Bloco 1.8 de EFI à gasolina em Monza 2.0 carburado a álcool

Sobre o motor e suas partes internas (pistões, bielas, válvulas, etc).
Caio_Matheus
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Bloco 1.8 de EFI à gasolina em Monza 2.0 carburado a álcool

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Olá monzeiros!
Minha primeira participação no fórum.

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Recentemente comprei essa lenda 1990 2.0 à álcool. No processo de arrumar a documentação para a transferência, notei que o motor dele inicia com o código B18LZ, que se refere a um motor de Monza 1.8 EFI à gasolina. O carro está com cabeçote de carburado, provavelmente do motor original. Segundo o antigo dono, ele nunca trocou o motor com o carro enquanto em suas mãos e teve ele desde 2009.

Esse fato pode influenciar a taxa de compressão do motor? Ou quem manda nisso é o cabeçote?

Outra dúvida, o carro engasga quando piso no acelerador muito rapidamente, será que ha relação com o bloco?
Pelo que já li em outros tópicos é bem provável que seja carburação ou sistema de ignição.

Testando o carro na rodovia, ele desenvolve bem, faz 120 km/h sem muito esforço, mantendo o acelerador constante, mas não aceita pisada repentina, apresentando engasgos.

E nesse ano (2023), o antigo dono fez um trabalho de retífica no motor, pois a junta do cabeçote queimou por falta de água. De acordo com ele, os engasgos foram após a montagem, suspeita que o mecânico não ajustou bem o carburador.

Desde já, agradeço a colaboração de todos para manter a nossas lendas na ativa.
arnaldo silva
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Re: Bloco 1.8 de EFI à gasolina em Monza 2.0 carburado a álcool

Mensagem não lida por arnaldo silva »

Opa! Blza. Qt a engasgar, pode ser excesso ou falta de combustível.
Essa numeração do bloco do motor já consta do documento? Se não constar, ideal é vc procurar um despachante antes para saber sobre a legalidade do bloco, para em uma eventual vistoria não complicar.
Classic se 2.0 prata automático; MPFI com injeção programável; etanol; freio a disco traseiro e rodas 16, painel digital.
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tyo
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Re: Bloco 1.8 de EFI à gasolina em Monza 2.0 carburado a álcool

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Caio_Matheus escreveu: 19 Dez 2023, 16:23 Olá monzeiros!
Minha primeira participação no fórum.

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Recentemente comprei essa lenda 1990 2.0 à álcool. No processo de arrumar a documentação para a transferência, notei que o motor dele inicia com o código B18LZ, que se refere a um motor de Monza 1.8 EFI à gasolina. O carro está com cabeçote de carburado, provavelmente do motor original. Segundo o antigo dono, ele nunca trocou o motor com o carro enquanto em suas mãos e teve ele desde 2009.

Esse fato pode influenciar a taxa de compressão do motor? Ou quem manda nisso é o cabeçote?

Outra dúvida, o carro engasga quando piso no acelerador muito rapidamente, será que ha relação com o bloco?
Pelo que já li em outros tópicos é bem provável que seja carburação ou sistema de ignição.

Testando o carro na rodovia, ele desenvolve bem, faz 120 km/h sem muito esforço, mantendo o acelerador constante, mas não aceita pisada repentina, apresentando engasgos.

E nesse ano (2023), o antigo dono fez um trabalho de retífica no motor, pois a junta do cabeçote queimou por falta de água. De acordo com ele, os engasgos foram após a montagem, suspeita que o mecânico não ajustou bem o carburador.

Desde já, agradeço a colaboração de todos para manter a nossas lendas na ativa.
Se o bloco ainda estiver com os pistões originais a gasolina, o carro vai falhar por conta da baixa compressão para o álcool. Teria de, ou tirar o cabeçote e olhar os pistões ou achar alguém que tenha um boroscopio e olhar os pistões pelo buraco da vela, para saber se são a gasolina ou a álcool. De qualquer forma, agora o carro é 1.8 e não mais 2.0.
monza classic se 1989 a/c, direção hidráulica, vidros,travas,espelhos elétricos,computador de bordo e uma beleza Incomparável.
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Re: Bloco 1.8 de EFI à gasolina em Monza 2.0 carburado a álcool

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arnaldo silva escreveu: 21 Dez 2023, 13:43 Opa! Blza. Qt a engasgar, pode ser excesso ou falta de combustível.
Essa numeração do bloco do motor já consta do documento? Se não constar, ideal é vc procurar um despachante antes para saber sobre a legalidade do bloco, para em uma eventual vistoria não complicar.
Felizmente está no doc, agr se foi convertido para álcool...
Caio_Matheus
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Re: Bloco 1.8 de EFI à gasolina em Monza 2.0 carburado a álcool

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tyo escreveu: 21 Dez 2023, 19:36
Caio_Matheus escreveu: 19 Dez 2023, 16:23 Olá monzeiros!
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Recentemente comprei essa lenda 1990 2.0 à álcool. No processo de arrumar a documentação para a transferência, notei que o motor dele inicia com o código B18LZ, que se refere a um motor de Monza 1.8 EFI à gasolina. O carro está com cabeçote de carburado, provavelmente do motor original. Segundo o antigo dono, ele nunca trocou o motor com o carro enquanto em suas mãos e teve ele desde 2009.

Esse fato pode influenciar a taxa de compressão do motor? Ou quem manda nisso é o cabeçote?

Outra dúvida, o carro engasga quando piso no acelerador muito rapidamente, será que ha relação com o bloco?
Pelo que já li em outros tópicos é bem provável que seja carburação ou sistema de ignição.

Testando o carro na rodovia, ele desenvolve bem, faz 120 km/h sem muito esforço, mantendo o acelerador constante, mas não aceita pisada repentina, apresentando engasgos.

E nesse ano (2023), o antigo dono fez um trabalho de retífica no motor, pois a junta do cabeçote queimou por falta de água. De acordo com ele, os engasgos foram após a montagem, suspeita que o mecânico não ajustou bem o carburador.

Desde já, agradeço a colaboração de todos para manter a nossas lendas na ativa.
Se o bloco ainda estiver com os pistões originais a gasolina o carro vai falhar por conta da baixa compressão para o álcool. Teria de, ou tirar o cabeçote e olhar os pistões ou achar alguém que tenha um boroscopio e olhar os pistões pelo buraco da vela, para saber se são a gasolina ou a álcool. De qualquer forma, agora o carro é 1.8 e não mais 2.0.
Boa vou fazer, procurar fazer isso.

Se tiver com pistão de gasolina e com o carburador regulado para tal, tenho um carro para rodar com gasosa?

Acredito que esteja com pistão de álcool, pq o dono anterior não aguentaria andar tantos anos com o carro tendo baixa compreensão. Mas agora eis o X da questão, em outubro o carro teve a junta do cabeçote queimada, foi feito "retífica", mas para mim parece que cabeçote foi trocado, pois está muito novo, o X é: Será que não colocaram um cabeçote errado, tipo de 2.0 no 1.8?

No Monza de 1.8 para 2.0, o que muda é só o diâmetro do pistão ou o curso também?
Gostaria de realizar medições para saber se não foi aumentado.
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Re: Bloco 1.8 de EFI à gasolina em Monza 2.0 carburado a álcool

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Carro deu B.O. Fui andar com o carro engasgando, uma hora ele afogou, depois pegou no tranco, falhando, depois o carro ficou muito acelerado como se estivesse agarrado a borboleta do carbura, batendo 4000 rpm, andamos uns 600 metros com o carro acelerado e paramos. Abrimos o capô e o radiador estava vazando.

Agora o carro estava fazendo barulho no motor. Vídeo: https://packaged-media.redd.it/1ks440k9 ... 2092ed#t=0

Acho que vou trocar o motor ao invés de fazer retífica.

Em menos de 3 semanas que comprei o carro, me acontece isso. Contudo, o antigo dono vai me dar suporte.
O motor está na garantia, mas o que foi feito foi o cabeçote. Se estragou foi no bloco, eles não tem que prestar garantia?
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tyo
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Re: Bloco 1.8 de EFI à gasolina em Monza 2.0 carburado a álcool

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Vamos por partes, se os pistões forem de gasolina é só você acertar a giclagem e andar na gasolina. O cabeçote 1.8 ou 2.0 são iguais não muda nada então tanto faz cabeçote de 2.0 no 1.8 ou vice versa. Muda o curso e o diâmetro no 1.8 é 84,8 x 79,5 no 2.0 é 86 x 86. Barulho por video é complicado mas parece está batendo bronzina se for isso mesmo só retifica, como o motor não é mais o original eu compraria um bloco parcial novo 2.0 pra deixar o carro original de novo. Quanto a garantia se foi feito só o cabeçote a garantia só cobre o cabeçote problemas no bloco não.
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Re: Bloco 1.8 de EFI à gasolina em Monza 2.0 carburado a álcool

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tyo escreveu: 23 Dez 2023, 09:22 Vamos por partes, se os pistões forem de gasolina é só você acertar a giclagem e andar na gasolina. O cabeçote 1.8 ou 2.0 são iguais não muda nada então tanto faz cabeçote de 2.0 no 1.8 ou vice versa. Muda o curso e o diâmetro no 1.8 é 84,8 x 79,5 no 2.0 é 86 x 86. Barulho por video é complicado mas parece está batendo bronzina se for isso mesmo só retifica, como o motor não é mais o original eu compraria um bloco parcial novo 2.0 pra deixar o carro original de novo. Quanto a garantia se foi feito só o cabeçote a garantia só cobre o cabeçote problemas no bloco não.
Compartilho da sua sugestão tyo. Pretendo voltar para o 2.0, ficava em dúvida do cabeçote ser diferente, pq eles vem marcado com 1.8 ou 2.0, então imaginava que as válvulas seriam diferentes.

Como moro numa cidade do interior de Minas, com 100 mil habitantes, acho que será difícil encontrar o bloco 2.0 separado para venda, e pela net sairá caro, além de que terei de comprar os pistões do 2.0. Então, acho que será mais viável comprar um motor razoavelmente bom com nota e baixa.

Ainda a respeito da garantia, concordo que não devem dar garantia na parte de baixo, já que mexeram no cabeçote. Contudo, também mexeram no carburador e este travou a borboleta e fez o carro ficar extremamente acelerado, mais de 4000 rpm, o que provavelmente acarretou no problema atual. Logo, eles tem parcela de culpa e algo que vou tentar argumentar.
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