Análise de motor sem força via scanner
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Análise de motor sem força via scanner
Ontem um amigo meu veio à Porto Alegre de Florianópolis com seu Monza SL 93 EFI, chegando o carro ficou sem potência, como já havia comprado um jogo de velas, trocamos antes de qualquer coisa, a queima estava normal. Testamos também a compressão do motor com 180 PSI dentro do esperado e sem grandes variações entre os cilindros. Andei com o carro dele e não conseguia subir uma ladeira normal em 2ª.
Passei o scanner o como principal anomalia o MAP estava acusando valores muito baixos de vácuo, onde era esperado 1,0 Volts em lenta só conseguia 1,5 V e quando ligava a ventoinha do motor apenas 1,8V.
A primeira hipótese seria mangueira do MAP furada, mas no log padrão 2 quando da etapas de pisadas o vácuo da desaceleração do motor era quase normal, e em freio motor no log andando na rua também, e mesmo à 2500 RPM o vácuo só conseguia chegar à 1,26 Volts do esperado entorno de 1,0 V
Outro fato verificado era um consumo 50% maior em lenta, 1,8 l/h em vez de 1,2 l/h usando gasolina, (dados do scanner que não é muito preciso no valor e não do CB, mas perfeitamente usável em análise comparativa). Então para conseguir manter o motor em lenta devido a falta de força estava injetando 50% mais de combustível.
Analisei o gráfico do avanço e não havia alterações, portanto o problema não era de um cilindro, era de todos igualmente.
O gráfico da RPM era normal, sem sinais de problemas do módulo HEI ou mal contatos.
O gráfico da temperatura era normal portando não haviam problemas de erro de alimentação por sinal incorreto do sensor de temperatura.
O valor do potenciômetro de CO estava dentro do esperado.
Como o filtro de ar estava muito sujo e cheio de óleo do respiro do motor ligamos o carro sem o filtro para ver se seria o responsável, mas os dados do scanner não se alteraram.
Conferimos a mangueira do MAP e não haviam furos, verifiquei entupimento do coletor e estava livre.
Olhei o valor de referência de 5 Volts pela análise da amplitude de acelerador e estava normal.
O valor inicial do MAP com o motor desligado era o esperado para a altitude de 40 metros acima do nível do mar 4,8 V, então não deveria sem o sensor.
Minha outra hipótese seria ter pulado dentes da correia do comando e o carro estar fora de ponto, conferi a marca do distribuidor que estava na posição padrão, soltei o distribuidor adiantei um pouco o ponto e tudo voltou ao normal.
Meu amigo tem o mau hábito de andar na banguela e fazer o motor pegar no tranco para economizar combustível, além disso solta a embreagem de soco em vez de fazê-lo suavemente, isso causou o pulo da correia.
Como não havia tempo para resincronizar o comando só acertei o ponto de ouvido e dei intruções para o conserto final em Floripa, pois iria viajar logo em seguida.
Agora sabemos como analisar o caso de motor fora de ponto atrasado, quando for pegar meu Monza em Canela vou fazer uns testes girando o distribuidor com o scanner ativo.
Logs do carro com o problema: http://www.baixa.la/arquivo/6250074
Agora a física da coisa, porque um motor sem força fica sem vácuo? Com o ponto atrasado a faísca ocorre muito tarde quando o pistão já está descendo por inércia, não tendo mais a pressão necessária, daí a ignição sair muito mais um puff do que um buumm, então o cilindro motor não consegue gerar força suficiente para que o cilindro que está na fase de admissão consiga sugar eficientemente ar e combustível, e é o pistão que está admitindo que gera o vácuo observado pelo MAP, e pior ainda sem ter como sugar o suficiente a mistura fica ainda pior e com menos força, mesmo que a faísca estivesse no ponto a ignição seria fraca, então sem aspirar o suficiente e com a faísca atrasada resultado é pouco vácuo e a ECU tentando corrigir aumentando o consumo para tentar compensar a falta de força.
Com o ponto adiantado o que veríamos no scanner seria bem parecido, porém a mistura teria ignição antes do pistão atingir o ponto morto superior, teria uma fase de dar força contra o sentido de giro do motor, depois subiria um pouco mais e então desceria o pistão com o resto de força que sobrou, a diferença é que andando deveria ser possível ouvir a préignição (batida de pino) subindo ladeira.
Então a grosso modo daria para usar o scanner para ajustar o ponto, não a nível de exatidão, mas a nível de poder usar o carro, faríamos o seguinte
- ligar o motor e logando atrasar o ponto girando para o distrubuidor para trás (sentido relógio) até o motor perder força,
- Girar o distribuidor para frente (sentido antí-horário) gradualmente até que os valores do MAP atinjam um máximo e o consumo um mínimo em lenta.
- no ElanScan precisamos fazer isso on-line então os valores do MAP aparecem em BatteryVolts e os do consumo em Flags 12.
- Para finalizar, testar o motor em uma ladeira bem íngrime para ver se em 3000 RPM pisando fundo não temos pré-ignição, se tiver girar o distribuidor para trás (sentido horário) até cessar a pré-ignição.
Passei o scanner o como principal anomalia o MAP estava acusando valores muito baixos de vácuo, onde era esperado 1,0 Volts em lenta só conseguia 1,5 V e quando ligava a ventoinha do motor apenas 1,8V.
A primeira hipótese seria mangueira do MAP furada, mas no log padrão 2 quando da etapas de pisadas o vácuo da desaceleração do motor era quase normal, e em freio motor no log andando na rua também, e mesmo à 2500 RPM o vácuo só conseguia chegar à 1,26 Volts do esperado entorno de 1,0 V
Outro fato verificado era um consumo 50% maior em lenta, 1,8 l/h em vez de 1,2 l/h usando gasolina, (dados do scanner que não é muito preciso no valor e não do CB, mas perfeitamente usável em análise comparativa). Então para conseguir manter o motor em lenta devido a falta de força estava injetando 50% mais de combustível.
Analisei o gráfico do avanço e não havia alterações, portanto o problema não era de um cilindro, era de todos igualmente.
O gráfico da RPM era normal, sem sinais de problemas do módulo HEI ou mal contatos.
O gráfico da temperatura era normal portando não haviam problemas de erro de alimentação por sinal incorreto do sensor de temperatura.
O valor do potenciômetro de CO estava dentro do esperado.
Como o filtro de ar estava muito sujo e cheio de óleo do respiro do motor ligamos o carro sem o filtro para ver se seria o responsável, mas os dados do scanner não se alteraram.
Conferimos a mangueira do MAP e não haviam furos, verifiquei entupimento do coletor e estava livre.
Olhei o valor de referência de 5 Volts pela análise da amplitude de acelerador e estava normal.
O valor inicial do MAP com o motor desligado era o esperado para a altitude de 40 metros acima do nível do mar 4,8 V, então não deveria sem o sensor.
Minha outra hipótese seria ter pulado dentes da correia do comando e o carro estar fora de ponto, conferi a marca do distribuidor que estava na posição padrão, soltei o distribuidor adiantei um pouco o ponto e tudo voltou ao normal.
Meu amigo tem o mau hábito de andar na banguela e fazer o motor pegar no tranco para economizar combustível, além disso solta a embreagem de soco em vez de fazê-lo suavemente, isso causou o pulo da correia.
Como não havia tempo para resincronizar o comando só acertei o ponto de ouvido e dei intruções para o conserto final em Floripa, pois iria viajar logo em seguida.
Agora sabemos como analisar o caso de motor fora de ponto atrasado, quando for pegar meu Monza em Canela vou fazer uns testes girando o distribuidor com o scanner ativo.
Logs do carro com o problema: http://www.baixa.la/arquivo/6250074
Agora a física da coisa, porque um motor sem força fica sem vácuo? Com o ponto atrasado a faísca ocorre muito tarde quando o pistão já está descendo por inércia, não tendo mais a pressão necessária, daí a ignição sair muito mais um puff do que um buumm, então o cilindro motor não consegue gerar força suficiente para que o cilindro que está na fase de admissão consiga sugar eficientemente ar e combustível, e é o pistão que está admitindo que gera o vácuo observado pelo MAP, e pior ainda sem ter como sugar o suficiente a mistura fica ainda pior e com menos força, mesmo que a faísca estivesse no ponto a ignição seria fraca, então sem aspirar o suficiente e com a faísca atrasada resultado é pouco vácuo e a ECU tentando corrigir aumentando o consumo para tentar compensar a falta de força.
Com o ponto adiantado o que veríamos no scanner seria bem parecido, porém a mistura teria ignição antes do pistão atingir o ponto morto superior, teria uma fase de dar força contra o sentido de giro do motor, depois subiria um pouco mais e então desceria o pistão com o resto de força que sobrou, a diferença é que andando deveria ser possível ouvir a préignição (batida de pino) subindo ladeira.
Então a grosso modo daria para usar o scanner para ajustar o ponto, não a nível de exatidão, mas a nível de poder usar o carro, faríamos o seguinte
- ligar o motor e logando atrasar o ponto girando para o distrubuidor para trás (sentido relógio) até o motor perder força,
- Girar o distribuidor para frente (sentido antí-horário) gradualmente até que os valores do MAP atinjam um máximo e o consumo um mínimo em lenta.
- no ElanScan precisamos fazer isso on-line então os valores do MAP aparecem em BatteryVolts e os do consumo em Flags 12.
- Para finalizar, testar o motor em uma ladeira bem íngrime para ver se em 3000 RPM pisando fundo não temos pré-ignição, se tiver girar o distribuidor para trás (sentido horário) até cessar a pré-ignição.
Editado pela última vez por MonzaClub20EFICHZ em 09 Out 2012, 08:50, em um total de 4 vezes.
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Re: Análise de motor sem força via scanner
Muito bacana essa varredura do scanner. Estou estudando todos os dados que você passou, são muitos, depois posto dúvidas.
Quero fazer o scanner aqui mas por enquanto estou sem tempo e R$ para fazê-lo, mas devo construí-lo ainda este ano e testar no meu Kadett. Quero fazer isso para averiguar se realmente meu sensor VSS está com problemas, pois o carro apresenta marcha-lenta irregular após andar acima de 60Km/h.
Abraço
Quero fazer o scanner aqui mas por enquanto estou sem tempo e R$ para fazê-lo, mas devo construí-lo ainda este ano e testar no meu Kadett. Quero fazer isso para averiguar se realmente meu sensor VSS está com problemas, pois o carro apresenta marcha-lenta irregular após andar acima de 60Km/h.
Abraço
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A peça mais difícil de se encontrar é um bom mecânico
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Re: Análise de motor sem força via scanner
um scanner quando bem usado ajuda muito, acho uma ferramenta e tanto.
os monza dente meia lua <95 tende a escapar mesmo, os motores GM pos 93 e monza 96 ja usam trapezoidal bem mais dificil de escapar. foi corrigido essa parte da correia posteriormente. alem do tensor ativo que ajuda nesse aspecto.
os monza dente meia lua <95 tende a escapar mesmo, os motores GM pos 93 e monza 96 ja usam trapezoidal bem mais dificil de escapar. foi corrigido essa parte da correia posteriormente. alem do tensor ativo que ajuda nesse aspecto.
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Re: Análise de motor sem força via scanner
hehe, meu está sem capa da correia. ainda nao escapou.rs...
falando serio. eu pensei em colocar esse sistema aí do vectra. teria algum ganho de performance?
falando serio. eu pensei em colocar esse sistema aí do vectra. teria algum ganho de performance?
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Re: Análise de motor sem força via scanner
Lista de tópicos relacionados ao Scanner Diagnóstico Automotivo para Monza, Kadett, Blazer e S10 com central Multec 700:
Tópico base:
viewtopic.php?f=50&t=22823
Montagem da versão USB do scanner:
viewtopic.php?f=14&t=24823
Análise do Motor pelo Scanner – Principal item - Gráficos do avanço descrição detalhada:
viewtopic.php?f=14&t=24827
Regular o motor com o scanner diagnóstico - melhorar consumo:
viewtopic.php?f=14&t=24836
Tópicos anteriores:
Construção do Scanner
viewtopic.php?f=14&t=7886&start=0&hilit ... C3%B3stico
Versão funcional e sem dados comparativos, aprendendo a usá-lo.
viewtopic.php?f=50&t=14671
Usando por meio do EFI Live (não freeware)
viewtopic.php?f=50&t=20029
Análise de deficiência do EFI LIve e a vantagem dos códigos de erro:
viewtopic.php?f=50&t=20029&start=50#p282488
Ativando o Código Lampejante e Manual
viewtopic.php?f=47&t=7336
Material didático sobre a injeção do EFI da época do lançamento
viewtopic.php?f=47&t=7335
Tópico base:
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Montagem da versão USB do scanner:
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Tópicos anteriores:
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Re: Análise de motor sem força via scanner
apenas durabilidade,e segurança. tem que trocar quase tudo engrenagem bomba oleo,bomba agua,correia,polia comando.Marcel Murai escreveu:falando serio. eu pensei em colocar esse sistema aí do vectra. teria algum ganho de performance?
o omega desde 93 ja usava, enquanto o monza so adotou em 96 sei la pq

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Re: Análise de motor sem força via scanner
hehe, Foi se acabando as peças do monza, em 96 os ultimos eram montados com "sobras" ou até mesmo peças de outros modelos.Rafaelo escreveu:apenas durabilidade,e segurança. tem que trocar quase tudo engrenagem bomba oleo,bomba agua,correia,polia comando.Marcel Murai escreveu:falando serio. eu pensei em colocar esse sistema aí do vectra. teria algum ganho de performance?
o omega desde 93 ja usava, enquanto o monza so adotou em 96 sei la pqé o mesmo motor ambos

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Re: Análise de motor sem força via scanner
Não acredito nisso. Acredito mais em unificar as peças na linha de montagem, para diminuir custos e facilitar o processo de produção, por conta da montadora.
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