Amigo segue um ‘faça você mesmo’ por sua conta e risco:
Se você pretende limpar a carbonização tem que comprar um spray descarbonizante para TBI ou carburador e um KIT reparo para TBI e Válvula Injetora, vendido em qualquer autopeças.

Alguns anéis e borrachinhas poderão não ser utilizados no seu modelo de carro.

Ferramentas necessárias:
Chave de boca 10
Chave de boca 14
Chave Torx T-30
Chave Torx T-20
Pano de algodão – camiseta velha
Luva descartável tipo cirúrgica para não estragar a cutícula

Passo 1 - Antes de retirar o sistema de filtro de ar (panela) preste atenção como e onde estão conectadas as mangueiras, o conector verde do sensor MAP. Sugiro quem tem dificuldade de memorizar posições de peças fazerem um croqui de onde sai o que e onde se encaixa. Nada lhe custa e muito lhe rende.
Passo 2 - Tirado o sistema de filtro de ar, procede-se a retirada do TBI começando soltar as porcas que mantém ajustado a linha de combustível. Cuidado para não inverter os caninhos na montagem, por que um deles é o retorno do excesso de combustível.

Passo 3 – Girando um pouquinho da direita para a esquerda o volante (lado direito superior da foto) desencaixe o cabinho que abre a borboleta.
Tirar o anel de borracha do entorno do TBI e desconectar o plug da válvula injetora
Tirar os parafusos que prendem o TBI no coletor de admissão

Passo 4 – É tirar os parafusos ‘torx’ que fixam a parte superior do TBI e a presilha da válvula injetora. Chave torx T-30 e T-20
Poderá ser necessário prender o TBI numa morça e se você não tiver uma, desaperte estes parafusos ainda com o TBI preso no coletor de admissão... talvez um pouco de WD-40 ou outros ajudem na soltura.
[URL=http://imageshack.us]

Passo 5 – Numa mesa ou bancada separar as duas partes do TBI e verificar o grau de sujidade ou carbonização dos dutos e reentrâncias.
[url=http://imageshack.us]


Há um anelzinho de silicone que se põe para segurar o filtro menor e ajustar na carcaça do TBI e ao sacar a válvula injetora ele costuma ficar preso na carcaça e com uma chavinha de fenda pode ser retirado.
Há que se prestar atenção no posicionamento dos filtros na válvula injetora para que a armação plástica não fique tapando os orifícios do corpo da válvula. E por estes orifícios pode ser espirrado o liquido descarbonizante; embora seja desnecessário... se tivesse que fazer uma limpeza mesmo na válvula, teria que usar ultra-som e a sujidade grossa a malha filtrante não deixa passar. Há controvérsias sobre a necessidade de limpar a válvula ( erroneamente chamada de bico... que é usado somente na linha diesel.

Passo 6 – Espirra-se o descarbonizante nas partes e pode-se ir limpando com um pincel ou pano de algodão de camiseta. Espirre nos furinhos, deixe agir um pouco de tempo, depois espirre novamente e vá limpando onde conseguir.
Tire o motor de passo com cuidado, veja antes o seu posicionamento. Espirre o liquido no embolo do motor, na ponta cônica e com cuidado limpe a carbonização sem virar para a direita ou esquerda. Faça isso com um pincel. Se for necessário troque o anel de ajuste na carcaça (vem no kit de reparos)
ATENÇÃO: TOME O MÁXIMO CUIDADO PARA QUE O JATO REBATIDO NA PEÇA NÃO ESPIRRE NOS OLHOS PQ É UM DESENGRAXANTE PODEROSO... É IDEAL QUE USE LUVAS TIPO CIRURGICAS DESCARTÁVEIS PORQUE O DESENGRAXANTE AGE SOB A UNHA E CUTÍCULA, DEIXANDO DOLORIDO POR ALGUNS DIAS.




Passo 7 – Limpar o assento do TBI no coletor de admissão com o liquido descarbonizante, inclusive internamente na direção da borboleta, seque com um pano.
Passo 8 – Montagem. Coloque a junta no corpo do TBI, una as partes, coloque os parafusos Torx e posicione-os para o aperto final... na bancada ou quando assentado no coletor de admissão.
Passo 9 – Verifique o posicionamento dos filtros no entorno da válvula injetora, veja se os anéis de silicone estão corretos e encaixe a válvula no receptáculo do TBI. É normal ter que fazer uma pressãozinha para o encaixe devido os anéis novos.
Passo 10 – Posicione a junta corretamente sobre o coletor de admissão. Coloque os parafusos compridos no TBI para servirem de guia para os 2 furos do coletor. Verifique mais uma vez a posição da junta e enrosque o parafuso posicionando para o aperto final.


A mangueira de borracha que se vê na foto ao lado de um duto de metal é a mangueira de gasolina da partida a frio (meu Monza é original a álcool) tal mangueira está solta e saiu de penetra na foto. O duto de metal é aonde vai o caninho da mangueira tripla que sai da tampa de válvula. E o conector (azul) e o do sensor da borboleta que também está solto aí posando para a foto.
Passo 11 – Com uma chave de boca 10 vá apertando um pouco por vez os parafusos fixando o TBI no coletor. A seguir, se deixou para apertar os parafusos Torx é hora de fazê-lo, também gradativamente e lembrando que precisarão ser retirados novamente no futuro. É ideal ter lavado antes os parafusos e lubrificá-los com WD.
Passo 12 – Coloque a linha de transmissão de combustível, certifique-se que o caninho não está torto ou será mastigado quando apertar a porca e poderá ocorrer vazamento.
Passo 13 – Encaixe a borrachinha que segura o fio da válvula na aba do TBI, ponha o anel sobre a aba e depois encaixe o conector da válvula certificando-se do travamento.
Passo 14 – Reencaixe o cabinho que abre a borboleta girando o volante conf. explicado anteriormente. Encaixe o conector no motor de passo. Verifique se os encaixes não estão oxidados (não devem estar, pois a borracha de silicone isola de umidade, mas...). Encaixe o conector no sensor da borboleta e verifique novamente se ficaram bem encaixados e travados.
Passo 15- Encaixe as mangueirinhas conf. sua anotação. Posicione a carcaça do filtro de ar, conecte a mangueira no coletor de admissão. Encaixe o conector verde do sensor MAP. Encaixe a mangueirinha do sensor MAP (TBI< >Sensor) encaixe a mangueirinha na flauta de vácuo e confira tudo conf. a sua anotação.
Tudo posicionado ligue a chave da ignição para encher a linha de combustível, Dê a partida e verifique se acendeu a luz de anomalia. Se acender desligue a chave e verifique os conectores elétricos e se não esqueceu algum sem ligar, ou alguma mangueirinha desligada ou invertida.
É isso, com calma e tranqüilidade passaram-se algumas horas agradáveis no faça você mesmo.
Waldir
01.11.08