motorista. Pisei fundo e os solavancos foram desaparecendo e o motor voltou a ficar liso. Encostei e o motor ficou em marcha lenta lisa sem problema. Voltou ao normal!
No mecânico, troquei velas e cabos de vela. Velas GM e cabos Bosch, o que tinha. A queima de combustível melhorou.
No dia seguinte, eu viajaria 600 km com o carro. Rodando com álcool, o carro viajou muito bem. Ar ligado, 110/120 km/h e 10,8 km/l de consumo de álcool.
Chegando ao meu destino, após 8 horas de viagem, notei que a marcha lenta passou a ficar menos acelerada.
Nas ocorrências acima, o motor estava esfriando após o percurso vespertino.
Voltando de viagem, andei 300 km e parei para abastecer (álcool). Após 5 km, o carro perdeu vigor. Talvez, combustível ruim. Embora andador, parecia esta rodando com gasolina, ou seja, torque sensivelmente menor. Depois de mais 100km, motor funcionava normalmente, mas um pouco preguiçoso abaixo de 2000. Aí, começou a ocorrer um sintoma esquisito: enquanto rodava em descida, tudo normal. Após a descida, quando pisei no acelerador para o carro embalar, o motor demorava cerca de meio segundo para responder ao comando e só respondia após um leve tranco. Rodei assim por mais 100 km. Aí, parei para almoçar e o motor ficou 30 minutos desligado. Antes de continuar a viagem, conferi velas e cabos de vela e todos estavam no lugar correto. Então, parti para os 100 km restantes da viagem. Depois deste restaurante, a demora da resposta do acelerador e o pequeno tranco desapareceram, não sei se porque o motor ficou tempo desligado ou se porque mexi nos cabos das velas. Mas, cheguei bem em casa.
Sintoma atual: a rotação levemente menor da marcha lenta ainda continua. Mas, o motor ainda funciona a contento, com consumo razoável. Quando está rodando, o carro não está 100% liso como antes.
Minhas dúvidas:
1. Por quê a marcha lenta diminuiu? Como reverter o ritmo?
2. Trancos anteriores à viagem e resposta lenta de aceleração: A sonda lambda não está com leitura de combustível errada? Bobina ou bomba de combustível não estão avisando que vão me boicotar?
3. Aguardo um sintoma mais claro ou faço manutenções preventivas, tais como, limpeza de bicos, troca da bomba de combustível, troca da sonda lambda ou troca da bobina?
Muito obrigado a todos e um grande abraço!! :smt023
Editado pela última vez por S h E e Q u O em 17 Nov 2015, 20:40, em um total de 12 vezes.
- Carlos A. Freire
- MODERADOR
- Mensagens: 17871
- Registrado em: 18 Jan 2007, 11:06
- Cidade: SAO PAULO
- Estado: São Paulo-SP
- Modelo: Monza GLS
- Motor: 2.0
- Ano: 1996
- Combustível:: Gasolina
- Injeção: EFi
Re: Motor 2.0 Flexpower - Roletado: Por quê?
Bom... É outro carro e muito diferente ao Monza, principalmente no que diz respeito a IE e a ignição...Eis, então, as dúvidas aos Monzeiros mais experimentados: O que vcs sugerem? Por quê a marcha lenta está com o ritmo menor? Aguardo um sintoma mais claro ou faço manutenções preventivas, tais como, limpeza de bicos, troca da bomba de combustível, troca da sonda lambda ou troca da bobina? Como reverter o ritmo anterior da marcha lenta?
Não tem como dizer o que é ou como reparar sem antes ter feito testes e avaliações. Nesses testes deve incluir, pressão, vazão e estanqueidade da linha de combustível, testes de funcionamento de todos sensores e, verificar se a borboleta do TBI está atuando corretamente. Se não estiver enganado, para esse ano de fabricação o Astra usa TBI eletrônico, sem cabo de aço que o liga ao pedal do acelerador.
O ideal é fazer os testes quando ocorrer os sintomas anormais e se necessário, com veículo em movimento.
Abs,
Carlos Freire
Monza GLS 96 - 2.0 EFI gasolina
São Paulo-SP
São Paulo-SP
-
- Membro Classic SE (Nível 8)
- Mensagens: 2094
- Registrado em: 05 Mar 2013, 22:02
- Cidade: Arapongas
- Estado: Paraná-PR
- Modelo: Monza SLE
- Motor: 2.0
- Ano: 1987
- Combustível:: Etanol
- Injeção: Carburador
Re: Motor 2.0 Flexpower - Roletado: Por quê?
Prof. Carlos, muito obrigado pela sua contribuição!
Isso mesmo, TBI eletrônico! Vou ficar de olho, então!
Grande abraço! :smt023
Isso mesmo, TBI eletrônico! Vou ficar de olho, então!
Grande abraço! :smt023
- 500EF
- MODERADOR
- Mensagens: 6031
- Registrado em: 24 Ago 2007, 17:13
- Cidade: BH
- Estado: Minas Gerais-MG
- Modelo: Monza 500 EF
- Motor: 2.0
- Ano: 1990
- Combustível:: Etanol
- Injeção: MPFi
Re: Motor 2.0 Flexpower - Roletado: Por quê?
A marcha lenta eu acho até que não está fora do normal... tem que conferir no manual do seu carro, mas normalmente fica ali pelos 850rpm (depois de aquecido) mesmo.
Agora, os outros sintomas não.
Você vai precisar de paciência para ir eliminando hipóteses. Como o Freire disse aí em cima, conferir pressão e vazão da linha, filtros, se a correia dentada não saiu do ponto por algum motivo, etc.
Agora, os outros sintomas não.
Você vai precisar de paciência para ir eliminando hipóteses. Como o Freire disse aí em cima, conferir pressão e vazão da linha, filtros, se a correia dentada não saiu do ponto por algum motivo, etc.

Eduardo Rettore
Monza Classic 500 EF - 2.0i MPFi
Turbo@ 1 bar-Legalizado.
Monza Classic 500 EF - 2.0i MPFi
Turbo@ 1 bar-Legalizado.
- Robson Lott
- Membro Classic SE (Nível 8)
- Mensagens: 2273
- Registrado em: 29 Mai 2007, 17:15
- Cidade: São Paulo
- Estado: São Paulo-SP
- Modelo: Monza SLE
- Motor: 2.0
- Ano: 1987
- Combustível:: Etanol
- Injeção: Carburador
Re: Motor 2.0 Flexpower - Roletado: Por quê?
Pode ser um diagnóstico errado, de leigo. Mas eu vejo que, com o carro desde 0km, sabe muito bem os quase 80k kms rodados, qualquer alteraçãozinha (me refiro à leve alteração na marcha lenta percebida por vc, principalmente após uma sequência de eventos (falhada, viagem, perda de potência, etc.) - indica que algo não está bom.
Que tal partir pras velas, já que estas foram recentemente trocadas? Uma análise minuciosa, com luz natural e uma lupa. Seria bom ver o estado dela em geral (rupturas, fuga de faísca, etc.) e ver o que ela indica sobre os poucos kms que ela rodou em seu motor (coloração, desgaste, ajuste do gap do eletrodo, etc.)
Abraços e boa sorte!
Robson Lott
Que tal partir pras velas, já que estas foram recentemente trocadas? Uma análise minuciosa, com luz natural e uma lupa. Seria bom ver o estado dela em geral (rupturas, fuga de faísca, etc.) e ver o que ela indica sobre os poucos kms que ela rodou em seu motor (coloração, desgaste, ajuste do gap do eletrodo, etc.)

Abraços e boa sorte!
Robson Lott
- '87 SL/E 2.0 Álc Prata Andino 4p
* 20/11/18 146K km e contando...
- '93 Classic SE MPFI Gas. - Azul Oxford 4p
* 18/12/14 93K km a 18/01/15 108K km
- '93 Class 2.0 Gas. - Cinza Hendell 4p
* 03/03/08 106K km a 13/07/09 126K km
- '88 SL/E 2.0 Álc - Prata Lunar 2p
* 17/10/06 105K km a 03/03/08 134K km

* 20/11/18 146K km e contando...

- '93 Classic SE MPFI Gas. - Azul Oxford 4p
* 18/12/14 93K km a 18/01/15 108K km
- '93 Class 2.0 Gas. - Cinza Hendell 4p
* 03/03/08 106K km a 13/07/09 126K km
- '88 SL/E 2.0 Álc - Prata Lunar 2p
* 17/10/06 105K km a 03/03/08 134K km

-
- Membro Classic SE (Nível 8)
- Mensagens: 2094
- Registrado em: 05 Mar 2013, 22:02
- Cidade: Arapongas
- Estado: Paraná-PR
- Modelo: Monza SLE
- Motor: 2.0
- Ano: 1987
- Combustível:: Etanol
- Injeção: Carburador
Re: Motor 2.0 Flexpower - Roletado: Por quê? RESUMIDO!!!
500 EF e Lott: obrigado pela participação de vocês!
ATENÇÃO: REDAÇÃO RESUMIDA!!!
:smt005
ATENÇÃO: REDAÇÃO RESUMIDA!!!

-
- MODERADOR
- Mensagens: 6014
- Registrado em: 14 Jan 2007, 13:52
- Cidade: CWB
- Estado: Paraná-PR
- Modelo: Monza SLE
- Motor: 1.8
- Ano: 1988
- Combustível:: Gasolina
- Injeção: Carburador
Re: Motor 2.0 Flexpower - Roletado: Por quê? RESUMIDO!!!
Pessoal já deu as dicas, mas, basicamente:
- Confere estanqueidade da bomba de combustível e dos bicos;
- Acompanha no scaner a abertura da borboleta e o pedal do acelerador.
- Confere sensores de temperatura e map.
- Mede pressão e vazão da bomba de combustível;
- Troca filtro de combustível e confere se o tanque está limpo.
- Confere estanqueidade da bomba de combustível e dos bicos;
- Acompanha no scaner a abertura da borboleta e o pedal do acelerador.
- Confere sensores de temperatura e map.
- Mede pressão e vazão da bomba de combustível;
- Troca filtro de combustível e confere se o tanque está limpo.
Monza SL/E 1.8 1988/1989
Astra 2.0 2009/2010
Uno Mille Economy 2009/2009
Astra 2.0 2009/2010
Uno Mille Economy 2009/2009

-
- MODERADOR
- Mensagens: 7320
- Registrado em: 07 Fev 2008, 13:56
- Cidade: Goiânia
- Estado: Goiás-GO
- Modelo: Não tenho Monza :(
Re: Motor 2.0 Flexpower - Roletado: Por quê? RESUMIDO!!!
Esse TBI eletrônico não possui os mesmos problemas que o famigerado que vem nos motores Família 1. Menos mal.
Sobre a marcha-lenta, talvez suas velas/cabos estivesse "podres" e não propiciando uma queima perfeita. Com tudo novo, houve essa melhora na queima e a própria IE tratou de baixar a rotação.
Já sobre os trancos, antes da troca das peças, pode ser a mesma podridão descrita. Já depois da troca e antes do abastecimento, eu diria que, devida a rotação de marcha-lenta menor, a borboleta fica um pouco mais fechada. Daí até responder à pisada, demora um pouco mesmo (maldito acelerador eletrônico!). Os trancos depois do abastecimento, pode ser combustível ruim mesmo.
Sobre a marcha-lenta, talvez suas velas/cabos estivesse "podres" e não propiciando uma queima perfeita. Com tudo novo, houve essa melhora na queima e a própria IE tratou de baixar a rotação.
Já sobre os trancos, antes da troca das peças, pode ser a mesma podridão descrita. Já depois da troca e antes do abastecimento, eu diria que, devida a rotação de marcha-lenta menor, a borboleta fica um pouco mais fechada. Daí até responder à pisada, demora um pouco mesmo (maldito acelerador eletrônico!). Os trancos depois do abastecimento, pode ser combustível ruim mesmo.
Hoje ando de Escort SW e tenho um filho maravilhoso!