Eu tenho um cabeçote 2.0E STD guardado. É o original da minha Blazer 2.4 8v e serve em toda a linha GM Familia II. Está com uns 60.000 km rodados e quando tirei para trocar pelo outro rebaixado, ela não queimava óleo, então penso em nem mandar revisar, trocar guias, etc.
Algumas fotos dele e das medições que fiz:
Está do mesmo jeito que saiu da Blazer



Altura do cabeçote STD: 96,0mm

Diâmetro da válvula de adm original = 41,8mm
(no cabeçote que está na Blazer hoje eu troquei por outras de 43mm, mas neste não vou mexer para não encarecer o projeto):

Câmara com uma vela no lugar e preenchida com 43ml

Altura de 1,5mm até chegar na marcação de segurança do cabeçote.


Câmara com 10ml a menos (desbaste necessário para chegar nos 14:1 de taxa)


10 ml a menos correspondem a rebaixar 2mm (chega naquela parte plana, igual eu fiz no cabeçote que está na Blazer hoje)


Então, agora vamos aos cálculos.
Motor do Astra Flex 2.0 8v 128cv
Deslocamento por cilindro = 499,56ml
Taxa de compressão: 11,3:1
Volume da câmara STD (tudo que sobra de espaço com o pistão em cima, considerando junta, ponta da vela, etc): 48,5ml
Então, se eu rebaixá-lo em 1,5mm (7,5ml a menos), desbastando até chegar na marcação de segurança, ficarei com a taxa de 13,2:1
Se eu rebaixar 2mm (10ml a menos), ficarei com a taxa de 14:1.
A questão é que o pistão do flex é reto e passa 0,5mm para fora do bloco. Não sei se os do 2.0 à álcool também chegam a passar do bloco, nem se o fantona tirou 2mm no cabeçote do carro do zé bob, por exemplo.
Se alguém já tiver feito e realmente não pegar em nada (eu ACHO que não deve pegar porque a junta do flex esmagada tem cerca de 1,5mm), eu estou propenso a mandar -2mm e ir logo para os 14:1.
Foto do pistão 2.0 frex:


