Tenho monza 2.0 E.F.I 95

Assuntos relacionados à performance, conversão para álcool, etc.
monza 2.0

Tenho monza 2.0 E.F.I 95

Mensagem não lida por monza 2.0 »

Quero aumentar uns 20cv

Qual a melhor dica

Ele ja tem vela do audi a3 de 3 eletroudos N.G.K.

E CHIP NO ALCOOL ( nao de potençia )

Qual o primeiro item a colocar?

Dicas ?
500EF
MODERADOR
Estado: Minas Gerais-MG
Modelo: Monza 500 EF
Motor: 2.0
Ano: 1990
Combustível:: Etanol
Injeção: MPFi

Mensagem não lida por 500EF »

20 cv não é pouco num aspirado. Mas vamos lá.

Sempre parto do princípio que você não quer um carro para pista, que não tenha força nenhuma em baixas rotações e que só vá aparecer potência lá pelas 7.000 rpm...

Então, eu começaria voltando o chip original do carro, trocando o bico pelo do monza à álcool de fábrica (bico bosch branco) e adiantando o ponto no distribuidor em 6 graus.

A vela, eu usaria uma NGK BPRxES (x porque o graus térmico depende de muitos fatores para ser determinado. Até mesmo pelo modo de conduzir o carro. Normalmente, chega-se a usar até 2 graus mais frias que a original à gasolina, portanto é provável que seja a BPR7ES). Mas deixe as velas para depois. Ande com a sua mesmo por enquanto para ver como vai ficar a cor delas...

Depois, querendo mais, você teria que aumentar a taxa de compressão. Isso pode ser feito de duas formas: rebaixando o cabeçote (não se consegue aumentar demais a taxa assim, pois existe um limite pequeno para fazer isso no cabeçote) ou trocando os pistões pelos do monza à álcool (mais caro, porém, a taxa iria para uns 12:1).

Um módulo amplificador de ignição seria bom no caso do aumento da taxa.

Apenas como referência, o Omega 2.0 à álcool tinha 130 cv de fábrica (injeção multi-ponto).

No fim, tudo vai depender mesmo de quanto você tem para gastar... :wink:
Eduardo Rettore
Monza Classic 500 EF - 2.0i MPFi
Turbo@ 1 bar-Legalizado.
monza 2.0

Obrigado pela resposta

No momento quero investir so 800,00 em preparaçao

Um cabeçote preparado e comando bravo, eu acho que ja conseguiria esses 20cv sera ?
500EF
MODERADOR

Como eu disse, eu começaria pelo chip original + bico certo para álcool + ponto adiantado.

Se você ainda tiver o chip original, não vai custar nada. Se não tiver, vai ter que mandar gravar o programa original em um e colocar lá...

O bico deve custar uns 150,00.

Adiantar o ponto, custa um cafezinho para o mecânico, pois carro com distribuidor não tem nem graça fazer isso, de tão fácil que é...

Um jogo de pistões novo (original) deve estar custando uns 450,00 ~ 500,00, já com anéis e bronzinas. O que não deve ficar barata é a mão-de-obra para trocá-los, pois tem que abrir o motor...

Cabeçote preparado e comandão, vai acontecer o que eu falei, seu carro vai ficar "frouxo" em baixas rpm e só vai aparecer potência láááá em cima... Já dirigiu um carro 16 válvulas? É mais ou menos assim que vai ficar... eu não gosto, prefiro muito torque desde cedo mas... gosto é gosto... :wink:
Eduardo Rettore
Turbo@ 1 bar-Legalizado.
Marcell 500 EF
Membro 500EF (Ní­vel 9)
Modelo: - SELECIONE --------

Mensagem não lida por Marcell 500 EF »

500EF escreveu:Como eu disse, eu começaria pelo chip original + bico certo para álcool + ponto adiantado.

Se você ainda tiver o chip original, não vai custar nada. Se não tiver, vai ter que mandar gravar o programa original em um e colocar lá...

O bico deve custar uns 150,00.

Adiantar o ponto, custa um cafezinho para o mecânico, pois carro com distribuidor não tem nem graça fazer isso, de tão fácil que é...

Um jogo de pistões novo (original) deve estar custando uns 450,00 ~ 500,00, já com anéis e bronzinas. O que não deve ficar barata é a mão-de-obra para trocá-los, pois tem que abrir o motor...

Cabeçote preparado e comandão, vai acontecer o que eu falei, seu carro vai ficar "frouxo" em baixas rpm e só vai aparecer potência láááá em cima... Já dirigiu um carro 16 válvulas? É mais ou menos assim que vai ficar... eu não gosto, prefiro muito torque desde cedo mas... gosto é gosto... :wink:

Exatamente, pra mim torque faz muita diferença. De que adianta ter potência só lá em cima? Um carro de nascar é muito mais lento do que um carro de rua normal!!! O carro de nascar pode chegar a até 300km/h mas olha o tempo que ele leva. Coloca os 700hp da nascar no motor V8 eu acho deles, e um monzão de 110cv do lado. O monzão chega a 150 muito, mas muito mais rápido que o nascar. Veja bem como tu quer o comportamento do teu carro pra dai ver como vai preparar.
monza 2.0

Ta certo

Nao tinha parado pra pensar nisso em baixa rotaçao o carro vai ficar mais pesado pra andar, vai correr so dos 4000 giros pra cima, agora pra abrir motor pra mexer em cima e em baixo ai ja vai ser outra conversa,

Outra preparaçao, mais cara e melhor
500EF
MODERADOR

Exatamente.

Eu começaria refazendo a conversão para álcool, pois ela irá devolver alguns cavalos que a conversão feita na base do "chip", muito provavelmente está lhe roubando... :wink:
Eduardo Rettore
Turbo@ 1 bar-Legalizado.
Marcell 500 EF
Membro 500EF (Ní­vel 9)
Modelo: - SELECIONE --------

Mensagem não lida por Marcell 500 EF »

500EF escreveu:Exatamente.

Eu começaria refazendo a conversão para álcool, pois ela irá devolver alguns cavalos que a conversão feita na base do "chip", muito provavelmente está lhe roubando... :wink:
Exatamente, ainda mais se o chip naõ foi bem feito
Responder