Monza 94/95 Cinza Bartok do VRSilva.

Fotos e Vídeos de Monza! Envie imagens do seu carro!
vrsilva
Membro Hi-Tech (Ní­vel 10)
Modelo: - SELECIONE --------

Re: Monza 94/95 Cinza Bartok do VRSilva.

Mensagem não lida por vrsilva »

Uma coisa que notei também e esqueci de mencionar, é que, para retirar as velas eu não precisei fazer muita força não, coloquei o sacador de velas e nem fiz esforço, saíram com facilidade, ao recolocar eu dei um aperto legal... não exagerado mas apertei bem, e a vela desse terceiro cilindro tem uma folga lateral nessa "nova" rosca que colocaram...

Será que o fato dessa vela estar afastada influencia no motor?
Acho que não pois quando pegamos o carro, o motor estava muito redondo, ficou assim porque não troquei ainda o coxim do motor, e por conta da trepidação e vibração deve estar soltando os parafusos aos poucos, e causando alguns problemas.

Ainda farei uma limpeza no TBI e no distribuidor, trocando os reparos.
Vinícius Ribeiro - Mecatronico.
EX - Monza GLS 93/94 2.0 E.F.I Alcool verde vivaldi.
Monza GLS 94/95 2.0 E.F.I Alcool Cinza Bartok 116cv.
Diego Paiva
MODERADOR
Estado: Ceará-CE
Modelo: Monza GLS
Motor: 2.0
Ano: 1996
Combustível:: Gasolina
Injeção: EFi

Mensagem não lida por Diego Paiva »

Isso pode ser indício de problemas no cabeçote. Se o carro fosse meu, no mínimo eu mandaria um jg. novo de velas... Sou a favor de não mexer nas velas... esse negocio de limpeza, pra mim, não rola. No máximo uma regulagem no eletrodo...

Meu carro tinha uma trinca no cabeçote... funcionava "normal".... depois ficou ruim por conta da vedação insuficiente das válvulas. Se seu carro tiver alguns furos no cabeçote, ele PODE funcionar "normal". O certo seria analisar tudo direito, se necessário, abrir o motor. Se for preciso intervenção no cabeçote, eu procuraria outro... pois esse alojamento da vela nunca mais tem saúde.... Eu acho que a vela mais afastada, deve, de alguma forma, alterar a queima do combustível. :smt023

Ah, e vela folgada, pode alterar a compressão do motor, pois vai deixar vazamentos.... Se a vela não está vedando bem, certamente o motor terá alteração de comportamento. :smt023
Monza GLS 96/96 - Verde Rousseau - COMPLETO
Omega CD 4.1 98/98 - Preto Liszt - COMPLETO + Teto Solar
Opala Diplomata SE - 91/91 - Vermelho Ciprius - COMPLETO
Ex-Monza Classic SE 92/92 - Vermelho Ciprius - COMPLETO
Ex-Opala Comodoro SL/E 90/90 - Cinza Berílio - COMPLETO
vrsilva

Então Diego, existe cabeçote novo pro monza ainda?

Eu não acho que deva ser algo de tão sério, pois o carro nunca teve problemas do tipo, o que não quer dizer nada, mas não descarto a possibilidade de ter queimado a junta, ou estar com a vedação ruim por conta do dia que andei com pouca água.

Preciso levar no meu mecanico, mas só ano que vem agora... LOL!!!

As velas eu apertei bem, quero ver se compro sim um jogo novo para trocar, pois apesar de eu ter limpado, não ficaram boas não, eu fiz isso só para dar um folego ($$$)...
Como apertei bem a vela, acho que não terá problema em perder compressão, se tivesse mesmo ruim, o motor não funcionaria tão bem como está, acho que o que tem mesmo é mais por conta de estar "queimando" água do que problemas de compressão ou problemas de trinca no cabeçote...

Uma dúvida, quando o carro aspira água no cilindro, essa água sai no escape? Ou fica no escape fazendo ele oxidar?
Pergunto porque, coloquei a mão no escape por alguns minutos no dia que eu limpei as velas, e a mão ficava levemente úmida depois de um tempo... Será que é normal por ser alcool ou é a água que está sumindo do reservatório?

Não chega a pingar nem nada, só deixa a mão úmida...
Rafaelo
MODERADOR
Estado: Rio Grande do Sul-RS
Modelo: Monza Hatch
Ano: 1982
Combustível:: Etanol
Injeção: MPFi

Mensagem não lida por Rafaelo »

nao vai notar se esta queimando agua, pq isso muda conforme o motor esquenta, e a rotaçao do motor devido o vacuo idem. mais é certo que ta com problemas isso nao é normal. cabeçote se acha novo porem é caro. tenta ver se acha um reficado em bom estado. dica, compre um do ultimo convencional <08 serve no teu se o teu nao tiver EGR.
PROecu - Injeções eletronica para monzas.
vrsilva

EGR só no monza a gasolina...

Rafaelo o motor funciona muito bem mesmo frio, de manhã, deu a partida pode sair andando normalmente, tudo bem que, estamos em épocas de temperaturas quentes, mas mesmo assim, ele não falha em nenhum momento de ratiar quando está abaixo ou dentro da faixa azul da temperatura.

Você fala pra procurar cabeçote de motor 2.0 8v de carros de até 2008?
Isso porque não eram roletado né?
Rafaelo
MODERADOR
Estado: Rio Grande do Sul-RS
Modelo: Monza Hatch
Ano: 1982
Combustível:: Etanol
Injeção: MPFi

Mensagem não lida por Rafaelo »

Vinicius isso nao diz muita coisa, as tuas velas mostram uma anomalia entre os cilindro 2 e 3 nao é normal fazer isso mesmo no alcool. como te falei pode ser minimo o problema e nao é perceptivel.

isso, tudo acima de 2009 é rolete, tudo abaixo 2008 convencional. llegal esses carro ja nao usam mais EGR. entao é so trocar o cabeçote e usar a torre tua atual. aguarda mais um tempo ande com ele assim, se piora ja sabe por onde começar.

ficou legal o CB ja arrumou ele 100%?
PROecu - Injeções eletronica para monzas.
vrsilva

É Rafaelo, vou levar pro meu mecanico trocar umas coisas, primeiramente o coxim, depois quero que ele revise os rolamentos do alternador, o tensor da correia dentada, e a bomba dágua. Quero que ele verifique os vazamentos de óelo, e verificar se tem jeito aquele anel da vela do terceiro cilindro.
Depois o mais importante, verificar a integridade do cabeçote, e torcer que seja somente a junta.

Daí se tudo der certo será só alegrias com o motor...

Detalhe que o motor, depois da troca do filtro do tanque, da "limpeza" no tanque, e a limpeza das velas, o carro ficou MUITO bom novamente, ou seja, voltou o que era antes de começar a dar problemas....

Vou trocar as velas assim que possível também, irei fazer a limpeza da TBI e do distribuidor, e avaliar este último.

O CB não está 100% ainda não Rafaelo, falta configurar ele, e ligar a boia e o sensor de temperatura, mas mesmo assim ele está marcando valores condizentes, está dando média de 8km/l na cidade, o que é uma realidade minha, talvez o CB vai se adaptando... E falta arrumar o display dele também... que tem uns tracinhos falhando que incomoda só na visualiação das horas, e o tracinho do "H" do "Km/h" que como não está acendendo, fica Km/I mesmo sendo Km/h...
vrsilva

Galera fiquei de postar fotos do pré-filtro que fica no pescador do tanque de combustível.

Depois de alguns dias passados da troca do pré-filtro posso dizer com propriedade que o problema do monza apagar o motor ao fazer uma curva em velocidade moderada para a direita acabou. Ontem enchi o tanque pela segunda vez depois que troquei o filtro, o carro ficou mais econômico um pouco, porém as velas estão precisando serem trocadas urgentemente.

Sem mais, seguem as fotos do pré-filtro danado...

Imagem

Imagem

Imagem

Vejam como o danado estava praticamente fechado de sujeira, e notem o rasgo que estava aliviando a barra da bomba, porém mandando toda sujeira do tanque pro filtro principal e pro motor também...
Como já disse acima, ao tirar a gasolina do tanque saiu junto MUITA sujeira, a gasolina saiu preta.
Ontem ao encher o tanque foi abastecido 46 litros, ou seja, tinha ainda 10L para rodar, e o ponteiro marcava reserva corretamente, e o carro não falhou nenhuma vez...
Outro sintoma do pré-filtro ruim e tanque sujo é, ao estacionar o monza numa subida, ou seja, com a frente mais alta, não sei porque motivo também, o carro falhava bastante, demorava até o motor se acertar, e só estabilizava a hora que pegava uma rua plana, porém até chegar na rua plana é uma luta para não deixar o motor apagar... Sempre deixo o monza assim em frente a casa da minha noiva, e se ficasse lá por uma meia hora ou mais, era certeza que o carro ia falhar bastante.
Depois de ter trocado o pré-filtro esperei chegar na reserva e parei o carro lá denovo pra ver o que dava, e mesmo na reserva, não falhou em momento algum, tão pouco ao fazer curvas...

Vou trocar o filtro principal essa semana, pois ele deve estar muito sujo por conta do pré-filtro antigo furado...

É isso aí pessoal...
Responder