Tenho monza 2.0 E.F.I 95
Tenho monza 2.0 E.F.I 95
Quero aumentar uns 20cv
Qual a melhor dica
Ele ja tem vela do audi a3 de 3 eletroudos N.G.K.
E CHIP NO ALCOOL ( nao de potençia )
Qual o primeiro item a colocar?
Dicas ?
Qual a melhor dica
Ele ja tem vela do audi a3 de 3 eletroudos N.G.K.
E CHIP NO ALCOOL ( nao de potençia )
Qual o primeiro item a colocar?
Dicas ?
- 500EF
- MODERADOR
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- Registrado em: 24 Ago 2007, 17:13
- Cidade: BH
- Estado: Minas Gerais-MG
- Modelo: Monza 500 EF
- Motor: 2.0
- Ano: 1990
- Combustível:: Etanol
- Injeção: MPFi
20 cv não é pouco num aspirado. Mas vamos lá.
Sempre parto do princípio que você não quer um carro para pista, que não tenha força nenhuma em baixas rotações e que só vá aparecer potência lá pelas 7.000 rpm...
Então, eu começaria voltando o chip original do carro, trocando o bico pelo do monza à álcool de fábrica (bico bosch branco) e adiantando o ponto no distribuidor em 6 graus.
A vela, eu usaria uma NGK BPRxES (x porque o graus térmico depende de muitos fatores para ser determinado. Até mesmo pelo modo de conduzir o carro. Normalmente, chega-se a usar até 2 graus mais frias que a original à gasolina, portanto é provável que seja a BPR7ES). Mas deixe as velas para depois. Ande com a sua mesmo por enquanto para ver como vai ficar a cor delas...
Depois, querendo mais, você teria que aumentar a taxa de compressão. Isso pode ser feito de duas formas: rebaixando o cabeçote (não se consegue aumentar demais a taxa assim, pois existe um limite pequeno para fazer isso no cabeçote) ou trocando os pistões pelos do monza à álcool (mais caro, porém, a taxa iria para uns 12:1).
Um módulo amplificador de ignição seria bom no caso do aumento da taxa.
Apenas como referência, o Omega 2.0 à álcool tinha 130 cv de fábrica (injeção multi-ponto).
No fim, tudo vai depender mesmo de quanto você tem para gastar...
Sempre parto do princípio que você não quer um carro para pista, que não tenha força nenhuma em baixas rotações e que só vá aparecer potência lá pelas 7.000 rpm...
Então, eu começaria voltando o chip original do carro, trocando o bico pelo do monza à álcool de fábrica (bico bosch branco) e adiantando o ponto no distribuidor em 6 graus.
A vela, eu usaria uma NGK BPRxES (x porque o graus térmico depende de muitos fatores para ser determinado. Até mesmo pelo modo de conduzir o carro. Normalmente, chega-se a usar até 2 graus mais frias que a original à gasolina, portanto é provável que seja a BPR7ES). Mas deixe as velas para depois. Ande com a sua mesmo por enquanto para ver como vai ficar a cor delas...
Depois, querendo mais, você teria que aumentar a taxa de compressão. Isso pode ser feito de duas formas: rebaixando o cabeçote (não se consegue aumentar demais a taxa assim, pois existe um limite pequeno para fazer isso no cabeçote) ou trocando os pistões pelos do monza à álcool (mais caro, porém, a taxa iria para uns 12:1).
Um módulo amplificador de ignição seria bom no caso do aumento da taxa.
Apenas como referência, o Omega 2.0 à álcool tinha 130 cv de fábrica (injeção multi-ponto).
No fim, tudo vai depender mesmo de quanto você tem para gastar...

Eduardo Rettore
Monza Classic 500 EF - 2.0i MPFi
Turbo@ 1 bar-Legalizado.
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Obrigado pela resposta
No momento quero investir so 800,00 em preparaçao
Um cabeçote preparado e comando bravo, eu acho que ja conseguiria esses 20cv sera ?
Um cabeçote preparado e comando bravo, eu acho que ja conseguiria esses 20cv sera ?
- 500EF
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Como eu disse, eu começaria pelo chip original + bico certo para álcool + ponto adiantado.
Se você ainda tiver o chip original, não vai custar nada. Se não tiver, vai ter que mandar gravar o programa original em um e colocar lá...
O bico deve custar uns 150,00.
Adiantar o ponto, custa um cafezinho para o mecânico, pois carro com distribuidor não tem nem graça fazer isso, de tão fácil que é...
Um jogo de pistões novo (original) deve estar custando uns 450,00 ~ 500,00, já com anéis e bronzinas. O que não deve ficar barata é a mão-de-obra para trocá-los, pois tem que abrir o motor...
Cabeçote preparado e comandão, vai acontecer o que eu falei, seu carro vai ficar "frouxo" em baixas rpm e só vai aparecer potência láááá em cima... Já dirigiu um carro 16 válvulas? É mais ou menos assim que vai ficar... eu não gosto, prefiro muito torque desde cedo mas... gosto é gosto...
Se você ainda tiver o chip original, não vai custar nada. Se não tiver, vai ter que mandar gravar o programa original em um e colocar lá...
O bico deve custar uns 150,00.
Adiantar o ponto, custa um cafezinho para o mecânico, pois carro com distribuidor não tem nem graça fazer isso, de tão fácil que é...
Um jogo de pistões novo (original) deve estar custando uns 450,00 ~ 500,00, já com anéis e bronzinas. O que não deve ficar barata é a mão-de-obra para trocá-los, pois tem que abrir o motor...
Cabeçote preparado e comandão, vai acontecer o que eu falei, seu carro vai ficar "frouxo" em baixas rpm e só vai aparecer potência láááá em cima... Já dirigiu um carro 16 válvulas? É mais ou menos assim que vai ficar... eu não gosto, prefiro muito torque desde cedo mas... gosto é gosto...

Eduardo Rettore
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500EF escreveu:Como eu disse, eu começaria pelo chip original + bico certo para álcool + ponto adiantado.
Se você ainda tiver o chip original, não vai custar nada. Se não tiver, vai ter que mandar gravar o programa original em um e colocar lá...
O bico deve custar uns 150,00.
Adiantar o ponto, custa um cafezinho para o mecânico, pois carro com distribuidor não tem nem graça fazer isso, de tão fácil que é...
Um jogo de pistões novo (original) deve estar custando uns 450,00 ~ 500,00, já com anéis e bronzinas. O que não deve ficar barata é a mão-de-obra para trocá-los, pois tem que abrir o motor...
Cabeçote preparado e comandão, vai acontecer o que eu falei, seu carro vai ficar "frouxo" em baixas rpm e só vai aparecer potência láááá em cima... Já dirigiu um carro 16 válvulas? É mais ou menos assim que vai ficar... eu não gosto, prefiro muito torque desde cedo mas... gosto é gosto...
Exatamente, pra mim torque faz muita diferença. De que adianta ter potência só lá em cima? Um carro de nascar é muito mais lento do que um carro de rua normal!!! O carro de nascar pode chegar a até 300km/h mas olha o tempo que ele leva. Coloca os 700hp da nascar no motor V8 eu acho deles, e um monzão de 110cv do lado. O monzão chega a 150 muito, mas muito mais rápido que o nascar. Veja bem como tu quer o comportamento do teu carro pra dai ver como vai preparar.
Ta certo
Nao tinha parado pra pensar nisso em baixa rotaçao o carro vai ficar mais pesado pra andar, vai correr so dos 4000 giros pra cima, agora pra abrir motor pra mexer em cima e em baixo ai ja vai ser outra conversa,
Outra preparaçao, mais cara e melhor
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