TROCANDO A BOBINA IMPULSORA DO EFI

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waldir
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TROCANDO A BOBINA IMPULSORA DO EFI

Mensagem não lida por waldir »

TROCANDO A BOBINA IMPULSORA DO EFI

Amigos,
quando eu adaptei um módulo Hei queimado para servir de “by pass” para a bobina impulsora até o módulo Hei instalado externamente, eu pude verificar que a bobina impulsora Delphi instalada há 5 anos já estava ressecada na fiação e precisei colocar um pouco de silicone alta temperatura para isolar o fio por mais alguns dias.

vide tópicos do Hei externo:

viewtopic.php?f=14&t=29634 e instalação definitiva em

viewtopic.php?f=14&t=29634&start=25#p361021

E assim foi, que hoje 08.02.14 efetuei a troca da bobina e seguem as fotos dos passos principais:

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Lembrando que uma bobina boa deve estar entre 500 a 1.500 Ohms.

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O cobre e as ligas metálicas que contém cobre, como por exemplo o latão ou o bronze, quando expostas ao ar, contendo oxigênio, lentamente se oxidam, ficando cobertas por uma pátina de cor azul esverdeada. E o Oxigênio (O2) atravessado por alta voltagem forma (O3) Ozônio que é altamente oxidante.

Em meio a sequência da troca que efetuei e tirei as minhas fotos, eu passo a inserir as fotos que recebi do Amigo Coy com importantes observações e que oferecem maior segurança aos Monzeiros que não têm "memória fotográfica" ao desmontar e remontar conjuntos.
Como poderá observar nas fotos do Coy, ele alerta para marcações e cuidados para que o processo tenha êxito e que no final não sobrem dúvidas ou que danifiquem uma peça importante no meio do procedimento.
. Planejar ações após análise do conjunto e de diagramas, fazer marcações, check list de desmontagem e montagem, fotos... são de muita ajuda.

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Na foto que segue, a seta indica que o tecido que envolve o enrolamento da bobina está alaranjado e ressecado e soltando, esfarelando-se.

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A seguir, após tirar a mola que circunda o pino para que ele não escape, como se isso fosse possível!!! :D eu o apoiei num toco de madeira para extrair o pino da guia de acoplamento ao eixo de comando de válvulas. Pensando bem, há possibilidade do pino correr se o 'engate' ao aquecer, expandir-se mais que o pino.

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Propaganda Enganosa :D aos mecânicos de fim de semana. Foi visto no vídeo que está na seção de Dicas:
viewtopic.php?f=15&t=29499

Logicamente que o Sr. Venilton não teve a intenção de enganar e sim de ajudar
, só que naquele distribuidor, que pode não ser original, o pino de trava é oco e escorrega como manteiga.

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Como eu não tenho mais um saca pino de 3mm e só vendiam o jogo de 6pc de vários diâmetros por R$98,00; então, eu comprei um pacotinho com 10 pregos de aço de 3mm x 50mm por R$ 0,80 que substituiriam o 'saca pino', e segurando o prego com um alicate de pressão para facilitar as batidas com o martelo. :smt021
Se você pensou em prego comum, não funciona, é como bater prego comum no concreto, entorta na 3ª batida.

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Mas,antes de usar o prego acabei encontrando nos meus guardados um pino de aço de 3mm de diâmetro por 80mm de comprimento. São aqueles objetos que se coleciona sem saber quando e para que vão ter alguma utilidade... e dá-lhe martelo :smt021 e dispensei o alicate de pressão, foi apoiado com os dedos mesmo.

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Segue a ordem de retirada e que na montagem será o inverso.

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Depois com uma chavinha de fenda e com cuidado faz-se pular a mola retangular que segura a bobina na haste fixa da mesa/base.

A bobina que retirei está com 744 Ohms dentro ainda do parâmetro, porém, já num bagaço em franca deterioração e o próximo passo poderia ser um desgaste no esmalte do enrolamento e entrando em curto ao aquecer.

Os fios verde e amarelo com a capa ressecado e também trincado, e quebrando.
E a seta indica o local que coloquei o silicone de alta para uma sobrevida como já dito anteriormente.

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A seguir a bobina montada na base e ao tentar fixar a trava retangular,
forçando com uma chavinha de fenda ela escorregou e me furou o dedo. :smt010

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Aplainei a travinha que encaixa na ranhura do eixo para segurar a bobina, na base do martelo :smt021 . Depois coloquei-a na morça e limei a travinha para que passasse livre pelo eixo e servisse de encosto para o anel trava de diâmetro interno de 14mm x 0,5mm - conforme utilizado no filme do Sr. Venilton.

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Grau de dificuldade:
Retirar o pino que segura a guia do acoplamento no eixo.
Recolocar a mola retangular que deve ter um macete, ou ‘flambando’ com alicate de bico,
ou batendo ao mesmo tempo com um tubinho no diâmetro da trava...
quem souber, favor informar.

Com essas informações você pode se planejar com o saca-pino, um novo anel de borracha para o distribuidor R$1,50; a bobina Delphi R$71,50; (outras marcas paralelas se encontra por R$35,00 e R$ 50,00 e vem com uma mola/trava retangular); ou adquirir o anel trava de 14 x 0,5mm

Ao Coy meus agradecimentos pela colaboração sempre positiva à este forum.

09.02.14
waldir
Editado pela última vez por waldir em 10 Fev 2014, 20:49, em um total de 10 vezes.
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coy
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Re: TROCANDO A BOBINA IMPULSORA DO EFI

Mensagem não lida por coy »

Otimo tutorial, vai ajudar muitas pessoas.
Parabens.
http://www.monzeiros.com/forum/viewtopic.php?t=28526
MARCONI ALBERT
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Re: TROCANDO A BOBINA IMPULSORA DO EFI

Mensagem não lida por coy »

Vou dar um up aqui pra ver se este material não se perde, quando troquei a minha não existia um material tão completo, sorte a minha que sempre podemos contar com o Carlos Freire.
Waldir obrigado pelas palavras mas eu apenas repasso as informações que mestres como vc, Diego, Rafaelo Carlos e muitos outros( desculpem mas se eu for digitar todos os nomes vão ser horas digitando) disponibilizam para nós.
Abraços
http://www.monzeiros.com/forum/viewtopic.php?t=28526
MARCONI ALBERT
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