Bloco 1.8 de EFI à gasolina em Monza 2.0 carburado a álcool
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Bloco 1.8 de EFI à gasolina em Monza 2.0 carburado a álcool
Olá monzeiros!
Minha primeira participação no fórum.
Recentemente comprei essa lenda 1990 2.0 à álcool. No processo de arrumar a documentação para a transferência, notei que o motor dele inicia com o código B18LZ, que se refere a um motor de Monza 1.8 EFI à gasolina. O carro está com cabeçote de carburado, provavelmente do motor original. Segundo o antigo dono, ele nunca trocou o motor com o carro enquanto em suas mãos e teve ele desde 2009.
Esse fato pode influenciar a taxa de compressão do motor? Ou quem manda nisso é o cabeçote?
Outra dúvida, o carro engasga quando piso no acelerador muito rapidamente, será que ha relação com o bloco?
Pelo que já li em outros tópicos é bem provável que seja carburação ou sistema de ignição.
Testando o carro na rodovia, ele desenvolve bem, faz 120 km/h sem muito esforço, mantendo o acelerador constante, mas não aceita pisada repentina, apresentando engasgos.
E nesse ano (2023), o antigo dono fez um trabalho de retífica no motor, pois a junta do cabeçote queimou por falta de água. De acordo com ele, os engasgos foram após a montagem, suspeita que o mecânico não ajustou bem o carburador.
Desde já, agradeço a colaboração de todos para manter a nossas lendas na ativa.
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Recentemente comprei essa lenda 1990 2.0 à álcool. No processo de arrumar a documentação para a transferência, notei que o motor dele inicia com o código B18LZ, que se refere a um motor de Monza 1.8 EFI à gasolina. O carro está com cabeçote de carburado, provavelmente do motor original. Segundo o antigo dono, ele nunca trocou o motor com o carro enquanto em suas mãos e teve ele desde 2009.
Esse fato pode influenciar a taxa de compressão do motor? Ou quem manda nisso é o cabeçote?
Outra dúvida, o carro engasga quando piso no acelerador muito rapidamente, será que ha relação com o bloco?
Pelo que já li em outros tópicos é bem provável que seja carburação ou sistema de ignição.
Testando o carro na rodovia, ele desenvolve bem, faz 120 km/h sem muito esforço, mantendo o acelerador constante, mas não aceita pisada repentina, apresentando engasgos.
E nesse ano (2023), o antigo dono fez um trabalho de retífica no motor, pois a junta do cabeçote queimou por falta de água. De acordo com ele, os engasgos foram após a montagem, suspeita que o mecânico não ajustou bem o carburador.
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Re: Bloco 1.8 de EFI à gasolina em Monza 2.0 carburado a álcool
Opa! Blza. Qt a engasgar, pode ser excesso ou falta de combustível.
Essa numeração do bloco do motor já consta do documento? Se não constar, ideal é vc procurar um despachante antes para saber sobre a legalidade do bloco, para em uma eventual vistoria não complicar.
Essa numeração do bloco do motor já consta do documento? Se não constar, ideal é vc procurar um despachante antes para saber sobre a legalidade do bloco, para em uma eventual vistoria não complicar.
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Re: Bloco 1.8 de EFI à gasolina em Monza 2.0 carburado a álcool
Se o bloco ainda estiver com os pistões originais a gasolina, o carro vai falhar por conta da baixa compressão para o álcool. Teria de, ou tirar o cabeçote e olhar os pistões ou achar alguém que tenha um boroscopio e olhar os pistões pelo buraco da vela, para saber se são a gasolina ou a álcool. De qualquer forma, agora o carro é 1.8 e não mais 2.0.Caio_Matheus escreveu: ↑19 Dez 2023, 16:23 Olá monzeiros!
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Recentemente comprei essa lenda 1990 2.0 à álcool. No processo de arrumar a documentação para a transferência, notei que o motor dele inicia com o código B18LZ, que se refere a um motor de Monza 1.8 EFI à gasolina. O carro está com cabeçote de carburado, provavelmente do motor original. Segundo o antigo dono, ele nunca trocou o motor com o carro enquanto em suas mãos e teve ele desde 2009.
Esse fato pode influenciar a taxa de compressão do motor? Ou quem manda nisso é o cabeçote?
Outra dúvida, o carro engasga quando piso no acelerador muito rapidamente, será que ha relação com o bloco?
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monza classic se 1989 a/c, direção hidráulica, vidros,travas,espelhos elétricos,computador de bordo e uma beleza Incomparável.
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Re: Bloco 1.8 de EFI à gasolina em Monza 2.0 carburado a álcool
Felizmente está no doc, agr se foi convertido para álcool...arnaldo silva escreveu: ↑21 Dez 2023, 13:43 Opa! Blza. Qt a engasgar, pode ser excesso ou falta de combustível.
Essa numeração do bloco do motor já consta do documento? Se não constar, ideal é vc procurar um despachante antes para saber sobre a legalidade do bloco, para em uma eventual vistoria não complicar.
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Re: Bloco 1.8 de EFI à gasolina em Monza 2.0 carburado a álcool
Boa vou fazer, procurar fazer isso.tyo escreveu: ↑21 Dez 2023, 19:36Se o bloco ainda estiver com os pistões originais a gasolina o carro vai falhar por conta da baixa compressão para o álcool. Teria de, ou tirar o cabeçote e olhar os pistões ou achar alguém que tenha um boroscopio e olhar os pistões pelo buraco da vela, para saber se são a gasolina ou a álcool. De qualquer forma, agora o carro é 1.8 e não mais 2.0.Caio_Matheus escreveu: ↑19 Dez 2023, 16:23 Olá monzeiros!
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Recentemente comprei essa lenda 1990 2.0 à álcool. No processo de arrumar a documentação para a transferência, notei que o motor dele inicia com o código B18LZ, que se refere a um motor de Monza 1.8 EFI à gasolina. O carro está com cabeçote de carburado, provavelmente do motor original. Segundo o antigo dono, ele nunca trocou o motor com o carro enquanto em suas mãos e teve ele desde 2009.
Esse fato pode influenciar a taxa de compressão do motor? Ou quem manda nisso é o cabeçote?
Outra dúvida, o carro engasga quando piso no acelerador muito rapidamente, será que ha relação com o bloco?
Pelo que já li em outros tópicos é bem provável que seja carburação ou sistema de ignição.
Testando o carro na rodovia, ele desenvolve bem, faz 120 km/h sem muito esforço, mantendo o acelerador constante, mas não aceita pisada repentina, apresentando engasgos.
E nesse ano (2023), o antigo dono fez um trabalho de retífica no motor, pois a junta do cabeçote queimou por falta de água. De acordo com ele, os engasgos foram após a montagem, suspeita que o mecânico não ajustou bem o carburador.
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Se tiver com pistão de gasolina e com o carburador regulado para tal, tenho um carro para rodar com gasosa?
Acredito que esteja com pistão de álcool, pq o dono anterior não aguentaria andar tantos anos com o carro tendo baixa compreensão. Mas agora eis o X da questão, em outubro o carro teve a junta do cabeçote queimada, foi feito "retífica", mas para mim parece que cabeçote foi trocado, pois está muito novo, o X é: Será que não colocaram um cabeçote errado, tipo de 2.0 no 1.8?
No Monza de 1.8 para 2.0, o que muda é só o diâmetro do pistão ou o curso também?
Gostaria de realizar medições para saber se não foi aumentado.
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Re: Bloco 1.8 de EFI à gasolina em Monza 2.0 carburado a álcool
Carro deu B.O. Fui andar com o carro engasgando, uma hora ele afogou, depois pegou no tranco, falhando, depois o carro ficou muito acelerado como se estivesse agarrado a borboleta do carbura, batendo 4000 rpm, andamos uns 600 metros com o carro acelerado e paramos. Abrimos o capô e o radiador estava vazando.
Agora o carro estava fazendo barulho no motor. Vídeo: https://packaged-media.redd.it/1ks440k9 ... 2092ed#t=0
Acho que vou trocar o motor ao invés de fazer retífica.
Em menos de 3 semanas que comprei o carro, me acontece isso. Contudo, o antigo dono vai me dar suporte.
O motor está na garantia, mas o que foi feito foi o cabeçote. Se estragou foi no bloco, eles não tem que prestar garantia?
Agora o carro estava fazendo barulho no motor. Vídeo: https://packaged-media.redd.it/1ks440k9 ... 2092ed#t=0
Acho que vou trocar o motor ao invés de fazer retífica.
Em menos de 3 semanas que comprei o carro, me acontece isso. Contudo, o antigo dono vai me dar suporte.
O motor está na garantia, mas o que foi feito foi o cabeçote. Se estragou foi no bloco, eles não tem que prestar garantia?
- tyo
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Re: Bloco 1.8 de EFI à gasolina em Monza 2.0 carburado a álcool
Vamos por partes, se os pistões forem de gasolina é só você acertar a giclagem e andar na gasolina. O cabeçote 1.8 ou 2.0 são iguais não muda nada então tanto faz cabeçote de 2.0 no 1.8 ou vice versa. Muda o curso e o diâmetro no 1.8 é 84,8 x 79,5 no 2.0 é 86 x 86. Barulho por video é complicado mas parece está batendo bronzina se for isso mesmo só retifica, como o motor não é mais o original eu compraria um bloco parcial novo 2.0 pra deixar o carro original de novo. Quanto a garantia se foi feito só o cabeçote a garantia só cobre o cabeçote problemas no bloco não.
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Re: Bloco 1.8 de EFI à gasolina em Monza 2.0 carburado a álcool
Compartilho da sua sugestão tyo. Pretendo voltar para o 2.0, ficava em dúvida do cabeçote ser diferente, pq eles vem marcado com 1.8 ou 2.0, então imaginava que as válvulas seriam diferentes.tyo escreveu: ↑23 Dez 2023, 09:22 Vamos por partes, se os pistões forem de gasolina é só você acertar a giclagem e andar na gasolina. O cabeçote 1.8 ou 2.0 são iguais não muda nada então tanto faz cabeçote de 2.0 no 1.8 ou vice versa. Muda o curso e o diâmetro no 1.8 é 84,8 x 79,5 no 2.0 é 86 x 86. Barulho por video é complicado mas parece está batendo bronzina se for isso mesmo só retifica, como o motor não é mais o original eu compraria um bloco parcial novo 2.0 pra deixar o carro original de novo. Quanto a garantia se foi feito só o cabeçote a garantia só cobre o cabeçote problemas no bloco não.
Como moro numa cidade do interior de Minas, com 100 mil habitantes, acho que será difícil encontrar o bloco 2.0 separado para venda, e pela net sairá caro, além de que terei de comprar os pistões do 2.0. Então, acho que será mais viável comprar um motor razoavelmente bom com nota e baixa.
Ainda a respeito da garantia, concordo que não devem dar garantia na parte de baixo, já que mexeram no cabeçote. Contudo, também mexeram no carburador e este travou a borboleta e fez o carro ficar extremamente acelerado, mais de 4000 rpm, o que provavelmente acarretou no problema atual. Logo, eles tem parcela de culpa e algo que vou tentar argumentar.