Óleo Não sobe para o cabeçote
Enviado: 28 Mar 2020, 17:42
Boa tarde companheiros. Primeiramente me apresento. Me chamo Leandro, sou de São Paulo e sou o proprietário de um Monza Barcelona 2.0 92 álcool.
A pouco mais de 4-5 anos atrás tive problemas com a junta de cabeçote que estava queimada. Na ocasião, descobri que existia uma deformação no bloco, mas como estava com o bolso curto, fiz só o cabeçote e remontei. Ficou numa boa por mais 1,5 anos e aconteceu o mesmo problema. Apliquei a mesma solução. Agora, a 6 meses o mesmo problema reapareceu e desta vez consegui parar o carro e fazer o que era necessário.
Pois bem, motor completamente refeito, cabeçote, bloco e virabrequim retornaram da oficina, fiz a montagem. Tudo certinho, limpo, lubrificado, perfeito. Bateu na chave e pegou de primeira, como bem esperava. Aí então veio o problema. Os tuchos não enchiam e ficaram batendo. Fui ver o comando e ele estava sequinho. Quando dei a partida a luz de óleo apagou normalmente como deveria, mas como percebi que não lubrificou a parte de cima, desliguei o motor. Conferi se tinha óleo no filtro e estava tudo certo. Retirei a cebolinha de óleo e estava tudo certo, vinha óleo para a cebolinha também. Pensei que pudesse ser algum entupimento no cabeçote ou no castelinho, retirei tudo e testei, estavam todos desobstruídos. Virei o motor sem o cabeçote e descobri que o óleo não sobe para o cabeçote. Tirei o cárter e testei novamente e o óleo passa por todos os lugares que comentei antes, como filtro e cebolinha, e inclusive chega na arvore de manivela. Lubrifica por completo a parte de baixo mas o fluxo não sobe para o buraco que leva até o cabeçote.
O filtro é novo, por isso testei o antigo, mas o problema continua. Percebi que a bomba de óleo fazia um barulho de ar como se chupasse ar e observando ela percebi que o óleo vazava pela tampa (a das engrenagens com os parafusos Philips), por esse motivo, troquei a bomba de óleo. o que fez aumentar a vazão onde eu já sabia que vazava, mas mesmo assim não resolveu o problema e o óleo não sai pelo furo na parte alta do bloco.
As passagem estão desobstruídas, bomba e filtro são novos. o bloco foi refeito, então teve passe no virabrequim e no bloco que era STD e agora esta 0.25. Bronzina de mancal e biela são novos e originais, as folgas do virabrequim estão todas dentro dos parâmetros.
Agora pergunto: Alguém tem alguma ideia do que pode esta acontecendo? Alguma dica do que eu posso verificar ou testar, pois já estou um pouco sem ideias.
Agradeço a quem puder ajudar
A pouco mais de 4-5 anos atrás tive problemas com a junta de cabeçote que estava queimada. Na ocasião, descobri que existia uma deformação no bloco, mas como estava com o bolso curto, fiz só o cabeçote e remontei. Ficou numa boa por mais 1,5 anos e aconteceu o mesmo problema. Apliquei a mesma solução. Agora, a 6 meses o mesmo problema reapareceu e desta vez consegui parar o carro e fazer o que era necessário.
Pois bem, motor completamente refeito, cabeçote, bloco e virabrequim retornaram da oficina, fiz a montagem. Tudo certinho, limpo, lubrificado, perfeito. Bateu na chave e pegou de primeira, como bem esperava. Aí então veio o problema. Os tuchos não enchiam e ficaram batendo. Fui ver o comando e ele estava sequinho. Quando dei a partida a luz de óleo apagou normalmente como deveria, mas como percebi que não lubrificou a parte de cima, desliguei o motor. Conferi se tinha óleo no filtro e estava tudo certo. Retirei a cebolinha de óleo e estava tudo certo, vinha óleo para a cebolinha também. Pensei que pudesse ser algum entupimento no cabeçote ou no castelinho, retirei tudo e testei, estavam todos desobstruídos. Virei o motor sem o cabeçote e descobri que o óleo não sobe para o cabeçote. Tirei o cárter e testei novamente e o óleo passa por todos os lugares que comentei antes, como filtro e cebolinha, e inclusive chega na arvore de manivela. Lubrifica por completo a parte de baixo mas o fluxo não sobe para o buraco que leva até o cabeçote.
O filtro é novo, por isso testei o antigo, mas o problema continua. Percebi que a bomba de óleo fazia um barulho de ar como se chupasse ar e observando ela percebi que o óleo vazava pela tampa (a das engrenagens com os parafusos Philips), por esse motivo, troquei a bomba de óleo. o que fez aumentar a vazão onde eu já sabia que vazava, mas mesmo assim não resolveu o problema e o óleo não sai pelo furo na parte alta do bloco.
As passagem estão desobstruídas, bomba e filtro são novos. o bloco foi refeito, então teve passe no virabrequim e no bloco que era STD e agora esta 0.25. Bronzina de mancal e biela são novos e originais, as folgas do virabrequim estão todas dentro dos parâmetros.
Agora pergunto: Alguém tem alguma ideia do que pode esta acontecendo? Alguma dica do que eu posso verificar ou testar, pois já estou um pouco sem ideias.
Agradeço a quem puder ajudar