Voltando a analisar cuidadosamente este tópico, vejo a oportunidade de tecer mais as seguintes considerações:
ESTE MONZA GLS 95/95, NA REALIDADE, É MUITO MAIS RARO DO QUE PODÍAMOS IMAGINAR !!!
Um Monza GLS 95, ao mesmo tempo, com disco de freio traseiro, retrovisor eletrocrômico e rodas diamantadas, devem ter saído pouquíssimas unidades. E o mais notável de tudo, ele é
2 portas (!!!). Quase todos os Monza 95 de 2 portas são GL ! Você tem em mãos uma relíquia de encher os olhos! Neste estado de conservação, então, dá para contar na mão quantos deste ainda devem ter no Brasil e ainda sobram dedos. Você pode notar que os Monza 95 aqui dos amigos Monzeiros são, praticamente, todos 4 portas. Isso me leva a crer que este Monza pode ser bem mais interessante do que aquele outro que apareceu primeiro e você deixou de comprar :smt005
MODELOS DE RODAS E SUAS VERSÕES:
Este modelo de roda que veio no seu carro, de certa forma, é um dos mais raros da versão GLS 95.
No
GLS 94/94, vinham de série rodas palitadas
(Aro 13) da versão
Barcelona, a precursora neste quesito. Posteriormente, esta roda palitada foi compartilhada pelas versões
650 (93),
SL/E (93),
Class (93),
Hi-Tech (93/94),
Club (94) e
GL (95/95). Na versão Barcelona, a roda vinha na cor do carro, prata perolizado, mesma cor e modelo que, curiosamente, era aplicada na
650, apesar de, nesta última versão, os veículos serem todos da cor vermelha (vinho). Nas versões
Class,
Hi-Tech e
Club (veículos vermelhos), a cor da roda palitada era a cinza convencional, todavia, as bordas (aro) da roda, nestas três versões, vinham diamantadas. Na versão
Club de veículos azuis, estes vinham equipados com as rodas pintadas de cinza
(Aro 14) da versão
Classic SE (91/93). De todos os modelos de Monza, esta roda diamantada (Aro 14) é exclusiva da versão GLS, aplicável somente nos 94/95 e numa pequena parte dos 95/95.
Monza Barcelona 92
Monza Hi-Tech 93
Monza GLS 94/94
Monza Club 94 (vermelho)
Monza Club 94 (azul)
Monza Classic SE 93
No GLS 94/95 e em alguns 95/95 (final de 1994 e começo de 1995), as exclusivas rodas diamantadas, idênticas às suas.
Monza GLS 95/95
No GLS 95/95 e nos 95/96, vinham de série as rodas do Kadett GSi (Aro 14), pintadas de cinza.
Monza GLS 95/96
FRISOS CROMADOS DOS PÁRA-CHOQUES:
Na versão GLS, os frisos cromados no pára-choque só vinham no modelo 94, para combinar com as molduras laterais das portas, que também vinham com frisos cromados (veja foto acima do GLS 94/94!). Nos GLS 94/95 em diante, as molduras das portas são mais estreitas e não possuem o friso cromado, por isso, não vinham frisos cromados nos pára-choques (repare no catálogo do Monza GLS 95). Mas, se você quiser colocar frisos cromados no pára-choque do seu carro, não tem problema, fica bonito também. Este é um acessório discreto, mas muito interessante!
OPCIONAL CURIOSO, FUNCIONAL E RARO DAS VERSÕES GL E GLS 94 EM DIANTE:
Alguns Monza também vinham equipados com controle de tempo do temporizador do limpador do pára-brisa. Você liga o limpador no nível 1 - temporizador. O limpador vai ser acionado 1 vez a cada 7 segundos. Uma vez acionado, você volta a alavanca na posição 0 (zero - inicial) e, após 10 segundos, leve-a, novamente, ao nível 1 - temporizador. Feito isso, o limpador passará a funcionar 1 vez a cada 10 segundos. Você pode escolher o tempo que quiser, dependendo da intensidade do chuvisco ou da garoa, para que o limpador funcione 1 vez, de 1 a 20 segundos. Faça o teste e veja se o seu Monza veio com este recurso.
Este recurso não está em todos os manuais do proprietário dos Monza, pois este procedimento vinha explicado em um documento à parte, na forma de "adendo" ao manual do proprietário. Incrível, né?
QUESITO ORIGINALIDADE:
Sobre a originalidade, aí vai de você, amigão. Tem Monzeiros mais conservadores como eu, que prezam pela originalidade absoluta, a qualquer custo. Mas também tem Monzeiros mais liberais, que preferem equipar seus exemplares com acessórios originais de Monza de outros anos de fabricação ou modelos, tais como painel digital, spoiler dianteiro, faróis de neblina, bancos de couro etc. ou com acessórios mais sofisticados, tais como led no painel (no lugar de lâmpadas), faróis com lâmpadas de xenônio, rodas esportivas etc.
PROCEDIMENTO PARA INÍCIO DA RESTAURAÇÃO DAS RODAS ORIGINAIS DIAMANTADAS:
Voltando à questão das rodas do seu carro, creio que não há necessidade de uma reforma (propriamente dita), porque o seu carro é muito novo e as rodas estão em perfeito estado. Eu tentaria, primeiro, fazer um polimento à mão, com uma cera Grand Prix tradicional (lata amarela mesmo). Cada vez que você tiver um tempinho, seja num final de semana, feriado ou à noite, faça uma roda de cada vez. Lave-a bem com uma escovinha de roupa macia na parte de dentro e com uma esponja macia na parte de fora (sempre com água e detergente neutro), deixe secar bem e dê início ao polimento. Depois que você terminar as 4 rodas, aguarde por algumas semanas e repita o procedimento. Aos poucos você conseguirá recuperar o brilho do acabamento original da roda.
No primeiro polimento, você sentirá que a superfície a ser polida vai estar um tanto "áspera" ou "ressecada". Vai uma cera danada. Mas, do segundo polimento em diante, você notará que a peça já estará bem mais lisa e o brilho será cada vez mais intenso, com uma quantidade bem menor de cera.
A aplicação da cera você pode fazer com uma flanela branca (a laranja solta tinta) ou com um pedaço pequeno de esponja (daquelas bem macias, de lavar carro). Evite deixar secar ou acumular resíduos de cera, principalmente nos cantinhos da peça. Para remover a cerca e obter brilho, você passa só a flanela branca, sempre virando o lado da flanela. Passe a flanela em uma parte da roda, vire a flanela, passe em outra área, vire de novo e assim por diante.
Se você encontrar graxa ou pequenas pedrinhas de piche na roda, remova-as com um pano pequeno, antes de encerar a superfície. Molhe o pano, torça bem e depois, umedeça este mesmo pano com um pouco de querosene, daqueles que a gente encontra no mercado. Não esfregue o pano com muita força, para não riscar o acabamento da roda. O querosene irá derreter a graxa e o piche. Aí você lava bem com água e detergente neutro as áreas contaminadas com o querosene, enxaguando bem, antes do querosene secar. Jamais use sabão em pó para lavar o carro, nem mesmo nas rodas. Detergente neutro e muita sombra, sempre! Lembre-se, ainda, de que roda dianteira que estiver com muita graxa na parte de dentro, indica que a coifa da junta homocinética pode ter sido violada, necessitando troca. Paguei R$12,00 na minha
Para obter melhores condições de trabalho e segurança e resultado no polimento, sugiro que você remova a roda do veículo, trabalhando-a sob uma bancada. Outra coisa, se fosse no meu carro, eu faria este procedimento nos dois lados da roda.
Lembre-se de sacar a calotinha central, empurrando-a com a mão, de dentro para fora. Se você usar uma chave de fenda para sacá-la, poderá danificar o acabamento tanto da calotinha, quanto da roda. Quando for reinstalar a calotinha, posicione a roda com o bico de calibragem do pneu sempre virado para baixo. Esta é a posição correta.
Outra coisa: se as rodas estiverem cinza, porém, brilhantes, pode ser que elas tenham, mesmo, recebido uma mão de tinta pelo ex-proprietário. Mas, se elas estiverem cinza, foscas a meio-foscas e "ressecadas" ao toque da mão, estado este que eu tenho quase certeza que elas estão, então, elas ainda preservam, sem dúvida alguma, o acabamento original diamantado. Todavia, como o acabamento original diamantado recebe um verniz de proteção, tal como ocorria nas rodas originais "ralinho" dos Opala Diplomata 85/87 e dos Opala Comodoro 88/90, o tempo e as lavagens, sem um frequente polimento, acabam fosqueando o verniz. Consequentemente, o acabamento sucumbe ao estado que se encontram, ou seja, ao fosco/semi-fosco. Mas, nada que seja difícil de se resolver, por enquanto, conforme relatei acima.
A diferença entre uma roda diamantada tratada ou restaurada e outra que sofreu com o tempo e com produtos de limpeza é mais ou menos esta:
Diamantada tratada ou restaurada.
Diamantada fosqueada (acinzentada) pelo tempo. Algumas chegam a ficar levemente esbranquiçadas!
Compare as rodas destes dois Monza da foto abaixo, belíssimos Monza e dois dos mais novos que já vi aqui no forum. As rodas do Monza vermelho estão mais brilhantes, creio eu, pelo fato deste Monza ser mais novo do que o azul. As rodas do Monza azul estão perfeitas e o polimento renovaria o brilho, recuperando o acabamento ostentado pelas rodas do Monza vermelho, jamais necessitando de reforma.
viewtopic.php?f=33&t=27344
Então, comece, primeiro, a passar a cera. O brilho vai melhorar bastante, com a vantagem de a cera não danificar o acabamento original da peça. O procedimento requer paciência, mas vale muito a pena. Se você não conseguir um resultado satisfatório, mande fotos das rodas para nós darmos uma nova olhada. E então, pensaremos em uma nova solução, se for o caso (um polimento profissional, com restauração do verniz, por exemplo).
MÉDIA RODOVIÁRIA DO MONZA VERSÃO GLS 95/95, EQUIPADO COM MOTOR 2.0 EFI MOVIDO À GASOLINA:
Com motor 2.0 EFI à gasolina, o seu Monza pode chegar a uma média rodoviária de, pelo menos, 12,0 km/l. Tive experiência com um GL 94, 4 portas, sem AR, andando a 80/100 km/h que fiz 13,8 km/l com gasolina comum. A GM prometia, na época, média rodoviária não inferior a 10km/l.
Bom, é isso aí!
Me desculpe pelas delongas. É que eu fique fascinado pelo seu carro, tamanha a raridade deste exemplar! :smt107
Abraço