Plainar o Cabeçote

Sobre o motor e suas partes internas (pistões, bielas, válvulas, etc).
Rodrigo Caires
Membro Classic SE (Ní­vel 8)
Mensagens: 1502
Registrado em: 19 Out 2009, 08:54
Cidade:
Estado: - SELECIONE --------
Modelo: - SELECIONE --------

Plainar o Cabeçote

Mensagem não lida por Rodrigo Caires »

Buenas monzeiros de plantão...

Senti que o carro estava estranho, levei ao mecânico e conferimos as possíveis causas dos problemas...
Ao conferir as velas notamos que as mesmas estavam enferrujando, principalmente a terceira...

Problema constadado: Queima da Junta do Cabeçote...

Agora terei de fazer a plaina no cabeçote :( , e....já que estou mechendo gostaria de trocar algumas peças, como:

- Mangueiras em geral (principalmente de arrefecimento);
- VT e cebolão;
- Velas (óbvio) e cabos;
- Bomba d'água.

Gostaria de saber se é preciso verificar/trocar mais alguma coisa...pois já que o cabeçote vai ficar firmezinha, gostaria de deixar o restante tbm... :smt023

O que acham???

Abs
Rodrigo C. Solposto
1.8 Alcool, Carburador Brosol 2E.
Preto Cadillac....BANDIDO
Fotos: viewtopic.php?f=33&t=11669
Reforma Parc. viewtopic.php?f=43&t=15158&p=170774#p170774
filipenogueira
Membro Classic SE (Ní­vel 8)
Mensagens: 2318
Registrado em: 19 Jul 2010, 19:45
Cidade:
Estado: - SELECIONE --------
Modelo: - SELECIONE --------

Re: Plainar o Cabeçote

Mensagem não lida por filipenogueira »

é bom já trocar td isso que falou msm, dar uma geral, aproveita que não é caro e troca as correias, como vai estar desmontado msm nem precisa pagar mao de obra, eu fiz retifica no meu e ja mandei trocar correias com certeza!!!
Monza 2.0 GLS Verde 1995 (Gasolina / GNV)

VENDO COLETOR 4x1 E ABAFADOR TRASEIRO: viewtopic.php?f=30&t=23278

Tópico de fotos do meu monzão (vulgo Jô): viewtopic.php?f=33&t=18106

Tópico agitando encontro no Vale do Paraíba: viewtopic.php?f=25&t=21267
VAMO QUE VAMO GALERA!!!
IRAUPP
Membro Class (Ní­vel 5)
Mensagens: 436
Registrado em: 13 Ago 2010, 23:19
Cidade:
Estado: - SELECIONE --------
Modelo: - SELECIONE --------

Re: Plainar o Cabeçote

Mensagem não lida por IRAUPP »

Rodrigo Caires escreveu:Buenas monzeiros de plantão...

Senti que o carro estava estranho, levei ao mecânico e conferimos as possíveis causas dos problemas...
Ao conferir as velas notamos que as mesmas estavam enferrujando, principalmente a terceira...

Problema constadado: Queima da Junta do Cabeçote...

Agora terei de fazer a plaina no cabeçote :( , e....já que estou mechendo gostaria de trocar algumas peças, como:

- Mangueiras em geral (principalmente de arrefecimento);
- VT e cebolão;
- Velas (óbvio) e cabos;
- Bomba d'água.

Gostaria de saber se é preciso verificar/trocar mais alguma coisa...pois já que o cabeçote vai ficar firmezinha, gostaria de deixar o restante tbm... :smt023

O que acham???

Abs


Troca os selos também... e adiciona o etileno glicol (aditivo) na água do radiador, ajuda a não corroer as galerias do cabeçote entre outros...

:smt023
Rodrigo Caires
Membro Classic SE (Ní­vel 8)
Mensagens: 1502
Registrado em: 19 Out 2009, 08:54
Cidade:
Estado: - SELECIONE --------
Modelo: - SELECIONE --------

Re: Plainar o Cabeçote

Mensagem não lida por Rodrigo Caires »

Boa pessoal...até coloquei na minha listinha :D , já vou aproveitar e trocar o que disseram...

Se houver mais alguma coisa que não foi falada...por favor dê um toque...
Rodrigo C. Solposto
1.8 Alcool, Carburador Brosol 2E.
Preto Cadillac....BANDIDO
Fotos: viewtopic.php?f=33&t=11669
Reforma Parc. viewtopic.php?f=43&t=15158&p=170774#p170774
Paulohs
Membro SL (Ní­vel 1)
Mensagens: 21
Registrado em: 24 Mai 2010, 20:58
Cidade:
Estado: - SELECIONE --------
Modelo: - SELECIONE --------

Re: Plainar o Cabeçote

Mensagem não lida por Paulohs »

Fiz esse mesmo serviço no meu carro no início do mês. Troquei tudo o que poderia comprometer o bom funcionamento do veículo durante o ano. Por exemplo:
  • Mangueiras do sistema de arrefecimento;
  • Todos os selos do bloco;
  • Cano da saída da bomba dágua (que é presa ao bloco do motor);
  • Válvula termostática;
  • Tampa do reservatório de água;
  • Líquido de arrefecimento.
No cabeçote:
  • mandei plainar;
  • verificar trincas;
  • verificar válvulas;
  • trocar os retentores de válvulas.
No motor:
  • troquei as juntas do cárter;
  • tampa de válvula;
  • Retentores do virabrequim (lógico se estiverem vazando)
É mais ou menos isso.
alex sandro gregorio
Mensagens: 4
Registrado em: 12 Jan 2011, 12:52
Cidade:
Estado: - SELECIONE --------
Modelo: - SELECIONE --------

Re: Plainar o Cabeçote

Mensagem não lida por alex sandro gregorio »

Tenho um monza tub 91 alc, c/ injação 01 bico gostaria q alguém pudesse me ajudar sou muito fuçador e muitas coisas eu mesmo faço no meu carrão, então resolvi fazer o motor pq estava queimando deu tudo certo porém comprei um cabeçote no desmaanche e não fiz a retifica do mesmo montei tudo certinho correias, ponto, bomba de água e outras. Agora está esquentando fora do normal após a ventuinha acionar por 3 vezes a luz do óleo acende e o carro fica fraco sem força e demora a pegar quase não anda. Já vi algumas matérias que pode estar c taxa de compressão alta como posso baixar isto será que este é pbm. Como posso eliminar isto. Alguém pode me ajudar.
vitor hugo
Membro GL (Ní­vel 2)
Mensagens: 133
Registrado em: 11 Fev 2011, 09:15
Cidade:
Estado: - SELECIONE --------
Modelo: - SELECIONE --------

Re: Plainar o Cabeçote

Mensagem não lida por vitor hugo »

Rodrigo Caires escreveu:Buenas monzeiros de plantão...

Senti que o carro estava estranho, levei ao mecânico e conferimos as possíveis causas dos problemas...
Ao conferir as velas notamos que as mesmas estavam enferrujando, principalmente a terceira...

Problema constadado: Queima da Junta do Cabeçote...

Agora terei de fazer a plaina no cabeçote :( , e....já que estou mechendo gostaria de trocar algumas peças, como:

- Mangueiras em geral (principalmente de arrefecimento);
- VT e cebolão;
- Velas (óbvio) e cabos;
- Bomba d'água.

Gostaria de saber se é preciso verificar/trocar mais alguma coisa...pois já que o cabeçote vai ficar firmezinha, gostaria de deixar o restante tbm... :smt023

O que acham???

Abs
Amigão, o bom é plainar a parte superior do cabeõte tbm... Acontece as vezes, quando o pessoal ferve o motor (q não é teu caso) de o cabeçote empenar bastante, e a grande maioria do pessoal só plaina a face que vai contra o bloco. Como sabemos, o cabeçote quando empena, se empena inteiro, dae o que acontece é que no torquear o cabeçote, a gaiola do comando se torce, fazendo bater tuchos, ou em casos extremos quebrar o comando...
Atual Monza SL/e 1988 2.0 alcool 110cv, rodando na gasolina...
ex OMEGA GLS 2.2 1997;
ex OMEGA GLS 4.1 1995;
ex Marajó SLE 1.6/s 1989;
ex Verona GLX 1.8 1992;
ex Escort 1987 1.6 alcool.
Rodrigo Caires
Membro Classic SE (Ní­vel 8)
Mensagens: 1502
Registrado em: 19 Out 2009, 08:54
Cidade:
Estado: - SELECIONE --------
Modelo: - SELECIONE --------

Re: Plainar o Cabeçote

Mensagem não lida por Rodrigo Caires »

Então amigo...será q no meu caso correria esse risco????

Pois só houve a queima da junta...não afetando drasticamente o motor (somente baixa de água e perda de potencia)
O cabeçote foi ontem pra retifica....do resto ja está tudo arrumado...só falta ele...

Abs
Rodrigo C. Solposto
1.8 Alcool, Carburador Brosol 2E.
Preto Cadillac....BANDIDO
Fotos: viewtopic.php?f=33&t=11669
Reforma Parc. viewtopic.php?f=43&t=15158&p=170774#p170774
Responder