Amigos, quero passar aqui uma experiência que resultou numa economia 'relativa' de no mínimo R$110,00 (marca Sagem) ou Valeo R$ 100,00 ou pagar R$ 190,00 (GM/Delphi) ou MaxAuto R$ 60,00
Premissa: Quando o sensor está com defeito a lâmpada de marcha ascendente (Shift Light) não acende nunca e o veículo morre em desacelerações.
Então, o Shift Light do meu Monza parou de funcionar e ao parar no semáforo (farol, sinal, sinaleira, no vermelho) não chegava morrer, mas quase, se eu não segurasse na embreagem.
Eram características que estava ‘pifando’ o VSS e eu teria que enfiar a mão no bolso com escorpião e tudo.

Resolvi testar com a caneta de polaridade e o aterramento estava perfeito e a voltagem também.

Teste 1 = verificar o aterramento (chave desligada, garra da caneta no positivo)
Teste 2 = Verificar se há tensão (chave ligada sem acionar o motor, garra da caneta no negativo)
Teste 3 – Girar a Roda Dianteira Esquerda e os Leds da caneta piscarão alternadamente, (garra da caneta no negativo)
Não fiz o teste 3 por pura preguiça de pegar o macaco e pedir ajuda para ver piscar ou virar a roda.

Considerei naquele momento que na marcha lenta não havia oscilação; e que poderia ser talvez mau contato por que tensionei o fio ao colocar presilha plástica, quando estava fazendo a instalação do HEI EXTERNO. E aí resolvi examinar melhor o VSS.
Primeiro: é apertar com os dedos de uma mão a seção quadrada do sensor (vide foto/diagrama abaixo) para liberar a trava do encaixe fêmea e puxar o encaixe fêmea com a outra
.
Segundo: Uma vez desconectado, tire/desenrosque o cabo do velocímetro e
Terceiro: desenrosque o Sensor, com uma chave inglesa foi possível dar um toque na porca (22 ou 23mm) para soltá-lo e o restante soltei na mão.
No meu caso, percebi que os contatos estavam com zinabre. Espirrei limpa contatos para ajudar e com uma liminha, fininha e estreitinha eu limei os 3 contatos machos com muito cuidado. Mais uma ou duas espirradas de limpa contato...
Na contra peça, ou seja no conector fêmea preso ao chicote, outra liminha fininha, só que redonda-conica, e limei os tubinhos e tome limpa contatos.
Remontei tudo no lugar e saí para dar uma volta de teste. Funcionou perfeitamente e o shift Light idem nos tempos previstos.

A foto do Sensor estava disponível no Tio Google - A peça correta para o Monza mecãnico é 90149078 - 8 PULSOS
ATENÇÃO:
Mexer em peças delicadas é por sua conta e risco e não conte comigo, me inclua fora dessa.

Para dar uma ideia para quem nunca mexeu com o sensor, para soltá-lo aperte com os dedos firmemente onde está indicado pelas setas da foto acima que o plástico deforma liberando a trava do conector fêmea.
Na peça que você apertou estão os pinos de contato que representei acima e a direita, por serem de latão pode formar zinabre/oxidação e no tubinho da peça fêmea onde se encaixam os pinos também são de latão e zinabram.
Se vc não tiver uma liminha use uma lixa de unha cortada longitudinal ao meio para limpar os pinos.
E no tubinho fêmea é suficiente limpar as bordas devido os pinos serem cônicos. Para limpar as bordas pode ser usado um prego maior que o orifício girando-o levemente para tirar o zinabre e use o limpa contato.
São peças delicadas e se fizer força acabam detonando, o que vai lhe custar uma nova e se estragar a fêmea vai precisar de sorte e achar uma num desmanche além do serviço de soldagem.
Este sensor que estou usando tem 5 anos e não é Delphi/GM e sim Valeo (paguei na época R$ 90,00 + R$ 30,00 de M.O) e vai saber se quando fiz a troca numa auto-elétrica, não tinha ocorrido o mesmo problema de oxidação? O sensor ficou por lá :smt021
Não se chora sobre leite derramado há 5 anos

O mau contato devido o zinabre vai continuar sendo critico por que ao lixar as peças remove-se (se ainda havia) a camada protetora e quando ocorrer falhas novamente um segundo procedimento poderá ainda resolver.
waldir
21.01.14