Na verdade agora só falta recolocar os tubos da admissão (e depois rezar para o carro pegar numa boa)... eu evitei ao máximo desmontar coisas sem necessidade.
Por exemplo, não tirei nem o caracol quente da turbina antiga. Ele continuou lá, ligado ao coletor, ao escape e à válvula de alívio...
Só tirei a parte fria (admissão, carcaça fria porque é diferente para alojar o rotor maior e pressurização até o intercooler) e o miolo da turbina (conjunto rotativo).
Só que falando assim parece pouca coisa, mas sempre pintam os imprevistos, parafusos que não queriam sair, rosca espanada e a substituição das curvas soldadas por mangueira no compressor...
Mas no final vai dar tudo certo... Se Deus quiser... hehehe
Poxa pensei que o teu coletor de fogo era da ''Turbo SPA''! Me parece que tem mais espaço usando o coletor original!
Olha só o estado do meu hehehe
Coitado da ventoinha
Passa lambendo o radiador
Olha só a sujeira
Mas é mesmo, eu tava com umas idéias na cabeça de fazer um coletor de inox coma turbina deslocada para cima no lugar da bateria pois assim aleviaria aquele calor do radiador etbm um visual bem bonito.
Só para atualizar, depois de muito tempo sem sair da garagem, dei uma voltinha com o Monza na rua hoje.
Durante a semana, eu tinha colocado 5 litros de álcool novo no tanque, que estava quase vazio, e trocado o óleo do motor. Funcionei ele parado algumas vezes. Nas primeiras vezes ainda enfumaçou bem a garagem do prédio. Mas nas últimas parece que foi diminuindo até não sair mais praticamente nada... Como existe a possibilidade de que ainda tenha resíduo de óleo no escapamento e abafador, eu penso que esta seja a explicação (pelo menos, eu espero que seja... hehehe).
Dei uma volta rápida com ele hoje, sem poder ficar trancando o pé, porque estou sem multímetro ligado na sonda e a bomba de combustível está com um zumbido bem mais forte que o normal, apesar da pressão estar correta no manômetro.
Na fase aspirada, o carro está rendendo bem, não notei nenhuma "batida" no barulho do motor, lenta estável, temperatura e consumo normais, etc..
Pisando mais fundo um pouco, notei que a turbina nova demora mais a entrar, mas parece encher mais rapidamente depois que começa (bateu 0,5 instantaneamente, mas eu tirei o pé). Como estava sem instrumento para acompanhar a mistura, só tenho uma lâmpada ligada com o suplementar, que acendeu na hora que entrou pressão, não fiquei segurando.
Para este ano acho difícil eu conseguir mais algum progresso, pois devo viajar com a família nos próximos dias. Mas quando voltar, quero tirar o suplementar e colocar em uma máquina de limpeza para fazer alguns testes, votlar o multímetro, verificar a vazão da bomba, ver se preciso fazer algum reacerto no MEG pela mudança da turbina, etc..
Eduardo bom dia....
Tem como turbinar um carro automatic???
E isso não judiaria muito a caixa de câmbio???
Tendo em vista toda a pressão gerada pelo motor na caixa???
Agradeço e aguardo a resposta.
Abraço....André.
Pessoal, depois de mais um bom tempo com o carro no estaleiro, voltei a dar um pouco de atenção para ele.
Este fim-de-semana troquei a bomba de combustível dele, que estava com um zumbido mais alto que o normal e pelo manômetro estava mostrando uma oscilação na pressão da linha.
A bomba que estava nele ainda é a original do carro:
Pelo preço, cheguei a pensar em pegar uma destas vendidas no ML (chinesas). Mas acabei pegando uma bosch mesmo.
Bati na chave e o carro pegou rapidamente, lenta estável e tudo mais. Como se eu tivesse usado o carro ontem... hehehe
Surgiram alguns vazamentos. Resolvi quase todos, só ficando um agora, no engate rápido do retorno do combustível no suporte do suplementar. Vou ver isso esta semana.
Eu também estava sem multímetro para leitura da sonda, então peguei um minipa com luz de fundo (era complicado ficar olhando o display do meu "amarelinho" no escuro enquanto acelerava).