MÓDULO HEI EXTERNO

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vrsilva
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Re: MÓDULO HEI EXTERNO

Mensagem não lida por vrsilva »

Waldir, falei brincando mesmo..

Porém hoje é tão fácil achar dissipador pra processador... deve ter de quilos nas assistências técnicas de computadores por aí... Coisa mais fácil do mundo é achar dissipador para processador... E o cooler, pode ser um de 3 conto mesmo... é que eu viajo legal as vezes...

Mas já pensou... HEI turbo intercooler... kkkk!!!!!
Vinícius Ribeiro - Mecatronico.
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frfavoreto
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Re: MÓDULO HEI EXTERNO

Mensagem não lida por frfavoreto »

Usar um dissipador de processador é exagero para o HEI. Esses dissipadores de transistores de fonte dos computadores são suficientes, eu uso um deles e dá conta mito bem. Se colocar uma pequena ventoinha fica muito melhor ainda.
Kadett Sport 2.0 EFI 96 completo

A peça mais difícil de se encontrar é um bom mecânico
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waldir
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Re: MÓDULO HEI EXTERNO

Mensagem não lida por waldir »

Fui tirar a medida com uma régua de aço novamente do dissipador instalado

Adivinha?!

Critiquei dia desses os auxiliares de mecânicos amadores que provocam curto com chaves de boca sobre a bateria :smt021

pois é, morri pela boca dei uma triscada com a ponta da régua no dissipador. Ela fez contato com o borne positivo da bateria.

Ainda bem que não grudou pq foi com a quina da régua

Imagem

Bom, dei a partida e deixei funcionando um tempo... depois desliguei e liguei novamente... funcionou.

Acho que só assustou o transistor, até por que o motor estava desligado.

Estou 'pensando' na ventoinha lateral de 2000 rpm soprando no dissipador. Se der resultado voltarei a postar. E depois 'eventualmente'
montar uma caixinha atrás da bateria.

Um Marelli zero continua no porta malas em stand by para uma eventualidade..

waldir
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waldir
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Re: MÓDULO HEI EXTERNO

Mensagem não lida por waldir »

CONTINUANDO A REINAÇÃO E EXPERIÊNCIAS

Em continuidade ao projeto, achei nos perdidos do meu filho e tomei emprestado um ventilador de 120mm
e dependurei-o com enforca-gato para ventar lateralmente ao dissipador.

Imagem

Imagem

Na tabela abaixo já se observa uma boa redução na temperatura. Monza estacionado/ capô fechado/ até ligar a ventoinha pela 2ª vez

Na primeira verificação ao ligar a ventoinha a temperatura no dissipador era 80ºC e agora 58ºC caso contrário ficaria em 55º eu penso.
Amanhã cedo farei nova observação, devo pegar uns 4 km de estrada e mais 2 pelo bairro.

Imagem

Assim que ligou a ventoinha na 2ª veloc. soprou ar quente do radiador acrescentando 3 graus sobre o dissipador.
Editado pela última vez por waldir em 26 Jan 2014, 08:03, em um total de 1 vez.
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jesuino b ferreira
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Re: MÓDULO HEI EXTERNO

Mensagem não lida por jesuino b ferreira »

acompanhando,pois me interessa muito este assunto :smt023
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waldir
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Re: MÓDULO HEI EXTERNO

Mensagem não lida por waldir »

jesuino b ferreira escreveu:acompanhando,pois me interessa muito este assunto :smt023
Jesuíno, nesta altura dos testes me leva a crer que um fan cooler instalado tirando a o calor do dissipador
é a melhor solução para manter o Hei em temperatura baixa, menor que 60ºC
Mas quero saber qual o ganho: decréscimo em graus C e o custo sem considerar a M.Obra que é minha.
Mas há que se estudar bem onde colocá-lo para não atrapalhar e não esticar muito os fios para a conexão.

Abs

waldir
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waldir
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Re: MÓDULO HEI EXTERNO

Mensagem não lida por waldir »

CONTINUANDO A AVALIAÇÃO:
A tabela abaixo em sua 2ª parte representa o seguinte:

Fui ao Carrefour D. Pedro calibrar os pneus e abastecer.
O Carrefour está longe da minha casa 3 km e pego 1,5 km de rodovia +/- onde dá para colocar uma 5ª marcha à 100/110 km/h.
Chegando lá (9:58) tive que aguardar um veículo calibrando e depois na fila de abastecimento já que tinha dois frentistas apenas para 4 baias.
Então os 'parados' é pq eu estava na fila do abastecimento e como deixo o motor ligado a ventoinha ligou 4 vezes na 2ª velocidade (10:08 as 10:19).

Depois dali fui no supermercado Carrefour(10:26) e fiquei lá um tempo(até11:07) e ao sair de lá peguei mais 1km de estrada e 2k no bairro e fui completar a compra em outro supermercado que fica a 1km da minha casa...(11:20) e retornei pra casa as 11:55 e desliguei 12:00 e as variações de temperatura são as que se observam na tabela abaixo.


Imagem

Concluo novamente a avaliação de que, se mantiver o Hei perto do motor e sujeito à ventoinha do radiador a temperatura ficará entre 55 e 60ºC mesmo com um ventilador/exaustor dedicado ao dissipador. Por que em algum momento a temperatura sob o capô estará em torno de 58º pressionado pela ventoinha do radiador de tempos em tempos ou se mantiver a 1ª velocidade ligada também se chega à isto.

Salvo melhor avaliação, a melhor área seria debaixo da 'churrasqueira' com ventilador dedicado ao dissipador em função de puxar ar mais frio de fora. Como o Coy fez.

Colocar o hei atrás da bateria no vão próximo ao farol esquerdo é uma possibilidade viável por que pode puxar ar frio (mas não tanto) vindo da grade e da lateral do radiador.

Tudo isto é uma modificação do projeto da GM/Rochester/Delphi para acomodar os HEI s MTE e no-name que de voz comum são mais fracos. Mas, opinião pessoal, acredito que o vilão do MTE é o regulador de tensão do alternador que o Monzeiro precisa se habituar a ler os indicativos do painel.

Se você usa Hei de qualidade Delphi ou Marelli não troque "seis por meia dúzia" o seis por meia dúzia é a instalação fora da carcaça do distribuidor; por que o Hei foi projetado para suportar altas temperaturas que vão de 100 à 200ºC e a mínima que a carcaça do distribuidor oferece na fase ideal de trabalho do motor é de 80ºC podendo chegar a 95ºC, mas é raro.

Já que estou com a mão na massa vou objetivar a instalação do Hei atrás da bateria com dissipador e ventilador/exaustor dedicado e quando tiver algum resultado volto a postar as informações e a última chance seria no vão coberto da churrasqueira... na pretensa intenção de esgotar o assunto via testes... é só aguardar.

Agradeço a quem acompanhou com interesse e as críticas no bom sentido pois o objetivo é dar uma sobrevida no Hei da MTE de 80 reais contra 195 reais da Delphi. Agora a bobina impulsora tem que sofrer em altas temperaturas, por isso escolha Delphi se couber no seu bolso.

Abs.
waldir
26.01.14
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coy
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Re: MÓDULO HEI EXTERNO

Mensagem não lida por coy »

Volto a insistir que seja qual for a marca, nenhum equipamento eletronico vai suportar estar trabalhando sempre em uma temperatura alta, na minha opinião vale sim mudar o local pra se tentar evitar problemas futuros.
Lembre-se que o projeto desta IE não foi feito para o nosso clima"europeu".
A temperatura proxima a bateria sempre vai ser mais alta que na area da churrasqueira, pois proximo a bateria circula o ar quentevindo do radiador e do motor.
Acredito que o maior vilão da queima de qualquer marca de Hey seja o alternador, mas como eu citei em meu topico o meu HEY era um Delph e eu estava e estou sempre monitorando a tensão via multimetro , que tem se mantido na casa dos 13.1 á 14 volts.
Mas mesmo assim queimou com pouco mais de 01 ano de uso.
http://www.monzeiros.com/forum/viewtopic.php?t=28526
MARCONI ALBERT
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