DIFERENCIA ENTRE F16 Y F18

Assuntos específicos relacionados à direção e câmbio.
ronaldo theodoro
Membro Classic (Ní­vel 7)
Mensagens: 1080
Registrado em: 01 Mai 2009, 23:39
Cidade: Mandaguari
Estado: Paraná-PR
Modelo: Monza GLS
Motor: 2.0
Ano: 1993
Combustível:: Gasolina
Injeção: MPFi

Re: DIFERENCIA ENTRE F16 Y F18

Mensagem não lida por ronaldo theodoro »

Verifiquei hoje e o câmbio do Monza original é F16. A relação é diferente. Aqui em casa tem um GSI 93 e acho muito confortável para andar na pista. Sei que o GS (e meu pai tinha um) tinha a relação mais curta que a do GSI.

Kadett GSi 2.0 8V 93/93(somente gasolina)
Diferencial: 3,72:1
1º Marcha: 3,58:1
2º Marcha: 1,87:1
3º Marcha: 1,22:1
4º Marcha: 0,91:1
5º Marcha: 0,74:1

Monza 2.0 8V 93/94 álcool
Diferencial: 3,94:1
1º Marcha: 3,55:1
2º Marcha: 1,95:1
3º Marcha: 1,28:1
4º Marcha: 0,89:1
5º Marcha: 0,71:1

As relações são parecidas, porém, a grande diferença é a relação do diferencial.
A relação do diferencial de 4,19 é para 1,8 a álcool e 2,0 a gasolina. O meu é 3,94. Acho que vou manter o mesmo câmbio.

Abs
gasol.completo/Le jetronic+EZK MPFI/Tilt down
capô/porta malas ctrl remoto DVD camera ré piloto automatico
Bancos elétricos
Avatar do usuário
Carlos A. Freire
MODERADOR
Mensagens: 17761
Registrado em: 18 Jan 2007, 11:06
Cidade: SAO PAULO
Estado: São Paulo-SP
Modelo: Monza GLS
Motor: 2.0
Ano: 1996
Combustível:: Gasolina
Injeção: EFi

Re: DIFERENCIA ENTRE F16 Y F18

Mensagem não lida por Carlos A. Freire »

Acha mesmo que a relação do câmbio parecida?

Lembre-se que o diferencial é grande e as engrenagens são bem menores. Uma diferença que parece pequena nos números pode mudar muito o resultado final.

Abs,

Carlos Freire
Monza GLS 96 - 2.0 EFI gasolina
São Paulo-SP
Avatar do usuário
Robson Lott
Membro Classic SE (Ní­vel 8)
Mensagens: 2273
Registrado em: 29 Mai 2007, 17:15
Cidade: São Paulo
Estado: São Paulo-SP
Modelo: Monza SLE
Motor: 2.0
Ano: 1987
Combustível:: Etanol
Injeção: Carburador

Re: DIFERENCIA ENTRE F16 Y F18

Mensagem não lida por Robson Lott »

Existe uma análise por gráfico de serra, num é?
Ela é boa pra ver o quanto a curva de torque e potência faz efeito em cada queda de rotação em uma cambiada.
O Carlos Meccia, xará do nosso mestre daqui, dá uma aula disso, para ver que existe uma relação de "casamento" entre peso do carro, torque, potência, relações das engrenagens e alongamento do diferencial:

http://autoentusiastas.com.br/2014/10/c ... rigatorio/

Até eu vou dar uma releitura nesse artigo! ;)

Abraços!
Robson Lott
- '87 SL/E 2.0 Álc Prata Andino 4p
* 20/11/18 146K km e contando...
:cachaca:
- '93 Classic SE MPFI Gas. - Azul Oxford 4p
* 18/12/14 93K km a 18/01/15 108K km
- '93 Class 2.0 Gas. - Cinza Hendell 4p
* 03/03/08 106K km a 13/07/09 126K km
- '88 SL/E 2.0 Álc - Prata Lunar 2p
* 17/10/06 105K km a 03/03/08 134K km

Imagem
ronaldo theodoro
Membro Classic (Ní­vel 7)
Mensagens: 1080
Registrado em: 01 Mai 2009, 23:39
Cidade: Mandaguari
Estado: Paraná-PR
Modelo: Monza GLS
Motor: 2.0
Ano: 1993
Combustível:: Gasolina
Injeção: MPFi

Re: DIFERENCIA ENTRE F16 Y F18

Mensagem não lida por ronaldo theodoro »

Carlos A. Freire escreveu:Meu Monza a 120Km/h em 5ª marcha fica com 3.000rpm no conta giros.

Abs,

Carlos Freire
Hoje fiz um teste: Andei a 3000 rpm e marcou 120Km/h em 5 marcha. Resultado muito parecido com o seu. O GPS marcou 117Km/h. Em 4000 rpm deu 152 km/h. Vou fazer um teste com o GSI e depois posto.
Vendo este tópico, por ex. não sabia que o Monza a gasolina tem relação diferente do meu que é álcool. Vi também que alguns Kadett GSI saíram com câmbio F16 e F18 no mesmo ano. Estranho, né? :smt017

Carlos, qual seria a explicação da relação do Monza a álcool ser menor que a gasolina, já que a potência difere tão pouco?


Abs
gasol.completo/Le jetronic+EZK MPFI/Tilt down
capô/porta malas ctrl remoto DVD camera ré piloto automatico
Bancos elétricos
Avatar do usuário
Carlos A. Freire
MODERADOR
Mensagens: 17761
Registrado em: 18 Jan 2007, 11:06
Cidade: SAO PAULO
Estado: São Paulo-SP
Modelo: Monza GLS
Motor: 2.0
Ano: 1996
Combustível:: Gasolina
Injeção: EFi

Re: DIFERENCIA ENTRE F16 Y F18

Mensagem não lida por Carlos A. Freire »

95 e 96 só tem uma relação, confere lá nos manuais.

Em teoria seria a diferença da curva de torque entre motores álcool e gasolina.
Monza GLS 96 - 2.0 EFI gasolina
São Paulo-SP
wzfreitas
Mensagens: 6
Registrado em: 14 Dez 2014, 20:28
Cidade:
Estado: - SELECIONE --------
Modelo: - SELECIONE --------

Re: DIFERENCIA ENTRE F16 Y F18

Mensagem não lida por wzfreitas »

Pessoal, lendo o tópico me veio uma dúvida:
O meu Monza 1990 (câmbio F16) tem fácil adaptação ao F18?
Seria plug and play?
Ele está ruim, ronca bastante quando solto o pedal da embreagem e dá muito tranco, muito mesmo. E acho ele bem curto.
Pretendo colocar uma caixa F18, se for fácil a instalação.
Lucas_G
Membro GL (Ní­vel 2)
Mensagens: 142
Registrado em: 15 Set 2014, 20:03
Cidade: Arroio do Meio
Estado: Rio Grande do Sul-RS
Modelo: Monza GL
Motor: 2.0
Ano: 1994
Combustível:: Gasolina
Injeção: EFi

Re:

Mensagem não lida por Lucas_G »

wzfreitas escreveu:Pessoal, lendo o tópico me veio uma dúvida:
O meu Monza 1990 (câmbio F16) tem fácil adaptação ao F18?
Seria plug and play?
Ele está ruim, ronca bastante quando solto o pedal da embreagem e dá muito tranco, muito mesmo. E acho ele bem curto.
Pretendo colocar uma caixa F18, se for fácil a instalação.
Os dois são iguais, o Carlos postou isso na primeira página.
Carlos A. Freire escreveu:
andre escreveu:esta caixa F18 cabe no meu motor ou a alguma mudanca no sistema de encaixe?
E ela é mais longa do que a F16?
André,

o encaixe e fixação da transmissão no motor são iguais. Quanto a relação, vai depender do ano, modelo e tipo de combustível do Monza.
Eu criei um tópico informando as relações de câmbio do Monza:
http://www.monzeiros.com/forum/viewtopic.php?t=511

Abs,

Carlos Freire
Tenho umas dúvidas também.

- No meu (F18) as mudanças são bem precisas, macias e leves, mas a 4ª marcha parece raspar em alguma coisa ao ser engatada, o engate é leve mas dando umas travadinhas, o que pode ser isto?
- Ao engatar a 2ª e 3ª marchas, soltar rapidamente a embreagem e acelerar forte, o câmbio dá um tranco, como se desse um coice na mão, é normal isso?
Avatar do usuário
Luiz Carlos (Rio)
Membro 500EF (Ní­vel 9)
Mensagens: 4217
Registrado em: 15 Dez 2006, 11:22
Cidade: Rio de Janeiro
Estado: Rio de Janeiro-RJ
Modelo: Monza GLS
Motor: 2.0
Ano: 1994
Combustível:: Gasolina
Injeção: EFi

Re: DIFERENCIA ENTRE F16 Y F18

Mensagem não lida por Luiz Carlos (Rio) »

Carlos Freire escreveu:
Nos anteriores, em 5ª em subida perdia muito rendimento e se caísse para 100km/h a 5ª não mantinha e tinha que puxar a 4ª. No mesmo local o 96 mantem em 5ª ou suporta mais, caindo mais devagar a velocidade.
De modo geral é muito gostoso andar com esse carro, tanto na cidade como em rodovias. Sempre responde bem.
Carlos Freire

Isso que vc escreveu em relação ao Monza 96 não bate com a teoria. Ou então seus Monzas anteriores não estavam lá muito bem de saúde. :lol:

Deixa antes eu contar uma história vivida por mim.
Meu primeiro Monza foi um GLS 2.0 1994/1995.
Como eu estava saindo de um Chevette 1.4 com 4 marchas, achei o novo carro um avião.
Tanto que na primeira viagem que fiz, do Rio para SP, fui parado pela PR andando a 128 Km/h e só não levei uma multa porque os caras babaram diante do Monzão vermelho Goya e só ficaram na advertência. Não ofereci propina nem nada disso.

Bom, fiquei com esse carro de 1998 até 2005, quando um amigo me ofereceu um Monza GLS 2.0 1994 Prata por um preço muito convidativo. Como minhas filhas sempre me pediam o carro (uma inclusive já tinha dado uma porradinha na traseira de outro carro e precisei trocar um dos suportes do parachoque dianteiro), comprei.
Um mês depois, em setembro de 2005, exatamente 10 anos atrás, o Vermelho sofreu um acidente e o seguro deu perda total. Ele foi comprado em leilão, recuperado e ainda roda aqui no Rio.

Qdo comecei a dirigir o prateado, notei logo que ele era mais arisco na cidade e também na estrada, principalmente em quinta marcha. Em trechos de estrada onde o Vermelho pedia redução de marcha (de quinta para quarta), o prata não pedia.
Em compensação, o Vermelho fazia, com ar condicionado ligado e 4 ou 5 pessoas dentro, 13 Km/l. O prata fazia (e faz até hoje no máximo 12 Km/l).

Voltando ao papo das caixas de marchas, se olharmos nos manuais do 94 e do 95 (que é igual ao seu 96) e fizermos os devidos cálculos, veremos que em uma mesma velocidade em estrada, o motor do meu prata estará com giro maior do que o seu 96. Portanto, com mais potência disponível (e maior consumo e maior ruído de cabine) do que o 96.

Não existe mágica nesse negócio. O fabricante (ou preparador, no caso de carros esportivos) define uma relação para as várias marchas e quando se ganha potência perde-se economia e vice versa.

Nota: quando fui parado na Dutra com meu primeiro Monza, ele estava com menos de 30 mil Km rodados. O prata comprei já com 88 mil. Mesmo assim o 94 sempre foi mais esperto.
Abs
Luiz Carlos
Monza GLS 2.0 -1994 EFI 2 portas - gasolina - prata argenta
Rio de Janeiro - RJ
Responder