COLETOR DE ADMISSAO SEM AGUA !!!!!!!!!!!!!!

Assuntos de mecânica e manutenção não abordados nos fóruns abaixo.
dutra s a
Membro Classic SE (Ní­vel 8)
Estado: São Paulo-SP
Modelo: Monza GLS
Motor: 2.0
Ano: 1994
Combustível:: Etanol
Injeção: EFi

COLETOR DE ADMISSAO SEM AGUA !!!!!!!!!!!!!!

Mensagem não lida por dutra s a »

ola a todos,
fui a um desmanche atraz de uma alça de teto e derrepente um tuba sle/etanol efi encostou com o dono desesperado pelas mangueiras que saem do tubo distribuidor de agua de traz do bloco para o coletor de admissao, no desmanche nao tinha , mas um cara que trabalha la deu um "jeito" rsrsrr

segundo ele , que conhece demais monza/kadet/ipanema ... nao há problemas em deixar o coletor de admissao sem o fluxo de agua !!!!!!! e entao colocou uns tampoes nas saidas do tubo e entao o coletor ficou sem agua.

o dono mesmo com a cara de desconfiado ,acreditou em que fez tal serviço, eu nao me meti por varias razoes entre elas o cara que fez o serviço estava bebabo e o dono mal parava de dizer que estava com pressa.
pergunto :
sei que nao é certo, mas haveria relamente um suposto dano dos grandes no caso de deixar o coletor de admissao sem o fluxo de agua mesmo que ele seja de material porozo para ajudar no resfriamento ??????????

fiquem avontade, abs estamos ai
CAÇA 94 GLS F 18WR+ ETANOL X 2.0 E.F.I. - DCR
waldir
Membro 500EF (Ní­vel 9)
Ano: 1995

Re: COLETOR DE ADMISSAO SEM AGUA !!!!!!!!!!!!!!

Mensagem não lida por waldir »

sei que nao é certo, mas haveria relamente um suposto dano dos grandes no caso de deixar o coletor de admissao sem o fluxo de agua mesmo que ele seja de material porozo para ajudar no resfriamento ??????????
Dutra,
como assim, poroso ?

É uma liga de alumínio fundido, portanto estanque, até por que não deve permitir entrada falsa de ar.

Pode funcionar sem circulação do liquido de arrefecimento. Porém, nos veículos à Etanol vai retardar a estabilização
da lenta, vai consumir mais combustível, como ocorre com coletores em que a resistência de aquecimento (PTC) não
funciona.

Abs

waldir
MONZA - GLS 95 2.0 EFI - Alcool - Vermelho Goya
Carlos A. Freire
MODERADOR
Ano: 1996
Combustível:: Gasolina

Mensagem não lida por Carlos A. Freire »

Já vi muitos carros com a passagem de água no coletor obstruída e posso dizer com certeza que não fica bom. Principalmente em veículos movidos a álcool. O carro engasga, dá cabeçada depois fica bom e depois volta ao problema. Parado quase não se nota o problema, mas ao rodar em trânsito rápido e depois parar fica muito ruim andar assim.

É como dizem esses mecânicos ou engenheiros de fundo de quintal ou de fim de semana " Isso não faz falta".
As montadoras colocam peças e sistemas sem finalidade apenas para encarecer o veículo...

Abs,

Carlos Freire
Monza GLS 96 - 2.0 EFI gasolina
São Paulo-SP
Luiz Carlos (Rio)
Membro 500EF (Ní­vel 9)
Estado: Rio de Janeiro-RJ

Mensagem não lida por Luiz Carlos (Rio) »

Um proprietário de carro que vai a um desmanche para comprar uma mangueira do sistema de refrigeração do motor realmente está procurando problemas.
Se a falta de aquecimento do coletor não vai destruir seu Monza, com certeza alguma outra "ca@#da" futura vai. :smt011

Abs
Luiz Carlos
Monza GLS 2.0 -1994 EFI 2 portas - gasolina - prata argenta
Rio de Janeiro - RJ
Rafaelo
MODERADOR
Estado: Rio Grande do Sul-RS
Modelo: Monza Hatch
Ano: 1982
Injeção: MPFi

Mensagem não lida por Rafaelo »

aquecimento de coletor de admissao é somente projetado para motores onde a mistura Air/Fuel ocorre ainda dentro do coletor admissao, o chamado (On Trothlee) em baixo da borboleta, como nos carburador e EFI ja que sao o mesmo sistema de emulsao da mistura.

nos MPFI nao existe isso, ja que a mistura ocorre dentro da valvula(On Port). por exemplo esse meu motor tem coletor de plastico nao requer nenhum aquecimento. vale o mesmo para os coletores de aluminio.

entao é quase que obrigatorio seu uso em carburador e EFI, senao acontece isso que o Carlos falou. a mistura nao aquece e vai em forma de gota falhando todo na fase fria do motor. ate mesmo na gasolina acontece.
PROecu - Injeções eletronica para monzas.
Luiz Carlos (Rio)
Membro 500EF (Ní­vel 9)
Estado: Rio de Janeiro-RJ

Mensagem não lida por Luiz Carlos (Rio) »

Acredito que a circulação de água quente no coletor seja necessária durante todo o funcionamento do motor (mesmo depois de quente), visto que as paredes do coletor tendem a gelar, pela passagem da mistura ar+ combustível por ele. Com as paredes frias parte da mistura condensa ali.
Quem teve fusca sabe como fica a tubulação logo abaixo do carburador. Gela mesmo.
No Chevette, a parte sem aquecimento, logo abaixo do carburador, também ficava geladinha, mesmo com o motor muito quente.
Na fase fria existe o recurso de prover ar aquecido, trabalho feito pela válvula termac.
Depois que a termac sai de cena, a água quente é quem trabalha.

Abs
Luiz Carlos
Monza GLS 2.0 -1994 EFI 2 portas - gasolina - prata argenta
Rio de Janeiro - RJ
dutra s a
Membro Classic SE (Ní­vel 8)

Mensagem não lida por dutra s a »

waldir deculpe rsrsrr , eu quiz dizer em questao de textura da massa ( relevos), sei que nao tem passagem de ar, mas em muitas vezes no meu mesmo com ele bem quente mesmo , ja senti que o coletor nao chega a ficar tao aquecido como o bloco e acredito que sua textura de fora seja a mesma por dentro e pela passagem de agua, como se fosse um dissipador de calor , creio eu que seja assim e tambem nao etendi qual é a relaçao de falta de agua so no coletor haver com o gasto de comdustivel e lenta ???????

professor freire, de fato porai é como voce disse, essa raça que ate conheço muitos rsrsr sao todos mexanicos, e tem certeza que conhece, se foi feito daquela forma entao é pra funcionar daquela forma, fazer o que ?, pena do dono né, falta de ajudar da minha parte nao faltou mas.............. , eu logo imaginei que poderia causar danos a junta do tbi e a de admissao por alta caloria, mas pelo que vejo ate aqui , acho que nao chega a isso, ou chega ???

luiz carlos , realmente se o dono fosse mais calmo e passivo, com certeza ele iria procurar uma forma de fazer o reparo do jeito certo que deva fazer, e nao estar em panico, mas........................ mal chegou e ja encostou um engenheiro de obras prontas e bebado , dai ja viu né

rafaelo vou te conta uma coisa srsrrs, por mais que seja moderno,de qualquer forma eu prefiro de metal e nada de plastico seja qual for sua funçao, ja vi muitos coletores de plastico que dao problemas antes dos 60.000km !!!!!, em questao da forma de mistura tudo bem, injeçao mais direta etc...... mas em questao de resitencia pelo fato da materia prima do componente, eu ja nao concordo, já pensou se isso que fizeram com ele fosse ai no sul pleno inverno brabo ? kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk

como um mebro mais baixo e sem saber muito de muita coisa e como um metido a cientista de baixa qualidade kkkk ainda nao consigo enteder qual a relaçao entre a falta de agua no coletor e a mistura de ar/combus/lenta e alta ?????????
alguem pode me dar uma luz se nao for muito ? kkk
abs estamos ai
CAÇA 94 GLS F 18WR+ ETANOL X 2.0 E.F.I. - DCR
Rafaelo
MODERADOR
Estado: Rio Grande do Sul-RS
Modelo: Monza Hatch
Ano: 1982
Injeção: MPFi

Mensagem não lida por Rafaelo »

dutra s a escreveu:rafaelo vou te conta uma coisa srsrrs, por mais que seja moderno,de qualquer forma eu prefiro de metal e nada de plastico seja qual for sua funçao, ja vi muitos coletores de plastico que dao problemas antes dos 60.000km !!!!!, em questao da forma de mistura tudo bem, injeçao mais direta etc...... mas em questao de resitencia pelo fato da materia prima do componente, eu ja nao concordo, já pensou se isso que fizeram com ele fosse ai no sul pleno inverno brabo ? kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk
nao é pra tanto, os projetista sabem oque fazem. nao vai achar que é plastico capa de DVD.

respeito tua opniao, porem nao concordo e explico o porque. tudo que é novo as pessoa nao aceitam de começo a nova tecnologia hehehe. eu tb torcia o nariz pra coletor de plastico quando nao tinha informaçao e julgava assim no mais. ah vai derreter, ah vai estoura rsrsrs é pra isso que existe engenheiros,teste,estudos,entre outros. nao é plastico de tupyware que vai ali, é um polimero de alta qualidade na questao da resistencia da temperatura, e resistencia mecanica. e tem outra, esses coletores tem pontos de reforços estrututal em todo o coletor nao tem como quebrar. e alem de outros 6 suporte extra de apoio de fixação ao motor, fora o principal. so tem ponto positivo.

alguns beneficios.
1° é a metade do peso ao de aluminio
2° é liso por dentro nao tem rugosidade, isso melhora o fluxo de ar sem gerar atrito algum(um dos beneficios desse novo motor) e nao forma crosta de carbonizaçao tb.
3° nao a transferencia termica do cabeçote pro coletor ja que ambos sao de material diferentes, isso nao faz aquece o ar o que melhora a queima. gerando menos poluente e mais potencia.

te garanto que isso que tu ouviu falar ou leu é um caso a parte, nao tenho informaçao alguma sobre isso, alias é a primeira vez que leio isso.... ja li de gente com GNV adaptado mais uso original nunca. acredita que todos os motores desde 2009 da GM ou de outroas montadoras ate hoje estariam com coletor quebrado,ou queimado? isso nao existe. isso fosse uma veradade estaria um mega recall por que colocaram um "plastico" improprio.

hoje é norma dos fabricante o uso de coletor de plastico em todas as montadoras praticamente, eles tem um beneficio muito grande na questao anti poluiçao. eu ainda nao terminei minha instalação assim que fizer crio um topico como fiz do roletado pra mostras as diferenças do antigo de metal e nao sao poucas.

é bem interessante, o coletor esse tem 4 mini bicos injetores da partida a frio um pra cada cilindro. sai 4 jatos independentes e uniforme direto ao pe da valvula muito melhor que o coletor de metal onde saia um no meio do coletor e quem pegava ganhava e escorria sem uniformidade dentro do coletor estivo carburador hehehe, nao era eficiente, isso demorava bem mais as partidas fria no alcool :)

sabia que o cruze turbo usa coletor de "prastico" tb? calor + pressao era pra explodir né? nao vai quebrar ele nao... sao projetados pra isso, assim como esse do motor novo do monza.
PROecu - Injeções eletronica para monzas.
Responder