Alinhamento da correia dentada

Assuntos de mecânica e manutenção não abordados nos fóruns abaixo.
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Lucas Flores Pozzer
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Alinhamento da correia dentada

Mensagem não lida por Lucas Flores Pozzer »

Bom dia amigos, vou efetuar a troca das correias de acessórios e da correia dentada assim como ambos os tensores da GM e correias Gates, do meu Monza Classic SE 93. Pude perceber ao remover a capa da correia que a correia estava desalinhada em relação a polia do comando e ao tensor dela, algo em torno de 1mm nada muito alarmante, acredito que talvez a bomba d'água esteja com aplicação errada, ouvi dizer que a bomba dos GM Família 2 16 válvulas possuem a sua polia mais para fora que as dos 8 válvulas, acredito que deva ser esse o problema, não pretendo trocar a bomba d'água agora, pois pretendo em breve realizar uma restauração no carro onde será substituído tudo, logo não vale a pena desmontar a bomba d'água e ter gastos com isso tendo em vista que o carro funciona bem e a bomba está em ótimas condições.
O carro rodou 5 anos assim desde que o adquiri, o dono anterior na época havia mandado trocar bomba d'água, correias e retentor do comando, a correia não pega na capa e nem desfia, só está deslocada alguns milímetros, deixei o motor funcionando sem a capa da correia, acelerei e soltei o acelerador bruscamente para acompanhar o funcionamento da correia, não percebi nenhum tipo de alteração grave ou coisa do gênero.

Gostaria de saber se corro algum risco rodando assim com o carro ou se posso rodar tranquilamente.

Seguem imagens da polia e correia:

É possível ver na foto onde aparece a marca da correia, DAYCO que a faixa onde o tensor deixou de pegar na correia é pequena,
correia 1.jpg
Foto não muito boa mas que dá para se ter noção da posição da correia:
correia 2.jpg
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Luiz Carlos (Rio)
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Re: Alinhamento da correia dentada

Mensagem não lida por Luiz Carlos (Rio) »

Gostaria de saber se corro algum risco rodando assim com o carro ou se posso rodar tranquilamente.
Lucas

A julgar pelo que mostra a foto, a correia não está com seus dentes totalmente em contato com a polia do comando.
Em teoria, isso pode contribuir para um maior esforço sobre os dentes da correia. Algum dente poderá quebrar a qualquer hora. Como seu Monza é um 2.0 à gasolina, isso só fará o motor sair do ponto de válvula e centelha, mas não vai causar danos sérios. Se fosse à etanol seria prudente resolver o problema logo. Tive a correia dentada do meu Fiat Uno Way partida há poucos meses e o prejuízo foi brutal. No Way, para retirar a capa e observar o estado da correia, é uma trabalheira danada. Não sei o que causou a quebra, já que não estava vencida.

Na prática só o tempo dirá. Sugiro verificar o que está causando esse desalinhamento. Pode ser uma bomba não aplicável ao seu Monza. Ou alguma outra coisa, como o tensor. Não sei se é possível o tensor causar isso.

Abs
Luiz Carlos
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Carlos A. Freire
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Re: Alinhamento da correia dentada

Mensagem não lida por Carlos A. Freire »

Eu não deixaria assim. Isso é um problema que deve ser investigado e corrigido.
Acredito mais em folga excessiva no eixo da bomba d'água ou problemas com tensionador. O fato é que uma das polias não deve estar corretamente alinhada perante as demais. Por isso deve ser investigado esse problema o mais rápido possível.
A quebra da correia dentada, embora nos motores gasolina não traga maiores problemas e custos, mas quebrar em locais de difícil acesso, a noite ou algum local complicado de dar manutenção é mais fácil do que quebrar na garagem de casa, rs!

Abs,

Carlos Freire
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Lucas Flores Pozzer
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Re: Alinhamento da correia dentada

Mensagem não lida por Lucas Flores Pozzer »

Certo, lá se vão mais alguns Reais então... Melhor gastar um pouco agora do que muito mais depois, imagino então que o culpado para esse sintoma seja a bomba d'água, então, qual marca seria a mais indicada?
Tenho escutado falar mal de Nakata, Urba, Schadeck, Ac Delco, Delphi... Saberiam me indicar uma bomba de maior qualidade?
Ouvi falar em Nidec e Vetore (não achei a Vetore).

Desde já agradeço!
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Lucas Flores Pozzer
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Re: Alinhamento da correia dentada

Mensagem não lida por Lucas Flores Pozzer »

Observei outros tópicos aqui do fórum e juntando todas as informações, acabei comprando uma Nidec código NBA0149 com aplicação para o meu carro (21 dentes). Vou esperar chegar e vou substituir tudo, correias (dentada e de acessórios) bomba d'água e os tensores de ambas as correias.
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arnaldo silva
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Re: Alinhamento da correia dentada

Mensagem não lida por arnaldo silva »

Lucas Flores Pozzer escreveu: 16 Out 2023, 17:24 Certo, lá se vão mais alguns Reais então... Melhor gastar um pouco agora do que muito mais depois, imagino então que o culpado para esse sintoma seja a bomba d'água, então, qual marca seria a mais indicada?
Tenho escutado falar mal de Nakata, Urba, Schadeck, Ac Delco, Delphi... Saberiam me indicar uma bomba de maior qualidade?
Ouvi falar em Nidec e Vetore (não achei a Vetore).

Desde já agradeço!
Na minha opinião, o ideal é uma bomba com rotor de metal.
Classic se 2.0 prata automático; MPFI com injeção programável; etanol; freio a disco traseiro e rodas 16, painel digital.
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Lucas Flores Pozzer
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Re: Alinhamento da correia dentada

Mensagem não lida por Lucas Flores Pozzer »

Bom dia amigos! Depois de um bom tempo de manutenção, terminei o serviço, vou trazer informações agora:

A correia dentada estava fora de alinhamento por causa da bomba d'água que era em torno de 1mm mais alta que a original, seguem fotos da bomba mais alta que estava no carro (unibombas) e outra sucata de bomba que eu tinha aqui em casa (Nakata):
IMG_20231024_203706875.jpg
Foi colocada no lugar uma bomba d'água nidec que cumpre com as medidas corretas e utilizada água deionizada, foi resolvido o problema do alinhamento.
IMG_20231028_201231326.jpg
Aproveitando, decidi trocar os selos frontais do bloco, uma vez que os traseiros já haviam sido trocados, coloquei os selos comuns mesmo, pois como já comentei, em breve haverá uma reforma completa do carro, seguem fotos dos selos antigos já muito avariados:
IMG_20231025_202135639.jpg
IMG_20231025_202130828.jpg
Aproveitei para lavar o bloco com desengraxante H7 e água.

Improvisei uma ferramenta caseira para poder movimentar a bomba d'água, serviu perfeitamente, mesmo né carro possuindo DH e AC.
IMG_20231027_213134887_HDR.jpg
Fiz o tensionamento da correia dentada assim como manda o manual, montar as polias e tensor com a bomba d'água levemente solta com bastante vaselina para não danificar o anel vedante e tensionar a correia através da bomba até alinhar os dois furos do tensor, após isso, dar duas voltas no motor através do virabrequim, conferir o ponto e utilizar o pino passante no tensor para verificar o alinhamento dos dois furos, tudo certinho assim como manda o manual, após isso, montar todo o sistema com torques específicos, tudo certinho.

Este é o método correto certo? Achei a correia bastante tensionada, mas fiz tudo como manda o manual, percebi que o tensor ainda tem um pequeno espaço para correr até o batente, e os furos estão alinhados após girar o motor distribuindo a tensão da correia, então julgo estar certo, fiz o teste de torção da correia dentada, ela gira quase os 90° no meio do seu ponto de maior comprimento (ainda que o manual não se refira a este procedimento sempre ouço falar que seria um teste eficaz), poderiam me informar se esse é o correto?

Outra coisa muito importante, fiz a compra de ambos os tensores na internet, nas fotos com caixa original GM e tudo, quando chegou para mim descobri que eram peças reindustrializadas, ou seja, recondicionadas, fiquei decepcionado mas pelo transtorno de ter que devolver acabei deixando assim mesmo, pude perceber que os rolamentos parecem ter um excesso de graxa, ao ligar o motor e deixar ele em funcionamento tudo pareceu fluir bem, porém percebi que colocando o dedo na capa da blindagem do rolamento ele parece estar quente após pouco tempo de funcionamento, mesmo com motor anda quase frio, será que isso indica problema nos tensores? Deveria substituí-los? Isso pode acarretar em algum problema grave? Pesquisei e vi que os rolamentos e a graxa podem trabalhar em até 150°C mas fiquei na dúvida quanto isso.

Quem puder me auxiliar tanto na tensão da correia quanto nos tensores eu agradeço!
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LeoStrop
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Re: Alinhamento da correia dentada

Mensagem não lida por LeoStrop »

Lucas Flores Pozzer escreveu: 29 Out 2023, 10:16 Bom dia amigos! Depois de um bom tempo de manutenção, terminei o serviço, vou trazer informações agora:

A correia dentada estava fora de alinhamento por causa da bomba d'água que era em torno de 1mm mais alta que a original, seguem fotos da bomba mais alta que estava no carro (unibombas) e outra sucata de bomba que eu tinha aqui em casa (Nakata): IMG_20231024_203706875.jpg

...

Quem puder me auxiliar tanto na tensão da correia quanto nos tensores eu agradeço!
Fala Lucas!

Parece que fez tudo certinho!

Também uso a Nidec, até o momento não tive nenhum problema com ela.

A parte chata desse processo e achar peças boas, e a tensão da correia. Eu deixo passar um pouco o furo, pois percebo que após o motor ficar quente, a correia fica mais justa e o tensor chega a tocar no batente.

Eu tive problemas com alinhamento também, porém no meu caso era o tensor. Mesmo de marca boa, dava uma diferença. Comprei um original "made in Canada", resolveu o problema.

Sobre a tensão a correia, gosto de deixar a capa fora e dar uma boa volta com o carro, após isso verificar de novo tudo com o motor quente.
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