Reduzindo o consumo com apenas R$ 20,00 em peças!

Assuntos de mecânica e manutenção não abordados nos fóruns abaixo.
Fastback
Membro Classic (Ní­vel 7)
Mensagens: 857
Registrado em: 12 Dez 2006, 16:20
Cidade: Cuiaba
Estado: Mato Grosso-MT
Modelo: Não tenho Monza :(
Motor: Outro
Ano: 1983
Combustível:: Etanol
Injeção: EFi

Re: Reduzindo o consumo com apenas R$ 20,00 em peças!

Mensagem não lida por Fastback »

MonzaClub20EFICHZ escreveu:Sim é com gasolina, com álcool não ficava muito bom, 6 na cidade e 10,5 na estrada, só que com a taxa de compressão de gasolina, agora que acertei a taxa os pistões e o comando para álcool deve ficar melhor, mas tenho que esperar um pouco até amaciar o motor.
Cara, o seu era a gasolina, voce converteu e depois terminou a conversao com pistoes e comando? E o coletor, a TBI? Continuaram os da gasolina? Quanto voce gastou nisso?
Estou doido pra terminar o serviço no meu... Mas tá dificil arrumar grana!
Convertido, do jeito que tá, andando "no sapatinho" com algumas "recaídas" de pisar fundo, ele tá fazendo 6,5... Isso porque preciso fazer uma boa limpeza na TBI, trocar uns filtros, etc. Acho que com esse sistema num carro bem acertadinho deve ficar muito bom. Fazendo uns 7~7,5 já está ótimo, principalmente pelo valor investido!

Outra coisa... Aquele potenciometro de CO2 também é um "controle" da mistura, nao? Alguém sabe lidar com ele? A principio ele seria como a "sonda lambda" do carro, só que meio "mecanica" já que é preciso ser feita uma mediçao de gases do escape pra acertar a mistura "correta" através de tal potenciometro... =/
Isaque&Rebeca:
'83 Chevy Opala Comodoro Cupê 2500 EFI álcool [DailyUse]
'84 Chevy Caravan Comodoro 2500 gasolina ( 4100 detected! :O )


EX-** '95 Chevy Monza GL 2.0 alcool segundo dono, saudades!
EX-** '79 Ford Galaxie Landau 302 V8 saudades!
MonzaClub20EFICHZ
Membro Classic SE (Ní­vel 8)
Mensagens: 2601
Registrado em: 27 Dez 2008, 19:57
Cidade:
Estado: - SELECIONE --------
Modelo: - SELECIONE --------

Re: Reduzindo o consumo com apenas R$ 20,00 em peças!

Mensagem não lida por MonzaClub20EFICHZ »

A TBI continua a mesma por enquanto, o coletor também, aproveitei para fazer o motor agora, e converte-lo para álcool porque já estava enrolando a 5 anos com isso, depois que uma mangueira furou, e o cabeçote superaqueceu um pouco além da medida, dias depois a carbonização de um cilindro soltou, quebrou ao meio e começou a bater entre o pistão e as válvulas, na época fiz só válvula e sede, mas tive que passar a usar Bardal B-12 e óleo Shell Helix de alta kilometragem para controla-lo isso 3 anos atrás. Agora com a relação tempo e dinheiro exata, fiz a conversão interna. Nestes 5 anos que uso álcool o TBI está perfeito, sem nenhuma corrosão, a injeção de gasolina na partida coloquei só uma mangueira entrando por cima do fitro de ar (fiz um furo e vedei com cola). Na retífica gastei R$ 2.150,00.
RENATO.POA
Membro Class (Ní­vel 5)
Mensagens: 407
Registrado em: 11 Nov 2007, 20:10
Cidade:
Estado: - SELECIONE --------
Modelo: - SELECIONE --------

Re: Reduzindo o consumo com apenas R$ 20,00 em peças!

Mensagem não lida por RENATO.POA »

Saberia me dizer se isto também funcionaria para carro MPFI??

Abraço
Renato
Tira o olho do meu monzão...rsrsrsrsrs
Projeto de injeção programável: viewtopic.php?f=4&t=23399
MonzaClub20EFICHZ
Membro Classic SE (Ní­vel 8)
Mensagens: 2601
Registrado em: 27 Dez 2008, 19:57
Cidade:
Estado: - SELECIONE --------
Modelo: - SELECIONE --------

Re: Reduzindo o consumo com apenas R$ 20,00 em peças!

Mensagem não lida por MonzaClub20EFICHZ »

Deve funcionar em qualquer carro que não use a sonda lâmbda, pois aí quem tem o controle do consumo é a sonda e não o MAP.
Monzorel
Membro GLS (Ní­vel 6)
Mensagens: 637
Registrado em: 29 Out 2007, 17:26
Cidade:
Estado: - SELECIONE --------
Modelo: - SELECIONE --------

Re: Reduzindo o consumo com apenas R$ 20,00 em peças!

Mensagem não lida por Monzorel »

economico ´deixar o carro em casa e ir de metro ou de bicicleta de moto buzão

de monza acho dificil

pois se nao os caras das fabricas fariam isso
Monza 2.0 89/90 Gasolina GNV, DH, VE modulo de comforto ,PME, TE, Preto Memphis, Suspençao preparada, Freio a disco nas quatro rodas, Rodas aro 15 Girus Racing GR-370, Pneu 195/55/15, Xenon 8000k ante comando, Painel digital, Computador de Bordo Tela de DVD 7pg
TheRipper
Membro Classic (Ní­vel 7)
Mensagens: 942
Registrado em: 27 Jan 2008, 00:00
Cidade:
Estado: - SELECIONE --------
Modelo: - SELECIONE --------

Re: Reduzindo o consumo com apenas R$ 20,00 em peças!

Mensagem não lida por TheRipper »

MonzaClub20EFICHZ escreveu:Quanto a poluição, não acredito que polua mais, pois se andamos mais km/l, despejamos então menos CO CO2 etc.. na atmosfera por km, basta fazer uma regrinha de três.
Mistura pobre reduz um pouco a emissão de CO e CO2, porém, aumenta MUITO a emissão de NOx :wink:

Meu carro no álcool fazia 7,5 a 8km/l na cidade, com acerto "ninja" da injeção hehehe
Fastback
Membro Classic (Ní­vel 7)
Mensagens: 857
Registrado em: 12 Dez 2006, 16:20
Cidade: Cuiaba
Estado: Mato Grosso-MT
Modelo: Não tenho Monza :(
Motor: Outro
Ano: 1983
Combustível:: Etanol
Injeção: EFi

Re: Reduzindo o consumo com apenas R$ 20,00 em peças!

Mensagem não lida por Fastback »

Monzorel escreveu:economico ´deixar o carro em casa e ir de metro ou de bicicleta de moto buzão

de monza acho dificil

pois se nao os caras das fabricas fariam isso
Mas existem N fatores pra fábrica nao fazer algo assim... Um dos principais seria adequar o carro num "meio termo" pra rodar em qualquer tipo de região e situação. Imagine se a fábrica fizesse o Monza pra rodar numa situação X e voce usá-lo numa situação Y! Seria como projetarem pra voce usar gasolina e voce colocar Diesel!
Mesmo assim, a idéia do Monzeiro aí é bem interessante. Aliás, esse negócio de potenciometro é muito usado nessas "conversoes" via chip onde o potenciometro controla os sinais dos sensores de admissao e etc pra dar uma "enganada" na central e melhorar o desempenho ou o consumo. Digo porque quando meu pai converteu o Corsa 1.6 (MPFI) dele pro alcool foi uma das coisas que o cara que programou o chip recomendou. Ficou uma ... mas tudo bem. hehehe

Fábio, mas esses 7~8km/l são só no sapatinho ou de vez em quando rolava um pé-de-chumbo? ^^ Isso foi na mega, né?

Abraço!
MonzaClub20EFICHZ escreveu:...Na retífica gastei R$ 2.150,00.
É... Acho que a minha "conversao" vai demorar bastante pra sair. :(
Isaque&Rebeca:
'83 Chevy Opala Comodoro Cupê 2500 EFI álcool [DailyUse]
'84 Chevy Caravan Comodoro 2500 gasolina ( 4100 detected! :O )


EX-** '95 Chevy Monza GL 2.0 alcool segundo dono, saudades!
EX-** '79 Ford Galaxie Landau 302 V8 saudades!
TheRipper
Membro Classic (Ní­vel 7)
Mensagens: 942
Registrado em: 27 Jan 2008, 00:00
Cidade:
Estado: - SELECIONE --------
Modelo: - SELECIONE --------

Re: Reduzindo o consumo com apenas R$ 20,00 em peças!

Mensagem não lida por TheRipper »

Fastback escreveu:Fábio, mas esses 7~8km/l são só no sapatinho ou de vez em quando rolava um pé-de-chumbo? ^^ Isso foi na mega, né?
8km/l no sapatinho e 7km/l andando normal e dando umas pisadas de vez em quando :wink:
Responder