Construir Scanner Diagnóstico Monza Rochester MULTEC 700

Tutoriais com fotos, dando dicas de como realizar manutenção específica. Contribua com o seu!
MonzaClub20EFICHZ
Membro Classic SE (Ní­vel 8)
Mensagens: 2601
Registrado em: 27 Dez 2008, 19:57
Cidade:
Estado: - SELECIONE --------
Modelo: - SELECIONE --------

Construir Scanner Diagnóstico Monza Rochester MULTEC 700

Mensagem não lida por MonzaClub20EFICHZ »

A mais ou menos um mês atrás me empenhei em um novo projeto, construir um Scanner Diagnóstico para o Rochester MULTEC 700, que é o módulo de injeção do Monza e Kadett EFI.

Procurei em diversos locais da internet e encontrei alguns diagramas eletrônicos para construir este cabo e ligá-lo em um computador, abaixo listo estes esquemas:
Imagem
Imagem
Imagem
Imagem

O conector ALDL tem esta configuração:
Imagem
Foto dele:
Imagem

A função dos terminais é:

A - Terra
B - Ativa auto-diagnóstico
E - Se ligar 12V nele ela aciona a bomba de combustível sem o comando do módulo (direto).
K - Terminal negativo da lâmpada de auto-diagnóstico (segundo o manual de injeções disponível no Monzeiros).
M - foi o que sobrou portanto com base nos outros diagramas é ele que manda o sinal digital.

No esquema 3 e 4 tem algo a mais que é interessante coloca um resistor de 10k nos terminais A e B para ativar o modo ALDL, diferente dos demais. talvez seja necessário verifiquei que com o resistor ali a lâmpada não acende e nem aciona o código lampajante.

Os software utilizados são freeware vejam nos sites

http://tunertools.com/vendorinfo/OBDdia ... _page3.asp
http://www.aldlcable.com/
http://www.scribd.com/doc/9113023/Curso ... Eletronica
http://andywhittaker.com/ECU/FreeScan/t ... fault.aspx
http://www.obd2allinone.com/sc/pages.asp?pageid=60 na parte de OBD1 aparece uma relação completa.

Neste site tem softwares mais recentes acho que não funcionaram com OBD1 ALDL mas não testei-os

http://www.dhimports.com.br/downloads.htm

Montei os esquemas conforme a foto abaixo e um cabdo extra a mais para fazer os curtos na pinagem do DB9 independente da montagem:
Esquema 2
Imagem
Imagem
Imagem
Esquema 1
Imagem
Imagem

Eu acreditava mais no esquema 2 por isso o montei primeiro, mas não funcionou, então montei o esquema 1 e também não funcionou, aí testei com os curtos no DB9 e também não funcionou, coloquei o resistor de 10 kohms e também nada.

Porém consegui alguns dados malucos, ou seja, com o motor desligado a rotação ficava variando o tempo todo assim como a velocidade e demais indicadores, mas isso significa que existe conexão porém os softwares não as interpretam corretamente. Consegui estes dados do o esquema 2 o simples.

Também sei que está transmitindo dados pois tenho o testador serial abaixo e as lâmapadas TD (transmited data) e RD (receive data) piscam, porém com não veio manual do mesmo não sei o que significa quando pisca verde ou quando pisca vermelho! Mas com certeza transmite dados.
Imagem

Como várias cabeças pensam melhor do que uma, por isso estou postando para que em conjunto consigamos fazer funcionar o esquema que será de grande valia para nós.

Carlos Zucco
Marcel Murai
MODERADOR
Mensagens: 2409
Registrado em: 01 Fev 2007, 20:44
Cidade: CERQUILHO
Estado: São Paulo-SP
Modelo: Monza GLS
Motor: 2.0
Ano: 1995
Combustível:: Gasolina
Injeção: EFi

Re: Construir Scanner Diagnóstico Monza Rochester MULTEC 700

Mensagem não lida por Marcel Murai »

Esse problema de comunicacao:
pode ser que seja necessario um sistema operacional tipo windows 98 p/ esse tipo de software.
Nem sempre o XP funciona com esses softwares. Tanto é que muito comércio ainda usa windows 98 p/ comunicacao serial/paralela com etiquetadoras, leitores, etc..etc.. Testei em casa o NAPRO e só funciona bem no windows 98, o XP a leitura é falha e as vezes caía a comunicacao.

Já estou preparando o notebook. falta só eu comprar os componentes e montar. :mrgreen:
2021-Monza GLS 94/95 2.0 efi Vermelho goya
2019-VW Santana 1996 2.0 EECIV Vermelho
2018- (rip) Monza Classic SE 1992/1993 Automatic Vermelho Maiorca 2.0 EFI Gasolina
2010-2019 Monza SL/E 2.0 MPFI 1992 Vermelho Ciprius Gasolina
2015-2018 Monza GLS 1994/1995 Preto Liszt 2.0 EFI Alcool
2005-2009 Monza Hitech 1993/1994 2.0 EFI Completo + ABS Azul Strauss
1992-1998 (Familia)Monza SL/E 1987/1988 2.0 Alcool Completo + Automatic + 5 Rodas Classic + Antena Elet.
MonzaClub20EFICHZ
Membro Classic SE (Ní­vel 8)
Mensagens: 2601
Registrado em: 27 Dez 2008, 19:57
Cidade:
Estado: - SELECIONE --------
Modelo: - SELECIONE --------

Re: Construir Scanner Diagnóstico Monza Rochester MULTEC 700

Mensagem não lida por MonzaClub20EFICHZ »

Não havia pensado nisso, os pacotes podem estar sendo lidos errados, vou testar com um note velho que tenho.
MonzaClub20EFICHZ
Membro Classic SE (Ní­vel 8)
Mensagens: 2601
Registrado em: 27 Dez 2008, 19:57
Cidade:
Estado: - SELECIONE --------
Modelo: - SELECIONE --------

Re: Construir Scanner Diagnóstico Monza Rochester MULTEC 700

Mensagem não lida por MonzaClub20EFICHZ »

Agradeço a dica do José Leal, lá tinha um novo site com outros programas a testar

http://minsk555.narod.ru/software.htm
Avatar do usuário
Luiz Carlos (Rio)
Membro 500EF (Ní­vel 9)
Mensagens: 4217
Registrado em: 15 Dez 2006, 11:22
Cidade: Rio de Janeiro
Estado: Rio de Janeiro-RJ
Modelo: Monza GLS
Motor: 2.0
Ano: 1994
Combustível:: Gasolina
Injeção: EFi

Re: Construir Scanner Diagnóstico Monza Rochester MULTEC 700

Mensagem não lida por Luiz Carlos (Rio) »

Carlos Zucco, vc ligou assim?:
Imagem

O pino de dados para o Monza pode não ser o M.
Segundo dados que tenho aqui, a UCE fornece dados seriais (data) através de seu terminal A8, e a cor do fio é RO (roxa, imagino).
Siga o fio do pino A8 até o plugue ALDL e cheque se de fato é ele.

Abraços e boa sorte.

Nota: nos EEUU existe à venda cabos ALDL/USB por 60 dólares mais 4,50 de taxa de envio.
A maioria dos novos pcs, principalmente notebooks, não tem mais saídas seriais.

Imagem
O ruim é que não é garantido funcionar no Monza.
Além de ter o perigo de pagar 60% de taxa de importação.
Para os tradicionalistas existe o serial:

Imagem
Se desse para abrir o danado e fazer uma engenharia reversa e distribuir os dados para o povo, até que seria uma boa...pena que seria ilegal... :smt010
Luiz Carlos
Monza GLS 2.0 -1994 EFI 2 portas - gasolina - prata argenta
Rio de Janeiro - RJ
MonzaClub20EFICHZ
Membro Classic SE (Ní­vel 8)
Mensagens: 2601
Registrado em: 27 Dez 2008, 19:57
Cidade:
Estado: - SELECIONE --------
Modelo: - SELECIONE --------

Re: Construir Scanner Diagnóstico Monza Rochester MULTEC 700

Mensagem não lida por MonzaClub20EFICHZ »

Todos os meus notebooks tem porta serial, então isso não é problema.

Sim liguei exatamente daquela forma, acredito que o cabo que tem para comprar é exatamente assim, o problema é o software, que acho que está interpretando tudo errado.

Vou seguir o cabo e ver onde vai dar, pode ser que resolva.

Estou pensando até em ligar meu osciloscópio para notebook e ver que tipo de sinal sai do cabo.

O meu maior problema é que o meu único notebook com bateria boa é um Amazon Sempron 3400, que comprei ano passado, mas o Vista pode estar acabando com os softwares como o Marcel sugeriu.

Meus outros notebook são um Toshba Celeron 1.0 com bateria qua dura 5 minutos e um Toshiba pentium 100 com monitor estragado que preciso usar uma TV 5 polegadas ligada também no acendedor de cigarros, este dura 30 minutos, e tem Windows Me.

É que não moro em casa mas em um condomínio que não tem, nem permite tomadas nas garagens, portanto tenho tempo limitado para os testes e isso é que está me fazendo perder muito tempo.

Obrigado pelas dicas.
Avatar do usuário
Luiz Carlos (Rio)
Membro 500EF (Ní­vel 9)
Mensagens: 4217
Registrado em: 15 Dez 2006, 11:22
Cidade: Rio de Janeiro
Estado: Rio de Janeiro-RJ
Modelo: Monza GLS
Motor: 2.0
Ano: 1994
Combustível:: Gasolina
Injeção: EFi

Re: Construir Scanner Diagnóstico Monza Rochester MULTEC 700

Mensagem não lida por Luiz Carlos (Rio) »

The ALDL link is basically a single wire, bidirectional serial stream compatible with most UARTS. The serial data parameters are 8192 baud, 1 start bit, 8 data bits, no parity, and 1 stop bit. The baud rate is a slight problem, because standard DOS software doesn't directly support this rate. Instead you have to program the PC's UART directly, instead of using BIOS calls. However, under all Windows operating systems (3.1, 95, 98, NT4 and probably 2000) there are API calls available to set the correct parameters, so this shouldn't be too much of a problem.

Pelo texto acima, tirado da net, os vários windows (pelo menos até o NT4) lidam bem com os dados fornecidos pela tomada ALDL.

Não sei se a injeção Rochester também funciona com esses Bauds todos, ou é mais baixo.

Abraços
Luiz Carlos
Monza GLS 2.0 -1994 EFI 2 portas - gasolina - prata argenta
Rio de Janeiro - RJ
Marcel Murai
MODERADOR
Mensagens: 2409
Registrado em: 01 Fev 2007, 20:44
Cidade: CERQUILHO
Estado: São Paulo-SP
Modelo: Monza GLS
Motor: 2.0
Ano: 1995
Combustível:: Gasolina
Injeção: EFi

Re: Construir Scanner Diagnóstico Monza Rochester MULTEC 700

Mensagem não lida por Marcel Murai »

Até o Windows XP eu até acredito que funcione. Mas agora que ouvi um Vista aí...xiiiii... :?
40% dos softwares pra XP não funcionam 100% no Vista. Eu particularmente odeio o Vista. muito lerdo, pesado, complicado.... :smt011 O gerenciamento do Hardware pode ser até igual do XP, pode até ter comunicacao entre o carro e o notebook, porém eis a questao do software....
2021-Monza GLS 94/95 2.0 efi Vermelho goya
2019-VW Santana 1996 2.0 EECIV Vermelho
2018- (rip) Monza Classic SE 1992/1993 Automatic Vermelho Maiorca 2.0 EFI Gasolina
2010-2019 Monza SL/E 2.0 MPFI 1992 Vermelho Ciprius Gasolina
2015-2018 Monza GLS 1994/1995 Preto Liszt 2.0 EFI Alcool
2005-2009 Monza Hitech 1993/1994 2.0 EFI Completo + ABS Azul Strauss
1992-1998 (Familia)Monza SL/E 1987/1988 2.0 Alcool Completo + Automatic + 5 Rodas Classic + Antena Elet.
Trancado