Válvulas termostáticas

Assuntos específicos relacionados ao sistema de ar e arrefecimento.
Cete181352
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Válvulas termostáticas

Mensagem não lida por Cete181352 »

Pessoal, boa noite.
Troquei caixa radiador, selos mecânicos, bomba d'água Indisa, tensor SKF, correia dentada, correia alternador, todas as mangueiras e a válvula termostática nova, marca Mahle.
Colocou aditivo, tudo bem, sai com o carro da oficina e quase ferveu, a válvula não abriu. Comprei outra MTE e a temperatura passava do meio para ela abrir. Conclusão mecânico colocou a que estava no carro como ela já era velha acredito que trabalha um pouco aberta, pois nunca a temperatura chegou ao meio. E com as válvulas termostáticas novas deu pau. Fiz essa manutenção como preventiva e não gostei, o carro sem vazamento tudo ok, o que faço?
Vou ficar com essa válvula velha ou descobrir o que está acontecendo?
Grato.
Cete181352
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Re: Válvulas termostáticas

Mensagem não lida por Cete181352 »

O que pode ser? Pois com as válvulas termostáticas novas a temperatura passava 2 pontos do meio. Voltou a válvula velha e não passa de 1/4 e nunca esquenta.
O que será que está acontecendo? Por que não abrem antes de chegar a temperatura ao meio do marcador?
Grato.
Cete181352
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Re: Válvulas termostáticas

Mensagem não lida por Cete181352 »

Por que não está aceitando as válvulas novas? Alguém sabe qual e a válvula correta do Monza 2.0 gasolina ano 93?
Grato
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Carlos A. Freire
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Re: Válvulas termostáticas

Mensagem não lida por Carlos A. Freire »

Cete181352 escreveu: 11 Jul 2023, 21:43 Vou ficar com essa válvula velha ou descobrir o que está acontecendo?
Grato.
Bom dia.

É lógico que tem que procurar o defeito.

Abs,

Carlos Freire
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Re: Válvulas termostáticas

Mensagem não lida por Carlos A. Freire »

Cete181352 escreveu: 11 Jul 2023, 21:47 O que pode ser? Pois com as válvulas termostáticas novas a temperatura passava 2 pontos do meio. Voltou a válvula velha e não passa de 1/4 e nunca esquenta.
O que será que está acontecendo? Por que não abrem antes de chegar a temperatura ao meio do marcador?
Grato.
É fato que a válvula termostática antiga está com defeito.
Há duas possibilidades, uma é que a temperatura não está correta no marcador e outra que há mangueira invertida no sistema.

Quando está tudo em ordem, a temperatura chega até 1/2 de escala, liga a ventoinha, abaixa até aproximadamente para 1/4, logo acima da marca branca que vem depois da azul. Ou seja, liga a ventoinha aos 101ºC e desliga aos 94ºC.

Use um termômetro em conjunto com scanner e monitore a temperatura do motor.

Eu já peguei 2 casos de Monza de amigos, que inverteram as mangueiras que saem do cavalete da válvula termostática. Foi observado o mesmo sintoma depois da troca da válvula termostática.
Em cima vai a mangueira do ar quente ou tampão se não tiver mangueira e embaixo vai para o coletor de admissão. Invertidas e com termostática nova, a temperatura sobe para perto de 110ºC, abre a VT e esfria o motor e fica bom, dentro da temperatura normal de uso, até a VT fechar novamente por andar em pista de trânsito rápido ou de o motor esfriar. Depois o ciclo retorna com essa temperatura alta.

Também aconteceu aqui n o fórum e depois de passar essas informações o problema foi solucionado.

Abs,

Carlos Freire
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Carlos A. Freire
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Re: Válvulas termostáticas

Mensagem não lida por Carlos A. Freire »

Cete181352 escreveu: 11 Jul 2023, 21:48 Por que não está aceitando as válvulas novas? Alguém sabe qual e a válvula correta do Monza 2.0 gasolina ano 93?
Grato
As possibilidades já foram comentadas acima.
A VT correta é a 92/107ºC com disco na ponta.

Recomendo que use a peça original GM ou Wahler que é o fornecedor da peça original.

Abs,

Carlos Freire
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Re: Válvulas termostáticas

Mensagem não lida por Cete181352 »

Tentei enviar as fotos da posição das mangueiras, para alguém me ajudar a verificar se tem gato.
Você não está autorizado a ver ou baixar esse anexo.
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Carlos A. Freire
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Re: Válvulas termostáticas

Mensagem não lida por Carlos A. Freire »

O cavalete da válvula termostática fica perto das correias e as saídas entre o cabeçote e o alternador. Esse tudo de distribuição de água não teria problema.
Lembra que recomendei aferir a temperatura do motor, antes de qualquer intervenção.
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