Restauração Monza GLS 1994 Alcool - Aprendi a dirigir nele!

Deixou seu Monza 0 km novamente ou trabalhando para isso? Esta é a seção!
tmcvaglieri
Membro SL (Ní­vel 1)
Modelo: - SELECIONE --------

Restauração Monza GLS 1994 Alcool - Aprendi a dirigir nele!

Mensagem não lida por tmcvaglieri »

Bom dia pessoal!

Vamos começar a falar da Restauração do meu Monza.

Trata-se de um Monza GLS 1994 Alcool. Quero começar falando um pouco sobre a história desse carro, vamos lá:

Ele foi comprado pelo meu pai em 15/11/2001, com apenas 50.000 km originais, meu pai foi seu segundo dono, o carro estava impecável! Eu nasci em 1989, então nessa época ainda não tinha idade pra dirigir, mas já era louco por carros, e quando vi o Monza foi amor a primeira vista, achei o carro maravilhoso, com todos os acessórios que meu pai nunca teve em carros anteriores, achei a cor linda, o interior muito confortável, fiquei brincando com o vidro elétrico, e adorava quando meu pai ia me buscar na escola e todos meus amigos babavam no carro, era uma nave...

Mas o tempo passou e a nossa situação financeira piorou um pouco (O carro já foi refinanciado duas vezes e esteve a venda por mais de 2 anos, graças a Deus meu pai não teve coragem de vender!!), com isso meu pai precisava viajar com o carro todos os dias em dois trabalhos, nunca teve dinheiro sobrando pra fazer aquela manutenção preventiva, e foi um pouco relaxado com o carro...

Nesse meio tempo eu fui crescendo e com uns 14 anos já ficava insistindo pro meu pai me ensinar a dirigir, ele é um cara meio durão e meio chato com o carro, então relutou um pouco, e quando deixava não era nem 10 minutos com o carro e ele ja queria voltar pra casa... Me lembro que logo de primeira nem deixei ele morrer, ficava prestando muita atenção no meu pai dirigindo, então fazia tudo certinho... O tempo passou um pouco e as vezes pegava ele de madrugada enquanto meu pai dormia, empurrava ele desligado pra fora, e bem longe dava a partida, dava um rolê e voltava pra casa, ele nunca percebeu!!

Bom, o tempo passou mais um pouco e, depois de rodar 500.000 km com o Monzão, ele não aguentou e o motor foi pro saco... isso aconteceu há cerca de 2 anos, e como meu pai não tinha outro carro precisou fazer uma retífica no motor, eu não sei muitos detalhes pois não morava mais com meus pais, só sei que a retifica não ficou muito boa, e tempos depois meu pai arrumou outro carro e essa Nave ficou jogada lá na garagem, pegando poeira, embolorando tudo por dentro, uma tristesa... E eu juntando uns trocados pra comprar ele, não foi fácil pois já morava sozinho, pagava aluguel e meu outro carro (Um Prisma LT 2012)...

Mas depois de muito tempo realizei meu sonho, comprei o Monza do meu pai, agora ele é meu, e vai voltar a velha forma, vamos a restauração!!!

Esse final de semana o levei de guincho até a cidade de Capão Bonito, na oficina do Fabiano (Sul Brasil Auto Serviço). O cara é monstro, muito caprichoso, perfeccionista, manja muito mesmo! A Oficina do cara é muito limpa e organizada, e um grande amigo já restaurou um Monza com ele, isso há mais de 7 anos e o carro continua perfeito!!!

Lá será feita toda a parte mecânica, elétrica e eletrônica! Até ar condicionado ele vai olhar, vai mexer também na direção hidráulica que esta vazando óleo no assoalho, câmbio ele vai deixar mais justinho, freios, suspensão, enfim, ele vai desmontar o carro todinho e fazer tudo que for preciso pra deixar ele zero KM...

O mais bacana é que ele vai me mandar fotos no decorrer do serviço, mas me detalhando tudo que estiver fazendo com o carro, e eu vou postando pra vocês acompanharem junto comigo! Tenho certeza que vai ficar sensacional, e depois confirmo pra vocês como ficou e quanto gastei... Gostaria de poder fazer mais coisa sozinho, mas infelizmente não tenho muitos conhecimentos, uma pena... quem sabe meu próximo Monza será restaurado por mim mesmo!!!

Bom, vamos as fotos do Monzão, não estão muito boas pois o cara do guincho estava com muita pressa, então nem tirei todas que gostaria, mas no decorrer dos serviços vamos conhecendo mais um pouco dele!

Após as fotos gostaria de tirar umas dúvidas com vocês, sobre originalidade e outros pontos...

Imagem
Imagem
Imagem
Imagem
Imagem
Imagem
Imagem
Imagem
Imagem
Imagem
Imagem
Imagem
Imagem
Imagem
Imagem
Imagem
Imagem
Imagem
Imagem
Imagem
Imagem

Bom, vamos as minhas dúvidas galera..

Eu quero manter esse carro orignal, gosto muito de carros dessa época e gosto deles originais, o Monza é meu preferido, claro!!

Mas tem algumas coisas que gostaria de trocar e queria a opinião de vocês, vamos lá:

- Os vidros elétricos estão muito devagar, muito lentos mesmo, pensei em colocar um motor de vidro elétrico novo, talvez de um carro mais moderno, pra subir mais rápido e tudo mais...
- Gostaria de colocar uma antena elétrica, sei que não tinha nesse modelo, mas acho isso muito bacana, e Monzas mais antigos contavam com esse acessório.
- Estou pensando em colocar Xenom 4300k em todos os faróis (Acho que isso talvez não fique mesmo bacana para um carro dessa época, mas quero a opinião de vocês mesmo assim)
- O rádio original não sei se vou encontrar então gostaria de algumas sugestões de modelos que combinem com o painel...
- Penso em colocar um sonzinho bacana, nada exagerado, só um Sub pra dar um grave legalzinho e tal...
- As chaves do carro estão detonadas, pensei em trocar por chaves igual a do ultimo Vectra...
- O Alarme não é original, e não tenho intenção de procurar esse item, gosto dos mais modernos, pelas funções que temos neles.

Bom, acho que é isso, aguardo o comentário de vocês a respeito do carro e da originalidade, e vamos acompanhando essa restauração de perto!!

Desculpem o texto muito longo, não consigo falar pouco, estou muito empolgado!!

Abraços a todos!
Acompanhe a restauração do meu Monza!

Monza GLS 1994 Alcool - Ja rodou mais de 500.000 km

viewtopic.php?f=43&t=27770
marega07
Membro SL/E (Ní­vel 3)

Re: Restauração Monza GLS 1994 Alcool - Aprendi a dirigir ne

Mensagem não lida por marega07 »

vidros eletricos acredito que seje os mesmos problemas que os meus tinham, as canaletas ressecadas, talves trocandoas resolva.......a nao ser q as maquinas estejem mesmo ruins
antena eletrica acho o maximo, o meu tinha, deu problema, nao achei uma em conta pra comprar desisti tapei o buraco da antena e coloquei uma interna, mas assim que surgir uma eletrica coloco tambe.......acho lindo ligar o aparelho de radio ligando e a antena subindo....
xenon, sei nao, pelo menos aqui na minha cidade nao tem como legalizar mais, sem falar que estiver mal regulado vai prejudicar os outros motoristas, e eles so nao vao te chamar de ´´santo´´kkkkkk
radio original e uma briga mesmo, to a caça dum original pro meu classic e e mosca branca dos olhos azuis achar um em bom estado....dai achei interessante o que um colega aqui do clube fez....usou um aparelho de astra, meriva nao recordo, mas ele tem a iluminaçao que combina bem com painel, alem de ter usb, blutoot, os colegas vao te dar uma luz ai......
espero que de tudo certo
lindo carrro parabens
abs
RBMartins
Membro Classic SE (Ní­vel 8)

Mensagem não lida por RBMartins »

boa sorte amigo !

e nao eskeça de ir atualizando o tópico com as novidades que for fazendo nele. Das opiniões que vc pediu:

- a antena elétrica era a da olimpus, é possivel vc instalar no seu carro, várias usuários aki já fizeram isso e ficou bom, só procurar aki que vc encontra as dicas da instalação
- quanto ao xenon eu não colocaria em todos os farois, deixaria apenas nos milhas, nos faróis para melhorar a iluminação eu colocaria um jogo de lampadas da Philips de 100 w (coloração igual as originais) com 4 reles o que melhoraria e muito a iluminação sem destoar do padrão original do carro
- um rádio que ficaria parecendo original no seu carro são os mp3 que a GM está usando ultimamente (veja o tópico do Monza do nosso amigo Leocastro), para um som básico eu recomendaria a vc além deste rádio um módulo de potência com Mosfet para minimizar as distorções, um kit duas vias na dianteira, 2 falante coxiais ou trixiais atrás mantendo os encaixes originais e um sub mesmo que slim acho que já daria o efeito que vc deseja
- como vc não quer reativar o alarme original coloque um da Pósitron, pois dai vc consegue utilizar as chaves do último Vectra aproveitando os comandos dela ou até mesmo um modelo canivete usado no Cruze, só veja se o modelo de lâmina é compativel
- se vc for mexer na funilaria do seu carro, aconselho vc a não dar um banho de tinta nele para não tirar sua originalidade ou ficar parecendo que o carro foi batido ou mal reparado, recomendo apenas que pinte o que for REALMENTE necessário e faça um bom polimento e cristalização além de um martelinho de ouro para tirar os pequenos amassados dele
ex-Monza GLS 1995 Azul Cezanne Perolizado: http://www.monzeiros.com/forum/viewtopic.php?t=27249
Sheldonn

Mensagem não lida por Sheldonn »

Opa mais um GLS voltando a vida.
Em primeiro lugar gostaria de parabenizá-lo pela iniciativa de trazer de volta à boa forma esse grande carro. Gostaria também de pedir muita calma na reforma nada de ansiedade e correria, muito menos projetos mirabolantes que somente onerarão a sua reforma e não trarão benefícios reais.
Quanto às suas perguntas vamos lá:

- Os vidros elétricos estão muito devagar, muito lentos mesmo, pensei em colocar um motor de vidro elétrico novo, talvez de um carro mais moderno, pra subir mais rápido e tudo mais...

Verifique algumas coisas e vá do mais simples para o mais complexo. Comece verificando o encalhamento do vidro, depois verifique a caixa de fusíveis, pois pode haver gambiarras e por fim veja os motores dos vidros. Esses motores são muito bons e não quebram com facilidade, por isso vá do mais simples para o mais complexo.

- Gostaria de colocar uma antena elétrica, sei que não tinha nesse modelo, mas acho isso muito bacana, e Monzas mais antigos contavam com esse acessório.

Eu acredito que o GLS vei com antena elétrica sim. Procure nos desmanches que é possível encontrar uma dessas ainda. Procure no mercadolivre também, mas antes certifique-se que antena vai no seu modelo.

- Estou pensando em colocar Xenom 4300k em todos os faróis (Acho que isso talvez não fique mesmo bacana para um carro dessa época, mas quero a opinião de vocês mesmo assim)

Em minha opinião Xenon deve passar longe de carros de época. Não combinam nem um pouco, além de ser um gasto desnecessário que só onera a reforma. Use essa grana para ajeitar algo que realmente você precisará no veículo.

- O rádio original não sei se vou encontrar então gostaria de algumas sugestões de modelos que combinem com o painel...

Investir num toca-fitas original é uma boa. Eleva o valor do carro, além de ficar plenamente adequado ao painel. Pense nisso.

- Penso em colocar um sonzinho bacana, nada exagerado, só um Sub pra dar um grave legalzinho e tal...

Ideia interessante desde que não ferre com o sistema elétrico do carro e seja bem feito.

- As chaves do carro estão detonadas, pensei em trocar por chaves igual a do ultimo Vectra...

Não faça isso, pois descaracteriza o carro. Use chaves originais mesmo, além de serem funcionais são muito mais baratas.

- O Alarme não é original, e não tenho intenção de procurar esse item, gosto dos mais modernos, pelas funções que temos neles.

Vale a pena investir no alarme original, pois valoriza bastante o carro. Se eu fosse você deixaria tudo bem original.
Monza Classic Se - Chevrolet andando na frente.
tmcvaglieri
Membro SL (Ní­vel 1)

Fala galera!!
Muito bacana as dicas de todos vocês, deu pra esclarecer bastante coisa mesmo!! Cada dia estou mais ansioso com relação a esta restauração!! To sonhando toda noite que ele ja esta pronto e brilhando como nunca!!

Depois do que falaram decidi por investir nessa antena elétrica mesmo, vai ficar show de bola e realmente era opcional na época!

O xenom eu vou deixar de lado, realmente nao combina com o carro e com a época!

O radio original vai ser um dilema, respeito e admiro mto quem consegue manter o original, mas olhei os ultimos modelos de montana e Agile e achei muito lindo, acho que vai ficar legal no painel do Monzão, sem falar nas funcionalidades legais, mas vou deixar pra pensar nisso depois...

Agora pintou uma outra duvida galera, quero saber o que pensam a respeito! Vi numa loja o tapete para Monza em carpete, col o logo da GM e o nome "Monza" bordado! Achei muito lindo e preciso mesmo de um tapete novo pro carro, vocês acham que nao combinam e perde mto da originalidade? No meu Prisma tenho tapete assim e acho que da um charme bacana pro carro, sem falar que acho mais confortavel e tal...

Por enquanto eh isso galera, vou falar com o mecanico hoje e novidades posto por aqui!

Abraços,

Tarcisio Vaglieri

Sheldonn

Mensagem não lida por Sheldonn »

Eu gosto muito da ideia do tapete de carpete Converse com o Diego Paiva que ele sabe aonde vende uns tapetes incríveis para Monza. Penso que isso deixa o visual interior do carro mais bonito.
Ps.: vá com calma com a reforma, pois demanda tempo e dinheiro. Boa sorte.
Monza Classic Se - Chevrolet andando na frente.
tmcvaglieri
Membro SL (Ní­vel 1)

Boa noite galera! Vamos atuakizar essa restauração!

Hoje conversei com o mecânico pelo telefone (o carro esta a 200km de distancia da minha casa) e só recebi boas notícias! Vamos aos itens que ja foram revisados:

- Suspensão completa verificada e peças com problema trocadas (nao estava muito ruim e a dianteira estava otima)
- Sistema de freios todo revisado, 4 discos trocados, e mais algumas coisas que nao me recordo
- Vazamento da direçao hodraulica corrigido (era somente uma mangueira mais curta que o original)
- vazamento de oleo do cambio corrigido, e todo o oleo trocado
- vazamentos nas juntas do motor reparados e todo o motor revisado, parece que estava realmente muito bem o motor!
- Cabos de vela, velas, distribuidor, rotor, entre outros cabos e mangueiras, tudo trocado!
- bomba de combustivel trocada
- valvula de partida a frio trocada pois estava queimada.

Agora vamos para a alavanca de cambio, embreagem e depois começa a parte eletrica!

Ele ficou me mandar algumas fotos mas nada ainda, assim que chegarem eu posto aqui!
Talvez em umas duas ou tres semanas estou com ele denovo!! Ansiedade a mil!!

Abraços, Tarcisio Vagloeri

RBMartins

Mensagem não lida por RBMartins »

que bom que tudo deu certo no seu ponta pé inicial !!!
pelo que vc falou nada de defeitos anormais para um carro de quase 20 anos !!! com isso vemos o quão robusta é a mecanica dessa linha mais antiga da GM !
assim que receber as fotos que seu mecânico prometeu posta aki pra gente ir acompanhando o progresso do seu carro
abraço
ex-Monza GLS 1995 Azul Cezanne Perolizado: http://www.monzeiros.com/forum/viewtopic.php?t=27249
Responder