Vou contar um pouquinho de meu fascínio por esse carro, e a história do carro que comprei e estou mexendo. Alguns aqui do site já conhecem o carro por fotos, pouquissimos ao vivo, e já acompanharam os passos que dei. Agora, vou postar algumas fotos pra turma, aos poucos porque demora (rsrs). Não é uma restauração nos moldes pesados que já vi aqui, onde o cara transforma um carro mal tratado pelo tempo em uma jóia. Esses são casos heróicos. O meu foi mais simples. Nem sei se dá para chamar de restauração, mas vamos chamar de restaruação "light".
A paixão:
Como Monzeiro no site, sou relativamente novo por aqui. Como Monzeiro no sentido de fã do carro, talvez eu curta este carro antes mesmo de muitos daqui terem nascido. O primeiro Monza que me chamou a atenção foi um Hatch preto, de um cara que era o bom da grana do bairro. Era dono da farmácia. Acho que deveria ser 1984 (o ano do fato e o carro). Design totalmente inovador. Um carro fora dos padrões da época. Aquilo me chamou a atenção, e comentei em casa sobre isso. Tinha 12 anos, e já era paixão a primeira vista. Desde então, admiro esse carro, em todas as suas versões e anos. Torrei o saco do meu pai para ter um. O primeiro foi um hatch prata 85 1.8 - carrasso!!! . O segundo e último foi um sedan 4p SL/E 87. Grandes saudades. Depois de muitos anos, tive um SL/E 88 (isso já era 1998). Esse foi para o moedor. Rodei 100.000 km com o carro em 6 meses e o motor derreteu. Quase vendi o carro por quilo (rsrs). Finalmente, depois de muito tempo, tenho o meu Monza, mas agora é só para curtir.
O carro:
Estava decidido a voltar às origens do Monza, e quis um hatch. Mas aqui em S. Paulo, Monza hatch é uma raridade, seja em qualquer estado de conservação. O que se acha ainda são alguns S/Rs. Sempre curti o S/R 88, por ser o último da série, por ter sido desprezado pelo mercado, e por existirem poucos (somente 301 unidades vendidas - sem contar os Venezuelanos de 89). Fui à caça no fim de 2009 e início de 2010, até que achei um no ML, de Florianópolis. Muitos de vocês devem ter visto o anúncio. Não vacilei e fui buscar o bicho lá em Floripa. Voltei dirigindo o carango de lá até Sampa, sem conhecer a estrada e muito menos o carro. 800 km de curtição. O carro venceu valentemente o percurso.
Trata-se de um carro que foi usado nesses 22 anos, de maneira racional. Sem exageros no uso, sem esmero na conservação. Ou seja, o carro encontrava-se no estado que se esperaria de um carro usado com esta idade. Mecânica totalmente revisada em 2006 pelo dono anterior, e por mim em março deste ano (pena que não tirei as fotos). Depois de estar com mecânica e elétrica 200% confiáveis, decidi ir para a "restauração light". Muito mais em busca de restaurar os detalhes do que a estrutura do carro em si. As fotos seguirão abaixo. Espero que gostem. Vou postar, como já disse, aos poucos. Algumas fotos já foram postadas na seção "fotos", as quais vou repetir aqui a publicação para vocês acompanharem o todo da sequência.
Grande abraço a todos amigos Monzeiros.
Fotos do carro em Floripa. Fotos enganam. Muitos detalhes do carro estavam ruins, mas o carro estava muito alinhado e com mecanica e eletrica muito bons. Pintura ferrada, queimada, e mal feita (na foto não dá pra ver isso), acabamentos ferrados, como vcs verão nas fotos.





Aqueles detalhes que pegam...
Aerofólio tinha pequeno empenamento (isso deu para ver nas fotos acima). Também havia um pequeno "rasgo" na borracha. Troquei por um zero quilômetro.


Puxadores de porta/descansa braços ferrados


Olhem o porta trecos. Quando comprei o carro, estava tão empolgado que nem vi


Todos os frisos (borrachões) do carro estavam ótimos, exceto por esta plaqueta. A do 88 tem medida diferente das do 85-87.

Polaina dianteira direita paralela de tudo

Polaina dianteira esquerda original, mas toda riscada, detonada.

Polaina traseira esquerda, com incrível solução de engenharia: um rebite para fixação:

Tampão traseiro... (que tampão???). O que sobrou dele.


Farois e piscas originais, com logo GM. Estes deram dó. Mas os piscas já estavam com os acrílicos todos castigados e trincados. As lentes dos faróis pareciam jateadas, de tão picadas. Não teve jeito. Foi tudo pro lixo.




"Caixa" de ferramentas... zuada.

Teto do carango. Esta foto até parece aquela de pele de urso no chão. Tecido totalmente sujo de um lado, desgastado pelo Sol em outras partes.

O volante, na sua parte superior, já estava com a "espuma" bastante quebrada. Na foto não fica muito claro, mas ao vivo...

Os bancos estavam estavam íntegros. As faixas centrais, 90% ok, porém, totalmente sujas. Mas o que as fotos não deixam claro, é que os tecidos laterais eram de péssima qualidade, de modelos que não tinham nada a ver com os tecidos de época. Foram trocados.


Rodas originais, porém, surradas pelo tempo. Os pneus, surpreendentemente, bons. O antigo dono privilegiava a manutenção, não a estética.

Outros itens ferrados, que não tirei foto:
- spoilers laterais (inclusive com uma das partes adaptadas),
- spoiler frontal
- faróis de milha, só carcaça de marcas diferentes
- Os ...-que-o-pariu cinzas.
- Parabrisa
- Antena
- Difusores de ar banguelos
- Borrachas e pestanas
- Tampáo traseiro, depois de desmontado, parecia um queijo suíço de tanto furo
Por hoje é só. As próximas serão das peças compradas e "mimos" comprados para o Monzão.
É isso amigos. Até mais!