ricardo.80 escreveu:ola amigos
procurei aqui no forun +nao axei, aqui a minha duvida .
entao eo seguinte tenho un monza , 85 ., 1.8 a alcool troqei a correia dentada dela coloquei ela tdo certinho nas seguintes marcacoes , tdo certinho +agora quero acertar com a lampada de ponto + so vejo a refencia na polia , na capa dele nao ten a referencia , igal aos modernos
alguen pode me dar uma forca sobre isso

Ricardo,
Se vc tem a certeza que colocou a polia sincronizadora corretamente, conferiu a marcação da polia do virabrequim com a marcação na bomba de óleo e a poliaa do comando de válvulas coincidindo com o ponto superior de referência... deu duas voltas pela polia do virabrequim e tupo conferiu... ótimo.
Se o distribuidor do seu carro é original, não foi mexido, trocado eixo, mesa... é só coincidir as marcações da carcaça/aba com a marcação da torre do cabeçote... 99,9% de certeza estar em 10 APMS
Se não encontrar a marcação de referência na capa plástica, faça uma marcação: Tire a capa, confira novamente a sincronia das polias, para certificar tire a vela do 1º cilindro e veja se está em PMS. Feito isso, encaixe a polia de serviços e veja os dentes da esquerda e da direita... marque na capa com tinta branca um ponto acima na capa na direção do ponto zero (meio dos dentes que separa os 5 da direita e os 5 da esquerda) e avise o mecânico que for medir com o estrobo que ali é o ponto zero.
(A lampada de 12V funcionava para o motor Volkswagen, nunca ouvi dizer que funciona com o Monza (eu acho que não, mas posso estar enganado)
Para o VW pode funcionar assim:[Desligue o platinado da bobina, e ligue ao platinado uma lampada de 12v, com o outro polo no positivo; encontre a marca de referencia na polia; normalmente são duas - a da esquerda corresponde a 7,5 graus e a da direita 10 graus ( por favor, me corrijam se estiver errado). Soltando o distribuidor, e com a polia na marca desejada, gire o distribuidor até que a lampada se apague; nesse momento, o distribuidor estará sincronizado com a marca da polia escolhida. Antes de fazer essa regulagem, recomendo a regulagem da folga do platinado. Para motores a gasolina, no entanto, acho que um ponto inicial legal fica entre 13 e 15 graus; o Vader recomenda 15 graus. Se quiserem colocar com esse avanço, façam uma marca uns 5mm a direita dos 10 graus]