Olá amigos Monzeiros,
Passei pela seguinte situação;
Há quase dois anos o Monzão estava com a lenta irregular, quando parava em um sinal a lenta caia quase chegando a morrer mas não morria! Então uns Três meses atrás o Módulo HEI foi pro espaço e como as autopeças da minha cidade não trabalham muitas vezes com peças originais o mecânico colocou um HEI genérico. Pois bem, quando tive um tempo fui a BH na BHZ autopeças e comprei um Delphi e troquei o mesmo, desde então o problema da lenta desapareceu! Troquei o HEI pois ao fazer o jumper na I.E. costou erro 45 ai desconfiei do mesmo!
Ai gostaria de saber dos mais experientes se o HEI pode influenciar na marcha lenta?
Um abraço.
Módulo HEI x Lenta irregular
- Danieldsa15
- Membro SR (Nível 4)
- Estado: Minas Gerais-MG
- Modelo: Monza GL
- Motor: 1.8
- Ano: 1994
- Combustível:: Gasolina
- Injeção: EFi
- waldir
- Membro 500EF (Nível 9)
- Estado: São Paulo-SP
- Modelo: Monza GLS
- Motor: 2.0
- Ano: 1995
- Combustível:: Etanol
Re: Módulo HEI x Lenta irregular
Daniel,
que eu saiba o HEI não deixa a lenta instável. Ele deixa de comandar a partida (rotação inicial) portanto o motor não pega e as vezes ele afoga o motor antes da partida pq ele/UCE faz a valvula injetora 'chorar desbragadamente"
e alaga o coletor de adm.
Não seria o sensor MAP codigo de defeito 33 ou 34; sensor IAC motor de passos cod.35; ou o VSS sensor de velocidade.
Esses tres sensores + o sensor de abertura da borboleta são os vilões diretos... fora entrada falsa de ar (servo-freio e outros pontos de vácuo do coletor de admissão)
O VSS e o MAP influenciam para baixo quase morrendo... (é a minha experiência)
O IAC produz normalmente variação acelerada e o TPS/borboleta mantém a lenta alta ou soluça nas acelerações.
waldir
que eu saiba o HEI não deixa a lenta instável. Ele deixa de comandar a partida (rotação inicial) portanto o motor não pega e as vezes ele afoga o motor antes da partida pq ele/UCE faz a valvula injetora 'chorar desbragadamente"

Não seria o sensor MAP codigo de defeito 33 ou 34; sensor IAC motor de passos cod.35; ou o VSS sensor de velocidade.
Esses tres sensores + o sensor de abertura da borboleta são os vilões diretos... fora entrada falsa de ar (servo-freio e outros pontos de vácuo do coletor de admissão)
O VSS e o MAP influenciam para baixo quase morrendo... (é a minha experiência)
O IAC produz normalmente variação acelerada e o TPS/borboleta mantém a lenta alta ou soluça nas acelerações.
waldir
MONZA - GLS 95 2.0 EFI - Alcool - Vermelho Goya
- Danieldsa15
- Membro SR (Nível 4)
Waldir,
Pois é, vi vários fóruns falando sobre motor de passo, sensor de velocidade, da borboleta e MAP que podem ser os responsáveis!
Somente me causou surpresa a lenta estabilizar depois da troca do HEI!
Quando estava com o HEI paraguaio percebia que o carro as vezes perdia potência e a lenta ficava instável. Pois o HEI que pifou era GM provavelmente original 17 anos no carro, já estava bem velhinho.
Quando coloquei o novo Delphi percebi a melhora!
Quem sabe alguém no fórum já passou por isso?
Um abraço.
Pois é, vi vários fóruns falando sobre motor de passo, sensor de velocidade, da borboleta e MAP que podem ser os responsáveis!
Quando estava com o HEI paraguaio percebia que o carro as vezes perdia potência e a lenta ficava instável. Pois o HEI que pifou era GM provavelmente original 17 anos no carro, já estava bem velhinho.
Um abraço.
- waldir
- Membro 500EF (Nível 9)
- Ano: 1995
- Combustível:: Etanol
Danieldsa15 escreveu:Waldir,
Um abraço.
Daniel,
talvez o Carlos Freire tenha alguma experiência sobre isso. Se bem que ele recomenda quando ocorre problema com um sensor, avaliar os demais que interagem com a UCE.
O defeito pode ser originado de um "par-casado"

Vamos aguardar, que eu quero aprender e anotar no caderninho de problemas de possíveis causas.
Abs
waldir
MONZA - GLS 95 2.0 EFI - Alcool - Vermelho Goya
- Carlos A. Freire
- MODERADOR
- Ano: 1996
Sinceramente, nunca vi o módulo HEI deixar a marca lenta instável. Os sintomas comuns são: Sem faísca, falta de desempenho ou falhas no motor, estouros...
A grosso modo, o módulo vai chavear a bobina, levando seu negativo a terra momentaneamente para que no secundário tenha alta tensão. Ou seja, faz a vez do antigo platinado. Claro que com circuito melhorado entre chaveamento e bobina a fim de aumentar ou otimizar a alta tensão.
Se confirmado que o defeito de marcha lenta instável era do módulo HEI, e não coincidência também vou anotar esse sintoma ao caderninho.
Abs,
Carlos Freire
A grosso modo, o módulo vai chavear a bobina, levando seu negativo a terra momentaneamente para que no secundário tenha alta tensão. Ou seja, faz a vez do antigo platinado. Claro que com circuito melhorado entre chaveamento e bobina a fim de aumentar ou otimizar a alta tensão.
Se confirmado que o defeito de marcha lenta instável era do módulo HEI, e não coincidência também vou anotar esse sintoma ao caderninho.
Abs,
Carlos Freire
Monza GLS 96 - 2.0 EFI gasolina
São Paulo-SP
São Paulo-SP
- Danieldsa15
- Membro SR (Nível 4)
Pois é Carlos,
Nunca tinha lido nos fóruns algum relato sobre, achei até estranho!
Mas, sorte minha que por um acaso ao trocar o HEI a lenta estabilizar! Até imaginei que por ter dado erro 45 (tensão alta nos cilindros 1 e 4, se não me engano) poderia em algum momento contribuir para o sintoma.
Valeu pelos esclarecimentos dos Mestres!
Um abraço.
Nunca tinha lido nos fóruns algum relato sobre, achei até estranho!
Mas, sorte minha que por um acaso ao trocar o HEI a lenta estabilizar! Até imaginei que por ter dado erro 45 (tensão alta nos cilindros 1 e 4, se não me engano) poderia em algum momento contribuir para o sintoma.
Valeu pelos esclarecimentos dos Mestres!
Um abraço.