colocar no ponto ?

Sobre o motor e suas partes internas (pistões, bielas, válvulas, etc).
ricardo.80
Membro SL (Ní­vel 1)
Modelo: - SELECIONE --------

colocar no ponto ?

Mensagem não lida por ricardo.80 »

ola amigos
procurei aqui no forun +nao axei, aqui a minha duvida .
entao eo seguinte tenho un monza , 85 ., 1.8 a alcool troqei a correia dentada dela coloquei ela tdo certinho nas seguintes marcacoes , tdo certinho +agora quero acertar com a lampada de ponto + so vejo a refencia na polia , na capa dele nao ten a referencia , igal aos modernos
alguen pode me dar uma forca sobre isso :roll:
Rafaelo
MODERADOR
Estado: Rio Grande do Sul-RS
Modelo: Monza Hatch
Motor: 2.0
Ano: 1982
Combustível:: Etanol
Injeção: MPFi

Re: colocar no ponto ?

Mensagem não lida por Rafaelo »

somente com pistola com avanço pode ser feito tal ajuste. senao nao tem referencia de quanto esta o grau do distribuidor.
PROecu - Injeções eletronica para monzas.
zedi
Membro SL (Ní­vel 1)

Mensagem não lida por zedi »

Primeiro você deve ajustar o ponto de ignação
Para isso vc tem q achar o ponto estatico da ignição do modelo do seu carro
acho que isso pode ser achado no manual do carro, ele é indicada em graus APMS (antes do ponto morto do pistão), geralmente se acham essas marcas de ponto no virabrequim, ou na polia do ventilador, ou ainda no volante do motor, elas devem ser alinhadas com a marca do bloco do motor.

primeiro passo é alinhar essa parada, depois tem que agilizar o estroboscopio, é aquela lampada que fica piscando quando o motor ta funcionando, vc conecta ela no primeiro pistão, entre a vela e a chupeta, e o outro vc neutraliza em qualquer lugar... dae poe o carro pra funcionar, cada lampejo do estrobo é aonde deve estar as marcas da ignição, se elas estiverem fora de posição vc tem q ajustar o distribuidor, vc solta os 2 parafusos do corpo do distribuidor, o corpo que faz conexão com o bloco, dae vc vai girando o corpo até os lampejos serem sincronizados com as marcas.
lembrando que para isso vc tem q tirar a mangueira do avanço do motor, (a mangueira que sai da distribuição e vai até o carburador), e fechar a entrada da magueira no carburador.

caso vc nao tenha o estrobo, vc pode subistituir por uma lampada qualquer de 12v com dois jacares na ponta, e achar o ponto mechendo o carro com a marcha engatada e o motor desligado porem com a chave ligada, dae quando acender a luz de 12v e der o tranco no carro ser que sincronizar tudo, o tranco, a luz acender e as marcações.

sou meio ruim de escrivinhar... espero ter ajudado de alguma forma.
diogoleenze
Membro SR (Ní­vel 4)

Mensagem não lida por diogoleenze »

zedi escreveu:Primeiro você deve ajustar o ponto de ignação
Para isso vc tem q achar o ponto estatico da ignição do modelo do seu carro
acho que isso pode ser achado no manual do carro, ele é indicada em graus APMS (antes do ponto morto do pistão), geralmente se acham essas marcas de ponto no virabrequim, ou na polia do ventilador, ou ainda no volante do motor, elas devem ser alinhadas com a marca do bloco do motor.

primeiro passo é alinhar essa parada, depois tem que agilizar o estroboscopio, é aquela lampada que fica piscando quando o motor ta funcionando, vc conecta ela no primeiro pistão, entre a vela e a chupeta, e o outro vc neutraliza em qualquer lugar... dae poe o carro pra funcionar, cada lampejo do estrobo é aonde deve estar as marcas da ignição, se elas estiverem fora de posição vc tem q ajustar o distribuidor, vc solta os 2 parafusos do corpo do distribuidor, o corpo que faz conexão com o bloco, dae vc vai girando o corpo até os lampejos serem sincronizados com as marcas.
lembrando que para isso vc tem q tirar a mangueira do avanço do motor, (a mangueira que sai da distribuição e vai até o carburador), e fechar a entrada da magueira no carburador.

caso vc nao tenha o estrobo, vc pode subistituir por uma lampada qualquer de 12v com dois jacares na ponta, e achar o ponto mechendo o carro com a marcha engatada e o motor desligado porem com a chave ligada, dae quando acender a luz de 12v e der o tranco no carro ser que sincronizar tudo, o tranco, a luz acender e as marcações.

sou meio ruim de escrivinhar... espero ter ajudado de alguma forma.
Pera nao entendi direito vamos la..."uma lampada qualquer de 12v com dois jacares na ponta, e achar o ponto mechendo o carro com a marcha engatada e o motor desligado porem com a chave ligada" até ae ok, mas onde eu ligo os jacares da lampada?
Diogo Leenze
SLE/E 93, 2.0 E.F.I. Completo todo orginal
zelitozen

Mensagem não lida por zelitozen »

Ligue uma garra na ponta do cabo de vela (primeiro da esquerda para a direita) e a outra ponta em qualquer lugar na lataria do carro. blz.
Abraço
waldir
Membro 500EF (Ní­vel 9)
Estado: São Paulo-SP
Modelo: Monza GLS
Motor: 2.0
Ano: 1995
Combustível:: Etanol
Injeção: EFi

Mensagem não lida por waldir »

ricardo.80 escreveu:ola amigos
procurei aqui no forun +nao axei, aqui a minha duvida .
entao eo seguinte tenho un monza , 85 ., 1.8 a alcool troqei a correia dentada dela coloquei ela tdo certinho nas seguintes marcacoes , tdo certinho +agora quero acertar com a lampada de ponto + so vejo a refencia na polia , na capa dele nao ten a referencia , igal aos modernos
alguen pode me dar uma forca sobre isso :roll:
Ricardo,
Se vc tem a certeza que colocou a polia sincronizadora corretamente, conferiu a marcação da polia do virabrequim com a marcação na bomba de óleo e a poliaa do comando de válvulas coincidindo com o ponto superior de referência... deu duas voltas pela polia do virabrequim e tupo conferiu... ótimo.

Se o distribuidor do seu carro é original, não foi mexido, trocado eixo, mesa... é só coincidir as marcações da carcaça/aba com a marcação da torre do cabeçote... 99,9% de certeza estar em 10 APMS

Se não encontrar a marcação de referência na capa plástica, faça uma marcação: Tire a capa, confira novamente a sincronia das polias, para certificar tire a vela do 1º cilindro e veja se está em PMS. Feito isso, encaixe a polia de serviços e veja os dentes da esquerda e da direita... marque na capa com tinta branca um ponto acima na capa na direção do ponto zero (meio dos dentes que separa os 5 da direita e os 5 da esquerda) e avise o mecânico que for medir com o estrobo que ali é o ponto zero.

(A lampada de 12V funcionava para o motor Volkswagen, nunca ouvi dizer que funciona com o Monza (eu acho que não, mas posso estar enganado)
Para o VW pode funcionar assim:[Desligue o platinado da bobina, e ligue ao platinado uma lampada de 12v, com o outro polo no positivo; encontre a marca de referencia na polia; normalmente são duas - a da esquerda corresponde a 7,5 graus e a da direita 10 graus ( por favor, me corrijam se estiver errado). Soltando o distribuidor, e com a polia na marca desejada, gire o distribuidor até que a lampada se apague; nesse momento, o distribuidor estará sincronizado com a marca da polia escolhida. Antes de fazer essa regulagem, recomendo a regulagem da folga do platinado. Para motores a gasolina, no entanto, acho que um ponto inicial legal fica entre 13 e 15 graus; o Vader recomenda 15 graus. Se quiserem colocar com esse avanço, façam uma marca uns 5mm a direita dos 10 graus]
MONZA - GLS 95 2.0 EFI - Alcool - Vermelho Goya
Responder