Novo monzeiro!!!

Você é novo na comunidade? Seja bem-vindo e apresente-se... :-)
Robson Lott
Membro Classic SE (Ní­vel 8)
Estado: São Paulo-SP
Modelo: Monza SLE
Motor: 2.0
Ano: 1987
Combustível:: Etanol
Injeção: Carburador

Novo monzeiro!!!

Mensagem não lida por Robson Lott »

:smt023

Ei o meu terceiro Monza. Escolhido pela vontade e experiência de ter outros dois de gerações distintas, esse modelo é um Classic SE com injeção MPFI LE-Jetronic com EZ-K e com um opcional que aprecio muito, uma vez que o tive em meu último carro brasileiro e que me ajudou em alguns momentos e me trouxe confiança em alguns momentos: freios ABS!

Peguei a indicação da venda desse carro em Setembro de 2014 e pesquisei sobre o modelo e características do que há de diferente nesse modelo, e me encantei!

Então, morando no exterior, pedi ajuda a um amigo que o visse pessoalmente e me relatasse o que tinha nesse exemplar. Eu não tinha a intenção de comprar nenhum carro no Brasil, não tinha dinheiro captalizado, tenho meu velho Golf 99 mexicano por lá e com várias dores de cabeça por problemas pessoais. Mas esse carro me deixou com uma pulga atrás da orelha, e é um exemplar que eu tenho como um modelo ideal que um dia eu quisesse, com um certo trabalho, como um sonho realizado. A cor, os opcionais, o estado, a dirigibilidade, tudo seria como se fosse algo “ideal” pra se ter em um Monza. E gerava uma atração por esse modelo e me fez pensar, compartilhar, obter outras informações que eu fui pesquisando, contactando o dono, e fiz uma lista de características desse carro para ver os prós e contras do modelo:

- Kilometragem razoável: 93k km
- Motor STD 2.0 com 121 CV de potência quando novo e 17,8 Kgmf de torque
- Azul Cezanne com interior monocromático azul
- Bons indícios de originalidade
- Boa quantidade de itens funcionando à contento
- Vários itens que necessitam de reparo, porém sem grandes custos/trabalho

Era complicado, impossível! Mas estava alí! Era aquele exemplar que eu imaginava um dia poder te-lo em mãos, sentado no banco do motorista, com minha esposa ao lado, viajando!!! Carajo! E agora????

Eu tive contato com dois camaradas que considero amigos e que me ajudaram muito na questão racional e emocional no envolvimento desse carro. O Leandro Castro e o Vinicius Silva. Esses dois fidumaégua mantiveram contato comigo durante essa jornada de saber o estado que o carro se encontrava e foi aí que o bicho pegou... Tava tudo sendo possível de te-lo, por mais que eu estivesse descapitalizado, com outras prioridades, morando fora, querendo voltar pro Brasil e assumindo um monte de outros problemas a serem resolvidos... Mas como Deus está nos iluminando e ajudando à aquilo que a gente quer, sem nos prejuducar, sem gerar consequências alheias, resolvi ajeitar uns palitinhos aqui, outros alí e diante aos meus e de minha patroa 15 dias de férias, resolvemos encarar uma viagem de quase 24 horas de vôos pra ir até Porto Alegre, onde marcamos com o atual dono, de ver o carro. Não assumimos nenhum compromisso, porém ele encarou o risco de esperar que eu chegasse dia 18 de dezembro de 2014 pra poder avaliar o carro e poder ou não compra-lo.

Me apresento como novo monzeiro: Robson Lott! E queria compartilhar com vcs essa nova conquista:

Imagem

Abraços!!! :D
- '87 SL/E 2.0 Álc Prata Andino 4p
* 20/11/18 146K km e contando...
:cachaca:
- '93 Classic SE MPFI Gas. - Azul Oxford 4p
* 18/12/14 93K km a 18/01/15 108K km
- '93 Class 2.0 Gas. - Cinza Hendell 4p
* 03/03/08 106K km a 13/07/09 126K km
- '88 SL/E 2.0 Álc - Prata Lunar 2p
* 17/10/06 105K km a 03/03/08 134K km

Imagem
Robson Lott

Re: Novo monzeiro!!!

Na verdade, inicialmente me deparei com o carro com características e pendências muito piores do que eu constatei durante esses 3 meses... Claro, isso são “ossos do ofício” de uma compra remota. Mas “coincidentemente”:

- Algum rolamento do alternador ou da bomba de direção hidráulica tava roncando bastante.
- A marcha lenta tava irregular
- Computador de bordo aparecendo uma autonomia maluca e o simbolo de KM piscante
- O forro de teto tava bem sujo com alguns desgastes e mofo, bastante mofo.
- O carpete do assoalho, no lado do passageiro, extremamente encharcado
- O rádio Shedar estava “saindo um som baixo”... quando cheguei, pediu o código, entramos com ele, e NADA saiu...
- Ar condicionado mal tinha o ventilador funcionando. O antigo dono comentou que estava “gelando” mas que derrepente o ventilador começou a queimar o fusível constantemente e que o motor elétrico estivesse pesado.
- Lâmpada do lado direito do painel digital queimada
- Conta giros meio louco
- Hodômetro rodado, mas não zerava o parcial

Então resolvi levar em um mecânico. Foi um custo encontrar os dois que eu peguei de recomendação, mas encontrei um que após dar uma volta no carro, me falou: “vc vai gastar uns 3k reais pra eu te deixar o carro todo arrumado” e outras asneiras mais como: trocar o motor do ventilador, trocar o compressor do A/C, trocar a bomba de DH, etc.

Mas pelo menos deu pra ter uma ajuda na noção do quanto eu ia negociar com o dono. Então analisei aquela inhaca na minha frente, conversei com minha esposa e cheguei no dono e lhe fiz uma proposta. O cara não pestanejou e aceitou! Então tiramos o carro de lá e fomos até a cidade dele a uns 60 km de Porto Alegre pra transferir a quantia e assinar o recibo.

Dessa maneira o carro agora era mais ou menos meu! O frio na barriga tomava conta pois ainda havia um risco de dar errado qualquer coisa de um carro de 21 anos de idade! Mas era como um legítimo escocês na embalagem azul especial. Tudo nele tinha um detalhe de refino e me agradava ter aquele carro velho nas mãos como algo que precisava ser cuidado e aproveitado. Igual a um bom scotch!

Abraços!

Imagem
Robson Lott

A intenção não é restaurar esse carro. Não sei ao bem o que é considerado uma "restauração", mas o intuito e limpar, preservar, usar, disfrutar, manutenir, consertar e tomar as devidas ações preventivas para que o uso constante (seja lá para que tipo de necessidade) seja feito de uma excelente maneira, tal como o carro pode oferecer naturalmente todos seus recursos a seu possuidor.

No dia seguinte, em Porto Alegre ainda, encontrei na internet mesmo um Bosch Car Service nas proximidades. Chama-se Valência e está perto do Iguatemi Shopping... Caraaaaaaaajo, que exemplar! O dono, o Sr. Paulo, extremamente atencioso, oficina limpa, organizada, com mecânicos mais experientes e educados. Eu NUNCA vi algo assim! E é simples, nada luxuoso, porém ideal!

A conta saiu cara, mas foi trocado:

- Correia Poly-V
- Esticador da correia Poly-V
- Velas + cabos de vela
- Rotor + tampa do distribuidor (que percebi recentemente que está com uma fissura no material de resina...)
- Cabo do freio de mão
- Óleo + filtro
- Filtro de ar + gasolina
- Lâmpadas
- Balanceamento dos 4 pneus
- Limpeza de TBI
- Ajuste do freio de mão
- Vedação de entradas falsas de ar no motor (que eu tive que intervir depois)
- Regulagem da marcha lenta

Então peguei a rodovia com minha esposa no sábado dia 20 e planejei um trajeto pela BR-101 pra ir até Curitiba! Carro excelente, nenhum ruído estranho, pneus balanceadinhos, suspensão firme e confortável, dinâmica de freios perfeita! Ótima viagem, se não fosse pelo calor da região de Florianópolis sem ar condicionado e consumo exagerado de 10km/L! Não entendia porquê, mas fiz uma referência com o baixo desempenho em pouca abertura da borboleta. Era tipo de umas falhadas leves, porém sem resposta de desempenho/aceleração nesse tipo de pisada leve no acelerador. Como é uma injeção burra, estúpid@, ignorante, chata e boba, a considero como ARTESANAL! E pra isso vou precisar brincar com minhas ferramentas e multímetro pra ver se tá tudo ok. Outra coisa que fiz foi analisar o arranhão com afundado no capô. O dono havia comentado comigo antes que sua esposa havia manobrado a camionete deles e raspou o parachoque dela no capô em forma de cunha do Monza. Só que nas fotos e em seus comentário, "um martelinho de ouro resolveria"... e me foodi com isso, pois pegou em vários lugares do capô. Me lembro do meu amigo ter me alertado sobre isso, porém mesmo se fosse um só, o serviço de ver se trocaria ou aproveitaria o capô e fizesse um desamasso ou lanternagem para um é o mesmo para os vários...

Em Curitiba, pus um fusível na posição do ventilador / A/C, abri o duto de ventilação do rotor do motor elétrico e passei lubrificante. Abri também o duto principal de ar, limpei alí, fiz um jumper em um presostato de acordo com as orientações do Leo Castro, testei o funcionamento do compressor do A/C, porém neca... Mas aproveitei também pra lubrificar o motor do limpador de parabrisas que estava lento, mas não surtiu tanto efeito assim. Consegui também abrir o Computador de Bordo, limpar a oxidação dos botões e passou a marcar TODAS as funções corretamente!!! Depois vou fazer o lance do papel alumínio, mas o alívio de ve-lo funcionando me fez suspirar mais uma vez e curtir aquele itenzinho sem vergonha que eu gosto tanto de olhar e monitorar as atividades do motorzão do Monza com a injeção analógica trabalhando...

De qualquer maneira, limpei os bancos dianteiros para que o forte cheiro de mofo não incomodasse mais, tal como incomodou nos 800 km iniciais que viajamos nesse carro. Comecei com Espuma mágica, e terminei em um Omo Líquido! Que inhaaaaaaaca de sujeira que saiu. A intenção era TIRAR os 2 bancos dianteiros, mas...

Imagem

Imagem

Motorista limpo e passageiro ainda sujo:

Imagem

Essa coloração desse tecido é a mesma para os Classic SE / Dilpomata monocromático CINZA? Ou é específico azul?

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Marcas de um carro preservado em garagem com laje de cimento, onde com o tempo as goteiras foram criando essa camada no teto. O bom é que não será necessário repintar, mas a feiura permaneceu:

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Shedar / Cheddar / Holandês / Roquefort bixado:

Imagem

Abraços!!!

Robson Lott

Imagem
RicardoDS
MODERADOR
Estado: Paraná-PR
Motor: 1.8
Ano: 1988
Combustível:: Gasolina

Mensagem não lida por RicardoDS »

Ótima notícia :D

As fotos não abriram :(

Vai voltar para o Brasil?
Monza SL/E 1.8 1988/1989
Astra 2.0 2009/2010
Uno Mille Economy 2009/2009 :oops:
mausan
Membro Class (Ní­vel 5)
Modelo: - SELECIONE --------

Mensagem não lida por mausan »

Parabéns, aguardamos as fotos.

Abs.

Mauro
Ex-Monza GLS 95/95 - 2.0 EFI álcool (saindo)
Azul Cezanne Perolizado
Ex-Meriva Maxx 1.4 - 11/12
Ex-Prisma LTZ 1.4 - 14/15

Atual - Palio Fire 1.0 15/16 - Ruim, mas e da empresa
Atual - Cívic LX 1.7 16v 01/02 - Preto - Auto
coy
Estado: Rio de Janeiro-RJ
Modelo: Monza Club
Ano: 1994
Combustível:: GNV
Injeção: EFi

Mensagem não lida por coy »

Parabéns pelo retorno ao Monza.
Pelo que entendi vc vai levar ele pras montanhas, mas como fara para legalizar?
ou vai voltar pra nossa pátria mãe?
Abraços
http://www.monzeiros.com/forum/viewtopic.php?t=28526
MARCONI ALBERT
sponchiado
Membro GL (Ní­vel 2)
Modelo: - SELECIONE --------

Mensagem não lida por sponchiado »

não consigo ver as fotos!!!!!!!!
Robson Lott

sacan@gem que não abriu as fotos! :( Poha de Dropbox! Vou postar no Picasa e edito em seguida...

De antemão, só queria comentar que foi um lapso de botar meu 486 DX2 66MHz aqui na cabeça pra processar o monte de coisa que ocorreu nessa aventura/ignorância/coragem/medo/bizarrice que fiz comprando esse carango! hehehehehe!!!!!

Nesse momento estou no Ecuador ainda. Ou seja, o Monza ficou em Belo Horizonte e alí ficará guardado sob 7 chaves até meu retorno definitivo, após quase 2.000 km de aventura só pra poder adquiri-lo durante essas férias.

Como eu tô no trampo e aqui tá no modo Big Brother, vou tentar redigir como foi tudo, ir aos poucos re-postando e re-compilando as fotos!

Abraços!!!

Robson Lott!

Imagem