partida fria de alta eficiencia(alcool)

Espaço para assuntos diversos que não se encaixam nas outras categorias.
Rafaelo
MODERADOR
Mensagens: 10170
Registrado em: 13 Jan 2007, 10:32
Cidade: serra gaúcha
Estado: Rio Grande do Sul-RS
Modelo: Monza Hatch
Motor: 2.0
Ano: 1982
Combustível:: Etanol
Injeção: MPFi

partida fria de alta eficiencia(alcool)

Mensagem não lida por Rafaelo »

resolvi compartilhar com vocês mais uma das minhas conquista pessoal e essa é das grandes que bate de frente com as montadoras atualmente e me fez pensar que eles deveriam rever seus conceitos de engenharia mecânica como eu acabo de fazer. como alguns ja sabem, estou programação e fazendo todo o processo de cadastramento do motor N20XF que tenho no meu monza de forma original sem adaptações, e como nesses dias esta fazendo um frio adequado pra teste e programação do motor, aproveito e faço oque tenho que fazer. cadastras a função partida fria da ECU(sistema de bombinha é gerenciada pela ECU MS)

eu tinha duvidas se realmente era possivel um motor alcool ter partida fria rápida sem ajuda(gasolina tanquinho), tanto que isso gerou uma discussão entre eu e o Eduardo(500EF) ele alegava que poderia e eu seguindo a regra e os fatores alegando que nao. o alcool tem ponto de fulgor a 13°C ou seja, abaixo disso ele nao neboliza bem, cria gota no caso, outro fator é que os carros atuais(nem coloco o monza pq o sistema era outro EFI/carburaçao onde ja é prejudicado pela anatomia do sistema, diferente do MPFI que mistura dentro do cabeçote) pois entao eles nao tem partida fria alcool sem inj de gasolina abaixo dos 16°C, muitos ja se entregam a 18°C "queimando bateria" no arranque. o monza dispara o injetor gasolina a quanto, alguém sabe era 18?

e meus teste ate entao dizia que nao partiria a menos que 20°C. entao me manti cético ate esses dias :)

-------------------------

uma explicaçao antes:
como expliquei, meu motor N20XF é virgem precisa ser gerenciado por uma ECU(não uso a ECU Bosch 7.9.9 original do N20XF), eu uso uma ECU programável de engenharia atual chamada MegaSquirt em questao modelo MS2 V3.0 na qual tem instrução pra operar o N20XF originalmente sem adaptações, uso 95% do hardware N20XF original na ECU MS(o 5% fica na TB mecanica, nao uso acelerador eletronico pq gera adaptaçao). portanto nao uso ECU de nenhum carro não gosto de adaptaçao e limitações, de nenhum projeto ja existente como vectra-astra-zafira onde foi instalado o N20XF. no meu caso é um projeto unico e original N20XF monza <--> MS2

pois bem, o processo de engenharia de cadastro ECU de um motor que vai operar em situação de passeio e que atenda todas as exigência atual do controle anti-poluição nao é uma tarefa facil e rapida, exige muito tempo e conhecimento técnico.

outro fator importante de lembrar que projetei uma parte do codigo fonte da CPU pra a ECU megaquirt MS2, um codigo onde tem funções, algoritmos que foram feitos especialmente pra motores que queimam E100(alcool brasileiro) operar em baixas temperaturas sem falhar e ter partidas frias rapidas. e realmente deu resultado.

chega de falar rsrsrsrs vo postar o video



e nao parou por ae, fiz mais umas 7X partidas frias entre 11.5 a 14°C em diversos dias e todas primeira partida do dia, e todas foram entra 1.5 a 4 segundos de primeira.

ainda nao sei quando vai ser possivel ativar o injetor gasolina que é controlado pela ECU, antes tava < 20° ele injetava antes do código especial. agora to achando que abaixo dos < 8° deve começar a complicar de fato, só esperar esfriar mais pra saber.

procurem no utube oque tem de carro original atual que nao pegam ou se pegam matam a bateria antes, sao centenas de caso de partida frustradas, nem coloco o monza na comparação que seria muita covardia, a nao ser que meu sistema fosse um EFI com MS pra bater de frente com a multec 700.


obs: apesar de meu motor N20XF ser flex, a programaçao da ECU MS atualmente esta feita pra ser operada em alcool E100. por tanto esta otimizado apenas pro alcool puro no tanque. quando terminar a programaçao alcool faço uma pra somente gasolina. assim pode usar ambos combustivel com maior eficiencia. seria um flex manual.
PROecu - Injeções eletronica para monzas.
Avatar do usuário
coy
Membro Classic SE (Ní­vel 8)
Mensagens: 2120
Registrado em: 12 Abr 2011, 16:16
Cidade: itaguai
Estado: Rio de Janeiro-RJ
Modelo: Monza Club
Motor: 2.0
Ano: 1994
Combustível:: GNV
Injeção: EFi

Re: partida fria de alta eficiencia(alcool)

Mensagem não lida por coy »

Puts, parabens pelo empenho e parabens ao Eduardo por ter lhe despertado a curiosidade.
http://www.monzeiros.com/forum/viewtopic.php?t=28526
MARCONI ALBERT
Avatar do usuário
waldir
Membro 500EF (Ní­vel 9)
Mensagens: 3638
Registrado em: 18 Mai 2008, 09:19
Cidade: Campinas
Estado: São Paulo-SP
Modelo: Monza GLS
Motor: 2.0
Ano: 1995
Combustível:: Etanol
Injeção: EFi

Re: partida fria de alta eficiencia(alcool)

Mensagem não lida por waldir »

muitos ja se entregam a 18°C "queimando bateria" no arranque. o monza dispara o injetor gasolina a quanto, alguém sabe era 18?
Rafaelo, foi muito bom de se ver o seu filme e que retrata o seu esforço e capricho.

Quanto a injeção de gasolina no TBI oficialmente(manual da injeção eletrônica do Monza 1993 disponível aqui no forum) a GM informa que os E100 abaixo de 20ºC começa a ter dificuldade na partida e que a UCE através da informação do CTS fornece pulso para o relé acionar a bombinha e o solenoide.

Na pratica, é quase imperceptível a injeção aos 18ºC e percebe-se melhor aos 15º C para baixo.

Houve um tempo que a injeção de gasolina no meu Monza não ocorria, até que eu coloquei um botão remoto chaveando o relé.

Depois quando fui ativar o PTC (desconhecia e no meu desde o início/95 estava desligado- peguei informações aqui no forum em 2008/9). Na ativação descobri que o relé de alta temperatura envia também informação do sensor de temperatura do cabeçote para a UCE ligar e desligar o PTC (estava queimado). Foi só trocar o sensor por um paralelo da DNI que a injeção de gasolina voltou a funcionar automaticamente.

Como tenho o botão de injeção instalado eu normalmente o uso na 1ª partida independente da temperatura ambiente... e é no intuito de economizar bateria e motor de partida. E a dosagem vai de um bzz (som do solenoide) até um bzzz bzzz quando a temperatura está em 10ºC que é raro por estas paragens. E o motor pega de 1ª logicamente.

Abs
waldir
MONZA - GLS 95 2.0 EFI - Alcool - Vermelho Goya
José Leal
MODERADOR
Mensagens: 7320
Registrado em: 07 Fev 2008, 13:56
Cidade: Goiânia
Estado: Goiás-GO
Modelo: Não tenho Monza :(

Re: partida fria de alta eficiencia(alcool)

Mensagem não lida por José Leal »

Bom, para início de conversa, olha como está o cofre desse Monza. Que coisa fantástica! Parabéns, Rafaelo!
E parabéns tb pelo trabalho no seu carro. Acompanho desde muito tempo e fico babando. Imagino esse carro desfilando por aí depois de terminado.

Sobre a partida com 100% de álcool, no Classic tb mal usa a partida a frio. Na verdade, provavelmente devida a taxa de compressão elevada, na fase de compressão pode ocorrer um aquecimento interessante da mistura, ajudando na partida. Situação essa análoga à dos motores diesel.
No seu caso, se o motor tivesse taxa de compressão para 100% álcool, provavelmente pegaria ainda mais rápido.

Muito fino o trabalho no Monza. Mais uma vez, parabéns!
Hoje ando de Escort SW e tenho um filho maravilhoso!
RicardoDS
MODERADOR
Mensagens: 6014
Registrado em: 14 Jan 2007, 13:52
Cidade: CWB
Estado: Paraná-PR
Modelo: Monza SLE
Motor: 1.8
Ano: 1988
Combustível:: Gasolina
Injeção: Carburador

Re: partida fria de alta eficiencia(alcool)

Mensagem não lida por RicardoDS »

José Leal escreveu:Sobre a partida com 100% de álcool, no Classic tb mal usa a partida a frio. Na verdade, provavelmente devida a taxa de compressão elevada
Deve ser por causa da temperatura aí.

Sistemas flex são doidos. Minha Meriva, mesmo setando com scanner que está usando álcool, leva 1 tanque completo pra começar a utilizar a gasolina da partida a frio.
Nesse primeiro tanque, partida a uns 20º só pega lá pelo 4º solo. Tadinha da bateria.
Depois do primeiro tanque, pega em qualquer temperatura, injeta pouca gasolina e pega sempre de primeira.
Monza SL/E 1.8 1988/1989
Astra 2.0 2009/2010
Uno Mille Economy 2009/2009 :oops:
José Leal
MODERADOR
Mensagens: 7320
Registrado em: 07 Fev 2008, 13:56
Cidade: Goiânia
Estado: Goiás-GO
Modelo: Não tenho Monza :(

Re: partida fria de alta eficiencia(alcool)

Mensagem não lida por José Leal »

É, por aqui deu aquela zica do motor emburrar e não querer pegar. Estava por volta de 15°C. Mas quando está uns 18, 19°C no MID, pega de primeira. Nunca deu azia.

Qqer dia desses eu pego um sensor de temperatura e coloco na água com gelo, só para ver o que vira.
Hoje ando de Escort SW e tenho um filho maravilhoso!
Rafaelo
MODERADOR
Mensagens: 10170
Registrado em: 13 Jan 2007, 10:32
Cidade: serra gaúcha
Estado: Rio Grande do Sul-RS
Modelo: Monza Hatch
Motor: 2.0
Ano: 1982
Combustível:: Etanol
Injeção: MPFi

Re: partida fria de alta eficiencia(alcool)

Mensagem não lida por Rafaelo »

valeu pessoal agradecido mesmo a todos, pelos elogios e dicas tb.

realmente sem voces tanto pra discutir(como o caso do Eduardo) ou criticar ou elogiar pra mim é sempre valido de qualquer forma.


Marconi, sem duvida sem ele pra me provocar e eu pra discordar(no bom sentido claro, tanto que ele sabe que sou chato mesmo hehehehe) daria por vencido e acharia que nao tem soluçao. foram mais de 50 dias projetando um novo codigo fonte pra ECU. e ainda é exclusivo e nao posso fornecer infelizmente, quer dizer sei la senao posso kkkkkk pq quero que outros tenham o mesmo beneficio que eu. isso seria direcionado ao pessoal da MS no caso.

no novo algortimo tem as seguintes funçoes de beneficiam a partida fria com alcool E100 sem uso de gasolina pra auxiliar a partida.


*mapa de avanço na fase arranque(mapeado conforme a temperatura da agua do motor), aos 12°C por exemplo tem 40° + 18°(inicial) de avanço

*duração da centelha na fase arranque(centelha de alta duraçao de permanencia) sai uma faisca bem encorpada com um Dwell de 15ms hehehe

*multiplos "primeiro pulsos" apos ligar a igniçao(mapeado conforme a temperatura da agua do motor) os 4 injetores pulsam juntos. é cada "TEC" que se escuta ao girar a chave conforme se percebe no video. ele deixa uma quantidade alta de alcool no coletor e se tiver um valvula ADM aberta(obvio que tem) ele injeta na cabeça do pistao o alcool. graças ao sistema MPFI e o coletor Nylon N20XF

*ISV(valvula controla o ar, equivalente ao IAC) aumento do vacuo na fase arranque, fazendo com que vaporizando a mistura com maior facilidade.

*aumento do comprimento do pulso no momento arranque ao limite da CPU 16 Bits


com todas essas melhorias o resultado é oque voces viram, eu mesmo nao acreditava que seria possivel, ate mesmo quando estava projetando o codigo. acha que pegaria ate uns 17°C depois teria que dar a segunda tentativa.




muito legal essa informaçao Waldir, eu realmente tinha uma suspeita que se travata de uma 'porta' PWM mapeada conforme a temperatura mais algo me chamou atençao nisso. o rele ficaria dando um ruido estranho de frequencia como mal contato em diversas temperatura do motor e ligaria de vez o rele aos atingir os 15°. confirma isso? se tem algum ruido no rele do injetor gasolina dentro do carro. acredito que nao seja PWM e sim um ON/OFF < 15° injeta por exemplo. sempre tive essa duvida.

o Ronaldo que tem um EFI 2.0 alcool de fabrica fez um video e o dele em 15°C sem gasolina nao pega mesmo e olha que ele quase derreteu a bateria, so com gasolina no tanquinho. é claro que nao fizemos um comparativo pq nao seria justo, sao sistemas totalmente diferentes o meu cai o combustivel dentro do cilindro sem ligar o motor. mais ele queria ver qual o ponto que precisa de gasolina no auxilio pra partir. entao realmente faz sentido oque tu disse Waldir.



grato Jose, deu e esta dando muito trabalho pra ter uma qualidade igual ou superior ao de fabrica atualmente, como voces ja perceperam sou bastante exigente(charope como queiram) mesmo que custe caro e que demore, a qualidade se paga depois. to bastante satisfeito agora hehehe

pois é, tava falando com Deco ontem, da uma peninha de andar com ele, o carro ta sem po algum na suspensao e motor, é como tu pegar um zero bala da agencia e meter na rua kkkkkkkk vai sujar ele. acho que me apaguei demais, bom la se vao 10 anos em cima e falta alguns anos pra dizer missao comprida. mais ta perto, pelo menos agora vou poder descer ele, o carro do Ronaldo vai entrar ali.

nao reparem na bagunça ate uma luz piloto coloquei pq to com o painel fora, e la dentro falta arrumar pq to re-instalando o tratamento termo acustico. estou focando nas prioridades agora dae dexei de lado.

a taxa é original do N20XF 11.5:1 adequada pro alcool fora que tenho uma frente de chama muito forte, mais oque tu testou de frio ae Jose? na tua regiao dentro da garagem nao deve ser muito frio. dae no sistema MPFI atual pega tao facil como o meu. certamente nao tava tão frio assim.

Ze um termometro laser mirado no meio do bloco é o mais correto. pena que tava sem o meu na ocasiao.

pra ter 11.5°C dentro da garagem fechada como aqui, la fora precisa ta uns 9°. como foi meu caso essa semana. abaixo mostro o resultado do datalog, outro teste que fiz.
PROecu - Injeções eletronica para monzas.
Rafaelo
MODERADOR
Mensagens: 10170
Registrado em: 13 Jan 2007, 10:32
Cidade: serra gaúcha
Estado: Rio Grande do Sul-RS
Modelo: Monza Hatch
Motor: 2.0
Ano: 1982
Combustível:: Etanol
Injeção: MPFi

Re: partida fria de alta eficiencia(alcool)

Mensagem não lida por Rafaelo »

mais um teste feito começo dessa semana onde tava bem frio aqui no sul.

fiz novos ajuste na programaçao das funçoes e uma nova partida do dia.
Imagem

a linha vermelha do DATAlog da ECU representa a temperatura da agua do motor o sensor CLT(cavalete agua) 11.3°C, reparem o titulo diz a data e a hora da partida. dentro da garagem fechada o teste obvio rsrsr.

foram 2.9 segundos a 11.3°C de primeira é rapido pra ckt usando apenas alcool sem gasolina pra partir de prima, tava bem frio. apliquei mais primer pulsos, mais avanço na partida e mais vacuo. praticamente a mesma coisa que no video anterior essa divergência é normal ta dentro da margem de erro.

so pra terem uma ideia, se eu conseguir em 8°C de primeira vou atingir o novo conceito da ford em partidas frias de injeçao direta especial que desenvolveram. acredito que da pra ir ate lá de prima vamos ver né.
PROecu - Injeções eletronica para monzas.
Responder