Não aguento mais esse barulho, socorro

Assuntos específicos relacionados ao sistema de ar e arrefecimento.
Avatar do usuário
Carlos A. Freire
MODERADOR
Mensagens: 17764
Registrado em: 18 Jan 2007, 11:06
Cidade: SAO PAULO
Estado: São Paulo-SP
Modelo: Monza GLS
Motor: 2.0
Ano: 1996
Combustível:: Gasolina
Injeção: EFi

Re: Não aguento mais esse barulho, socorro

Mensagem não lida por Carlos A. Freire »

Monzaman escreveu: 02 Mar 2020, 12:59 Valeu pela dica, Carlos.

Lubrificar foi o que melhor teve efeito até agora, mas não pareceu resolver.

Será que foi porque lubrifiquei externamente apenas, naquele eixo em que encaixa essa peça plástica branca?

Posso lubrificar direto através desse furo? Segue a foto:

Imagem

E Carlos, qual lubrificante surte melhor efeito? Tenho um spray tradicional, semelhante ao WD-40 e também tenho graxa branca em spray.

Nesse caso qual dos dois seria mais recomendado? Ou talvez eu deva comprar algum tipo de lubrificante mais duradouro?
Eu desmontei o motor e lubrifiquei o eixo nas duas extremidades. Não lembro o que usei na época, se foi desengripante, óleo foi de máquina ou óleo de motor. MAs desde então eu não tive mais problemas com barulho. Já tem vários anos que isso aconteceu.

Uma curiosidade é que a tampa externa, no centro onde o seu tem um meia esfera, no meu Monza GLS 96 é aberto ou é com um furo, e vai um selo colado para não entrar sujeira.

Abs,

Carlos Freire
Monza GLS 96 - 2.0 EFI gasolina
São Paulo-SP
Avatar do usuário
Carlos A. Freire
MODERADOR
Mensagens: 17764
Registrado em: 18 Jan 2007, 11:06
Cidade: SAO PAULO
Estado: São Paulo-SP
Modelo: Monza GLS
Motor: 2.0
Ano: 1996
Combustível:: Gasolina
Injeção: EFi

Re: Não aguento mais esse barulho, socorro

Mensagem não lida por Carlos A. Freire »

Monzaman escreveu: 02 Mar 2020, 13:06 Sobre isso de deixar a ventilação aberta, é possível fechar aquela portinhola sem ligar o ar-condicionado? Como se faz isso?

Quando eu ligo o ar sei que ela sobe e fecha o sistema, mas sem ligar o ar é possível?
Na posição da alavanca de acionamento em desligado e em frio máximo, a portinhola para entrada de ar externo fica fechada, se estiver funcionando corretamente. Demais posições a portinhola ficará aberta.

Abs,

Carlos Freire
Monza GLS 96 - 2.0 EFI gasolina
São Paulo-SP
Avatar do usuário
Monzaman
Membro GL (Ní­vel 2)
Mensagens: 128
Registrado em: 11 Set 2019, 12:51
Cidade: Porto Alegre
Estado: Rio Grande do Sul-RS
Modelo: Monza Classic SE
Motor: 2.0
Ano: 1990
Combustível:: Etanol
Injeção: Carburador

Re: Não aguento mais esse barulho, socorro

Mensagem não lida por Monzaman »

Consegui lubrificar bem ele com o desengripante. Antes de montar vou aplicar bastante graxa branca para ver se resolve.

Limpei com uma escova de dente onde deu, o cobre que tem ali até ganhou um brilho de volta.

Imagem

Depois de montado, se o barulho parar eu posto aqui. Obrigado pelas respostas.
Avatar do usuário
Monzaman
Membro GL (Ní­vel 2)
Mensagens: 128
Registrado em: 11 Set 2019, 12:51
Cidade: Porto Alegre
Estado: Rio Grande do Sul-RS
Modelo: Monza Classic SE
Motor: 2.0
Ano: 1990
Combustível:: Etanol
Injeção: Carburador

Re: Não aguento mais esse barulho, socorro

Mensagem não lida por Monzaman »

Carlos A. Freire escreveu: 02 Mar 2020, 15:21
Monzaman escreveu: 02 Mar 2020, 13:06 Sobre isso de deixar a ventilação aberta, é possível fechar aquela portinhola sem ligar o ar-condicionado? Como se faz isso?

Quando eu ligo o ar sei que ela sobe e fecha o sistema, mas sem ligar o ar é possível?
Na posição da alavanca de acionamento em desligado e em frio máximo, a portinhola para entrada de ar externo fica fechada, se estiver funcionando corretamente. Demais posições a portinhola ficará aberta.

Abs,

Carlos Freire
Desligado seria com as duas alavancas todas para baixo? Porque a minha portinhola fica aberta dessa maneira, ela só fecha quando ligo o ar-condicionado. Talvez seja isso que esteja ocasionando o problema do barulho? Porque o ar fica entrando direto na rodovia? A minha portinhola só fecha na posição frio máximo, nas demais ela fica sempre aberta, inclusive com todos os comandos de ar desligados, no caso as alavancas para baixo até o final.
Avatar do usuário
Carlos A. Freire
MODERADOR
Mensagens: 17764
Registrado em: 18 Jan 2007, 11:06
Cidade: SAO PAULO
Estado: São Paulo-SP
Modelo: Monza GLS
Motor: 2.0
Ano: 1996
Combustível:: Gasolina
Injeção: EFi

Re: Não aguento mais esse barulho, socorro

Mensagem não lida por Carlos A. Freire »


Desligado seria com as duas alavancas todas para baixo? Porque a minha portinhola fica aberta dessa maneira, ela só fecha quando ligo o ar-condicionado. Talvez seja isso que esteja ocasionando o problema do barulho? Porque o ar fica entrando direto na rodovia? A minha portinhola só fecha na posição frio máximo, nas demais ela fica sempre aberta, inclusive com todos os comandos de ar desligados, no caso as alavancas para baixo até o final.
Na posição desligada, alavanca totalmente para baixo e na primeira posição, frio máximo a portinho para entrada de ar externo deve ficar fechada. Demais posições deixam portinhola aberta.

Confere a posição das mangueiras coloridas e, se a alavanca do ar e ventilação totalmente para baixo está realmente desligando o sistema.

A alavanca da esquerda é para o ar quente.

Abs,

Carlos Freire

Esquema de ligação das mangueiras na caixa de ventilação do meu Monza GLS 96
Mangueiras caixa de ventilação.jpg
Você não está autorizado a ver ou baixar esse anexo.
Monza GLS 96 - 2.0 EFI gasolina
São Paulo-SP
Avatar do usuário
Monzaman
Membro GL (Ní­vel 2)
Mensagens: 128
Registrado em: 11 Set 2019, 12:51
Cidade: Porto Alegre
Estado: Rio Grande do Sul-RS
Modelo: Monza Classic SE
Motor: 2.0
Ano: 1990
Combustível:: Etanol
Injeção: Carburador

Re: Não aguento mais esse barulho, socorro

Mensagem não lida por Monzaman »

Conferi as mangueiras e parecem corretas. Esse segundo diagrama não consegui entender, ele é referente a alavanca de seleção? Não consegui visualizar por baixo do painel.

Como testo as válvulas de funcionamento para saber se estão acionando corretamente?
Avatar do usuário
Monzaman
Membro GL (Ní­vel 2)
Mensagens: 128
Registrado em: 11 Set 2019, 12:51
Cidade: Porto Alegre
Estado: Rio Grande do Sul-RS
Modelo: Monza Classic SE
Motor: 2.0
Ano: 1990
Combustível:: Etanol
Injeção: Carburador

Re: Não aguento mais esse barulho, socorro

Mensagem não lida por Monzaman »

Caso o sistema não esteja desligando corretamente seria devido a qual dessas mangueiras?
Avatar do usuário
Carlos A. Freire
MODERADOR
Mensagens: 17764
Registrado em: 18 Jan 2007, 11:06
Cidade: SAO PAULO
Estado: São Paulo-SP
Modelo: Monza GLS
Motor: 2.0
Ano: 1996
Combustível:: Gasolina
Injeção: EFi

Re: Não aguento mais esse barulho, socorro

Mensagem não lida por Carlos A. Freire »

Monzaman escreveu: 02 Mar 2020, 17:01 Conferi as mangueiras e parecem corretas. Esse segundo diagrama não consegui entender, ele é referente a alavanca de seleção? Não consegui visualizar por baixo do painel.

Como testo as válvulas de funcionamento para saber se estão acionando corretamente?
Esse segundo é a posição das mangueiras na chave seletora, movida pela alavanca do acionamento do ar condicionado.

Abs,

Carlos Freire
Monza GLS 96 - 2.0 EFI gasolina
São Paulo-SP
Responder