Coletor de Admissão
-
- Membro GL (Nível 2)
- Mensagens: 74
- Registrado em: 18 Jul 2019, 22:44
- Cidade: RIO DE JANEIRO
- Estado: Rio de Janeiro-RJ
- Modelo: Monza Classic SE
- Motor: 2.0
- Ano: 1992
- Combustível:: Gasolina
- Injeção: EFi
Coletor de Admissão
Boa noite monzeiros, alguém sabe me dizer se para o Monza existe coletor de admissão de plastico para EFI?
Igor Azevedo,
Monza Classic SE 92, Azul da meia noite
Monza Classic SE 92, Azul da meia noite
- tyo
- Membro 500EF (Nível 9)
- Mensagens: 3533
- Registrado em: 24 Set 2010, 17:28
- Cidade: CAMPINAS
- Estado: São Paulo-SP
- Modelo: Monza Classic SE
- Motor: 2.0
- Ano: 1989
- Combustível:: Gasolina
- Injeção: Carburador
Re: Coletor de Admissão
Não existe, mas para que você queria um coletor de plástico?Igor Azevedo escreveu: ↑07 Abr 2020, 18:57 Boa noite monzeiros, alguém sabe me dizer se para o Monza existe coletor de admissão de plastico para EFI?
monza classic se 1989 a/c, direção hidráulica, vidros,travas,espelhos elétricos,computador de bordo e uma beleza Incomparável.
- Luiz Carlos (Rio)
- Membro 500EF (Nível 9)
- Mensagens: 4223
- Registrado em: 15 Dez 2006, 11:22
- Cidade: Rio de Janeiro
- Estado: Rio de Janeiro-RJ
- Modelo: Monza GLS
- Motor: 2.0
- Ano: 1994
- Combustível:: Gasolina
- Injeção: EFi
Re: Coletor de Admissão
Motores com injeção TBI (sigla em inglês para Injeção no Corpo da borboleta), como é o Monza EFI, não podem usar coletores de admissão de plástico, pois o combustível passa pelo coletor, e danificaria o mesmo em pouco tempo. Nos motores MPFI, a maioria dos motores modernos, o combustível é injetado na boca do cilindro, sem passar pelo coletor, no qual só passa ar, o que possibilita usar coletores de plástico.
Abs
Abs
Luiz Carlos
Monza GLS 2.0 -1994 EFI 2 portas - gasolina - prata argenta
Rio de Janeiro - RJ
Monza GLS 2.0 -1994 EFI 2 portas - gasolina - prata argenta
Rio de Janeiro - RJ
-
- Membro GL (Nível 2)
- Mensagens: 74
- Registrado em: 18 Jul 2019, 22:44
- Cidade: RIO DE JANEIRO
- Estado: Rio de Janeiro-RJ
- Modelo: Monza Classic SE
- Motor: 2.0
- Ano: 1992
- Combustível:: Gasolina
- Injeção: EFi
Re: Coletor de Admissão
O coletor de admissão de plástico é melhor para o enchimento do cilindro, acredito eu
Igor Azevedo,
Monza Classic SE 92, Azul da meia noite
Monza Classic SE 92, Azul da meia noite
- Luiz Carlos (Rio)
- Membro 500EF (Nível 9)
- Mensagens: 4223
- Registrado em: 15 Dez 2006, 11:22
- Cidade: Rio de Janeiro
- Estado: Rio de Janeiro-RJ
- Modelo: Monza GLS
- Motor: 2.0
- Ano: 1994
- Combustível:: Gasolina
- Injeção: EFi
Re: Coletor de Admissão
O coletor de plástico é melhor do que o de metal por permitir que ele seja mais liso, facilitando a passagem do ar para os cilindros.
Mas, como eu escrevi, no Monza passa ar mais combustível. Acredito que isso estragaria o coletor de plástico.
Por outro lado, tem uma outra coisa que eu esqueci de citar: o ar que entra nos cilindros, quanto mais frio, melhor, pois ar mais frio tem mais densidade, isto é, maior número de moléculas por cm³. Já o combustível não, ele condensa em contato com o coletor, então em alguns motores, como o do Monza, o coletor precisa ser aquecido com água quente.
Não vejo nenhum motivo para trocar o coletor original por um de plástico. Qual seria a vantagem? Melhor desempenho do motor? Se for para isso, então é mais aconselhável fazer o serviço completo, instalando um sistema de injeção moderno, multiponto. Aí sim, poder-se-ia pensar em trocar o coletor por um de alumínio. Acredito que até possa existir um coletor plástico que se adapte ao motor do Monza.
Abs
Mas, como eu escrevi, no Monza passa ar mais combustível. Acredito que isso estragaria o coletor de plástico.
Por outro lado, tem uma outra coisa que eu esqueci de citar: o ar que entra nos cilindros, quanto mais frio, melhor, pois ar mais frio tem mais densidade, isto é, maior número de moléculas por cm³. Já o combustível não, ele condensa em contato com o coletor, então em alguns motores, como o do Monza, o coletor precisa ser aquecido com água quente.
Não vejo nenhum motivo para trocar o coletor original por um de plástico. Qual seria a vantagem? Melhor desempenho do motor? Se for para isso, então é mais aconselhável fazer o serviço completo, instalando um sistema de injeção moderno, multiponto. Aí sim, poder-se-ia pensar em trocar o coletor por um de alumínio. Acredito que até possa existir um coletor plástico que se adapte ao motor do Monza.
Abs
Luiz Carlos
Monza GLS 2.0 -1994 EFI 2 portas - gasolina - prata argenta
Rio de Janeiro - RJ
Monza GLS 2.0 -1994 EFI 2 portas - gasolina - prata argenta
Rio de Janeiro - RJ
- tyo
- Membro 500EF (Nível 9)
- Mensagens: 3533
- Registrado em: 24 Set 2010, 17:28
- Cidade: CAMPINAS
- Estado: São Paulo-SP
- Modelo: Monza Classic SE
- Motor: 2.0
- Ano: 1989
- Combustível:: Gasolina
- Injeção: Carburador
Re: Coletor de Admissão
Para isso basta polir os dutos do coletor, que da o mesmo resultado. Mas o ganho em um motor original é imperceptível.Igor Azevedo escreveu: ↑10 Abr 2020, 02:58 O coletor de admissão de plástico é melhor para o enchimento do cilindro, acredito eu
monza classic se 1989 a/c, direção hidráulica, vidros,travas,espelhos elétricos,computador de bordo e uma beleza Incomparável.