O antigo motor travou:(instalação bloco FGP parcial novo)

Sobre o motor e suas partes internas (pistões, bielas, válvulas, etc).
jesuino b ferreira
Membro 500EF (Ní­vel 9)
Estado: Goiás-GO
Modelo: Monza SLE
Motor: 2.0
Ano: 1986
Combustível:: Etanol
Injeção: Carburador

Re: Motor travado, porca do filtro de ar caiu dentro da TBI

Mensagem não lida por jesuino b ferreira »

Jesuíno, tem a medida do 1.8?
O Monza 1.8 tem 84,8 mm de diâmetro.
Note que ele com 1mm de retifica vai para 85,80.
Mais 0,20 fica 86 mm.
Vira um motor 2.0 std, mas com o curso do pistao do 1.8, pois o curso do 1.8 e 79,5 e o do 2.0 e de 86mm também.

Estas informaçoes tem no manual do proprietário, quase nas últimas páginas :smt023

Monza 1.6 (acho que so saiu fase 01)tem 80mm de diametro e 79,5 de curso também.
DÉCO
Membro 500EF (Ní­vel 9)
Estado: São Paulo-SP
Motor: 1.8
Ano: 1989

Mensagem não lida por DÉCO »

.
COY,
ESSA PORQUINHA NAO É DE DEUS :lol: tem que descontrair um pouco né amigo!!

C já conseguiu decidir o que vai fazer? Um paliativo ou serviço correto?
Comecei a ler agora seu tópico e posso ajudar um pouco.
Quando fiz meu motor, precisei encamisar e ficou apenas 50 conto da peça, a retifica não cobrou a colocaçao por eu estar fazendo toda retífica com eles (fazem 2 anos), mas a avaria parece pequena, talvez um simples "brunimento" resolva os riscos.
Posso te dar minha opinião? Aí vai :
Por mais que nós todos possamos dar muitas opiniões baseadas em conhecimentos técnicos e práticos, não acredito que seja possível uma avaliação precisa do nível de danos causados.
Por mais que a gente faça ideia, a quantidade de "energia" que foi bloqueada por esta maldita porca é imensa e os danos podem ser maiores que os avaliados (ou menores).
Tem que ser avaliado com precisão algum empenamento na biela e tbm no vira, trincos dos mais variados e quase invisiveis a olho nu, mas quando montar e "sofrer" açao das altas temperaturas, atritos,expansao de materiais podem dar problemas.
Talvez uma das melhores opções seja a de fazer um paliativo mesmo. Gasta pouco e pode servir para avaliar "na prática" se houve comprometimento invisível a olho nú.
C imagina c vc faz retifica bonitinha: encamisa este cilindro; retifica os outros; retífica o vira, pistão anéis novos, bronzinas e etc... e depois que andar outra coisa "der pau" vai ter que comprar um parcial, aí a despesa total vai ficar muito alta, muito mesmo.
Esta foi apenas minha opinião, não estou sendo pessimista e sim realista. Estou pensando em quase todas as variáveis, e torço para que você alcance o máximo do custo x beneficio neste acidente.
Boa sorte, estou acompanhando :smt023
Ahh! Não poderia deixar de falar, também acredito na providência Divina e tenho provas disto, vc falou lá no começo lembra? Acredito mesmo que alguns problemas existem para evitar outros muuuuuito piores!!
Abraço.
CABEÇOTE LFVT, INSTALADO, BURA 2E , VIDE (Partir da pag, 25 ) AVATAR : NIKOLA TESLA
FOTOS :http://forum.monzeiros.com/viewtopic.php?f=33&t=14369
Nunca esqueça que voce nao é imune aos pecados que condena...
coy
Membro Classic SE (Ní­vel 8)
Estado: Rio de Janeiro-RJ
Modelo: Monza Club
Ano: 1994
Combustível:: GNV
Injeção: EFi

Mensagem não lida por coy »

Deco obrigado pelas palavras e por suas opiniões, pode ter certeza que estou aprendendo muito com as opiniões de todos.
Aqui no RJ não está tão simples de achar o parcial gasolina 2.0 (segue os código FGP 93381644 - 93311016 - 93310120 - 93386113), e se achar acho que o preço vai ficar la nas alturas. Vou tirar o bloco fora e levar bloco, eixo e biela pra uma medição e avaliação, vou cotar a quanto sairia esta retífica completa da parte de baixo do motor (cotação de peças na autorizada) para ver o que realmente vai ser mais viável, uma retífica completa ou um parcial novo.
O paliativo vou deixar como última opção.
O cabeçote vai ser feito em qualquer que seja a decisão tomada, vou apertar um pouco mais o bichão merece.

Como eu estava com dificuldade para retirar o motor de uma forma segura, eu fui até uma oficina e orcei a retirada do motor o mecânico me cobrou a bagatela de 250 reais para retirar este motor (apenas retirar) e eu teria de rebocar o carro até a oficina, na volta para casa fui na casa de um amigo que não costumo muito ir em sua casa (por questão de horários de trabalho) e eis que Deus agiu (está vendo ai Deco?). Este amigo me mostrou guardado em um quartinho de sua casa várias ferramentas que ele adquiriu há muito tempo e estavam lá quietinhas e mandou eu pegar o que eu queria, dentre elas olhem só:
Imagem
girafa por coyrj, no Flickr

Olha o que fiz com a porca:
Imagem
porca maldita por coyrj, no Flickr

Gostaria também de dicas sobre as especificações deste parcial (TIPO: aplicação no Vectra 2009 por exemplo), tem lojas que peço pelo número e eles não conhecem.
http://www.monzeiros.com/forum/viewtopic.php?t=28526
MARCONI ALBERT
DÉCO
Membro 500EF (Ní­vel 9)

Olha só Coy, tem um cara no Paraná que vende varios modelos de motores parciais, não o conheço, e falar a verdade está meio confuso, e por um acaso as fotos que ele disponibiliza são as mesmas que o Rafaelo postou quando comprou o dele e os preços também variam de 2650 a 3245,(todos 2.0 8v gasolina, inclusive o mais barato (2650) está no anúncio com "frete gratis" meio incoerente :smt017
Teria que fazer várias perguntas para o vendedor antes de efetuar a compra, estou apenas te passando o que vi e infelizmente não posso te informar a credibilidade do fornecedor, mas ja é um ponto de partida (não quero que vc tenha problemas).

http://produto.mercadolivre.com.br/MLB- ... rigina-_JM
http://produto.mercadolivre.com.br/MLB- ... nal-gm-_JM
http://produto.mercadolivre.com.br/MLB- ... nal-gm-_JM

Meu mecânico de confiança hoje me informou que instalou um parcial há algum tempo. Vou amanhã perguntar c ele sabe onde ele encontrou. Tem uma galera grande aí no Rio que pode te ajudar "mais de perto

Quanto a providencia Divina, ahh, ela nunca falha!!!
Abraço
CABEÇOTE LFVT, INSTALADO, BURA 2E , VIDE (Partir da pag, 25 ) AVATAR : NIKOLA TESLA
coy

Obrigado Deco, estava olhando e vi que o vendedor não tem nenhuma qualificação pelo ML Então é melhor nem arriscar.
Mas que coisa linda o motor zerinho.
MARCONI ALBERT
gabri_hawk
Membro Classic (Ní­vel 7)
Modelo: - SELECIONE --------

Mensagem não lida por gabri_hawk »

coy escreveu:Deco obrigado pelas palavras e por suas opiniões, pode ter certeza que estou aprendendo muito com as opiniões de todos.
Aqui no RJ não está tão simples de achar o parcial gasolina 2.0 (segue os código FGP 93381644 - 93311016 - 93310120 - 93386113), e se achar acho que o preço vai ficar la nas alturas. Vou tirar o bloco fora e levar bloco, eixo e biela pra uma medição e avaliação, vou cotar a quanto sairia esta retífica completa da parte de baixo do motor (cotação de peças na autorizada) para ver o que realmente vai ser mais viável, uma retífica completa ou um parcial novo.
O paliativo vou deixar como última opção.
O cabeçote vai ser feito em qualquer que seja a decisão tomada, vou apertar um pouco mais o bichão merece.

Como eu estava com dificuldade para retirar o motor de uma forma segura, eu fui até uma oficina e orcei a retirada do motor o mecânico me cobrou a bagatela de 250 reais para retirar este motor (apenas retirar) e eu teria de rebocar o carro até a oficina, na volta para casa fui na casa de um amigo que não costumo muito ir em sua casa (por questão de horários de trabalho) e eis que Deus agiu (está vendo ai Deco?). Este amigo me mostrou guardado em um quartinho de sua casa várias ferramentas que ele adquiriu há muito tempo e estavam lá quietinhas e mandou eu pegar o que eu queria, dentre elas olhem só:

Imagem
girafa por coyrj, no Flickr

Olha o que fiz com a porca:
Imagem
porca maldita por coyrj, no Flickr

Gostaria também de dicas sobre as especificações deste parcial (TIPO: aplicação no Vectra 2009 por exemplo), tem lojas que peço pelo numero e eles não conhecem.
Coy tu é figuraça!! Leva esse cordão aí para o encontro para rapaziada ver!! Faz esse motor devagar. Como tu já falou vai fazer o cabeçote mesmo e levar em alguém de confiança para fazer as medições. Pena que fica longe para vc, mas aqui na Ilha tem a retífica do "Ralinha" que é muuuuuito antigo no mercado e muito bom e não é careiro. Pena que vive abarrotado de serviço. Cara bom em um mar de m.e.r.d.a. já viu né? :shock:
Imagem De pelado à completíssimo , tudo feito em casa. Tudo funcionando maravilhosamente bem !
DÉCO
Membro 500EF (Ní­vel 9)

OPA, ele tem 2800 vendas :shock:

Não cheguei a olhar, mas aí vai o link das avaliações:

http://perfil.mercadolivre.com.br/TROPICAL+PECAS
coy

Só para atualizar, na sexta feira retirei o motor:
Imagem
DSCF0094 por coyrj, no Flickr
Imagem
DSCF0097 por coyrj, no Flickr
Imagem
DSCF0098 por coyrj, no Flickr

Andei pesquisando uns preços pra fazer um comparativo entre o parcial novo e o parcial retificado e conclui que no retificado (o meu próprio) eu economizaria uns R$ 900,00, mas a forma de pagamento seria mais apertada.
E novo é novo a R$ 2.500.
Segue uma lista com valores das peças que lembrei para retificar o parcial:

JOGO DE PISTÃO = R$ 210,00 MARCA VAGABUNDA (410 MARCA BOA)
ANÉIS DE SEGMENTO = R$ 141,00
CASQUILHOS DE BIELA = R$ 70,00
CASQUILHOS DE MANCAL =R$ 100,00
SELOS DO MOTOR =R$ 50,00
RETENTOR EIXO (BOMBA DE ÓLEO) DIANTEIRO= R$ 20,00
RETENTOR TRASEIRO EIXO VIRABREQUIM = R$ 50,00
Retifica (bloco e eixo) talvez tenha de mexer com biela =media de R$ 650,00
Jogo de camisas =media de R$ 250,00
Total médio R$ 1.541
E mais alguma coisa que posso ter esquecido.
Lembrando que estes preços são só do parcial para poder comparar com o preço de um novo.

EDIT:
Só para quem não ler o tópico todo, não achar que uma retífica fica apenas nestes valores. Vou deixar claro que este valor não esta incluso mão de obra, nem cabeçote, nem outras coisas como juntas etc.
A mão de obra para um mecânico fazer um motor pode variar em torno de R$ 600,00 e para apenas montar o parcial novo ao cabeçote e ao carro fica em torno de R$ 250,00
MARCONI ALBERT
Responder