Sintomas estranhos
- Luiz Carlos (Rio)
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Sintomas estranhos
Olá pessoal
Ontem de manhã precisei sair com meu Monza e ele se recusou a 'pegar'.
Girava bem, ou seja, a bateria está boa, mas não acendia.
Saí com o Fiat Uno e hoje fui até a garagem ver se descobria qual era o problema.
Como comprei o Dashboard do Maiko, achei que seria fácil descobrir a pane, pois achei que ele indicaria qualquer erro do motor.
Conectei o Dashboard, liguei a chave de ignição e notei que o eletroventilador do radiador entrou na velocidade alta.
Achei isso normal, pois quando se faz aquela ligação na tomada ALDL com um clipe, para acionar o código lampejante, também acontece isso.
Mas o painel do equipamento não indicou nada além do nome dele (do dashboard). Todas as telas permaneceram sem nenhum caractere.
Desconectei o plugue do equipamento e tentei dar partida no motor. Mas logo que se liga a chave de ignição o eletroventilador também entra, em alta velocidade.
Vou tentar o velho método do clipe, pensei.
Mas, espetado o clipe na tomada ALDL e ligada a chave de ignição, a luz de injeção não se manifestou. A lâmpada não está queimada, pois ao ligar a chave de ignição ela acende e apaga em seguida (ela deveria permanecer acesa até o motor funcionar).
Para terminar, pela primeira vez nesses anos todos de Monza estou perdido.
Não sei se o Dashboard causou algum problema no sistema, no módulo, ou em alguma outra coisa.
Abs
Ontem de manhã precisei sair com meu Monza e ele se recusou a 'pegar'.
Girava bem, ou seja, a bateria está boa, mas não acendia.
Saí com o Fiat Uno e hoje fui até a garagem ver se descobria qual era o problema.
Como comprei o Dashboard do Maiko, achei que seria fácil descobrir a pane, pois achei que ele indicaria qualquer erro do motor.
Conectei o Dashboard, liguei a chave de ignição e notei que o eletroventilador do radiador entrou na velocidade alta.
Achei isso normal, pois quando se faz aquela ligação na tomada ALDL com um clipe, para acionar o código lampejante, também acontece isso.
Mas o painel do equipamento não indicou nada além do nome dele (do dashboard). Todas as telas permaneceram sem nenhum caractere.
Desconectei o plugue do equipamento e tentei dar partida no motor. Mas logo que se liga a chave de ignição o eletroventilador também entra, em alta velocidade.
Vou tentar o velho método do clipe, pensei.
Mas, espetado o clipe na tomada ALDL e ligada a chave de ignição, a luz de injeção não se manifestou. A lâmpada não está queimada, pois ao ligar a chave de ignição ela acende e apaga em seguida (ela deveria permanecer acesa até o motor funcionar).
Para terminar, pela primeira vez nesses anos todos de Monza estou perdido.
Não sei se o Dashboard causou algum problema no sistema, no módulo, ou em alguma outra coisa.
Abs
Editado pela última vez por Luiz Carlos (Rio) em 02 Jul 2021, 18:12, em um total de 1 vez.
Luiz Carlos
Monza GLS 2.0 -1994 EFI 2 portas - gasolina - prata argenta
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Re: Sintomas estranhos
Comece verificando as tensões que entram na UCE e os seus aterramentos. Lembrando que 2 desses aterramentos estão no cabeçote.
Abs,
Carlos Freire
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Carlos Freire
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Re: Sintomas estranhos
Luiz Carlos,
Acredito que o dashboard só funciona com o motor ligado, pois é preciso que a bomba de combustível esteja ligada para ele funcionar. Mas o Maikko pode vir aqui depois confirmar essa sua dúvida. Mas dificilmente ele deve ter causado algum problema.
Sobre o seu defeito, um dia tive um problema parecido, onde a ventoinha ligava na primeira partida do dia com o carro frio, entre outros problemas. O defeito estava no plugue do sensor de temperatura que devido ao mau contato, enviava diversas informações erradas para a central. Talvez vale a pena desconecta-lo e tentar ligar novamente.
Acredito que o dashboard só funciona com o motor ligado, pois é preciso que a bomba de combustível esteja ligada para ele funcionar. Mas o Maikko pode vir aqui depois confirmar essa sua dúvida. Mas dificilmente ele deve ter causado algum problema.
Sobre o seu defeito, um dia tive um problema parecido, onde a ventoinha ligava na primeira partida do dia com o carro frio, entre outros problemas. O defeito estava no plugue do sensor de temperatura que devido ao mau contato, enviava diversas informações erradas para a central. Talvez vale a pena desconecta-lo e tentar ligar novamente.
- maiko
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Re: Sintomas estranhos
Desenvolvi o DashBoard para funcionar somente com o motor em funcionamento, pois existe uma limitação em relação a alimentação no conector ALDL, para que o equipamento fosse de fácil instalação, sem a nescessidade de ligações elétrica externa.Luiz Carlos (Rio) escreveu: ↑02 Jul 2021, 11:36 Olá pessoal
Ontem de manhã precisei sair com meu Monza e ele se recusou a 'pegar'.
Girava bem, ou seja, a bateria está boa, mas não acendia.
Saí com o Fiat Uno e hoje fui até a garagem ver se descobria qual era o problema.
Como comprei o Dashboard do Maiko, achei que seria fácil descobrir a pane, pois achei que ele indicaria qualquer erro do motor.
Conectei o Dashboard, liguei a chave de ignição e notei que o eletroventilador do radiador entrou na velocidade alta.
Achei isso normal, pois quando se faz aquela ligação na tomada ALDL com um clipe, para acionar o código lampejante, também acontece isso.
Mas o painel do equipamento não indicou nada além do nome dele (do dashboard). Todas as telas permaneceram sem nenhum caractere.
Desconectei o plugue do equipamento e tentei dar partida no motor. Mas logo que se liga a chave de ignição o eletroventilador também entra, em alta velocidade.
Vou tentar o velho método do clipe, pensei.
Mas, espetado o clipe na tomada ALDL e ligada a chave de ignição, a luz de injeção não se manifestou. A lâmpada não está queimada, pois ao ligar a chave de ignição ela acende e apaga em seguida (ela deveria permanecer acesa até o motor funcionar).
Para terminar, pela primeira vez nesses anos todos de Monza estou perdido.
Não sei se o Dashboard causou algum problema no sistema, no módulo, ou em alguma outra coisa.
Abs
Essa questão está descrita no manual do equipamento.
O scanner somente lê as informações do módulo e mesmo assim possui uma proteção eletrônica para que evite qualquer tipo de avaria ao sistema original do veículo.
Como você mencionou que o carro não ligou antes mesmo de conectar o scanner, acredito que não tenha relação ao uso dele.
É importante salientar que nem todas as falhas ou defeitos são registrados pela injeção eletrônica, portando nem tudo irá aparecer no scanner ou no código lampejante.
No seu caso iniciaria testando se há faísca (sistema de ignição), depois pelo sistema alimentação... Assim por diante.
Normalmente o eletroventilador é acionado se ocorre falha no sensor de temperatura ou se entra no módo diagnóstico (A+B) no conector ALDL.
Qualquer dúvida estamos a disposição.
Att. Maiko H.
Monza SL/E 2.0 Azul 92
DashBoard Multec 700 - Scanner portátil para a injeção eletrônica Multec 700
https://www.instagram.com/maikoherrmann82/
[email protected]
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- rafamts
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Re: Sintomas estranhos
Conseguiu identificar o problema do Monza, Luiz Carlos?
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Re: Sintomas estranhos
Não, rafamtsConseguiu identificar o problema do Monza, Luiz Carlos?
Tive de vir para o bairro da Glória, para dar uma assistência a minha filha caçula, que teve neném (meu único netinho) e larguei o Monzão na Ilha. Estou desde o início do mês longe dele. Então não tive como investigar o que acontece. Mas notei um detalhe: quando substituí o distribuidor pelo xingling que tenho aqui, aquele sintoma de entrar o eletroventilador do radiador e o código lampejante não se apresentar, cessou. Mas o carro não pegou. Vou me certificar disso quando voltar, para ver se chego a um diagnóstico.
O ruim é que depois desse tempo todo a bateria já deve estar com pouca carga (apesar de ser nova) e vou ter algum trabalho extra.
Se não conseguir resolver rasgo meu diploma de mecânico.
Abs
Luiz Carlos
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Re: Sintomas estranhos
Conseguirás resolver o problema! Disso não temos dúvida! Possuo Monza há 12 anos e dificilmente entro em uma oficina por problemas mecânicos. Procuro resolver tudo aqui pela garagem mesmo! rs! Mas reconheço o papel fundamental desse fórum na solução de muitos problemas que já enfrentei com o Monza. Esse grupo é fantástico! No meu Uno 2002 fire (agora ´´masculinizei`` o carrinho! rs) sinto falta de um grupo de discussões tal como temos aqui nos monzeiros!Luiz Carlos (Rio) escreveu: ↑30 Jul 2021, 18:29Não, rafamtsConseguiu identificar o problema do Monza, Luiz Carlos?
Tive de vir para o bairro da Glória, para dar uma assistência a minha filha caçula, que teve neném (meu único netinho) e larguei o Monzão na Ilha. Estou desde o início do mês longe dele. Então não tive como investigar o que acontece. Mas notei um detalhe: quando substituí o distribuidor pelo xingling que tenho aqui, aquele sintoma de entrar o eletroventilador do radiador e o código lampejante não se apresentar, cessou. Mas o carro não pegou. Vou me certificar disso quando voltar, para ver se chego a um diagnóstico.
O ruim é que depois desse tempo todo a bateria já deve estar com pouca carga (apesar de ser nova) e vou ter algum trabalho extra.
Se não conseguir resolver rasgo meu diploma de mecânico.
Abs
Meus parabéns pelo netinho! Muitas felicidades para ti e familiares!
Abraços,
Rafael
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Re: Sintomas estranhos
Olá pessoal, tudo de bom para nossos Monzas! Bom é o seguinte: meu Monza 91 álcool 2.0 está com esse problema, quando eu conecto o chicote do sensor MAP ele começa a jorrar muito combustível no TBI, parece que abriu um chuveiro no máximo, jorra álcool para fora so TBI. Alguém tem uma luz para este problema?