Astra Flex + ignição CMRacing + velas Denso TT

Assuntos específicos relacionados a outras marcas e veículos.
Avatar do usuário
500EF
MODERADOR
Mensagens: 6031
Registrado em: 24 Ago 2007, 17:13
Cidade: BH
Estado: Minas Gerais-MG
Modelo: Monza 500 EF
Motor: 2.0
Ano: 1990
Combustível:: Etanol
Injeção: MPFi

Re: Astra Flex + ignição CMRacing + velas Denso TT

Mensagem não lida por 500EF »

Estou começando a juntar informações (coragem e grana) para fazer um cabeçote para colocar no Astra.

Eu tenho um cabeçote 2.0E STD guardado. É o original da minha Blazer 2.4 8v e serve em toda a linha GM Familia II. Está com uns 60.000 km rodados e quando tirei para trocar pelo outro rebaixado, ela não queimava óleo, então penso em nem mandar revisar, trocar guias, etc.

Algumas fotos dele e das medições que fiz:

Está do mesmo jeito que saiu da Blazer
Imagem
Imagem
Imagem

Altura do cabeçote STD: 96,0mm
Imagem

Diâmetro da válvula de adm original = 41,8mm
(no cabeçote que está na Blazer hoje eu troquei por outras de 43mm, mas neste não vou mexer para não encarecer o projeto):
Imagem

Câmara com uma vela no lugar e preenchida com 43ml
Imagem

Altura de 1,5mm até chegar na marcação de segurança do cabeçote.
Imagem
Imagem

Câmara com 10ml a menos (desbaste necessário para chegar nos 14:1 de taxa)
Imagem
Imagem

10 ml a menos correspondem a rebaixar 2mm (chega naquela parte plana, igual eu fiz no cabeçote que está na Blazer hoje)
Imagem
Imagem


Então, agora vamos aos cálculos.

Motor do Astra Flex 2.0 8v 128cv
Deslocamento por cilindro = 499,56ml
Taxa de compressão: 11,3:1
Volume da câmara STD (tudo que sobra de espaço com o pistão em cima, considerando junta, ponta da vela, etc): 48,5ml

Então, se eu rebaixá-lo em 1,5mm (7,5ml a menos), desbastando até chegar na marcação de segurança, ficarei com a taxa de 13,2:1

Se eu rebaixar 2mm (10ml a menos), ficarei com a taxa de 14:1.

A questão é que o pistão do flex é reto e passa 0,5mm para fora do bloco. Não sei se os do 2.0 à álcool também chegam a passar do bloco, nem se o fantona tirou 2mm no cabeçote do carro do zé bob, por exemplo.

Se alguém já tiver feito e realmente não pegar em nada (eu ACHO que não deve pegar porque a junta do flex esmagada tem cerca de 1,5mm), eu estou propenso a mandar -2mm e ir logo para os 14:1.

Foto do pistão 2.0 frex:
Imagem
Eduardo Rettore
Monza Classic 500 EF - 2.0i MPFi
Turbo@ 1 bar-Legalizado.
Leocastro
Membro 500EF (Ní­vel 9)
Mensagens: 5569
Registrado em: 27 Nov 2009, 08:15
Cidade: Montes Claros
Estado: Minas Gerais-MG
Modelo: Não tenho Monza :(

Re: Astra Flex + ignição CMRacing + velas Denso TT

Mensagem não lida por Leocastro »

Eduardo, show o projeto. Bem, os pistões do meu Bloco, 2.0 Gasolina, também saem estes 2mm pra fora! Fiquei com medo de pegar mas, não pega nadinha!
Atual: Astra G 2002 CD
EX - Monza Classic SE 2.0 MPFI 1991 2012-2017 80.000 km rodados nesse tempo!
EX - Astra Belga SW
EX - Monza SL/E 2.0 1990
Avatar do usuário
500EF
MODERADOR
Mensagens: 6031
Registrado em: 24 Ago 2007, 17:13
Cidade: BH
Estado: Minas Gerais-MG
Modelo: Monza 500 EF
Motor: 2.0
Ano: 1990
Combustível:: Etanol
Injeção: MPFi

Re: Astra Flex + ignição CMRacing + velas Denso TT

Mensagem não lida por 500EF »

2mm não... rsrsr

Se sair (e eu acho que os à gasolina não saem), é 0,5mm só.

Além disso, como eles têm uma cava, ajuda a não pegar em nada. Os flex são planos e os à álcool ainda têm uma "bolha" para cima...

Na Blazer eu tirei os 2mm do cabeçote e mais 0,7mm da junta. Mas os pistões do 2.4 gasolina têm uma cava bem grande...
Eduardo Rettore
Monza Classic 500 EF - 2.0i MPFi
Turbo@ 1 bar-Legalizado.
Leocastro
Membro 500EF (Ní­vel 9)
Mensagens: 5569
Registrado em: 27 Nov 2009, 08:15
Cidade: Montes Claros
Estado: Minas Gerais-MG
Modelo: Não tenho Monza :(

Re: Astra Flex + ignição CMRacing + velas Denso TT

Mensagem não lida por Leocastro »

O Rafaelo pode te dar certeza do tanto que sai! Rs.
Atual: Astra G 2002 CD
EX - Monza Classic SE 2.0 MPFI 1991 2012-2017 80.000 km rodados nesse tempo!
EX - Astra Belga SW
EX - Monza SL/E 2.0 1990
Avatar do usuário
500EF
MODERADOR
Mensagens: 6031
Registrado em: 24 Ago 2007, 17:13
Cidade: BH
Estado: Minas Gerais-MG
Modelo: Monza 500 EF
Motor: 2.0
Ano: 1990
Combustível:: Etanol
Injeção: MPFi

Re: Astra Flex + ignição CMRacing + velas Denso TT

Mensagem não lida por 500EF »

A informação dos +0,5mm veio dele... :wink:
Eduardo Rettore
Monza Classic 500 EF - 2.0i MPFi
Turbo@ 1 bar-Legalizado.
Rafaelo
MODERADOR
Mensagens: 10170
Registrado em: 13 Jan 2007, 10:32
Cidade: serra gaúcha
Estado: Rio Grande do Sul-RS
Modelo: Monza Hatch
Motor: 2.0
Ano: 1982
Combustível:: Etanol
Injeção: MPFi

Re: Astra Flex + ignição CMRacing + velas Denso TT

Mensagem não lida por Rafaelo »

muito legal, ontem eu e o Eduardo chegamos aos resultado e analise disso tudo pra ver se batia os valores e agora esta confirmado. agora em diante fica mais preciso qualquer analise se alguem tiver cabeçote injetado(camara meia lua)

realmente tem os 1.5mm da margem de fresagem em cabeçote STD. os cabeçote N20XF roletado tem 1.3mm de margem é essa diferença de 2 decimos a mais de taxa nos cabeçote N20XF 11.5:1 em relaçao ao cabeçote X20XE 11.3:1. ambos sao o mesmo motor flex.

uma coisa é certa, ate os -1.5mm STD nao tem risco de colisão de valvula.

14:1 alcool em mpfi digital vai ficar muito bom, bastante torque, economia, retomada,partida frio mais facil. otimo mesmo, porem a temperatura vai acionar mais rapido e com mais frequencia, mais pra isso ja inventaram a ventoinha ne hehehehe entao sem crise.


sem duvida o Leo se enganou, max 0.5mm em PMS isso nos flex e talvez pistao alcool(ainda temos duvidas se sai ou nao, eu acredito que sai)
Imagem
Imagem
PROecu - Injeções eletronica para monzas.
Avatar do usuário
500EF
MODERADOR
Mensagens: 6031
Registrado em: 24 Ago 2007, 17:13
Cidade: BH
Estado: Minas Gerais-MG
Modelo: Monza 500 EF
Motor: 2.0
Ano: 1990
Combustível:: Etanol
Injeção: MPFi

Re: Astra Flex + ignição CMRacing + velas Denso TT

Mensagem não lida por 500EF »

Rafaelo escreveu:uma coisa é certa, ate os -1.5mm STD nao tem risco de colisão de valvula.
Com -1,5mm eu vou para 13,2:1, que já não é pouco.

Com -1,7mm vai para 13,5:1.

Mas ainda fico bastante tentado a mandar arrancar logo -2mm e chegar aos 14:1... hehehe

Já até olhei numa retífica aqui perto e a plaina vai custar 70 dilmas...
Eduardo Rettore
Monza Classic 500 EF - 2.0i MPFi
Turbo@ 1 bar-Legalizado.
Leocastro
Membro 500EF (Ní­vel 9)
Mensagens: 5569
Registrado em: 27 Nov 2009, 08:15
Cidade: Montes Claros
Estado: Minas Gerais-MG
Modelo: Não tenho Monza :(

Re: Astra Flex + ignição CMRacing + velas Denso TT

Mensagem não lida por Leocastro »

Rs! Eu tinha em mente estes 2mm na cabeça!
Atual: Astra G 2002 CD
EX - Monza Classic SE 2.0 MPFI 1991 2012-2017 80.000 km rodados nesse tempo!
EX - Astra Belga SW
EX - Monza SL/E 2.0 1990
Responder