VSS - SENSOR DE VELOCIDADE

Tem alguma dica sobre manutenção? Divulgue! Leia e mantenha seu Monza em dia!
Avatar do usuário
waldir
Membro 500EF (Ní­vel 9)
Mensagens: 3638
Registrado em: 18 Mai 2008, 09:19
Cidade: Campinas
Estado: São Paulo-SP
Modelo: Monza GLS
Motor: 2.0
Ano: 1995
Combustível:: Etanol
Injeção: EFi

VSS - SENSOR DE VELOCIDADE

Mensagem não lida por waldir »

VSS - Vehicle Speed Sensors

Amigos, quero passar aqui uma experiência que resultou numa economia 'relativa' de no mínimo R$110,00 (marca Sagem) ou Valeo R$ 100,00 ou pagar R$ 190,00 (GM/Delphi) ou MaxAuto R$ 60,00

Premissa: Quando o sensor está com defeito a lâmpada de marcha ascendente (Shift Light) não acende nunca e o veículo morre em desacelerações.

Então, o Shift Light do meu Monza parou de funcionar e ao parar no semáforo (farol, sinal, sinaleira, no vermelho) não chegava morrer, mas quase, se eu não segurasse na embreagem.

Eram características que estava ‘pifando’ o VSS e eu teria que enfiar a mão no bolso com escorpião e tudo. :oops:

Resolvi testar com a caneta de polaridade e o aterramento estava perfeito e a voltagem também.

Imagem

Teste 1 = verificar o aterramento (chave desligada, garra da caneta no positivo)

Teste 2 = Verificar se há tensão (chave ligada sem acionar o motor, garra da caneta no negativo)

Teste 3 – Girar a Roda Dianteira Esquerda e os Leds da caneta piscarão alternadamente, (garra da caneta no negativo)

Não fiz o teste 3 por pura preguiça de pegar o macaco e pedir ajuda para ver piscar ou virar a roda. :mrgreen:

Considerei naquele momento que na marcha lenta não havia oscilação; e que poderia ser talvez mau contato por que tensionei o fio ao colocar presilha plástica, quando estava fazendo a instalação do HEI EXTERNO. E aí resolvi examinar melhor o VSS.

Primeiro: é apertar com os dedos de uma mão a seção quadrada do sensor (vide foto/diagrama abaixo) para liberar a trava do encaixe fêmea e puxar o encaixe fêmea com a outra
.
Segundo: Uma vez desconectado, tire/desenrosque o cabo do velocímetro e

Terceiro: desenrosque o Sensor, com uma chave inglesa foi possível dar um toque na porca (22 ou 23mm) para soltá-lo e o restante soltei na mão.

No meu caso, percebi que os contatos estavam com zinabre. Espirrei limpa contatos para ajudar e com uma liminha, fininha e estreitinha eu limei os 3 contatos machos com muito cuidado. Mais uma ou duas espirradas de limpa contato...

Na contra peça, ou seja no conector fêmea preso ao chicote, outra liminha fininha, só que redonda-conica, e limei os tubinhos e tome limpa contatos.

Remontei tudo no lugar e saí para dar uma volta de teste. Funcionou perfeitamente e o shift Light idem nos tempos previstos.

Imagem

A foto do Sensor estava disponível no Tio Google - A peça correta para o Monza mecãnico é 90149078 - 8 PULSOS

ATENÇÃO:

Mexer em peças delicadas é por sua conta e risco e não conte comigo, me inclua fora dessa. :roll: :D

Para dar uma ideia para quem nunca mexeu com o sensor, para soltá-lo aperte com os dedos firmemente onde está indicado pelas setas da foto acima que o plástico deforma liberando a trava do conector fêmea.

Na peça que você apertou estão os pinos de contato que representei acima e a direita, por serem de latão pode formar zinabre/oxidação e no tubinho da peça fêmea onde se encaixam os pinos também são de latão e zinabram.

Se vc não tiver uma liminha use uma lixa de unha cortada longitudinal ao meio para limpar os pinos.

E no tubinho fêmea é suficiente limpar as bordas devido os pinos serem cônicos. Para limpar as bordas pode ser usado um prego maior que o orifício girando-o levemente para tirar o zinabre e use o limpa contato.

São peças delicadas e se fizer força acabam detonando, o que vai lhe custar uma nova e se estragar a fêmea vai precisar de sorte e achar uma num desmanche além do serviço de soldagem.

Este sensor que estou usando tem 5 anos e não é Delphi/GM e sim Valeo (paguei na época R$ 90,00 + R$ 30,00 de M.O) e vai saber se quando fiz a troca numa auto-elétrica, não tinha ocorrido o mesmo problema de oxidação? O sensor ficou por lá :smt021
Não se chora sobre leite derramado há 5 anos :?

O mau contato devido o zinabre vai continuar sendo critico por que ao lixar as peças remove-se (se ainda havia) a camada protetora e quando ocorrer falhas novamente um segundo procedimento poderá ainda resolver.

waldir
21.01.14
Editado pela última vez por waldir em 21 Jan 2014, 21:25, em um total de 2 vezes.
MONZA - GLS 95 2.0 EFI - Alcool - Vermelho Goya
Julio Cesar Ledo
Membro Classic SE (Ní­vel 8)
Mensagens: 2086
Registrado em: 06 Mar 2012, 21:21
Cidade:
Estado: - SELECIONE --------
Modelo: - SELECIONE --------

Re: VSS - SENSOR DE VELOCIDADE

Mensagem não lida por Julio Cesar Ledo »

Tive que trocar o meu Original GM justamente por perder marcha lenta ao para num sinal.... Depois da troca (foi utilizado um novo MTE) e carro estabilizou a marcha lenta e as 'quedas de giro' agora são gradativas e não buscas como antigamente...

Meu carro não tem Shift Light instalado no painel....

O que reparei após a troca do VSS é marcha lenta estável, ao desengrenar o carro a 5.000RPM o giro cai aos poucos, exemplo cai até 4.000 ai segura o giro, ai cai mais um pouco até 2.000 RPM e segura o giro, e cai para os normais 1.000~900RPm da lenta...

Antes o giro caia direto, de 5.000RPM para 1.000 direto, e baixava dos 1.000RPM oscilando entre 600~1.000RPM por umas três vezes até estabilizar...

Bacana o tópico teria sido muito útil para mim a um ano atrás !

Abraço !
Que carro vc tem?
Eu não tenho um carro!
Como assim?
EU TENHO UM MONZA!
Avatar do usuário
waldir
Membro 500EF (Ní­vel 9)
Mensagens: 3638
Registrado em: 18 Mai 2008, 09:19
Cidade: Campinas
Estado: São Paulo-SP
Modelo: Monza GLS
Motor: 2.0
Ano: 1995
Combustível:: Etanol
Injeção: EFi

Re: VSS - SENSOR DE VELOCIDADE

Mensagem não lida por waldir »

Julio,

eu não sabia que a MTE tinha uma linha de VSS

e como está em relação a preços?

Abs

waldir
MONZA - GLS 95 2.0 EFI - Alcool - Vermelho Goya
Julio Cesar Ledo
Membro Classic SE (Ní­vel 8)
Mensagens: 2086
Registrado em: 06 Mar 2012, 21:21
Cidade:
Estado: - SELECIONE --------
Modelo: - SELECIONE --------

Re: VSS - SENSOR DE VELOCIDADE

Mensagem não lida por Julio Cesar Ledo »

Waldir o VSS custou na época 59 R$, achei um bom CxB !

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Ainda tenho o original GM, quem sabe um dia eu testo ele com as suas dicas do chicote e problemas de mal contato, se bobear o meu tá bom !

Abração !
waldir escreveu:Julio,

eu não sabia que a MTE tinha uma linha de VSS

e como está em relação a preços?

Abs

waldir
Que carro vc tem?
Eu não tenho um carro!
Como assim?
EU TENHO UM MONZA!
Avatar do usuário
waldir
Membro 500EF (Ní­vel 9)
Mensagens: 3638
Registrado em: 18 Mai 2008, 09:19
Cidade: Campinas
Estado: São Paulo-SP
Modelo: Monza GLS
Motor: 2.0
Ano: 1995
Combustível:: Etanol
Injeção: EFi

Re: VSS - SENSOR DE VELOCIDADE

Mensagem não lida por waldir »

Ledo,

muito boa sua informação.

Baixei o catálogo: http://www.mte-thomson.com.br/site/wp-c ... 1-2012.pdf

Sobre os 2 sensores de temperatura eu não tenho queixa, porém, na válvula termostática deu conflito com o sensor e precisei devolver na autopeças e ficar com um credito na época, e retornar a velha Whaler.

Abs

waldir
MONZA - GLS 95 2.0 EFI - Alcool - Vermelho Goya
vrsilva
Membro Hi-Tech (Ní­vel 10)
Mensagens: 6510
Registrado em: 12 Dez 2010, 11:47
Cidade:
Estado: - SELECIONE --------
Modelo: - SELECIONE --------

Re: VSS - SENSOR DE VELOCIDADE

Mensagem não lida por vrsilva »

Waldir só pra te ajudar a acrescentar informações...

Quando o VSS está com defeitos realmente a luz de injeção não acende... a não ser em um momento...
Pegar longas descidas com o carro engrenado e sem pisar no acelerador, ou seja, usar o freio motor por algum tempo...

O meu está queimado e descobri que ele estava com problemas à um bom tempo, pois antes de pifar por completo o carro variava a lenta um pouco, e nas desacelerações o giro caía bem dos 1000rpm... com ele completamente morto agora, não tenho mais esses problemas, só o de cair o giro quando pisar na embreagem, e outro problema que também indica sensor queimado...

Usando o freio motor com o sensor queimado, vai deixar a central cega sobre a velocidade, e não irá ativar a função cut-off que funciona em qualquer velocidade, mesmo abaixo dos 60km/h, pois percebi isso pelo cheiro de excesso de álcool no tbi durante o uso do freio motor, como uso muito o freio motor, todas as vezes a luz se acendia e o cheiro de álcool vinha quase que instantaneamente...

Sem contar com a luz de troca de marchas ascendente que pifou... não sinto muita falta dela não... mas se tem, deve funcionar...

Vou por um sensor paralelo mesmo, pois não é um sensor que exija muita qualidade, até porque ele é apenas um pulsador... Sendo de marca famosa não trará problemas, diferente de um módulo HEI que exige qualidade de ponta mesmo...
Vinícius Ribeiro - Mecatronico.
EX - Monza GLS 93/94 2.0 E.F.I Alcool verde vivaldi.
Monza GLS 94/95 2.0 E.F.I Alcool Cinza Bartok 116cv.
Avatar do usuário
waldir
Membro 500EF (Ní­vel 9)
Mensagens: 3638
Registrado em: 18 Mai 2008, 09:19
Cidade: Campinas
Estado: São Paulo-SP
Modelo: Monza GLS
Motor: 2.0
Ano: 1995
Combustível:: Etanol
Injeção: EFi

Re: VSS - SENSOR DE VELOCIDADE

Mensagem não lida por waldir »

Vinicius,

E vc consegue dirigir com a luz de alerta da ignição acesa (código 24) e fazendo malabarismos com a embreagem e acelerador?

Vc está deixando a UCE maluca de tanto cálculos para suprir a falha :D :D :D

Abs
waldir
MONZA - GLS 95 2.0 EFI - Alcool - Vermelho Goya
Julio Cesar Ledo
Membro Classic SE (Ní­vel 8)
Mensagens: 2086
Registrado em: 06 Mar 2012, 21:21
Cidade:
Estado: - SELECIONE --------
Modelo: - SELECIONE --------

Re: VSS - SENSOR DE VELOCIDADE

Mensagem não lida por Julio Cesar Ledo »

O meu VSS tb não acusava erro na luz de Injeção Eletrônica ! rs rs Somente uma vez ela acendeu e ao levar o carro no mecânico acusou falha no VSS, já com o novo MTE, mas era mal contato no chicote que os caras da oficina mexeram para colocar a barra de direção hidráulica nova...

Aliás, eu tenho um medo daquela luz de injeção, rs rs, eu preciso ela mas tenho medo dela ! rs rs

Abração a todos !
Que carro vc tem?
Eu não tenho um carro!
Como assim?
EU TENHO UM MONZA!
Responder