Válvula thermac
-
- MODERADOR
- Mensagens: 7320
- Registrado em: 07 Fev 2008, 13:56
- Cidade: Goiânia
- Estado: Goiás-GO
- Modelo: Não tenho Monza :(
Válvula thermac
Pessoal, como sei se a válvula thermac está funcionando perfeitamente?
Reparei que independentemente da temperatura do motor, ao desconectar aquela mangueirinha que controla a portinhola para misturar o ar quente do coletor de escape sempre tem vácuo.
Até mais.
Reparei que independentemente da temperatura do motor, ao desconectar aquela mangueirinha que controla a portinhola para misturar o ar quente do coletor de escape sempre tem vácuo.
Até mais.
Hoje ando de Escort SW e tenho um filho maravilhoso!
- Carlos A. Freire
- MODERADOR
- Mensagens: 17758
- Registrado em: 18 Jan 2007, 11:06
- Cidade: SAO PAULO
- Estado: São Paulo-SP
- Modelo: Monza GLS
- Motor: 2.0
- Ano: 1996
- Combustível:: Gasolina
- Injeção: EFi
Re: Válvula thermac
José Leal,
quando o motor está na fase fria, a "portinhola" que fica na ponta do compatimento do filtro de ar, fecha a entrada normal (o bico) e abre a passagem para o lado do coletor de escapamento. Com motor quente, a "portinhola" fecha o lado do coletor de escapamento e abre o lado do bico, ar ambiente.
Para ver se o sistema Thermac está funcionando corretamente, é só observar se ocorre o que foi mencionado acima.
Abs,
Carlos Freire
quando o motor está na fase fria, a "portinhola" que fica na ponta do compatimento do filtro de ar, fecha a entrada normal (o bico) e abre a passagem para o lado do coletor de escapamento. Com motor quente, a "portinhola" fecha o lado do coletor de escapamento e abre o lado do bico, ar ambiente.
Para ver se o sistema Thermac está funcionando corretamente, é só observar se ocorre o que foi mencionado acima.
Abs,
Carlos Freire
Monza GLS 96 - 2.0 EFI gasolina
São Paulo-SP
São Paulo-SP
-
- MODERADOR
- Mensagens: 2409
- Registrado em: 01 Fev 2007, 20:44
- Cidade: CERQUILHO
- Estado: São Paulo-SP
- Modelo: Monza GLS
- Motor: 2.0
- Ano: 1995
- Combustível:: Gasolina
- Injeção: EFi
Re: Válvula thermac
Acho que o meu não está lá aquelas coisas.
Estou pensando seriamente em deixá-lo com controle eletrônico, controlado por solenóide, via sensor de temperatura.
Estou pensando seriamente em deixá-lo com controle eletrônico, controlado por solenóide, via sensor de temperatura.
2021-Monza GLS 94/95 2.0 efi Vermelho goya
2019-VW Santana 1996 2.0 EECIV Vermelho
2018- (rip) Monza Classic SE 1992/1993 Automatic Vermelho Maiorca 2.0 EFI Gasolina
2010-2019 Monza SL/E 2.0 MPFI 1992 Vermelho Ciprius Gasolina
2015-2018 Monza GLS 1994/1995 Preto Liszt 2.0 EFI Alcool
2005-2009 Monza Hitech 1993/1994 2.0 EFI Completo + ABS Azul Strauss
1992-1998 (Familia)Monza SL/E 1987/1988 2.0 Alcool Completo + Automatic + 5 Rodas Classic + Antena Elet.
2019-VW Santana 1996 2.0 EECIV Vermelho
2018- (rip) Monza Classic SE 1992/1993 Automatic Vermelho Maiorca 2.0 EFI Gasolina
2010-2019 Monza SL/E 2.0 MPFI 1992 Vermelho Ciprius Gasolina
2015-2018 Monza GLS 1994/1995 Preto Liszt 2.0 EFI Alcool
2005-2009 Monza Hitech 1993/1994 2.0 EFI Completo + ABS Azul Strauss
1992-1998 (Familia)Monza SL/E 1987/1988 2.0 Alcool Completo + Automatic + 5 Rodas Classic + Antena Elet.
-
- MODERADOR
- Mensagens: 7320
- Registrado em: 07 Fev 2008, 13:56
- Cidade: Goiânia
- Estado: Goiás-GO
- Modelo: Não tenho Monza :(
Re: Válvula thermac
Carlos, esse controle da portinhola é feito por vácuo, certo?
O que está acontecendo é que independente da temperatura, sempre tem vácuo naquela mangueirinha. Não sei se quando o carro está frio o vácuo é maior, pois verifiquei isso com o motor quente.
O que está acontecendo é que independente da temperatura, sempre tem vácuo naquela mangueirinha. Não sei se quando o carro está frio o vácuo é maior, pois verifiquei isso com o motor quente.
Hoje ando de Escort SW e tenho um filho maravilhoso!
- Carlos A. Freire
- MODERADOR
- Mensagens: 17758
- Registrado em: 18 Jan 2007, 11:06
- Cidade: SAO PAULO
- Estado: São Paulo-SP
- Modelo: Monza GLS
- Motor: 2.0
- Ano: 1996
- Combustível:: Gasolina
- Injeção: EFi
Re: Válvula thermac
José Leal,José Leal escreveu:Carlos, esse controle da portinhola é feito por vácuo, certo?
O que está acontecendo é que independente da temperatura, sempre tem vácuo naquela mangueirinha. Não sei se quando o carro está frio o vácuo é maior, pois verifiquei isso com o motor quente.
o acionamento é feito por vácuo, mas quem controla sensor térmico que fica dentro do compartimento do filtro de ar, perto do elemento filtrante.
SENSOR térmico do filtro de ar EFI - 52256903 (gasolina), 94659011 (álcool) e para os modelos carburado, SENSOR térmico do filtro de ar - 94659012 (álcool) ou 94659011 (álcool).
Para esse sintoma, pode ser que tenha ligação errada nas mangueiras ou defeito ou aplicação incorreta ao sensor térmico, para o modelo do carro.
Abs,
Carlos Freire
Monza GLS 96 - 2.0 EFI gasolina
São Paulo-SP
São Paulo-SP
-
- MODERADOR
- Mensagens: 7320
- Registrado em: 07 Fev 2008, 13:56
- Cidade: Goiânia
- Estado: Goiás-GO
- Modelo: Não tenho Monza :(
Re: Válvula thermac
Carlos, como meu motor está desmontado, quando o mecânico remontá-lo, com certeza ele vai ligar as mangueirinhas corretamente.
Se possível vc poderia tirar algumas fotos desse sistema (sensor e conexões)?
Até mais.
Se possível vc poderia tirar algumas fotos desse sistema (sensor e conexões)?
Até mais.
Hoje ando de Escort SW e tenho um filho maravilhoso!
- Carlos A. Freire
- MODERADOR
- Mensagens: 17758
- Registrado em: 18 Jan 2007, 11:06
- Cidade: SAO PAULO
- Estado: São Paulo-SP
- Modelo: Monza GLS
- Motor: 2.0
- Ano: 1996
- Combustível:: Gasolina
- Injeção: EFi
Re: Válvula thermac
José Leal,
infelizmente não tenho máquina fotográfica digital. Tavez alguns amigos aqui possa fazer essas fotos.
Abs,
Carlos Freire
infelizmente não tenho máquina fotográfica digital. Tavez alguns amigos aqui possa fazer essas fotos.
Abs,
Carlos Freire
Monza GLS 96 - 2.0 EFI gasolina
São Paulo-SP
São Paulo-SP
-
- Membro Class (Nível 5)
- Mensagens: 549
- Registrado em: 13 Nov 2007, 16:26
- Cidade:
- Estado: - SELECIONE --------
- Modelo: - SELECIONE --------
Re: Válvula thermac
o meu está sem a borboleta que controla o fluxo de ar, perto da ponta de captação de ar. portanto o motor capta ar da ponta e do colotor de escape o tempo todo. isso pode influenciar negativamente no consumo/desempenho do carro? devo isolar a entrada de ar que vem do escape?
Vectra CD 2.2 16V Automatic 4 Prata - 2001