nao sou expert do assunto , mas tenho tentado fazer o melhor possivel e contribuir com o nosso forum , quem participar de outros foruns de carros e quiser mandar esse tutorial , fiquem a vontade , da minha parte esta autorizado!!!
bem vamos la!!!
vamos precisar de junta de cabeçote , preferencia da marca SABÓ , e junta da tampa de valvulas , cola pra fechar motor , comprei da marca loctite , mas isso vai de cada um , e cola juntas , oleo , filtro de oleo , aditivo de radiador e mais o que precisar pra fazer a troca , isso foi o que eu usei!!kkk
antes de tudo , esgote o oleo do motor e retire o filtro de oleo..
desconecte as mangueiras de arrefecimento para poder sair a agua do motor ....
retire o filtro de ar do carburador , cabos de velas , distribuidor , bomba de combustivel , solte a correia do alternador e os fios da bateria , deixando um espaço livre pra poder trabalhar , mas preste muita atençao pra nao ter erros na hora de montar e nao esquecer nada..

depois de tirar a correia do alternador , vamos soltar a correia dentada
solte esses 4 parafusos alien para soltar a polia , solte tambem a correia da direçao hidraulica!!

retire o alternador , coisa simples tambem de fazer

depois retirar a capa da correia dentada , no meu caso sao 3 parafusos nº10

depois da capa , chegamos da correia dentada

pra quem nao vai trocar bomba d´agua como eu fiz , é so soltar esse parafuso da polia da correia dentada e bater na polia que ela sai.

solte a tubagem do escapamento

depois retirem a tampa de valvulas e o coletor de admissao

retire os parafusos do cabeçote

retire a gaiola de valvulas , bata com cuidado pra ela se soltar..

depois de tudo livre so arrancar o cabeçote , retirar os tuchos balancins e escoras , se nao forem trocar os tuchos e balancins , marque onde cada um estava e o recoloque no mesmo lugar!!

essa é a peça que vai pra retifica

aproveite e troque os selos do bloco , bate com uma chave de fenda no canto do selo ate ele entortar como esta na foto , depois puxe com um alicate , na de colocar um novo bata de leve com auxilio de uma tabua , cuidado pra nao danificar o bloco do motor com batidas elevadas..

limpe bem a base do bloco com um pano e uma lixadinha bem de leve com uma lixa bem fininha

peças retiradas , que bagunça kkkkkkk

como eu tinha mandado o cabeçote pra retifica aproveitei pinatr algumas peças com tinta pra alta temperatura

meu 4 X 1 kkk

pintadas

pra quem nunca viu ou nao sabe como se faz retifica em cabeçote , resolvi tirar umas fotos do trabalho...
o cabeçote é plainado ou seja , rebaixado...

cabeçote retificado e pintado!!

começando a montagem
monte todo sistema de mangueiras que fica embaixo do coletor de admissao.

colcocar a junta na base do motor

coloque o cabeçote com cuidado pra nao entortar a junta

recoloque os tuchos , balancins e escoras no cabeçote

faço um cordao com a cola de fechamento de motor , para poder colocar a gaiola de valvulas ..

faço o aperto dos parafusos com um torquimetro e apertos em graus tambem ..
veja como apertar aki
viewtopic.php?f=3&t=15607&hilit=+aperto+torquimetro
esse daki tambem
viewtopic.php?f=49&t=13572&p=152254&hil ... ro#p152254
aperte conforme indicaçao dos topicos acima

coloque a tampa de valvulas , colocando a junta , eu particulamente prefiro colocar essa juta com cola , mas nao é necessario , isso é gosto ...

esses sao aneis que vem junto com as juntas da SABÓ , facilita muito o trabalho , torque na medida certa kkk

depois de dado o torque nos parafusos do cabeçote é so montar como antes , prestando muita atençao..

depois de montar as partes de cima , é hora de colocar o motor em sincronia antes de terminar a montagem
na parte de baixo é so colocar uma marca em direçao da outra

sincronizando a parte de cima
segue as marcas

pra facilitar antes de apertar o parfuso da polia do comando coloque a correia dentada no lugar e encaixe a polia sem deixar sair das marcas de baixo e nem de cima , depois so apertar o parafuso e terminar de montar as outras partes que faltam , .
nao esquecer de colocar o oleo , o filtro de oleo , religar as mangueiras de arrefecimento ,mangueiras de combustivel , esticar correia do alternador , colocar o distribuidor no ponto que estava , colocar agua no radiador com aditivo , recolocar cabos de velas , ligar cada conector em seu lugar , colocar a capa da correia dentada , regular a polia da DH , coletor de escape , bomba de combustivel , e bateria no final , verifique senao tem nada faltando , se estao todas apertadas as mangueiras etc.....
é isso ae , o objetivo foi passado , trocar a junta de cabeçote , esse nao é o primeiro topico desse tipo , pois existe o do david crozeta tambem..
esse daki
viewtopic.php?f=49&t=12850&hilit=trocando+a+junta
abraçao a todos e o proximo topico vai ser um video como regular um carburador 2E..
aguardem...kkkkk
michael firmino