RADIADOR de óleo da transmissão automática Monza Tubarão
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Re: RADIADOR de óleo da transmissão automática Monza Tubarão
Pode ser tenha alguma melhoria feita pela GM na época. Porém nem sempre uma solução nova trás ganhos significativo.
Porque no caso pessoal meu, tenho o Monza a 24 anos e nunca tive problemas com a caixa de marcha por conta de refrigeração do óleo, sem esse radiador.
Talvez a GM tenha mudado por conta de algum caso de mistura de óleo da caixa com o fluido do radiador. Mas para um carro com mais de 30 anos está andando bem e fazendo as trocas de marcha satisfatoriamente. Nem nunca notei contaminação do óleo nem baixa do mesmo. E olha que não faço trocas regulares nem conferências.
Porque no caso pessoal meu, tenho o Monza a 24 anos e nunca tive problemas com a caixa de marcha por conta de refrigeração do óleo, sem esse radiador.
Talvez a GM tenha mudado por conta de algum caso de mistura de óleo da caixa com o fluido do radiador. Mas para um carro com mais de 30 anos está andando bem e fazendo as trocas de marcha satisfatoriamente. Nem nunca notei contaminação do óleo nem baixa do mesmo. E olha que não faço trocas regulares nem conferências.
Monza 91 automático (o melhor)
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Re: RADIADOR de óleo da transmissão automática Monza Tubarão
Ainda acrescento uma opinião minha, sobre meu carro, que é carburado, automático com ar condicionado e ainda a álcool.
"O carro anda bem, tem funcionamento silencioso. Não desenvolve altas velocidade na estrada por conta de 3 marchas.
Mas poderia ter recebido a caixa de 4 marchas da ZF usadas no Opala. Manutenções é de difícil acesso por conta de muitos componentes, carburador conta com inúmeras mangueiras.
Para tirar o motor de arranque é uma penitenciária. Ventoinha não sai fácil por conta da mangueira do ar condicionado e o secador além da bateria que atrapalha "
Enfim, GM poderia ter otimizado certas coisas já que era o carro Premium da época. A caixa de 4 marchas seria uma UP para o motor.
"O carro anda bem, tem funcionamento silencioso. Não desenvolve altas velocidade na estrada por conta de 3 marchas.
Mas poderia ter recebido a caixa de 4 marchas da ZF usadas no Opala. Manutenções é de difícil acesso por conta de muitos componentes, carburador conta com inúmeras mangueiras.
Para tirar o motor de arranque é uma penitenciária. Ventoinha não sai fácil por conta da mangueira do ar condicionado e o secador além da bateria que atrapalha "
Enfim, GM poderia ter otimizado certas coisas já que era o carro Premium da época. A caixa de 4 marchas seria uma UP para o motor.
Monza 91 automático (o melhor)
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Re: RADIADOR de óleo da transmissão automática Monza Tubarão
JorgePara tirar o motor de arranque é uma penitenciária. Ventoinha não sai fácil por conta da mangueira do ar condicionado e o secador além da bateria que atrapalha
No meu Monza tubarão eu removo a ventoinha e o motor de arranque sem dificuldade.
Para remover a ventoinha eu solto o radiador e movo ele todo para a frente do carro.Não mexo nas mangueiras dele. No caso do motor de arranque eu levanto o carro, coloco o mesmo sobre cavaletes, entro em baixo e removo o arranque. Antes eu removo um dos parafusos de fixação, por cima.
Abs
Luiz Carlos
Monza GLS 2.0 -1994 EFI 2 portas - gasolina - prata argenta
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Re: RADIADOR de óleo da transmissão automática Monza Tubarão
No meu carro o arranque não sai por baixo não, é muito apertado não consigo nem enxergar e ter acesso com a mão no arranque. A caixa de marcha e enorme e fecha o espaço por baixoLuiz Carlos (Rio) escreveu: ↑07 Out 2023, 12:32JorgePara tirar o motor de arranque é uma penitenciária. Ventoinha não sai fácil por conta da mangueira do ar condicionado e o secador além da bateria que atrapalha
No meu Monza tubarão eu removo a ventoinha e o motor de arranque sem dificuldade.
Para remover a ventoinha eu solto o radiador e movo ele todo para a frente do carro.Não mexo nas mangueiras dele. No caso do motor de arranque eu levanto o carro, coloco o mesmo sobre cavaletes, entro em baixo e removo o arranque. Antes eu removo um dos parafusos de fixação, por cima.
Abs
Tiro ele por cima, mas com dificuldade por ter que manobrar e forçar a saída por entre os conduíte de freio, ainda vem puxando os fios ligado a ele.
Uma solução que pretendo fazer e refazer os conduíte de freio com curvas que abram o espaço.
Ainda tem o suporte e o cabo Quick Dow da caixa de marcha acoplado no carburador que atrapalha a visão.
Pra vc ter uma ideia, o sensor de velocidade tem que ligar e tirar por cima também por entre os cabos elétrico e tubo de freio. Um braço fino e com sensibilidade pra reconhecer a peça sem enxergar
Monza 91 automático (o melhor)
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Re: RADIADOR de óleo da transmissão automática Monza Tubarão
É assim mesmo. No automático não sai por baixo não, o manual é mais tranquilo.jorgeAP escreveu: ↑07 Out 2023, 14:25No meu carro o arranque não sai por baixo não, é muito apertado não consigo nem enxergar e ter acesso com a mão no arranque. A caixa de marcha e enorme e fecha o espaço por baixoLuiz Carlos (Rio) escreveu: ↑07 Out 2023, 12:32JorgePara tirar o motor de arranque é uma penitenciária. Ventoinha não sai fácil por conta da mangueira do ar condicionado e o secador além da bateria que atrapalha
No meu Monza tubarão eu removo a ventoinha e o motor de arranque sem dificuldade.
Para remover a ventoinha eu solto o radiador e movo ele todo para a frente do carro.Não mexo nas mangueiras dele. No caso do motor de arranque eu levanto o carro, coloco o mesmo sobre cavaletes, entro em baixo e removo o arranque. Antes eu removo um dos parafusos de fixação, por cima.
Abs
Tiro ele por cima, mas com dificuldade por ter que manobrar e forçar a saída por entre os conduíte de freio, ainda vem puxando os fios ligado a ele.
Uma solução que pretendo fazer e refazer os conduíte de freio com curvas que abram o espaço.
Ainda tem o suporte e o cabo Quick Dow da caixa de marcha acoplado no carburador que atrapalha a visão.
Pra vc ter uma ideia, o sensor de velocidade tem que ligar e tirar por cima também por entre os cabos elétrico e tubo de freio. Um braço fino e com sensibilidade pra reconhecer a peça sem enxergar
monza classic se 1989 a/c, direção hidráulica, vidros,travas,espelhos elétricos,computador de bordo e uma beleza Incomparável.
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Re: RADIADOR de óleo da transmissão automática Monza Tubarão
Nessa comparação de transmissão automática do Opala e Monza, está se esquecendo da posição dos motores, onde um é longitudinal e o outro transversal. Não tem como usar uma transmissão de um no outro.jorgeAP escreveu: ↑07 Out 2023, 09:16 Não desenvolve altas velocidade na estrada por conta de 3 marchas.
Mas poderia ter recebido a caixa de 4 marchas da ZF usadas no Opala.
Enfim, GM poderia ter otimizado certas coisas já que era o carro Premium da época. A caixa de 4 marchas seria uma UP para o motor.
O Opala automático, se não estiver enganado, saiu com 4 marchas a partir de 88, antes era também 3 marchas.
O Vectra A automático, já saiu com 4 marchas, que poderia ser utilizada no Monza 94 e 95 (ultimo ano de Monza automático), mas pelos olhos da montadora, será que valia o investimento em um carro que já estavam querendo descontinuar a produção? O Monza era para ter arado com a entrada do Vectra A, porém as vendas ainda eram boas, e foram diminuindo equipamentos e por fim terminou em 96 com modelos GL, para a entrada do Vectra B e o Monza não fazer concorrência a ele.
Foi o Monza que alavancou a GM no Brasil e não teve uma despedida a altura como teve o Opala e o Vectra.
Também tem que pensar ou ter vivido nos anos 80 e 90, entender como eram as coisas nessa época, importações difíceis e caras, política, inflação altíssima entre outros... Nessa época carros com transmissão automática não era bem vista pela maioria da população. Praticamente eram pessoas de alta renda e deficientes que procuravam carros assim, sendo desta forma, uma baixa procura. Até ar condicionado não era bem visto nos anos 80 e início do 90. Anos 70 e 80, carros 4 portas não tinham procura, por isso o Monza foi lançado somente com 2 portas (3 se contar o porta malas do hatch).
Com relação ao desempenho do Monza automático, de forma alguma se compara ao manual, já pela quantidade de marchas, mas a partir dos modelos 90, o Monza automático já contava com TCC, que em 3ª marcha, a partir de 60km/h trava o conversor de torque, diminuindo a rotação, barulho do motor e melhor economia e maior velocidade. Tenha certeza de que o TCC do seu Monza 91 esteja em pleno funcionamento.
Abs,
Carlos Freire
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Re: RADIADOR de óleo da transmissão automática Monza Tubarão
Carlos A. Freire escreveu: ↑08 Out 2023, 07:11Nessa comparação de transmissão automática do Opala e Monza, está se esquecendo da posição dos motores, onde um é longitudinal e o outro transversal. Não tem como usar uma transmissão de um no outro.jorgeAP escreveu: ↑07 Out 2023, 09:16 Não desenvolve altas velocidade na estrada por conta de 3 marchas.
Mas poderia ter recebido a caixa de 4 marchas da ZF usadas no Opala.
Enfim, GM poderia ter otimizado certas coisas já que era o carro Premium da época. A caixa de 4 marchas seria uma UP para o motor.
O Opala automático, se não estiver enganado, saiu com 4 marchas a partir de 88, antes era também 3 marchas.
O Vectra A automático, já saiu com 4 marchas, que poderia ser utilizada no Monza 94 e 95 (ultimo ano de Monza automático), mas pelos olhos da montadora, será que valia o investimento em um carro que já estavam querendo descontinuar a produção? O Monza era para ter arado com a entrada do Vectra A, porém as vendas ainda eram boas, e foram diminuindo equipamentos e por fim terminou em 96 com modelos GL, para a entrada do Vectra B e o Monza não fazer concorrência a ele.
Foi o Monza que alavancou a GM no Brasil e não teve uma despedida a altura como teve o Opala e o Vectra.
Também tem que pensar ou ter vivido nos anos 80 e 90, entender como eram as coisas nessa época, importações difíceis e caras, política, inflação altíssima entre outros... Nessa época carros com transmissão automática não era bem vista pela maioria da população. Praticamente eram pessoas de alta renda e deficientes que procuravam carros assim, sendo desta forma, uma baixa procura. Até ar condicionado não era bem visto nos anos 80 e início do 90. Anos 70 e 80, carros 4 portas não tinham procura, por isso o Monza foi lançado somente com 2 portas (3 se contar o porta malas do hatch).
Com relação ao desempenho do Monza automático, de forma alguma se compara ao manual, já pela quantidade de marchas, mas a partir dos modelos 90, o Monza automático já contava com TCC, que em 3ª marcha, a partir de 60km/h trava o conversor de torque, diminuindo a rotação, barulho do motor e melhor economia e maior velocidade. Tenha certeza de que o TCC do seu Monza 91 esteja em pleno funcionamento.
Abs,
Carlos Freire
Não sabia da incompatibilidade da caixa ZF do Opala para motores transversais. Mas enfim... acho que o Monza no auge da sua evolução não tinha concorrente a altura, já que conseguiram um caixa tão boa "ZF" para o final do Opala diplomata. Conseguiriam sim, 4 marchas para o CLASSIC. O carro já vendia bem mais, em linha do que o DIPLOMATA em edição especial, com produção limitada.
Vectra já era outra etapa, outra realidade.
Quanto ao TCC, no meu funciona, mas não é a mesma coisa. Além do que o carro tem 30 anos e sei que se tem que ter cuidado ao acelerar.
Tenho um conhecido que tem 2 OPALAS placa preta, 89 e 91, ambos andam (digo navegam), muito mas redondo em altas. CLARO que são 6 cilindros, mas a caixa 4 marchas favorece muito.
Monza 91 automático (o melhor)