eu tinha duvidas se realmente era possivel um motor alcool ter partida fria rápida sem ajuda(gasolina tanquinho), tanto que isso gerou uma discussão entre eu e o Eduardo(500EF) ele alegava que poderia e eu seguindo a regra e os fatores alegando que nao. o alcool tem ponto de fulgor a 13°C ou seja, abaixo disso ele nao neboliza bem, cria gota no caso, outro fator é que os carros atuais(nem coloco o monza pq o sistema era outro EFI/carburaçao onde ja é prejudicado pela anatomia do sistema, diferente do MPFI que mistura dentro do cabeçote) pois entao eles nao tem partida fria alcool sem inj de gasolina abaixo dos 16°C, muitos ja se entregam a 18°C "queimando bateria" no arranque. o monza dispara o injetor gasolina a quanto, alguém sabe era 18?
e meus teste ate entao dizia que nao partiria a menos que 20°C. entao me manti cético ate esses dias
-------------------------
uma explicaçao antes:
como expliquei, meu motor N20XF é virgem precisa ser gerenciado por uma ECU(não uso a ECU Bosch 7.9.9 original do N20XF), eu uso uma ECU programável de engenharia atual chamada MegaSquirt em questao modelo MS2 V3.0 na qual tem instrução pra operar o N20XF originalmente sem adaptações, uso 95% do hardware N20XF original na ECU MS(o 5% fica na TB mecanica, nao uso acelerador eletronico pq gera adaptaçao). portanto nao uso ECU de nenhum carro não gosto de adaptaçao e limitações, de nenhum projeto ja existente como vectra-astra-zafira onde foi instalado o N20XF. no meu caso é um projeto unico e original N20XF monza <--> MS2
pois bem, o processo de engenharia de cadastro ECU de um motor que vai operar em situação de passeio e que atenda todas as exigência atual do controle anti-poluição nao é uma tarefa facil e rapida, exige muito tempo e conhecimento técnico.
outro fator importante de lembrar que projetei uma parte do codigo fonte da CPU pra a ECU megaquirt MS2, um codigo onde tem funções, algoritmos que foram feitos especialmente pra motores que queimam E100(alcool brasileiro) operar em baixas temperaturas sem falhar e ter partidas frias rapidas. e realmente deu resultado.
chega de falar rsrsrsrs vo postar o video
e nao parou por ae, fiz mais umas 7X partidas frias entre 11.5 a 14°C em diversos dias e todas primeira partida do dia, e todas foram entra 1.5 a 4 segundos de primeira.
ainda nao sei quando vai ser possivel ativar o injetor gasolina que é controlado pela ECU, antes tava < 20° ele injetava antes do código especial. agora to achando que abaixo dos < 8° deve começar a complicar de fato, só esperar esfriar mais pra saber.
procurem no utube oque tem de carro original atual que nao pegam ou se pegam matam a bateria antes, sao centenas de caso de partida frustradas, nem coloco o monza na comparação que seria muita covardia, a nao ser que meu sistema fosse um EFI com MS pra bater de frente com a multec 700.
obs: apesar de meu motor N20XF ser flex, a programaçao da ECU MS atualmente esta feita pra ser operada em alcool E100. por tanto esta otimizado apenas pro alcool puro no tanque. quando terminar a programaçao alcool faço uma pra somente gasolina. assim pode usar ambos combustivel com maior eficiencia. seria um flex manual.