Monza GLS 2.0 94 álcool muito ruim! Quadrado

Assuntos específicos sobre Injeção eletrônica e Carburador.
mapbonalumi
Monzeiro Jr. (Nível 0)
Mensagens: 11
Registrado em: 07 Jul 2023, 13:43
Cidade: Londrina
Estado: Paraná-PR
Modelo: Monza GLS
Motor: 2.0
Ano: 1994
Combustível:: Etanol
Injeção: EFi

Monza GLS 2.0 94 álcool muito ruim! Quadrado

Mensagem não lida por mapbonalumi »

Bom dia pessoal!
Sou novo aqui no fórum é muito bom essas informações nos fóruns!
Facilita demais a vida.
Pesquisei bastante no fórum fui seguindo alguns passos.
Esse carro é de um colega meu, comprou e está sofrendo com o carro. Eu mexo um pouco, então ele me pediu uma ajuda, porém nunca mexi em nenhum Monza e acabei ficando meio perdido aqui.
Vou passar algumas coisas que foram feitas e se alguém puder me dar uma direção eu agradeço demais!

CO dele estava em 4.7v, acredito que estava muito alto pelas informações que vi por aí, porém tenho uma divergência de informações algumas locais falam em 1.5 a 1.8v para o modelo álcool e em outros locais falam em 2.8v qual seria a informação correta?

Cabos e velas bons.

Correia e tensor eu troquei para ele e o ponto está correto.

Distribuidor um pouco atrasado e quando coloca no ponto fica horrível o carro.

Sensor de borboleta em 0.48v pelo que pesquisei está na média.

Mangueiras de vácuo inteiras.

MAP novo.

Sintomas do carro:
Não tem lenta quando está frio.
Morre se não pisar no acelerador.
Quando esquenta fica amarrado como se estivesse em excesso e depois ele solta, porém sempre quadrado tem que ficar medindo o pé no acelerador para não amarrar.
Avatar do usuário
Carlos A. Freire
MODERADOR
Mensagens: 17764
Registrado em: 18 Jan 2007, 11:06
Cidade: SAO PAULO
Estado: São Paulo-SP
Modelo: Monza GLS
Motor: 2.0
Ano: 1996
Combustível:: Gasolina
Injeção: EFi

Re: Monza GLS 2.0 94 álcool muito ruim! Quadrado

Mensagem não lida por Carlos A. Freire »

mapbonalumi escreveu: 11 Jul 2023, 10:19
Bom dia.

Esse tipo de defeito é bom avaliar com equipamentos como scanner, manômetro co vazômetro e se possível, analisador de gases.

CO dele estava em 4.7v, acredito que estava muito alto pelas informações que vi por aí, porém tenho uma divergência de informações algumas locais falam em 1.5 a 1.8v para o modelo álcool e em outros locais falam em 2.8v qual seria a informação correta?
4,7v de CO é muito alto.
O ajuste de CO deve ser feito com analisador de gases no escapamento, pois nenhum motor é igual ao outro. Por isso tem ajuste e não é uma tensão fixa.
A média é entre 1,8 a 2,0v. Mas como disse acima, nenhum motor é igual a outro e a média pode não se adequar ao motor desse Monza. Pode ficar abaixo como ficar pouco acima.
Correia e tensor eu troquei para ele e o ponto está correto
Tem certeza? É comum reparadores experientes errarem o ponto da correia dentada do Monza.
Distribuidor um pouco atrasado e quando coloca no ponto fica horrível o carro.
No Monza EFI para conferência e ajuste do ponto de avanço inicial, é preciso colocar a UCE em modo ajuste, para que não seja feita correções. Ou seja, o motor tem que ligar a ventoinha por pelo menos duas vezes, fazer o jumper no conector de diagnóstico, entre terminais A e B, para depois conferir ou mover o distribuidor.

Não foi mencionado se trocaram a válvula injetora por uma paralela. No Monza EFI essas peças não dão certo. Em geral dão excesso.
Também é bom conferir a pressão, vazão e estanqueidade da linha de combustível.

Abs,

Carlos Freire
Monza GLS 96 - 2.0 EFI gasolina
São Paulo-SP
Avatar do usuário
Luiz Carlos (Rio)
Membro 500EF (Ní­vel 9)
Mensagens: 4218
Registrado em: 15 Dez 2006, 11:22
Cidade: Rio de Janeiro
Estado: Rio de Janeiro-RJ
Modelo: Monza GLS
Motor: 2.0
Ano: 1994
Combustível:: Gasolina
Injeção: EFi

Re: Monza GLS 2.0 94 álcool muito ruim! Quadrado

Mensagem não lida por Luiz Carlos (Rio) »

mapbonalumi

Sobre a voltagem do potenciômetro de CO, o do meu carro, um GLS 2.0 94, sempre esteve acima dos 3 volts. Acho que 3,35 ou 3,55. E o carro anda muito e gasta de acordo com a média do Monza EFI 94.
Como disse o Carlos Freire, a regulagem de CO necessita de equipamentos. O mais importante, na minha opiniao, é o analisador de gases. É ele que detecta o excesso de oxigênio saindo do escapamento.
Sobre a marcha lenta, o Motor do Monza EFI possui um sistema exclusivo só para manter a marcha lenta estável e dentro dos limites. Ele é composto por um motor de passo (também chamado de válvula IAC) que abre ou fecha uma passagem de ar do TBI. TBI esse que se estiver muito sujo, com passagens de ar obstruídas, impede o correto funcionamento do motor de passo. O motor de passo do EFI, além de manter a marcha lenta estável durante todo o funcionamento do motor (inclusive sob a carga do compressor do ar condicionado em Monzas com AC), com o motor frio ainda aumenta a rotação para em torno de 1400 RPM.
Sobre o ponto do distribuidor, existem distribuidores paralelos cujo ponto é totalmente diferente do original.Tenho um chinês que quando instalado precisa ser atrasado até o limite, e mesmo assim o motor não funciona redondo. Para ter certeza do ponto é necessário fazer o que o Carlos Freire descreveu.
Sobre a voltagem do sensor da borboleta, ele deve indicar voltagens diferentes de acordo com sua posição. Essa voltagem que você citou deve ser a voltagem com ele todo recuado. Parece correta. Alguns mecânicos mal informados mexem no batente da borboleta, fazendo com que a voltagem fique fora do padrão e o Módulo de Injeção não reconheça que motor está na marcha lenta. Nesse caso a marcha lenta fica por conta própria, o que é o mesmo que ficar fora de controle.

Abs
Luiz Carlos
Monza GLS 2.0 -1994 EFI 2 portas - gasolina - prata argenta
Rio de Janeiro - RJ
mapbonalumi
Monzeiro Jr. (Nível 0)
Mensagens: 11
Registrado em: 07 Jul 2023, 13:43
Cidade: Londrina
Estado: Paraná-PR
Modelo: Monza GLS
Motor: 2.0
Ano: 1994
Combustível:: Etanol
Injeção: EFi

Re: Monza GLS 2.0 94 álcool muito ruim! Quadrado

Mensagem não lida por mapbonalumi »

Boa tarde Carlos e Luiz! Agradeço as informações!

A respeito do ponto eu verifiquei que estava um dente fora no cabeçote! Ajustei quando coloquei a nova, porém vou verificar ponto novamente.

O CO seria somente com o teste de vazão dos gases mesmo então para ter um número correto dele?

Essa informação do distribuidor é nova para mim! Vou conferir isso melhor!

Quanto ao bico tenho dois, um original e outro que ele comprou! No momento está usando o paralelo! Vou voltar o original de novo.

O TBI está bem limpo, em certas horas ligo ele e o giro fica próximo aos 1400 como você comentou, porém tem horas que ligo e ele não segura o giro oscila e morre, poderia ter relação com essa válvula IAC?

Vou verificar o distribuidor se é paralelo também!

Agradeço muito a força pessoal vou informando os avanços aqui no post.
Avatar do usuário
Carlos A. Freire
MODERADOR
Mensagens: 17764
Registrado em: 18 Jan 2007, 11:06
Cidade: SAO PAULO
Estado: São Paulo-SP
Modelo: Monza GLS
Motor: 2.0
Ano: 1996
Combustível:: Gasolina
Injeção: EFi

Re: Monza GLS 2.0 94 álcool muito ruim! Quadrado

Mensagem não lida por Carlos A. Freire »

O analisador de gases é para ter um ajuste preciso. Ele vai dizer quais e a quantidade de gases expelidos pelo escapamento.
Sem esse equipamento, se usa a média, com base no tempo de injeção e na relação A/F indicados no scanner.

Tira logo essa válvula injetora paralela e coloca uma original em bom estado.

Coloque o ponto de avanço inicial, usando os procedimentos corretos para esse fim.

Um dos sintomas do atuador de marcha lenta com muita sujeira no obturador, é de fazer variar a marcha lenta ao parar.

Abs,

Carlos Freire
Monza GLS 96 - 2.0 EFI gasolina
São Paulo-SP
mapbonalumi
Monzeiro Jr. (Nível 0)
Mensagens: 11
Registrado em: 07 Jul 2023, 13:43
Cidade: Londrina
Estado: Paraná-PR
Modelo: Monza GLS
Motor: 2.0
Ano: 1994
Combustível:: Etanol
Injeção: EFi

Re: Monza GLS 2.0 94 álcool muito ruim! Quadrado

Mensagem não lida por mapbonalumi »

Bom dia galera.
O carro voltou aqui para mim hoje. O dono estava corrido e foi usando ele quadrado mesmo.
Eu baixei o CO dele para 2.8v na primeira vez que verifiquei e pelo relato do dono já ficou um pouco melhor, porém hoje andei com ele uns 30 km e tem um defeito que me parece intermitente fora o excesso, até gravei dois vídeos para mostrar para vocês.

Ele anda a meio pedal vamos dizer assim, quando só encosta o pé ele vai bem e o marcador do consumo fica lá em baixo se você pisar um pouco mais já começa a amarrar este é um sintoma que acredito estar ligado ao excesso me parece até defeito de distribuidor quando está com a tampa trincada e pega água sabe?

O outro é em relação a marcha lenta, tem horas que ela funciona bem e tem horas que ele fica oscilando como está no vídeo. Esse sinceramente não faço ideia do que seja.

https://youtu.be/ztaYs8bybHs esse ele está irregular

https://youtube.com/shorts/j3XdVh06uuA?feature=share3 e nesse alguns segundos depois de desligar e ligar novamente o carro ele mais estável porém ainda no carro excesso

Um detalhe nesse problema da marcha lenta, quando ele está "funcionando" estável você pisa e quando solta o acelerador ele quase morre e estabiliza

E na marcha lenta eu ouço puxando o ar quando ele falha e quase morre.

O bico peguei o original e vou trocar hoje!
mapbonalumi
Monzeiro Jr. (Nível 0)
Mensagens: 11
Registrado em: 07 Jul 2023, 13:43
Cidade: Londrina
Estado: Paraná-PR
Modelo: Monza GLS
Motor: 2.0
Ano: 1994
Combustível:: Etanol
Injeção: EFi

Re: Monza GLS 2.0 94 álcool muito ruim! Quadrado

Mensagem não lida por mapbonalumi »

Encontrei hoje uma dobra na mangueira que sai da bomba para o filtro de combustível retirei e coloquei uma nova por fora do suporte que estava dobrando ela e o carro apresentou mudança, porém a oscilação na marcha lenta continua principalmente quando começa a esquentar poderia ser um problema na bobina impulsora?
Também encontrei um plug vermelho solto atrás e abaixo do TBI na parte que consigo enxergar por cima, não encontrei nada sem conectar, vou entrar embaixo e ver se encontro de onde ele vem. Tentei acessar o link do esquema elétrico aqui no fórum, mas parece que estão fora do ar.

Agradeço a atenção galera!
Avatar do usuário
Carlos A. Freire
MODERADOR
Mensagens: 17764
Registrado em: 18 Jan 2007, 11:06
Cidade: SAO PAULO
Estado: São Paulo-SP
Modelo: Monza GLS
Motor: 2.0
Ano: 1996
Combustível:: Gasolina
Injeção: EFi

Re: Monza GLS 2.0 94 álcool muito ruim! Quadrado

Mensagem não lida por Carlos A. Freire »

Recomendo que faça todas as avaliações e testes indicados nas mensagens anteriores e depois nos diga o que aconteceu.

Quanto ao conector é da resistência de pré aquecimento utilizado nos motores álcool, na fase fria. Vai em um fio preto saindo do chicote perto do motor de arranque.

Abs,

Carlos Freire
Monza GLS 96 - 2.0 EFI gasolina
São Paulo-SP
Responder