ÓLEO LUBRIFICANTE - SOPA DE LETRINHAS SJ, SL

Tem alguma dica sobre manutenção? Divulgue! Leia e mantenha seu Monza em dia!
waldir
Membro 500EF (Ní­vel 9)
Estado: São Paulo-SP
Modelo: Monza GLS
Motor: 2.0
Ano: 1995
Combustível:: Etanol
Injeção: EFi

ÓLEO LUBRIFICANTE - SOPA DE LETRINHAS SJ, SL

Mensagem não lida por waldir »

ÓLEO LUBRIFICANTE - SOPA DE LETRINHAS
API SF – SG - SJ - SL – SM – SN

[atualização do tópico:
viewtopic.php?f=15&t=19678
onde foi perdido as imagens dos gráficos por minha inabilidade no Imageshack :oops:

Ao trocar o óleo do motor deve-se levar em conta a indicação da Montadora conforme especificado no Manual do Proprietário.
No caso do Monza são indicados:

SAE 15 W 40 ou SAE 20 W 40 ou SAE 20 W 50

com classificação API originalmente SF ou SG ou outra superior SH, SJ, SL.

E o que isso significa?

API - (Instituto Americano de Petróleo)
A especificação API é baseada nos graus de severidade das condições de trabalho aos quais os motores são submetidos.
Os motores de combustão interna que utilizam ‘spark plugs’ velas para gerar a combustão devem ser lubrificados pelos óleos API S – onde o “S” vem do inglês spark (faísca).
Já para motores a diesel (com combustão “espontânea”) é utilizada a sigla API C- onde “C” deriva do inglês compression (compressão).

Imagem

Especificação de desempenho - API
Esta classificação é de fácil entendimento já que a progressão alfabética significa a evolução da qualidade dos óleos. Nota-se que tem havido uma melhoria significativa a partir de 1995 (SH)

Portanto, para API, a especificação mais moderna é a SM, que normalmente é usada em veículos de alta performance (Ferrari, Porche, etc.), com características de resistência à oxidação e proteção contra depósitos. Portanto, quando é recomendado no manual do proprietário um óleo com classificação SJ, por exemplo, poderá ser usado um óleo SL, porém o contrário não é adequado.
Essas melhorias do API são obtidas pelas empresas que fabricam e testam os diferentes tipos de óleo colocando aditivos em sua composição. Segue abaixo alguns exemplos típicos.

Aditivos de alcalinidade: Esse aditivo promove o aumento do pH que tende a ser diminuído pela presença do enxofre, elemento do ácido sulfúrico que danifica as peças de ferro.
Anti-desgastantes: Reduz o atrito e o desgaste em qualquer temperatura.
Anti-oxidantes: Reduz o processo de oxidação do óleo quando em altas temperaturas principalmente, evitando a formação de borra e aumentando sua durabilidade.
Anti-espumante: Reduz a formação de espuma no óleo quando agitado.
Anti-ferrugem: Reduz a formação de ferrugem das peças de ferro do carro.
Corantes: Facilita a identificação de vazamentos pelos mecânicos e impede a confusão entre diferentes líquidos.
Detergentes e dispersantes: Promovem a limpeza do motor por remover os depósitos formados nos anéis, válvulas, mancais e peças com as quais o óleo do motor entra em contato. Com ele o óleo fica escuro, mas o motor se mantém limpo.
Extrema Pressão (EP): Reduz os desgastes do óleo nas altas temperaturas.
Melhorador do índice de viscosidade: Em geral, em altas temperaturas a viscosidade tende a ser reduzida. Esse aditivo impede que isso aconteça e haja prejuízo na lubrificação.

Fonte: http://oleoparacarros.com.br/2011/03/o- ... z2SnSaV3DC
: http://oleoparacarros.com.br/2011/03/qu ... z2SnTi4WLd

waldir 11.05.13
MONZA - GLS 95 2.0 EFI - Alcool - Vermelho Goya
frfavoreto
Membro GLS (Ní­vel 6)
Modelo: - SELECIONE --------

Re: ÓLEO LUBRIFICANTE - SOPA DE LETRINHAS SJ, SL

Mensagem não lida por frfavoreto »

Alguns dizem, não sei se é verdade mesmo, que a API SM não é necessariamente uma evolução da SL por ter sido projetada especialmente para redução de poluentes devido à pressões internacionais, o que a torna significativamente diferente da SL e não possuindo o mesmo poder de proteção que esta.
Kadett Sport 2.0 EFI 96 completo

A peça mais difícil de se encontrar é um bom mecânico
waldir
Membro 500EF (Ní­vel 9)

frfavoreto escreveu:Alguns dizem, não sei se é verdade mesmo, que a API SM não é necessariamente uma evolução da SL por ter sido projetada especialmente para redução de poluentes devido à pressões internacionais, o que a torna significativamente diferente da SL e não possuindo o mesmo poder de proteção que esta.
Favoreto,

o que eu li na WEB foi que o SM foi projetado para fornecer maior resistência a oxidação, melhor proteção contra depósitos, melhor proteção contra o desgaste, melhor desempenho em baixa temperatura e extensão da vida útil do lubrificante.

Que é o que vem ocorrendo na escala do API e não fosse o óleo básico um subproduto do craqueamento do petróleo teriamos já em larga escala os óleos sintéticos barateados com menor número de aditivos que não precisariam 'brigar' e obrigar o óleo basico à uma melhor performance.

Então pode-se dizer certamente que a progressão SN, SO, SP... SZ seriam melhorias nos aditivos e na obsolescência do óleo mineral que subsistirá muito em função da frota antiga mundial.

Abs

waldir
RicardoDS
MODERADOR
Estado: Paraná-PR
Modelo: Monza SLE
Motor: 1.8
Ano: 1988
Combustível:: Gasolina
Injeção: Carburador

Mensagem não lida por RicardoDS »

frfavoreto escreveu:Alguns dizem, não sei se é verdade mesmo, que a API SM não é necessariamente uma evolução da SL por ter sido projetada especialmente para redução de poluentes devido à pressões internacionais, o que a torna significativamente diferente da SL e não possuindo o mesmo poder de proteção que esta.
Já ouvi isso também.

A teoria seria a seguinte: os óleo mais modernos possuem menos anti-oxidantes, menos anti-atrito, etc... se comparado aos mais antigos.
A combustão dos motores mais novos é mais limpa do que era antigamente, os motores geram menos atrito.
Portanto, os óleos mais modernos, projetados para os motores mais novos, teriam uma proteção menor pois não preveem situações normais em motores mais antigos.

Por outro lado, os combustíveis atuais possuem menos enxofre (e irá cair ainda mais agora em 2014). Um óleo atual deve lidar melhor com isso do que um óleo defasado. Mesmo em um motor de concepção mais antiga.

Na dúvida, prefiro ficar com algum óleo de boa qualidade, de marcas confiáveis e API no minimo SL.
Monza SL/E 1.8 1988/1989
Astra 2.0 2009/2010
Uno Mille Economy 2009/2009 :oops:
waldir
Membro 500EF (Ní­vel 9)

A combustão dos motores mais novos é mais limpa do que era antigamente, os motores geram menos atrito.
Ricardo e Amigos,
Tenho minhas dúvidas... mas teoricamente deveria ser mais limpa.
Mas, sabemos o que acontece de misturas nos postos, adicionando solventes além do etanol formando uma 'bela mistura' e sabe-se lá se não precisa mais antioxidante.
Portanto, os óleos mais modernos, projetados para os motores mais novos, teriam uma proteção menor pois não preveem situações normais em motores mais antigos.
O filme de proteção anti-atrito é mais evidente nas formulações novas SJ e melhor no SL. Os fabricantes de óleos lubrificantes não dariam espaço para a Bardhal fazer a festa com os aditivos de 1/2 litro.

Eu troco o óleo em casa e percebe-se uma aderência na lata que uso para aparar o óleo sujo que não escorre fácil das paredes. Eu limpo com papel toalha pardo que é bem absorvente, de onde eu posso inferir que mancais, bielas, e outras partes de atrito ficam 'filmadas' com essa proteção.

Porém, como diz a matéria, motores posteriores à 2004 estão direcionados aos óleos sintéticos e quando precisarem de antioxidantes é por que as medidas dos anéis já eram e seria crescente a contaminação do óleo lubrificante com gasolina não queimada que é o maior desestabilizador do óleo.

Eu penso que para o óleo mineral e ou semissintético que receberem a classificação API SM, SN,... estarão melhor servidos de protetivos e serão benéficos ao motor, havendo lisura comercial dos fabricantes.

Abs

waldir
RicardoDS
MODERADOR
Estado: Paraná-PR
Modelo: Monza SLE
Motor: 1.8
Ano: 1988
Combustível:: Gasolina
Injeção: Carburador

Mensagem não lida por RicardoDS »

Os pontos que citei são apenas algumas opiniões que li por aí.
waldir escreveu: Eu penso que para o óleo mineral e ou semissintético que receberem a classificação API SM, SN,... estarão melhor servidos de protetivos e serão benéficos ao motor
Também penso assim.
Monza SL/E 1.8 1988/1989
Astra 2.0 2009/2010
Uno Mille Economy 2009/2009 :oops:
vrsilva
Membro Hi-Tech (Ní­vel 10)
Modelo: - SELECIONE --------

Mensagem não lida por vrsilva »

coloquei havoline 5w40 no meu, por ser um óleo de qualidade melhor, é difícil dele ser mineral, percebo que geralmente óleo de melhor qualidade já tende a ser ou semi ou sintético. Este que coloquei é sintético, custou 36 o litro.
Vinícius Ribeiro - Mecatronico.
EX - Monza GLS 93/94 2.0 E.F.I Alcool verde vivaldi.
Monza GLS 94/95 2.0 E.F.I Alcool Cinza Bartok 116cv.
waldir
Membro 500EF (Ní­vel 9)

vrsilva escreveu:coloquei havoline 5w40 no meu, por ser um óleo de qualidade melhor, é difícil dele ser mineral, percebo que geralmente óleo de melhor qualidade já tende a ser ou semi ou sintético. Este que coloquei é sintético, custou 36 o litro.
O Texaco 5 w 40 que vc usou é integralmente de base sintética, nesta viscosidade não há óleo de base mineral para lubrificação, que se tem notícia.

5 w 40 API SN - Bem caro por sinal 36 x 4 = 144 /6m = 24 por mês ( ou 20.000km leve)

o 15 w 50 API SL - 16 x 4 = 64 /6m = 10,70 por mês (ou 5.0000 Km leve)

o 20 w 50 API SJ - 12 x 4 = 48 /6m = 8 por mês (ou 5.000 Km leve)

Como foi dito na matéria das viscosidades, há que se apurar o custo benefício por que a viscosidade de 40 para 50 pode-se considerar quase irrelevante se a RPM se mantém na média dos 3.000
Eu já estou indo para a terceira troca ( a cada 6 meses mais ou menos cerca de 3.500 Km) usando o 15 W 50 da Shell

Abs

waldir
Responder