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Carro esquentendo com o AC

Enviado: 14 Set 2008, 16:19
por Rosberg
Amigos, criei coragem e fiz uma viagem com o Monza. Coisa de 180km entre uma cidade e outra. Sai no sábado de 5hr, clima muito frio e o ponteiro da temperatura sempre abaixo da metade da escala. Numa velocidade sempre entre 100 e 120km/h.

Voltando hj, as 14hr, com o som quente, vim com o AC desligado e o ponteiro da temperatura sempre um poukinho acima da metade da escala, mas, o inferno esta tanto que resolvi ligar o AC, ao ligar e rodar 2km o ponteiro da temperatura quase colou na parte vermelha. Vendo o problema, desliguei o AC e reduzi a velocidade um pouco e ela voltou a baixar até o de antes, um poukinho acima do meio. Ah, vinha sempre entre 120 e 130km/h.

Alguem sabe o que pode ser? Eh um monza 86/86 1.8 carburado gasolina! O AC é original dele.

Re: Carro esquentendo com o AC

Enviado: 14 Set 2008, 17:11
por Diego Paiva
Estranho...na estrada, com o "vento na cara do carro", não era pra esquentar, mesmo que o ventilador do radiador tivesse ruim.
O ar parou de gelar em algum momento? Ou mesmo qd a temp. foi a marca vermelha ele continuou gelando? A luz da temperatura acendeu?
POde ser um defeito no sensor de temp., que fica no cabeçote.

Edit: Vc observou se ao ligar o AR, a ventoinha liga também?

Re: Carro esquentendo com o AC

Enviado: 14 Set 2008, 17:18
por Diego Paiva
Rosberg escreveu:Voltando hj, as 14hr, com o som quente, vim com o AC desligado e o ponteiro da temperatura sempre um poukinho acima da metade da escala
Tá errado, heim.... na estrada acima do meio? Vê como anda a vávula termostática e a bomba d'água.

Re: Carro esquentendo com o AC

Enviado: 14 Set 2008, 17:55
por Carlos A. Freire
Em estrada com velocidade, o ponteiro é para ficar abaixo do meio de escala, com AC ligado ou desligado. Primeiro passo é aferir o marcador de temperatura, para saber se está marcando corretamente. Se estiver errado, corrija o problema do marcador ou problema elétrico. Se estiver marcando certo, verifique possível obstrução no sistema de arefecimento (válvula termostática, radiador...) ou problemas com a bomba d´água.

Abs,

Carlos Freire

Re: Carro esquentendo com o AC

Enviado: 14 Set 2008, 21:54
por Rosberg
Diego Paiva escreveu:Estranho...na estrada, com o "vento na cara do carro", não era pra esquentar, mesmo que o ventilador do radiador tivesse ruim.
O ar parou de gelar em algum momento? Ou mesmo qd a temp. foi a marca vermelha ele continuou gelando? A luz da temperatura acendeu?
POde ser um defeito no sensor de temp., que fica no cabeçote.

Edit: Vc observou se ao ligar o AR, a ventoinha liga também?
Não, ao contrário, ele estava gelando melhor do que na rua. Inclusive refrescou muito o interior, só que com a temperatura lá em cima, preferi desligar. Não parou de gelar em NENHUM MOMENTO. Só que, dentro da rua, você liga ele começa a gelar e tem hora que para de gelar (NA RUA) nessa situação na estrada, ele gelou até eu desligar. A luz da temperatura não acendeu, pois quando notei que estava errada, tentei fazer o motor esfriar "a cabeça''. Sobre a ventoinha ligar com o AC ligado, isso não observei, mas poderei atestar amanhã, caso seja preciso para melhor diagnostico.
Carlos A. Freire escreveu:Em estrada com velocidade, o ponteiro é para ficar abaixo do meio de escala, com AC ligado ou desligado. Primeiro passo é aferir o marcador de temperatura, para saber se está marcando corretamente. Se estiver errado, corrija o problema do marcador ou problema elétrico. Se estiver marcando certo, verifique possível obstrução no sistema de arefecimento (válvula termostática, radiador...) ou problemas com a bomba d´água.

Abs,

Carlos Freire
Como eu faria para aferir o marcador? Um detalhe que esqueci de comentar, é que quando o ponteiro subiu as altura, ele começou com um cheiro forte de gasolina, o cheiro ficou até a temperatura voltar ao normal.

Re: Carro esquentendo com o AC

Enviado: 14 Set 2008, 23:56
por Rosberg
Ele veio o caminho todo assim, mas quando liguei o AC ele quase colou no vermelhio!

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Re: Carro esquentendo com o AC

Enviado: 15 Set 2008, 09:08
por Carlos A. Freire
Para aferir o marcador de temperatura, deve ser colocado termômetro para ver a que temperatura está reamente. Se estiver marcando errado (o carro não está muito quente), depnde do problema para a solução. Problemas de aterramento, faz o marcador de temperatura subir além do normal. O próprio marcador de temperatura, tem um ajuste (trimpot) para aferir, ou seja, pode subir ou descer o ponteiro. Mas, antes é preciso saber qual a temperatura de trabalho do motor do seu Monza. As vezes o marcador ou o sensor de temperatura devem er substituídos.

Abs,

Carlos Freire

Re: Carro esquentendo com o AC

Enviado: 15 Set 2008, 17:30
por Rosberg
PROBLEMA APARENTEMENTE NAO RESOLVIDO, mas troquei a Bomba, pois ela esta assim:

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