Melhor Troca de Motor

Assuntos de mecânica e manutenção não abordados nos fóruns abaixo.
Edinho_sl
Membro SL (Ní­vel 1)
Mensagens: 35
Registrado em: 11 Mai 2018, 13:26
Cidade: Sao Leopoldo
Estado: Rio Grande do Sul-RS
Modelo: Monza Hi-Tech
Motor: 2.0
Ano: 1993
Combustível:: Gasolina
Injeção: EFi

Melhor Troca de Motor

Mensagem não lida por Edinho_sl »

Olá amigos. Já li aqui alguns tópicos sobre a troca de motor de Monza por motores de Astra ou Vectra.
Desde que troquei de carro (tinha um Class 93 e comprei um Hi Tech), senti uma diferença muito grande em relação a potência, retomadas e aceleração. O Class respondia bem melhor.
Não há nenhum barulho estranho ou falha de aceleração. É diferença entre a potência de um e outro.
Então, minhas perguntas são: vale a pena fazer a troca somente do cabeçote por um de Astra ou Vectra? É melhor trocar todo o conjunto, mantendo a injeção EFI? Ou trocar tudo, motor e injeção?
E em relação à documentação, tem alguma dificuldade para regularizar, uma vez que pretendo fazer tudo de acordo com a lei?
Se puderem ajudar, fico grato.
Avatar do usuário
Luiz Carlos (Rio)
Membro 500EF (Ní­vel 9)
Mensagens: 4218
Registrado em: 15 Dez 2006, 11:22
Cidade: Rio de Janeiro
Estado: Rio de Janeiro-RJ
Modelo: Monza GLS
Motor: 2.0
Ano: 1994
Combustível:: Gasolina
Injeção: EFi

Re: Melhor Troca de Motor

Mensagem não lida por Luiz Carlos (Rio) »

Edinho

Já pensou em trocar de carro? :lol:

Falando sério agora, a diferença de potência entre os vário modelos de Monza com injeção não é muita coisa.
Será que o motor desse seu atual não está com baixa compressão ou alguma outra disfunção?
Talvez não valha a pena o custo benefício de trocar motor ou sistema de injeção. Afinal a carroceria tem 27 anos de idade.
Nossos Monzas já estão mais para peça de colecionador do que carros para andar na rua ou estrada.
Eu, por exemplo, estou de olho num desses carros novos com motor turbinado, com torque de mais de 20 Kgf, com controle de tração, freios cheios de recursos, caixa de câmbio automática, piloto automático, etc.
O Monza vai acabar ficando só para desfilar sem compromisso. :D

Abs
Luiz Carlos
Monza GLS 2.0 -1994 EFI 2 portas - gasolina - prata argenta
Rio de Janeiro - RJ
jorgeAP
Membro Classic (Ní­vel 7)
Mensagens: 1059
Registrado em: 30 Jun 2013, 04:56
Cidade: Belo Horizonte
Estado: Minas Gerais-MG
Modelo: Monza Classic SE
Motor: 2.0
Ano: 1991
Combustível:: Etanol
Injeção: Carburador

Re: Melhor Troca de Motor

Mensagem não lida por jorgeAP »

Discordo Luiz, custo benefício de um carro moderninho que custa no mínimo 70 mil, ao final de um ano vai de sido corroído pela desatualização de algum item, IPVA emplacamento caro, revisões caras, mecânica especializada, terá perdido uns 15 mil no mínimo desse preço pago. Valor dessa perda vc põe qualquer carro antigo em pé para te levar na estrada com dignidade.
De resto é só vaidade mesmo, uma camiseta de malha de 15 reais, se repetir ela em três ocasiões as pessoas ao seu redor reparam, se tiver fotos dessas ocasiões então... o mesmo se dá se essa camiseta tiver custado 150 reais. A conta é só sua.
Agora para ir trabalhar, pegar trânsito todo dia, nem carro antigo nem carro de luxo novo, melhor um carro que seja meio de transporte, opções de mercado aqui seria na minha opinião semi novo com motor econômico pé duro mesmo. Para que um kit multimídia de alta resolução, motor com 200cv, espaço generoso nos bancos de trás, luzes de cortesia nas portas, no teto, porta copo porta objetos, porta óculos, se é somente para ir e voltar do trabalho? O velho Palio já atenderia de boa.
Monza 91 automático (o melhor)
jorgeAP
Membro Classic (Ní­vel 7)
Mensagens: 1059
Registrado em: 30 Jun 2013, 04:56
Cidade: Belo Horizonte
Estado: Minas Gerais-MG
Modelo: Monza Classic SE
Motor: 2.0
Ano: 1991
Combustível:: Etanol
Injeção: Carburador

Re: Melhor Troca de Motor

Mensagem não lida por jorgeAP »

Meu Monza viajando é uma nave, devagar e sempre. Viajo de dia rodo 150 km paro, lanchinho, abro o capô, confiro os cabos, óleo, pneu. Estrada de terra só 35 Km/h, aí daquele que me acompanhar, melhor deixar eu ir 40 minutos antes.
Carro zero é muito DH parado na garagem. Para eu gastar 70 mil no Monza ainda falta muito.
Monza ainda chama mais atenção para quem quer holofote, do que Onix Prata.
Monza 91 automático (o melhor)
Edinho_sl
Membro SL (Ní­vel 1)
Mensagens: 35
Registrado em: 11 Mai 2018, 13:26
Cidade: Sao Leopoldo
Estado: Rio Grande do Sul-RS
Modelo: Monza Hi-Tech
Motor: 2.0
Ano: 1993
Combustível:: Gasolina
Injeção: EFi

Re: Melhor Troca de Motor

Mensagem não lida por Edinho_sl »

Na verdade, não tenho nenhuma intenção de trocar meu Monza. Meu Hi Tech está em excelentes condições, tudo funcionando.
Uso um Onix no meu trabalho, é um bom carro, mas não tem a qualidade de acabamento de um Monza e também tem a paixão pelo carro, que acredito que todos os membros possuem.
Sei que alguns amigos daqui já fizeram a troca, apenas quero saber qual a melhor opção. Trocar tudo, manter a injeção ou se apenas trocando o cabeçote já resolve.
Gostaria de mexer o menos possível na originalidade do carro, poucas adaptações, se possível e também tem a parte da legislação.
jorgeAP
Membro Classic (Ní­vel 7)
Mensagens: 1059
Registrado em: 30 Jun 2013, 04:56
Cidade: Belo Horizonte
Estado: Minas Gerais-MG
Modelo: Monza Classic SE
Motor: 2.0
Ano: 1991
Combustível:: Etanol
Injeção: Carburador

Re: Melhor Troca de Motor

Mensagem não lida por jorgeAP »

Está com problemas no motor, ou apenas quer uma melhoria na potência?
Se for melhorar a potência e está com um motor em boas condições, melhor uma turbina leve que dá para rodar no dia a dia.
Se for problemas no motor e manter a potência próxima do original troca só o parcial.
Monza 91 automático (o melhor)
jorgeAP
Membro Classic (Ní­vel 7)
Mensagens: 1059
Registrado em: 30 Jun 2013, 04:56
Cidade: Belo Horizonte
Estado: Minas Gerais-MG
Modelo: Monza Classic SE
Motor: 2.0
Ano: 1991
Combustível:: Etanol
Injeção: Carburador

Re: Melhor Troca de Motor

Mensagem não lida por jorgeAP »

Óbvio que é preciso uma avaliação das condições primeiro, do cabeçote em especial no caso de trocar o parcial, melhor que ele esteja com medidas stander, ou próxima disso.
Monza 91 automático (o melhor)
Edinho_sl
Membro SL (Ní­vel 1)
Mensagens: 35
Registrado em: 11 Mai 2018, 13:26
Cidade: Sao Leopoldo
Estado: Rio Grande do Sul-RS
Modelo: Monza Hi-Tech
Motor: 2.0
Ano: 1993
Combustível:: Gasolina
Injeção: EFi

Re: Melhor Troca de Motor

Mensagem não lida por Edinho_sl »

jorgeAP escreveu: 22 Abr 2020, 12:12 Óbvio que é preciso uma avaliação das condições primeiro, do cabeçote em especial no caso de trocar o parcial, melhor que ele esteja com medidas stander, ou próxima disso.
Na verdade, como eu havia dito, sinto que existe uma grande diferença entre o meu Monza atual e o antigo, ambos 2.0 EFI. Falta força em subidas e as retomadas são mais lentas. Numa reta, desenvolve bem.
Tenho ouvido falar que a troca de cabeçote por um roletado, melhora bastante o desempenho gostaria de saber se é real.
Responder