Análise de motor sem força via scanner

Assuntos de mecânica e manutenção não abordados nos fóruns abaixo.
MonzaClub20EFICHZ
Membro Classic SE (Ní­vel 8)
Modelo: - SELECIONE --------

Análise de motor sem força via scanner

Mensagem não lida por MonzaClub20EFICHZ »

Ontem um amigo meu veio à Porto Alegre de Florianópolis com seu Monza SL 93 EFI, chegando o carro ficou sem potência, como já havia comprado um jogo de velas, trocamos antes de qualquer coisa, a queima estava normal. Testamos também a compressão do motor com 180 PSI dentro do esperado e sem grandes variações entre os cilindros. Andei com o carro dele e não conseguia subir uma ladeira normal em 2ª.

Passei o scanner o como principal anomalia o MAP estava acusando valores muito baixos de vácuo, onde era esperado 1,0 Volts em lenta só conseguia 1,5 V e quando ligava a ventoinha do motor apenas 1,8V.

A primeira hipótese seria mangueira do MAP furada, mas no log padrão 2 quando da etapas de pisadas o vácuo da desaceleração do motor era quase normal, e em freio motor no log andando na rua também, e mesmo à 2500 RPM o vácuo só conseguia chegar à 1,26 Volts do esperado entorno de 1,0 V

Outro fato verificado era um consumo 50% maior em lenta, 1,8 l/h em vez de 1,2 l/h usando gasolina, (dados do scanner que não é muito preciso no valor e não do CB, mas perfeitamente usável em análise comparativa). Então para conseguir manter o motor em lenta devido a falta de força estava injetando 50% mais de combustível.

Analisei o gráfico do avanço e não havia alterações, portanto o problema não era de um cilindro, era de todos igualmente.

O gráfico da RPM era normal, sem sinais de problemas do módulo HEI ou mal contatos.

O gráfico da temperatura era normal portando não haviam problemas de erro de alimentação por sinal incorreto do sensor de temperatura.

O valor do potenciômetro de CO estava dentro do esperado.

Como o filtro de ar estava muito sujo e cheio de óleo do respiro do motor ligamos o carro sem o filtro para ver se seria o responsável, mas os dados do scanner não se alteraram.

Conferimos a mangueira do MAP e não haviam furos, verifiquei entupimento do coletor e estava livre.

Olhei o valor de referência de 5 Volts pela análise da amplitude de acelerador e estava normal.

O valor inicial do MAP com o motor desligado era o esperado para a altitude de 40 metros acima do nível do mar 4,8 V, então não deveria sem o sensor.

Minha outra hipótese seria ter pulado dentes da correia do comando e o carro estar fora de ponto, conferi a marca do distribuidor que estava na posição padrão, soltei o distribuidor adiantei um pouco o ponto e tudo voltou ao normal.

Meu amigo tem o mau hábito de andar na banguela e fazer o motor pegar no tranco para economizar combustível, além disso solta a embreagem de soco em vez de fazê-lo suavemente, isso causou o pulo da correia.

Como não havia tempo para resincronizar o comando só acertei o ponto de ouvido e dei intruções para o conserto final em Floripa, pois iria viajar logo em seguida.

Agora sabemos como analisar o caso de motor fora de ponto atrasado, quando for pegar meu Monza em Canela vou fazer uns testes girando o distribuidor com o scanner ativo.

Logs do carro com o problema: http://www.baixa.la/arquivo/6250074

Agora a física da coisa, porque um motor sem força fica sem vácuo? Com o ponto atrasado a faísca ocorre muito tarde quando o pistão já está descendo por inércia, não tendo mais a pressão necessária, daí a ignição sair muito mais um puff do que um buumm, então o cilindro motor não consegue gerar força suficiente para que o cilindro que está na fase de admissão consiga sugar eficientemente ar e combustível, e é o pistão que está admitindo que gera o vácuo observado pelo MAP, e pior ainda sem ter como sugar o suficiente a mistura fica ainda pior e com menos força, mesmo que a faísca estivesse no ponto a ignição seria fraca, então sem aspirar o suficiente e com a faísca atrasada resultado é pouco vácuo e a ECU tentando corrigir aumentando o consumo para tentar compensar a falta de força.

Com o ponto adiantado o que veríamos no scanner seria bem parecido, porém a mistura teria ignição antes do pistão atingir o ponto morto superior, teria uma fase de dar força contra o sentido de giro do motor, depois subiria um pouco mais e então desceria o pistão com o resto de força que sobrou, a diferença é que andando deveria ser possível ouvir a préignição (batida de pino) subindo ladeira.

Então a grosso modo daria para usar o scanner para ajustar o ponto, não a nível de exatidão, mas a nível de poder usar o carro, faríamos o seguinte

- ligar o motor e logando atrasar o ponto girando para o distrubuidor para trás (sentido relógio) até o motor perder força,

- Girar o distribuidor para frente (sentido antí-horário) gradualmente até que os valores do MAP atinjam um máximo e o consumo um mínimo em lenta.

- no ElanScan precisamos fazer isso on-line então os valores do MAP aparecem em BatteryVolts e os do consumo em Flags 12.

- Para finalizar, testar o motor em uma ladeira bem íngrime para ver se em 3000 RPM pisando fundo não temos pré-ignição, se tiver girar o distribuidor para trás (sentido horário) até cessar a pré-ignição.
Editado pela última vez por MonzaClub20EFICHZ em 09 Out 2012, 08:50, em um total de 4 vezes.
frfavoreto
Membro GLS (Ní­vel 6)

Re: Análise de motor sem força via scanner

Mensagem não lida por frfavoreto »

Muito bacana essa varredura do scanner. Estou estudando todos os dados que você passou, são muitos, depois posto dúvidas.

Quero fazer o scanner aqui mas por enquanto estou sem tempo e R$ para fazê-lo, mas devo construí-lo ainda este ano e testar no meu Kadett. Quero fazer isso para averiguar se realmente meu sensor VSS está com problemas, pois o carro apresenta marcha-lenta irregular após andar acima de 60Km/h.

Abraço
Kadett Sport 2.0 EFI 96 completo

A peça mais difícil de se encontrar é um bom mecânico
Rafaelo
MODERADOR
Estado: Rio Grande do Sul-RS
Modelo: Monza Hatch
Motor: 2.0
Ano: 1982
Combustível:: Etanol
Injeção: MPFi

Mensagem não lida por Rafaelo »

um scanner quando bem usado ajuda muito, acho uma ferramenta e tanto.

os monza dente meia lua <95 tende a escapar mesmo, os motores GM pos 93 e monza 96 ja usam trapezoidal bem mais dificil de escapar. foi corrigido essa parte da correia posteriormente. alem do tensor ativo que ajuda nesse aspecto.
PROecu - Injeções eletronica para monzas.
Marcel Murai
MODERADOR
Estado: São Paulo-SP
Modelo: Monza GLS
Ano: 1995
Combustível:: Gasolina
Injeção: EFi

Mensagem não lida por Marcel Murai »

hehe, meu está sem capa da correia. ainda nao escapou.rs...
falando serio. eu pensei em colocar esse sistema aí do vectra. teria algum ganho de performance?
2021-Monza GLS 94/95 2.0 efi Vermelho goya
2019-VW Santana 1996 2.0 EECIV Vermelho
2018- (rip) Monza Classic SE 1992/1993 Automatic Vermelho Maiorca 2.0 EFI Gasolina
2010-2019 Monza SL/E 2.0 MPFI 1992 Vermelho Ciprius Gasolina
2015-2018 Monza GLS 1994/1995 Preto Liszt 2.0 EFI Alcool
2005-2009 Monza Hitech 1993/1994 2.0 EFI Completo + ABS Azul Strauss
1992-1998 (Familia)Monza SL/E 1987/1988 2.0 Alcool Completo + Automatic + 5 Rodas Classic + Antena Elet.
MonzaClub20EFICHZ
Membro Classic SE (Ní­vel 8)

Mensagem não lida por MonzaClub20EFICHZ »

Lista de tópicos relacionados ao Scanner Diagnóstico Automotivo para Monza, Kadett, Blazer e S10 com central Multec 700:

Tópico base:
viewtopic.php?f=50&t=22823

Montagem da versão USB do scanner:
viewtopic.php?f=14&t=24823

Análise do Motor pelo Scanner – Principal item - Gráficos do avanço descrição detalhada:
viewtopic.php?f=14&t=24827

Regular o motor com o scanner diagnóstico - melhorar consumo:
viewtopic.php?f=14&t=24836

Tópicos anteriores:

Construção do Scanner
viewtopic.php?f=14&t=7886&start=0&hilit ... C3%B3stico

Versão funcional e sem dados comparativos, aprendendo a usá-lo.
viewtopic.php?f=50&t=14671

Usando por meio do EFI Live (não freeware)
viewtopic.php?f=50&t=20029
Análise de deficiência do EFI LIve e a vantagem dos códigos de erro:
viewtopic.php?f=50&t=20029&start=50#p282488

Ativando o Código Lampejante e Manual
viewtopic.php?f=47&t=7336

Material didático sobre a injeção do EFI da época do lançamento
viewtopic.php?f=47&t=7335
Rafaelo
MODERADOR
Estado: Rio Grande do Sul-RS
Modelo: Monza Hatch
Ano: 1982
Combustível:: Etanol
Injeção: MPFi

Mensagem não lida por Rafaelo »

Marcel Murai escreveu:falando serio. eu pensei em colocar esse sistema aí do vectra. teria algum ganho de performance?
apenas durabilidade,e segurança. tem que trocar quase tudo engrenagem bomba oleo,bomba agua,correia,polia comando.

o omega desde 93 ja usava, enquanto o monza so adotou em 96 sei la pq :) é o mesmo motor ambos
PROecu - Injeções eletronica para monzas.
Marcel Murai
MODERADOR
Ano: 1995

Mensagem não lida por Marcel Murai »

Rafaelo escreveu:
Marcel Murai escreveu:falando serio. eu pensei em colocar esse sistema aí do vectra. teria algum ganho de performance?
apenas durabilidade,e segurança. tem que trocar quase tudo engrenagem bomba oleo,bomba agua,correia,polia comando.

o omega desde 93 ja usava, enquanto o monza so adotou em 96 sei la pq :) é o mesmo motor ambos
hehe, Foi se acabando as peças do monza, em 96 os ultimos eram montados com "sobras" ou até mesmo peças de outros modelos. :?
2021-Monza GLS 94/95 2.0 efi Vermelho goya
2019-VW Santana 1996 2.0 EECIV Vermelho
2018- (rip) Monza Classic SE 1992/1993 Automatic Vermelho Maiorca 2.0 EFI Gasolina
2010-2019 Monza SL/E 2.0 MPFI 1992 Vermelho Ciprius Gasolina
2015-2018 Monza GLS 1994/1995 Preto Liszt 2.0 EFI Alcool
2005-2009 Monza Hitech 1993/1994 2.0 EFI Completo + ABS Azul Strauss
1992-1998 (Familia)Monza SL/E 1987/1988 2.0 Alcool Completo + Automatic + 5 Rodas Classic + Antena Elet.
Carlos A. Freire
MODERADOR
Ano: 1996

Mensagem não lida por Carlos A. Freire »

Não acredito nisso. Acredito mais em unificar as peças na linha de montagem, para diminuir custos e facilitar o processo de produção, por conta da montadora.

Abs,

Carlos Freire
Monza GLS 96 - 2.0 EFI gasolina
São Paulo-SP
Responder