Ventoinha armando com ponteiro da temperatura a 1/4 e vazamento na mangueira do radiador-termostática

Assuntos específicos relacionados ao sistema de ar e arrefecimento.
Avatar do usuário
Carlos A. Freire
MODERADOR
Mensagens: 17758
Registrado em: 18 Jan 2007, 11:06
Cidade: SAO PAULO
Estado: São Paulo-SP
Modelo: Monza GLS
Motor: 2.0
Ano: 1996
Combustível:: Gasolina
Injeção: EFi

Re: Ventoinha armando com ponteiro da temperatura a 1/4 e vazamento na mangueira do radiador-termostática

Mensagem não lida por Carlos A. Freire »

Essa configuração desse vídeo está muito errada. Não se baseia nesse vídeo.

Não importa a configuração, a saída debaixo do cavalete da válvula termostática sempre vai para o coletor de admissão. A de cima vai para o ar quente ou desativada com tampão.

Esse vídeo está tão errado que ficou sem opção para o ar quente.
Monza GLS 96 - 2.0 EFI gasolina
São Paulo-SP
Caio_Matheus
Membro SL (Ní­vel 1)
Mensagens: 21
Registrado em: 19 Dez 2023, 15:40
Cidade: Lavras
Estado: Minas Gerais-MG
Modelo: Monza SLE
Motor: 2.0
Ano: 1990
Combustível:: Etanol
Injeção: Carburador

Re: Ventoinha armando com ponteiro da temperatura a 1/4 e vazamento na mangueira do radiador-termostática

Mensagem não lida por Caio_Matheus »

Exatamente. Essa configuração está erradiíssima. E acredito que o meu esteja assim.

Consegui encontra no chepchev a representação correta.
Imagem

Carlos, a o modelo de mangueira do reservatório do meu Monza:
Imagem

Nas fotos abaixo, dá para ver que a mangueira enrugada está ligando a entrada superior do cavalete ao coletor, quando deveria estar na entrada inferior do cavalete. E a mangueira conectada à entrada inferior do cavalete está retornado para o tubo:
Imagem

Imagem

Acredito que isso esteja interferindo fortemente na eficiência do arrefecimento. Minha ideia é colocar um tampão na entrada superior do cavalete e na entrada correspondente ao ar quente no tubo.
Caio_Matheus
Membro SL (Ní­vel 1)
Mensagens: 21
Registrado em: 19 Dez 2023, 15:40
Cidade: Lavras
Estado: Minas Gerais-MG
Modelo: Monza SLE
Motor: 2.0
Ano: 1990
Combustível:: Etanol
Injeção: Carburador

Re: Ventoinha armando com ponteiro da temperatura a 1/4 e vazamento na mangueira do radiador-termostática

Mensagem não lida por Caio_Matheus »

Foto do que descrevi na primeira página do tópico. Mereja água após esquentar até certa temperatura.

Imagem

Aproveitando, vocês sabem como identificar qual a temperatura de atuação do cebolão olhando o mesmo? O meu é o MTE 705, mas não está escrito se é 82 ou 92, apenas 1K, seria essa a identificação. E por o meu carro ser a álcool, o correto é 92.
Avatar do usuário
Carlos A. Freire
MODERADOR
Mensagens: 17758
Registrado em: 18 Jan 2007, 11:06
Cidade: SAO PAULO
Estado: São Paulo-SP
Modelo: Monza GLS
Motor: 2.0
Ano: 1996
Combustível:: Gasolina
Injeção: EFi

Re: Ventoinha armando com ponteiro da temperatura a 1/4 e vazamento na mangueira do radiador-termostática

Mensagem não lida por Carlos A. Freire »

Caio_Matheus escreveu: 27 Jan 2024, 15:30 Exatamente. Essa configuração está erradiíssima. E acredito que o meu esteja assim.

Consegui encontra no chepchev a representação correta.
Imagem
No CepChev não mostra na vista explodida todas as configurações de mangueiras do arrefecimento.
Carlos, a o modelo de mangueira do reservatório do meu Monza:
Imagem
Esse local é tipo de reservatório no caixote, indica que não tem ar condicionado.
Nas fotos abaixo, dá para ver que a mangueira enrugada está ligando a entrada superior do cavalete ao coletor, quando deveria estar na entrada inferior do cavalete. E a mangueira conectada à entrada inferior do cavalete está retornado para o tubo:
Imagem

Imagem
Se tem derivação na mangueira do radiador, tem derivação também na mangueira da saída inferior do cavalete. Ele também deve ter 3 pontas.
Acredito que isso esteja interferindo fortemente na eficiência do arrefecimento. Minha ideia é colocar um tampão na entrada superior do cavalete e na entrada correspondente ao ar quente no tubo.
Certamente o erro de posicionamento de mangueiras causam super aquecimento e inclusive, já foi comentado em outros tópicos sobe essa inversão e motor super aquecendo.
Monza GLS 96 - 2.0 EFI gasolina
São Paulo-SP
Responder