Bloco 1.8 de EFI à gasolina em Monza 2.0 carburado a álcool

Sobre o motor e suas partes internas (pistões, bielas, válvulas, etc).
Caio_Matheus
Membro SL (Ní­vel 1)
Mensagens: 21
Registrado em: 19 Dez 2023, 15:40
Cidade: Lavras
Estado: Minas Gerais-MG
Modelo: Monza SLE
Motor: 2.0
Ano: 1990
Combustível:: Etanol
Injeção: Carburador

Re: Bloco 1.8 de EFI à gasolina em Monza 2.0 carburado a álcool

Mensagem não lida por Caio_Matheus »

Carlos A. Freire escreveu: 28 Dez 2023, 20:29
Caio_Matheus escreveu: 28 Dez 2023, 17:21 Outra dúvida, o meu radiador furou na lateral. Estava pensando em trocar só a parte, mas o antigo dono disse que isso já tinha acontecido com ele.

Aí vem a dúvida, há dois modelos de radiador o que vai até 90 e o outro que vai de 91 à 96. O meu carro está com motor de Monza tubarão, ou seja, 91 em diante, e acredito que o radiador seja o do até 90.
Será que isso está influenciando nesse radiador não aguentar, ou será que é porquê ele não está legal mesmo?

Pensando em comprar um novo, mas não sei qual modelo escolher.
Os radiadores dos modelos até 90 são diferentes dos modelos de 91 a 96. Fora isso, ainda há diferença entre os modelos com é sem ar condicionado.
Ultimamente, algumas empresas que fabricam radiadores estão unificando as aplicações. O que para mim é ruim.
Originalmente, até 90 usa o radiador do tipo aletado, e de 91 a 96, do tipo brasado, sem contar as dimensões da colmeia, por conta de ter ou não ar condicionado.
Esquecendo isso, qualquer radiador do caixote, tem a saída para o reservatório de expansão do lado esquerdo. No tubarão, todos são do lado direito.
É bem verdade que encontrar um radiador do tipo brasado para o Monza de 91 a 96, com ou sem ar condicionado é muito difícil. Aí temos que cair nas mãos dos aletados da Viscondi, Valeo ou outra marca menos conhecida. Mas por experiência, nenhum desses aletados tem a mesma troca de calor ou desempenho dos radiadores do tipo brasado originais.
Obrigado pelo esclarecimento Carlos.

O reservatório do meu fica na esquerda, então vou comprar o radiador do caixote mesmo.

Achei novo na minha cidade da marca Valeo por 370,00. Acho melhor que consertar o antigo que já apresentou problema antes. Além disso quero passar a usar aditivo.

O que devo verificar antes de usar aditivo?
As mangueiras do sistema de arrefecimento são novas.

Recomendam algum aditivo e proporção?
Avatar do usuário
Carlos A. Freire
MODERADOR
Mensagens: 17758
Registrado em: 18 Jan 2007, 11:06
Cidade: SAO PAULO
Estado: São Paulo-SP
Modelo: Monza GLS
Motor: 2.0
Ano: 1996
Combustível:: Gasolina
Injeção: EFi

Re: Bloco 1.8 de EFI à gasolina em Monza 2.0 carburado a álcool

Mensagem não lida por Carlos A. Freire »

Caio_Matheus escreveu: 01 Jan 2024, 21:09

O que devo verificar antes de usar aditivo?
As mangueiras do sistema de arrefecimento são novas.

Recomendam algum aditivo e proporção?
Antes de colocar o aditivo, deve limpar o sistema de arrefecimento a fim de obter água limpa.

A recomendação de proporção do aditivo vão depender de qual escolher. Vem escrito no rótulo da embalagem a proporção e o período de troca. Não há um padrão.
Lembrando que o arrefecimento do Monza tem capacidade de 7l sem ar quente e 7,5l com ar quente.

Tem aditivos que 1l trata 8l de água, outros 40% para 60% de água, outro 50% para 50%... Período de troca de 6 meses, de 1 ano, de 3 anos e de 5 anos.
Monza GLS 96 - 2.0 EFI gasolina
São Paulo-SP
Avatar do usuário
tyo
Membro 500EF (Ní­vel 9)
Mensagens: 3531
Registrado em: 24 Set 2010, 17:28
Cidade: CAMPINAS
Estado: São Paulo-SP
Modelo: Monza Classic SE
Motor: 2.0
Ano: 1989
Combustível:: Gasolina
Injeção: Carburador

Re: Bloco 1.8 de EFI à gasolina em Monza 2.0 carburado a álcool

Mensagem não lida por tyo »

Caio_Matheus escreveu: 01 Jan 2024, 21:02
arnaldo silva escreveu: 28 Dez 2023, 18:15
Caio_Matheus escreveu: 28 Dez 2023, 17:13
arnaldo silva escreveu: 26 Dez 2023, 09:38 Bom dia! Pagar 1.200 num motor usado que vc não sabe como está + documentação. Se não for um bloco novo e vc não tiver intenção em vender o carro, na minha opinião, eu faria o seu motor que já está regularizado. Retificava, comprava peças de qualidade e terá motor para muito tempo.
Verdade, Arnaldo. Mas só posso gastar até 3 mil, então talvez a retifica possa ficar bem cara, mas vamos avaliar o estrago e ver o nível de retificá que será necessária, senão penso em outro motor mesmo. A ideia de aumentar para 2.0 é legal, mas vai encarecer a retifica, por conta de pistões novos, anéis, virabrequim e tudo mais. Sabem me dizer se o bloco 1.8 tem uma margem segura para aumentar para 2.0? Digo por conta das galerias de refrigeração.
Faz um orçamento de peças para vc ter noção. No Mercado Livre encontra virabrequim std 2.0 por até 600,00 . O Kit de pistões e anéis Metal Leve vc acha por menos de 1.000,00. Lógico que tem que colocar uma bomba de óleo nova e a bomba d'água. A retifica varia de cidade para cidade. Por ex: Aqui é na faixa de no máximo 700,00. Quanto aumentar o cilindro, não deve encarecer muito a retifica.
Tentador. Essa semana vamos examinar o estrago. Pelo som parece ser só brozina, mas vamos ver danificou algo mais. Se for só bronzina, acho vale a pena troca las e manter o motor do jeito que está, até pq ele não queima óleo.

Agr se o estrago foi maior, vou estudar aumentar para 2.0.
Não adianta trocar só as bronzinas. No mínimo vai precisar tirar o virabrequim e retificar ele, pois quando as bronzinas rodam ou criam folgas excessivas o virabrequim sofre danos e colocando bronzina novas em cima pode até travar. Para tirar o virabrequim ou precisa tirar o câmbio ou tirar o motor.
Se a sua ideia for só mexer nas bronzinas, eu tiraria o câmbio e colocaria um virabrequim 2.0, que se acha fácil na internet, por um bom preço ou em alguma retífica.
Mesmo mantendo os pistões do 1.8 com o virabrequim de 2.0 (curso 86 mm) seu motor já fica com um cilindrada de 1942 L
monza classic se 1989 a/c, direção hidráulica, vidros,travas,espelhos elétricos,computador de bordo e uma beleza Incomparável.
Caio_Matheus
Membro SL (Ní­vel 1)
Mensagens: 21
Registrado em: 19 Dez 2023, 15:40
Cidade: Lavras
Estado: Minas Gerais-MG
Modelo: Monza SLE
Motor: 2.0
Ano: 1990
Combustível:: Etanol
Injeção: Carburador

Re: Bloco 1.8 de EFI à gasolina em Monza 2.0 carburado a álcool

Mensagem não lida por Caio_Matheus »

Carlos A. Freire escreveu: 02 Jan 2024, 04:46
Caio_Matheus escreveu: 01 Jan 2024, 21:09

O que devo verificar antes de usar aditivo?
As mangueiras do sistema de arrefecimento são novas.

Recomendam algum aditivo e proporção?
Antes de colocar o aditivo, deve limpar o sistema de arrefecimento a fim de obter água limpa.

A recomendação de proporção do aditivo vão depender de qual escolher. Vem escrito no rótulo da embalagem a proporção e o período de troca. Não há um padrão.
Lembrando que o arrefecimento do Monza tem capacidade de 7l sem ar quente e 7,5l com ar quente.

Tem aditivos que 1l trata 8l de água, outros 40% para 60% de água, outro 50% para 50%... Período de troca de 6 meses, de 1 ano, de 3 anos e de 5 anos.
Perfeito!
Qual aditivo costumam usar?
Pergunto pq tem uma grande variedade de marcas e especificações, e gostaria de usar um que vocês já confiam.
Caio_Matheus
Membro SL (Ní­vel 1)
Mensagens: 21
Registrado em: 19 Dez 2023, 15:40
Cidade: Lavras
Estado: Minas Gerais-MG
Modelo: Monza SLE
Motor: 2.0
Ano: 1990
Combustível:: Etanol
Injeção: Carburador

Re: Bloco 1.8 de EFI à gasolina em Monza 2.0 carburado a álcool

Mensagem não lida por Caio_Matheus »

tyo escreveu: 02 Jan 2024, 08:49
Caio_Matheus escreveu: 01 Jan 2024, 21:02
arnaldo silva escreveu: 28 Dez 2023, 18:15
Caio_Matheus escreveu: 28 Dez 2023, 17:13
arnaldo silva escreveu: 26 Dez 2023, 09:38 Bom dia! Pagar 1.200 num motor usado que vc não sabe como está + documentação. Se não for um bloco novo e vc não tiver intenção em vender o carro, na minha opinião, eu faria o seu motor que já está regularizado. Retificava, comprava peças de qualidade e terá motor para muito tempo.
Verdade, Arnaldo. Mas só posso gastar até 3 mil, então talvez a retifica possa ficar bem cara, mas vamos avaliar o estrago e ver o nível de retificá que será necessária, senão penso em outro motor mesmo. A ideia de aumentar para 2.0 é legal, mas vai encarecer a retifica, por conta de pistões novos, anéis, virabrequim e tudo mais. Sabem me dizer se o bloco 1.8 tem uma margem segura para aumentar para 2.0? Digo por conta das galerias de refrigeração.
Faz um orçamento de peças para vc ter noção. No Mercado Livre encontra virabrequim std 2.0 por até 600,00 . O Kit de pistões e anéis Metal Leve vc acha por menos de 1.000,00. Lógico que tem que colocar uma bomba de óleo nova e a bomba d'água. A retifica varia de cidade para cidade. Por ex: Aqui é na faixa de no máximo 700,00. Quanto aumentar o cilindro, não deve encarecer muito a retifica.
Tentador. Essa semana vamos examinar o estrago. Pelo som parece ser só brozina, mas vamos ver danificou algo mais. Se for só bronzina, acho vale a pena troca las e manter o motor do jeito que está, até pq ele não queima óleo.

Agr se o estrago foi maior, vou estudar aumentar para 2.0.
Não adianta trocar só as bronzinas. No mínimo vai precisar tirar o virabrequim e retificar ele, pois quando as bronzinas rodam ou criam folgas excessivas o virabrequim sofre danos e colocando bronzina novas em cima pode até travar. Para tirar o virabrequim ou precisa tirar o câmbio ou tirar o motor.
Se a sua ideia for só mexer nas bronzinas, eu tiraria o câmbio e colocaria um virabrequim 2.0, que se acha fácil na internet, por um bom preço ou em alguma retífica.
Mesmo mantendo os pistões do 1.8 com o virabrequim de 2.0 (curso 86 mm) seu motor já fica com um cilindrada de 1942 L
Excelente ideia tyo. Até agr achei um vira de 2.0 no ML por 1200,00 que me parece ser confiável. O menor preço foi 900,00, mas na média está acima de 1200,00.
Qual valor vc acha razoável pagar em um virabrequim?
Acho que vou olhar na onde faz retífica, talvez tenham algum para vender.
Avatar do usuário
Carlos A. Freire
MODERADOR
Mensagens: 17758
Registrado em: 18 Jan 2007, 11:06
Cidade: SAO PAULO
Estado: São Paulo-SP
Modelo: Monza GLS
Motor: 2.0
Ano: 1996
Combustível:: Gasolina
Injeção: EFi

Re: Bloco 1.8 de EFI à gasolina em Monza 2.0 carburado a álcool

Mensagem não lida por Carlos A. Freire »

Caio_Matheus escreveu: 02 Jan 2024, 11:49
Perfeito!
Qual aditivo costumam usar?
Pergunto pq tem uma grande variedade de marcas e especificações, e gostaria de usar um que vocês já confiam.
Eu usei por muitos anos o AC Delco para troca a cada ano. São 3 litros do aditivo para o restante de água. Gosto muito desse aditivo.
Atualmente estou utilizando o Petroplus (STP) 1 litro para 8 de água. Mas esse não encontrei mais para venda. Também gostei, mas certamente terei de voltar ao AC Delco, rs!
Monza GLS 96 - 2.0 EFI gasolina
São Paulo-SP
Avatar do usuário
tyo
Membro 500EF (Ní­vel 9)
Mensagens: 3531
Registrado em: 24 Set 2010, 17:28
Cidade: CAMPINAS
Estado: São Paulo-SP
Modelo: Monza Classic SE
Motor: 2.0
Ano: 1989
Combustível:: Gasolina
Injeção: Carburador

Re: Bloco 1.8 de EFI à gasolina em Monza 2.0 carburado a álcool

Mensagem não lida por tyo »

Quanto ao aditivo, eu uso 3 litros de Paraflu e o restante de água. E o virabrequim é nessa faixa de 1200,00 mesmo.
monza classic se 1989 a/c, direção hidráulica, vidros,travas,espelhos elétricos,computador de bordo e uma beleza Incomparável.
Caio_Matheus
Membro SL (Ní­vel 1)
Mensagens: 21
Registrado em: 19 Dez 2023, 15:40
Cidade: Lavras
Estado: Minas Gerais-MG
Modelo: Monza SLE
Motor: 2.0
Ano: 1990
Combustível:: Etanol
Injeção: Carburador

Re: Bloco 1.8 de EFI à gasolina em Monza 2.0 carburado a álcool

Mensagem não lida por Caio_Matheus »

Novas atualizações:

Mistério sanado: Apesar do motor ter o prefixo B18LZ de motor 1.8 à gasolina, ele está com pistões para álcool, mas ainda não sei se são 2.0 ou 1.8.

O virabrequim foi condenado pela retífica, está com trinca. Curiosamente tem o código 507, logo, se trata do virabrequim para 2.0.

Próximo passo é encontrar um bom vira 2.0.

Dúvidas:

O comando é o J, que é para Monza 1.8 e 2.0 à gasolina e 2.0 a álcool.
Se os pistões do meu forem 1.8 a álcool e colocar um vira 2.0, mantendo o comando J, há a possibilidade do carro não ficar legal?
Risco de válvulas se chocarem com os pistões?

Pois como havia dito no começo, o carro apresentava engasgos e dava socos quando pisava rapidamente no acelerador e suspeitava que fosse carburador, porque ele precisa de revisão, mas agora penso na possibilidade do comando de válvulas.
Responder