MACACO JACAREZINHO VS MACACO SANFONA UNIVERSAL

Tem alguma dica sobre manutenção? Divulgue! Leia e mantenha seu Monza em dia!
waldir
Membro 500EF (Ní­vel 9)
Estado: São Paulo-SP
Modelo: Monza GLS
Motor: 2.0
Ano: 1995
Combustível:: Etanol
Injeção: EFi

Mensagem não lida por waldir »

Reeditado em virtude das fotos armazenadas no ImageShack não serem mais gratuitas e uma série delas se tornaram indisponíveis para veiculação automática nas matérias que emiti aqui nos Monzeiros como poderão verificar no link que segue, como também os comentários dos associados na ocasião da emissão e que enriqueceram as informações pretendidas.

Vide tópico originário: viewtopic.php?f=15&t=21102

Amigos há uns 4 ou 5 anos passei a fazer algumas manutenções simples no Monza e adquiri na época um macaco jacarezinho.

Fora o macaco jacarezinho arrumei um calço para colocar o carrinho em cima para aumentar a altura e poder encaixar um cavalete para maior segurança e isso na regulagem zero, isto é 28 cm. + 9 cm de calço = 37 cm
Padeci um bom tempo me espremendo debaixo do veículo quando trocava o óleo ou outras manutenções de conectores, mangueiras etc.

Imagem

Adquiri já há algum tempo um macaco sanfona universal distribuído pela Luxcar R$54,00 e o testei.
Coloquei o calço que usava para o jacarezinho e consegui colocar o cavalete a 44 centímetros do chão no 3º estágio sua altura máxima, o que é uma diferença enorme na mobilidade

O jacarezinho sem carga eleva-se a 32 cm... na prática rangendo que parece que vai estourar e chega a uns 28 cm e com o calço é possível colocar o cavalete de apoio nos 37 cm.

Imagem

Com o macaco sanfona é possível atingir o levantamento máximo que é de 35 cm sem ranger e sem esforço devido a rosca. Com o calço de 9 cm teremos uma elevação de 44 cm do chão e é possível utilizar o cavalete na terceira posição. O macaco sanfona fechado tem altura de 11 cm.

11 cm + 9 cm = 20 cm; a altura do veículo do chão é de 21 cm

Imagem

1º estágio 31 cm; 2º estágio 37 cm; 3º estágio 43 cm

Pontos de colocar o cavalete de apoio que eu uso:

Imagem

Se estiverem pensando comprar um vale o custo para as condições que mencionei.

O macaco joelho que vem de fábrica com o Monza, eu "acho" pouco confiável e tenho medo que escorregue no chão por falta de amplo apoio e danificar irremediavelmente as portas conf. a posição
Mas talvez não seja nada disso e sim falta de habilidade da minha parte, que é e foi um fator preponderante para escolher outro tipo de macaco.

waldir
12.06.14
MONZA - GLS 95 2.0 EFI - Alcool - Vermelho Goya
luiz sle
Monza-Man (Nível 11)
Modelo: Monza S/R
Ano: 1988
Injeção: Carburador

Re: MACACO JACAREZINHO VS MACACO SANFONA UNIVERSAL

Mensagem não lida por luiz sle »

O joelho ja escorregou comigo, graças a Deus eu não estava em baixo do carro, mas foi um susto e tanto.
Monza, a relação do homem e a máquina.

Ex: Monza SL/E 1986
Atual: Monza S/R 1988
Monza 500EF 1990
Polo TSi 2019
Up! TSi 2020
Carlos A. Freire
MODERADOR
Ano: 1996
Combustível:: Gasolina

Mensagem não lida por Carlos A. Freire »

Quando uso o macaco joelho, mesmo apenas para tirar o pneu, certifico antes se não vai escorregar balançando o carro.
Não me lembro se no caixote é assim, mas o macaco do tubarão tem um encaixe tipo ressalto que encaixa na carroceria, evitando que escorregue. Mas não evita que o macaco tombe. Por isso balanço o carro para sentir firmeza e continuar o serviço. Se não sentir firmeza abaixo o carro e reposiciono o macaco.
Sempre calço os pneus antes de levantar o carro, usando qualquer tipo de macaco que tenho, joelho, sanfona, jacarezinho ou o hidráulico tipo garrafa.

Abs,

Carlos Freire
Monza GLS 96 - 2.0 EFI gasolina
São Paulo-SP
waldir
Membro 500EF (Ní­vel 9)

Carlos,

Macaco garrafa - já pensei em comprar um, mas, achei a área de contato do cilindro muito pequena, acho que tem no máximo 1 polegada de diâmetro (25,4 mm) e para colocar no local indicado para usar o joelho eu acho arriscado. O jacarezinho o diâmetro é o dobro 50mm e com 'travas' para evitar escorregar.

Você ou alguém do forum teriam algum comentário a fazer sobre o macaco garrafa de 2 Ton?
Carlos A. Freire
MODERADOR
Ano: 1996

Mensagem não lida por Carlos A. Freire »

Waldir, uso muito pouco esse macaco hidráulico tipo garrafa. O Jacarezinho é melhor até para manusear.

Abs,

Carlos Freire
Monza GLS 96 - 2.0 EFI gasolina
São Paulo-SP
jorgeAP
Membro Classic (Ní­vel 7)
Estado: Minas Gerais-MG
Modelo: Monza Classic SE
Ano: 1991
Injeção: Carburador

Mensagem não lida por jorgeAP »

Tenho um tipo garrafa para 3 ton. da "Vonder", a altura dele total estendido é de 31 cm, ainda tem mais um ajuste de 6 cm no apoio dele que é pequeno como o Waldir falou, mas eu resolvi soldando uma cantoneira 7/8, a que tinha aqui no momento, de forma que formou um V para apoiar nos pontos de içamento do Monza que ficam próximos ás portas, ficou bom, e já uso a algum tempo, prefiro ele ao original que já tombou varias vezes comigo,
Ainda fiz um encaixe para ele na espuma porta ferramentas do Monza junto ao estepe, recortando com estilete. Ficou bem acomodado.
Monza 91 automático (AGORA PLACA PRETA,)
Luiz Carlos (Rio)
Membro 500EF (Ní­vel 9)
Estado: Rio de Janeiro-RJ
Ano: 1994

Mensagem não lida por Luiz Carlos (Rio) »

Você ou alguém do forum teriam algum comentário a fazer sobre o macaco garrafa de 2 Ton?
Olá, Waldir

Eu tenho um Shuller MacFort para 4 toneladas, e acho ele muito bom. Apoio ele no ponto mostrado por vc (seta vermelha na sua foto), sem problemas. O ruim é que para elevar bem o carro é necessário fazer isso em 2 ou 3 etapas, pois a amplitude dele não é grande.
Vc ergue inicialmente sem usar a extensão dele (pino rocado na parte de cima do macaco) até onde der, calça o carro e baixa e eleva o macaco novamente com o pino extensor todo estendido.

No meu Fiat Mille eu ergo a traseira toda para regular freio de mão, por exemplo, posicionando o garrafa no meio do feixe de molas, usando um calço horizontal de madeira sob o feixe. Levanta como se o carro fosse uma pena (4 ton, né?).

Abs
Luiz Carlos
Monza GLS 2.0 -1994 EFI 2 portas - gasolina - prata argenta
Rio de Janeiro - RJ
waldir
Membro 500EF (Ní­vel 9)

Luis Carlos,

fico feliz em ver o seu retorno, seu comentário aqui e sobre o modulo Hei/alternador.

Pois é, eu já tive duas vezes para comprar um macaco garrafa mas desisti por me parecer mais inseguro que o sanfona.

Com o sanfona eu tenho levantado bem para usar o cavalete para alguns reparos, apertar algumas abraçadeiras, trocar interruptor do óleo etc.

Até pensei em comprar um garrafa e soldar uma chapa grossa aumentando a base e soldar também um corrugado de maior diâmetro onde será apoiado o veículo... mas, por enquanto estou na fase de pensar sobre esse assunto.

Eu até pensei em comprar aquela rampinha de canos usadas em exposição, mas, para subir naquilo sem alguém orientando acho que pode dar 'zebra' escorregando e danificando o veículo.

obrigado por comentar

Abs

waldir
Responder