VSS - SENSOR DE VELOCIDADE
- waldir
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- Motor: 2.0
- Ano: 1995
- Combustível:: Etanol
- Injeção: EFi
VSS - SENSOR DE VELOCIDADE
VSS - Vehicle Speed Sensors
Amigos, quero passar aqui uma experiência que resultou numa economia 'relativa' de no mínimo R$110,00 (marca Sagem) ou Valeo R$ 100,00 ou pagar R$ 190,00 (GM/Delphi) ou MaxAuto R$ 60,00
Premissa: Quando o sensor está com defeito a lâmpada de marcha ascendente (Shift Light) não acende nunca e o veículo morre em desacelerações.
Então, o Shift Light do meu Monza parou de funcionar e ao parar no semáforo (farol, sinal, sinaleira, no vermelho) não chegava morrer, mas quase, se eu não segurasse na embreagem.
Eram características que estava ‘pifando’ o VSS e eu teria que enfiar a mão no bolso com escorpião e tudo.
Resolvi testar com a caneta de polaridade e o aterramento estava perfeito e a voltagem também.
Teste 1 = verificar o aterramento (chave desligada, garra da caneta no positivo)
Teste 2 = Verificar se há tensão (chave ligada sem acionar o motor, garra da caneta no negativo)
Teste 3 – Girar a Roda Dianteira Esquerda e os Leds da caneta piscarão alternadamente, (garra da caneta no negativo)
Não fiz o teste 3 por pura preguiça de pegar o macaco e pedir ajuda para ver piscar ou virar a roda.
Considerei naquele momento que na marcha lenta não havia oscilação; e que poderia ser talvez mau contato por que tensionei o fio ao colocar presilha plástica, quando estava fazendo a instalação do HEI EXTERNO. E aí resolvi examinar melhor o VSS.
Primeiro: é apertar com os dedos de uma mão a seção quadrada do sensor (vide foto/diagrama abaixo) para liberar a trava do encaixe fêmea e puxar o encaixe fêmea com a outra
.
Segundo: Uma vez desconectado, tire/desenrosque o cabo do velocímetro e
Terceiro: desenrosque o Sensor, com uma chave inglesa foi possível dar um toque na porca (22 ou 23mm) para soltá-lo e o restante soltei na mão.
No meu caso, percebi que os contatos estavam com zinabre. Espirrei limpa contatos para ajudar e com uma liminha, fininha e estreitinha eu limei os 3 contatos machos com muito cuidado. Mais uma ou duas espirradas de limpa contato...
Na contra peça, ou seja no conector fêmea preso ao chicote, outra liminha fininha, só que redonda-conica, e limei os tubinhos e tome limpa contatos.
Remontei tudo no lugar e saí para dar uma volta de teste. Funcionou perfeitamente e o shift Light idem nos tempos previstos.
A foto do Sensor estava disponível no Tio Google - A peça correta para o Monza mecãnico é 90149078 - 8 PULSOS
ATENÇÃO:
Mexer em peças delicadas é por sua conta e risco e não conte comigo, me inclua fora dessa.
Para dar uma ideia para quem nunca mexeu com o sensor, para soltá-lo aperte com os dedos firmemente onde está indicado pelas setas da foto acima que o plástico deforma liberando a trava do conector fêmea.
Na peça que você apertou estão os pinos de contato que representei acima e a direita, por serem de latão pode formar zinabre/oxidação e no tubinho da peça fêmea onde se encaixam os pinos também são de latão e zinabram.
Se vc não tiver uma liminha use uma lixa de unha cortada longitudinal ao meio para limpar os pinos.
E no tubinho fêmea é suficiente limpar as bordas devido os pinos serem cônicos. Para limpar as bordas pode ser usado um prego maior que o orifício girando-o levemente para tirar o zinabre e use o limpa contato.
São peças delicadas e se fizer força acabam detonando, o que vai lhe custar uma nova e se estragar a fêmea vai precisar de sorte e achar uma num desmanche além do serviço de soldagem.
Este sensor que estou usando tem 5 anos e não é Delphi/GM e sim Valeo (paguei na época R$ 90,00 + R$ 30,00 de M.O) e vai saber se quando fiz a troca numa auto-elétrica, não tinha ocorrido o mesmo problema de oxidação? O sensor ficou por lá :smt021
Não se chora sobre leite derramado há 5 anos
O mau contato devido o zinabre vai continuar sendo critico por que ao lixar as peças remove-se (se ainda havia) a camada protetora e quando ocorrer falhas novamente um segundo procedimento poderá ainda resolver.
waldir
21.01.14
Amigos, quero passar aqui uma experiência que resultou numa economia 'relativa' de no mínimo R$110,00 (marca Sagem) ou Valeo R$ 100,00 ou pagar R$ 190,00 (GM/Delphi) ou MaxAuto R$ 60,00
Premissa: Quando o sensor está com defeito a lâmpada de marcha ascendente (Shift Light) não acende nunca e o veículo morre em desacelerações.
Então, o Shift Light do meu Monza parou de funcionar e ao parar no semáforo (farol, sinal, sinaleira, no vermelho) não chegava morrer, mas quase, se eu não segurasse na embreagem.
Eram características que estava ‘pifando’ o VSS e eu teria que enfiar a mão no bolso com escorpião e tudo.
Resolvi testar com a caneta de polaridade e o aterramento estava perfeito e a voltagem também.
Teste 1 = verificar o aterramento (chave desligada, garra da caneta no positivo)
Teste 2 = Verificar se há tensão (chave ligada sem acionar o motor, garra da caneta no negativo)
Teste 3 – Girar a Roda Dianteira Esquerda e os Leds da caneta piscarão alternadamente, (garra da caneta no negativo)
Não fiz o teste 3 por pura preguiça de pegar o macaco e pedir ajuda para ver piscar ou virar a roda.
Considerei naquele momento que na marcha lenta não havia oscilação; e que poderia ser talvez mau contato por que tensionei o fio ao colocar presilha plástica, quando estava fazendo a instalação do HEI EXTERNO. E aí resolvi examinar melhor o VSS.
Primeiro: é apertar com os dedos de uma mão a seção quadrada do sensor (vide foto/diagrama abaixo) para liberar a trava do encaixe fêmea e puxar o encaixe fêmea com a outra
.
Segundo: Uma vez desconectado, tire/desenrosque o cabo do velocímetro e
Terceiro: desenrosque o Sensor, com uma chave inglesa foi possível dar um toque na porca (22 ou 23mm) para soltá-lo e o restante soltei na mão.
No meu caso, percebi que os contatos estavam com zinabre. Espirrei limpa contatos para ajudar e com uma liminha, fininha e estreitinha eu limei os 3 contatos machos com muito cuidado. Mais uma ou duas espirradas de limpa contato...
Na contra peça, ou seja no conector fêmea preso ao chicote, outra liminha fininha, só que redonda-conica, e limei os tubinhos e tome limpa contatos.
Remontei tudo no lugar e saí para dar uma volta de teste. Funcionou perfeitamente e o shift Light idem nos tempos previstos.
A foto do Sensor estava disponível no Tio Google - A peça correta para o Monza mecãnico é 90149078 - 8 PULSOS
ATENÇÃO:
Mexer em peças delicadas é por sua conta e risco e não conte comigo, me inclua fora dessa.
Para dar uma ideia para quem nunca mexeu com o sensor, para soltá-lo aperte com os dedos firmemente onde está indicado pelas setas da foto acima que o plástico deforma liberando a trava do conector fêmea.
Na peça que você apertou estão os pinos de contato que representei acima e a direita, por serem de latão pode formar zinabre/oxidação e no tubinho da peça fêmea onde se encaixam os pinos também são de latão e zinabram.
Se vc não tiver uma liminha use uma lixa de unha cortada longitudinal ao meio para limpar os pinos.
E no tubinho fêmea é suficiente limpar as bordas devido os pinos serem cônicos. Para limpar as bordas pode ser usado um prego maior que o orifício girando-o levemente para tirar o zinabre e use o limpa contato.
São peças delicadas e se fizer força acabam detonando, o que vai lhe custar uma nova e se estragar a fêmea vai precisar de sorte e achar uma num desmanche além do serviço de soldagem.
Este sensor que estou usando tem 5 anos e não é Delphi/GM e sim Valeo (paguei na época R$ 90,00 + R$ 30,00 de M.O) e vai saber se quando fiz a troca numa auto-elétrica, não tinha ocorrido o mesmo problema de oxidação? O sensor ficou por lá :smt021
Não se chora sobre leite derramado há 5 anos
O mau contato devido o zinabre vai continuar sendo critico por que ao lixar as peças remove-se (se ainda havia) a camada protetora e quando ocorrer falhas novamente um segundo procedimento poderá ainda resolver.
waldir
21.01.14
Editado pela última vez por waldir em 21 Jan 2014, 21:25, em um total de 2 vezes.
MONZA - GLS 95 2.0 EFI - Alcool - Vermelho Goya
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Re: VSS - SENSOR DE VELOCIDADE
Tive que trocar o meu Original GM justamente por perder marcha lenta ao para num sinal.... Depois da troca (foi utilizado um novo MTE) e carro estabilizou a marcha lenta e as 'quedas de giro' agora são gradativas e não buscas como antigamente...
Meu carro não tem Shift Light instalado no painel....
O que reparei após a troca do VSS é marcha lenta estável, ao desengrenar o carro a 5.000RPM o giro cai aos poucos, exemplo cai até 4.000 ai segura o giro, ai cai mais um pouco até 2.000 RPM e segura o giro, e cai para os normais 1.000~900RPm da lenta...
Antes o giro caia direto, de 5.000RPM para 1.000 direto, e baixava dos 1.000RPM oscilando entre 600~1.000RPM por umas três vezes até estabilizar...
Bacana o tópico teria sido muito útil para mim a um ano atrás !
Abraço !
Meu carro não tem Shift Light instalado no painel....
O que reparei após a troca do VSS é marcha lenta estável, ao desengrenar o carro a 5.000RPM o giro cai aos poucos, exemplo cai até 4.000 ai segura o giro, ai cai mais um pouco até 2.000 RPM e segura o giro, e cai para os normais 1.000~900RPm da lenta...
Antes o giro caia direto, de 5.000RPM para 1.000 direto, e baixava dos 1.000RPM oscilando entre 600~1.000RPM por umas três vezes até estabilizar...
Bacana o tópico teria sido muito útil para mim a um ano atrás !
Abraço !
Que carro vc tem?
Eu não tenho um carro!
Como assim?
EU TENHO UM MONZA!
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Como assim?
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- waldir
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Re: VSS - SENSOR DE VELOCIDADE
Julio,
eu não sabia que a MTE tinha uma linha de VSS
e como está em relação a preços?
Abs
waldir
eu não sabia que a MTE tinha uma linha de VSS
e como está em relação a preços?
Abs
waldir
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Re: VSS - SENSOR DE VELOCIDADE
Waldir o VSS custou na época 59 R$, achei um bom CxB !
Ainda tenho o original GM, quem sabe um dia eu testo ele com as suas dicas do chicote e problemas de mal contato, se bobear o meu tá bom !
Abração !
Ainda tenho o original GM, quem sabe um dia eu testo ele com as suas dicas do chicote e problemas de mal contato, se bobear o meu tá bom !
Abração !
waldir escreveu:Julio,
eu não sabia que a MTE tinha uma linha de VSS
e como está em relação a preços?
Abs
waldir
Que carro vc tem?
Eu não tenho um carro!
Como assim?
EU TENHO UM MONZA!
Eu não tenho um carro!
Como assim?
EU TENHO UM MONZA!
- waldir
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Re: VSS - SENSOR DE VELOCIDADE
Ledo,
muito boa sua informação.
Baixei o catálogo: http://www.mte-thomson.com.br/site/wp-c ... 1-2012.pdf
Sobre os 2 sensores de temperatura eu não tenho queixa, porém, na válvula termostática deu conflito com o sensor e precisei devolver na autopeças e ficar com um credito na época, e retornar a velha Whaler.
Abs
waldir
muito boa sua informação.
Baixei o catálogo: http://www.mte-thomson.com.br/site/wp-c ... 1-2012.pdf
Sobre os 2 sensores de temperatura eu não tenho queixa, porém, na válvula termostática deu conflito com o sensor e precisei devolver na autopeças e ficar com um credito na época, e retornar a velha Whaler.
Abs
waldir
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Re: VSS - SENSOR DE VELOCIDADE
Waldir só pra te ajudar a acrescentar informações...
Quando o VSS está com defeitos realmente a luz de injeção não acende... a não ser em um momento...
Pegar longas descidas com o carro engrenado e sem pisar no acelerador, ou seja, usar o freio motor por algum tempo...
O meu está queimado e descobri que ele estava com problemas à um bom tempo, pois antes de pifar por completo o carro variava a lenta um pouco, e nas desacelerações o giro caía bem dos 1000rpm... com ele completamente morto agora, não tenho mais esses problemas, só o de cair o giro quando pisar na embreagem, e outro problema que também indica sensor queimado...
Usando o freio motor com o sensor queimado, vai deixar a central cega sobre a velocidade, e não irá ativar a função cut-off que funciona em qualquer velocidade, mesmo abaixo dos 60km/h, pois percebi isso pelo cheiro de excesso de álcool no tbi durante o uso do freio motor, como uso muito o freio motor, todas as vezes a luz se acendia e o cheiro de álcool vinha quase que instantaneamente...
Sem contar com a luz de troca de marchas ascendente que pifou... não sinto muita falta dela não... mas se tem, deve funcionar...
Vou por um sensor paralelo mesmo, pois não é um sensor que exija muita qualidade, até porque ele é apenas um pulsador... Sendo de marca famosa não trará problemas, diferente de um módulo HEI que exige qualidade de ponta mesmo...
Quando o VSS está com defeitos realmente a luz de injeção não acende... a não ser em um momento...
Pegar longas descidas com o carro engrenado e sem pisar no acelerador, ou seja, usar o freio motor por algum tempo...
O meu está queimado e descobri que ele estava com problemas à um bom tempo, pois antes de pifar por completo o carro variava a lenta um pouco, e nas desacelerações o giro caía bem dos 1000rpm... com ele completamente morto agora, não tenho mais esses problemas, só o de cair o giro quando pisar na embreagem, e outro problema que também indica sensor queimado...
Usando o freio motor com o sensor queimado, vai deixar a central cega sobre a velocidade, e não irá ativar a função cut-off que funciona em qualquer velocidade, mesmo abaixo dos 60km/h, pois percebi isso pelo cheiro de excesso de álcool no tbi durante o uso do freio motor, como uso muito o freio motor, todas as vezes a luz se acendia e o cheiro de álcool vinha quase que instantaneamente...
Sem contar com a luz de troca de marchas ascendente que pifou... não sinto muita falta dela não... mas se tem, deve funcionar...
Vou por um sensor paralelo mesmo, pois não é um sensor que exija muita qualidade, até porque ele é apenas um pulsador... Sendo de marca famosa não trará problemas, diferente de um módulo HEI que exige qualidade de ponta mesmo...
Vinícius Ribeiro - Mecatronico.
EX - Monza GLS 93/94 2.0 E.F.I Alcool verde vivaldi.
Monza GLS 94/95 2.0 E.F.I Alcool Cinza Bartok 116cv.
EX - Monza GLS 93/94 2.0 E.F.I Alcool verde vivaldi.
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- waldir
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Re: VSS - SENSOR DE VELOCIDADE
Vinicius,
E vc consegue dirigir com a luz de alerta da ignição acesa (código 24) e fazendo malabarismos com a embreagem e acelerador?
Vc está deixando a UCE maluca de tanto cálculos para suprir a falha
Abs
waldir
E vc consegue dirigir com a luz de alerta da ignição acesa (código 24) e fazendo malabarismos com a embreagem e acelerador?
Vc está deixando a UCE maluca de tanto cálculos para suprir a falha
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Re: VSS - SENSOR DE VELOCIDADE
O meu VSS tb não acusava erro na luz de Injeção Eletrônica ! rs rs Somente uma vez ela acendeu e ao levar o carro no mecânico acusou falha no VSS, já com o novo MTE, mas era mal contato no chicote que os caras da oficina mexeram para colocar a barra de direção hidráulica nova...
Aliás, eu tenho um medo daquela luz de injeção, rs rs, eu preciso ela mas tenho medo dela ! rs rs
Abração a todos !
Aliás, eu tenho um medo daquela luz de injeção, rs rs, eu preciso ela mas tenho medo dela ! rs rs
Abração a todos !
Que carro vc tem?
Eu não tenho um carro!
Como assim?
EU TENHO UM MONZA!
Eu não tenho um carro!
Como assim?
EU TENHO UM MONZA!