MÓDULO HEI EXTERNO
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Re: MÓDULO HEI EXTERNO
Waldir, falei brincando mesmo..
Porém hoje é tão fácil achar dissipador pra processador... deve ter de quilos nas assistências técnicas de computadores por aí... Coisa mais fácil do mundo é achar dissipador para processador... E o cooler, pode ser um de 3 conto mesmo... é que eu viajo legal as vezes...
Mas já pensou... HEI turbo intercooler... kkkk!!!!!
Porém hoje é tão fácil achar dissipador pra processador... deve ter de quilos nas assistências técnicas de computadores por aí... Coisa mais fácil do mundo é achar dissipador para processador... E o cooler, pode ser um de 3 conto mesmo... é que eu viajo legal as vezes...
Mas já pensou... HEI turbo intercooler... kkkk!!!!!
Vinícius Ribeiro - Mecatronico.
EX - Monza GLS 93/94 2.0 E.F.I Alcool verde vivaldi.
Monza GLS 94/95 2.0 E.F.I Alcool Cinza Bartok 116cv.
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Re: MÓDULO HEI EXTERNO
Usar um dissipador de processador é exagero para o HEI. Esses dissipadores de transistores de fonte dos computadores são suficientes, eu uso um deles e dá conta mito bem. Se colocar uma pequena ventoinha fica muito melhor ainda.
Kadett Sport 2.0 EFI 96 completo
A peça mais difícil de se encontrar é um bom mecânico
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- waldir
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Re: MÓDULO HEI EXTERNO
Fui tirar a medida com uma régua de aço novamente do dissipador instalado
Adivinha?!
Critiquei dia desses os auxiliares de mecânicos amadores que provocam curto com chaves de boca sobre a bateria :smt021
pois é, morri pela boca dei uma triscada com a ponta da régua no dissipador. Ela fez contato com o borne positivo da bateria.
Ainda bem que não grudou pq foi com a quina da régua
Bom, dei a partida e deixei funcionando um tempo... depois desliguei e liguei novamente... funcionou.
Acho que só assustou o transistor, até por que o motor estava desligado.
Estou 'pensando' na ventoinha lateral de 2000 rpm soprando no dissipador. Se der resultado voltarei a postar. E depois 'eventualmente'
montar uma caixinha atrás da bateria.
Um Marelli zero continua no porta malas em stand by para uma eventualidade..
waldir
Adivinha?!
Critiquei dia desses os auxiliares de mecânicos amadores que provocam curto com chaves de boca sobre a bateria :smt021
pois é, morri pela boca dei uma triscada com a ponta da régua no dissipador. Ela fez contato com o borne positivo da bateria.
Ainda bem que não grudou pq foi com a quina da régua
Bom, dei a partida e deixei funcionando um tempo... depois desliguei e liguei novamente... funcionou.
Acho que só assustou o transistor, até por que o motor estava desligado.
Estou 'pensando' na ventoinha lateral de 2000 rpm soprando no dissipador. Se der resultado voltarei a postar. E depois 'eventualmente'
montar uma caixinha atrás da bateria.
Um Marelli zero continua no porta malas em stand by para uma eventualidade..
waldir
MONZA - GLS 95 2.0 EFI - Alcool - Vermelho Goya
- waldir
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Re: MÓDULO HEI EXTERNO
CONTINUANDO A REINAÇÃO E EXPERIÊNCIAS
Em continuidade ao projeto, achei nos perdidos do meu filho e tomei emprestado um ventilador de 120mm
e dependurei-o com enforca-gato para ventar lateralmente ao dissipador.
Na tabela abaixo já se observa uma boa redução na temperatura. Monza estacionado/ capô fechado/ até ligar a ventoinha pela 2ª vez
Na primeira verificação ao ligar a ventoinha a temperatura no dissipador era 80ºC e agora 58ºC caso contrário ficaria em 55º eu penso.
Amanhã cedo farei nova observação, devo pegar uns 4 km de estrada e mais 2 pelo bairro.
Assim que ligou a ventoinha na 2ª veloc. soprou ar quente do radiador acrescentando 3 graus sobre o dissipador.
Em continuidade ao projeto, achei nos perdidos do meu filho e tomei emprestado um ventilador de 120mm
e dependurei-o com enforca-gato para ventar lateralmente ao dissipador.
Na tabela abaixo já se observa uma boa redução na temperatura. Monza estacionado/ capô fechado/ até ligar a ventoinha pela 2ª vez
Na primeira verificação ao ligar a ventoinha a temperatura no dissipador era 80ºC e agora 58ºC caso contrário ficaria em 55º eu penso.
Amanhã cedo farei nova observação, devo pegar uns 4 km de estrada e mais 2 pelo bairro.
Assim que ligou a ventoinha na 2ª veloc. soprou ar quente do radiador acrescentando 3 graus sobre o dissipador.
Editado pela última vez por waldir em 26 Jan 2014, 08:03, em um total de 1 vez.
MONZA - GLS 95 2.0 EFI - Alcool - Vermelho Goya
- jesuino b ferreira
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Re: MÓDULO HEI EXTERNO
acompanhando,pois me interessa muito este assunto :smt023
- waldir
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Re: MÓDULO HEI EXTERNO
Jesuíno, nesta altura dos testes me leva a crer que um fan cooler instalado tirando a o calor do dissipadorjesuino b ferreira escreveu:acompanhando,pois me interessa muito este assunto :smt023
é a melhor solução para manter o Hei em temperatura baixa, menor que 60ºC
Mas quero saber qual o ganho: decréscimo em graus C e o custo sem considerar a M.Obra que é minha.
Mas há que se estudar bem onde colocá-lo para não atrapalhar e não esticar muito os fios para a conexão.
Abs
waldir
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- waldir
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Re: MÓDULO HEI EXTERNO
CONTINUANDO A AVALIAÇÃO:
A tabela abaixo em sua 2ª parte representa o seguinte:
Fui ao Carrefour D. Pedro calibrar os pneus e abastecer.
O Carrefour está longe da minha casa 3 km e pego 1,5 km de rodovia +/- onde dá para colocar uma 5ª marcha à 100/110 km/h.
Chegando lá (9:58) tive que aguardar um veículo calibrando e depois na fila de abastecimento já que tinha dois frentistas apenas para 4 baias.
Então os 'parados' é pq eu estava na fila do abastecimento e como deixo o motor ligado a ventoinha ligou 4 vezes na 2ª velocidade (10:08 as 10:19).
Depois dali fui no supermercado Carrefour(10:26) e fiquei lá um tempo(até11:07) e ao sair de lá peguei mais 1km de estrada e 2k no bairro e fui completar a compra em outro supermercado que fica a 1km da minha casa...(11:20) e retornei pra casa as 11:55 e desliguei 12:00 e as variações de temperatura são as que se observam na tabela abaixo.
Concluo novamente a avaliação de que, se mantiver o Hei perto do motor e sujeito à ventoinha do radiador a temperatura ficará entre 55 e 60ºC mesmo com um ventilador/exaustor dedicado ao dissipador. Por que em algum momento a temperatura sob o capô estará em torno de 58º pressionado pela ventoinha do radiador de tempos em tempos ou se mantiver a 1ª velocidade ligada também se chega à isto.
Salvo melhor avaliação, a melhor área seria debaixo da 'churrasqueira' com ventilador dedicado ao dissipador em função de puxar ar mais frio de fora. Como o Coy fez.
Colocar o hei atrás da bateria no vão próximo ao farol esquerdo é uma possibilidade viável por que pode puxar ar frio (mas não tanto) vindo da grade e da lateral do radiador.
Tudo isto é uma modificação do projeto da GM/Rochester/Delphi para acomodar os HEI s MTE e no-name que de voz comum são mais fracos. Mas, opinião pessoal, acredito que o vilão do MTE é o regulador de tensão do alternador que o Monzeiro precisa se habituar a ler os indicativos do painel.
Se você usa Hei de qualidade Delphi ou Marelli não troque "seis por meia dúzia" o seis por meia dúzia é a instalação fora da carcaça do distribuidor; por que o Hei foi projetado para suportar altas temperaturas que vão de 100 à 200ºC e a mínima que a carcaça do distribuidor oferece na fase ideal de trabalho do motor é de 80ºC podendo chegar a 95ºC, mas é raro.
Já que estou com a mão na massa vou objetivar a instalação do Hei atrás da bateria com dissipador e ventilador/exaustor dedicado e quando tiver algum resultado volto a postar as informações e a última chance seria no vão coberto da churrasqueira... na pretensa intenção de esgotar o assunto via testes... é só aguardar.
Agradeço a quem acompanhou com interesse e as críticas no bom sentido pois o objetivo é dar uma sobrevida no Hei da MTE de 80 reais contra 195 reais da Delphi. Agora a bobina impulsora tem que sofrer em altas temperaturas, por isso escolha Delphi se couber no seu bolso.
Abs.
waldir
26.01.14
A tabela abaixo em sua 2ª parte representa o seguinte:
Fui ao Carrefour D. Pedro calibrar os pneus e abastecer.
O Carrefour está longe da minha casa 3 km e pego 1,5 km de rodovia +/- onde dá para colocar uma 5ª marcha à 100/110 km/h.
Chegando lá (9:58) tive que aguardar um veículo calibrando e depois na fila de abastecimento já que tinha dois frentistas apenas para 4 baias.
Então os 'parados' é pq eu estava na fila do abastecimento e como deixo o motor ligado a ventoinha ligou 4 vezes na 2ª velocidade (10:08 as 10:19).
Depois dali fui no supermercado Carrefour(10:26) e fiquei lá um tempo(até11:07) e ao sair de lá peguei mais 1km de estrada e 2k no bairro e fui completar a compra em outro supermercado que fica a 1km da minha casa...(11:20) e retornei pra casa as 11:55 e desliguei 12:00 e as variações de temperatura são as que se observam na tabela abaixo.
Concluo novamente a avaliação de que, se mantiver o Hei perto do motor e sujeito à ventoinha do radiador a temperatura ficará entre 55 e 60ºC mesmo com um ventilador/exaustor dedicado ao dissipador. Por que em algum momento a temperatura sob o capô estará em torno de 58º pressionado pela ventoinha do radiador de tempos em tempos ou se mantiver a 1ª velocidade ligada também se chega à isto.
Salvo melhor avaliação, a melhor área seria debaixo da 'churrasqueira' com ventilador dedicado ao dissipador em função de puxar ar mais frio de fora. Como o Coy fez.
Colocar o hei atrás da bateria no vão próximo ao farol esquerdo é uma possibilidade viável por que pode puxar ar frio (mas não tanto) vindo da grade e da lateral do radiador.
Tudo isto é uma modificação do projeto da GM/Rochester/Delphi para acomodar os HEI s MTE e no-name que de voz comum são mais fracos. Mas, opinião pessoal, acredito que o vilão do MTE é o regulador de tensão do alternador que o Monzeiro precisa se habituar a ler os indicativos do painel.
Se você usa Hei de qualidade Delphi ou Marelli não troque "seis por meia dúzia" o seis por meia dúzia é a instalação fora da carcaça do distribuidor; por que o Hei foi projetado para suportar altas temperaturas que vão de 100 à 200ºC e a mínima que a carcaça do distribuidor oferece na fase ideal de trabalho do motor é de 80ºC podendo chegar a 95ºC, mas é raro.
Já que estou com a mão na massa vou objetivar a instalação do Hei atrás da bateria com dissipador e ventilador/exaustor dedicado e quando tiver algum resultado volto a postar as informações e a última chance seria no vão coberto da churrasqueira... na pretensa intenção de esgotar o assunto via testes... é só aguardar.
Agradeço a quem acompanhou com interesse e as críticas no bom sentido pois o objetivo é dar uma sobrevida no Hei da MTE de 80 reais contra 195 reais da Delphi. Agora a bobina impulsora tem que sofrer em altas temperaturas, por isso escolha Delphi se couber no seu bolso.
Abs.
waldir
26.01.14
MONZA - GLS 95 2.0 EFI - Alcool - Vermelho Goya
- coy
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- Ano: 1994
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- Injeção: EFi
Re: MÓDULO HEI EXTERNO
Volto a insistir que seja qual for a marca, nenhum equipamento eletronico vai suportar estar trabalhando sempre em uma temperatura alta, na minha opinião vale sim mudar o local pra se tentar evitar problemas futuros.
Lembre-se que o projeto desta IE não foi feito para o nosso clima"europeu".
A temperatura proxima a bateria sempre vai ser mais alta que na area da churrasqueira, pois proximo a bateria circula o ar quentevindo do radiador e do motor.
Acredito que o maior vilão da queima de qualquer marca de Hey seja o alternador, mas como eu citei em meu topico o meu HEY era um Delph e eu estava e estou sempre monitorando a tensão via multimetro , que tem se mantido na casa dos 13.1 á 14 volts.
Mas mesmo assim queimou com pouco mais de 01 ano de uso.
Lembre-se que o projeto desta IE não foi feito para o nosso clima"europeu".
A temperatura proxima a bateria sempre vai ser mais alta que na area da churrasqueira, pois proximo a bateria circula o ar quentevindo do radiador e do motor.
Acredito que o maior vilão da queima de qualquer marca de Hey seja o alternador, mas como eu citei em meu topico o meu HEY era um Delph e eu estava e estou sempre monitorando a tensão via multimetro , que tem se mantido na casa dos 13.1 á 14 volts.
Mas mesmo assim queimou com pouco mais de 01 ano de uso.
http://www.monzeiros.com/forum/viewtopic.php?t=28526
MARCONI ALBERT
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