Dúvida

Assuntos específicos relacionados ao sistema de ar e arrefecimento.
Latino
Mensagens: 6
Registrado em: 15 Dez 2019, 06:54
Cidade: Maua
Estado: São Paulo-SP
Modelo: Monza SL
Motor: 1.8
Ano: 1985
Combustível:: Etanol
Injeção: Carburador

Dúvida

Mensagem não lida por Latino »

Bom dia pessoal.
Meu nome é Latino e sou novo aqui no fórum. Primeiramente peço licença para relatar minha dúvida.
Eu tenho um Monza 85 a álcool e ponteiro do arrefecimento, quando chega no meio passando um pouco mais de um milímetro a ventoinha aciona e assim se mantém ligada até resfriar e ela desarma.
Gostaria de saber se e normal ela armar um pouco acima do nível do meio ou o certo seria ela armar antes do ponteiro chegar no meio e assim se manter no meio. Por favor, me ajudem professores...
Avatar do usuário
tyo
Membro 500EF (Ní­vel 9)
Mensagens: 3532
Registrado em: 24 Set 2010, 17:28
Cidade: CAMPINAS
Estado: São Paulo-SP
Modelo: Monza Classic SE
Motor: 2.0
Ano: 1989
Combustível:: Gasolina
Injeção: Carburador

Re: Dúvida

Mensagem não lida por tyo »

No meu Monza ela arma com o ponteiro bem no meio e esfria até 1/4 do ponteiro e assim vai. No Monza é normal o ponteiro mexer, diferente de outros carros em que ele fica travado no meio.
monza classic se 1989 a/c, direção hidráulica, vidros,travas,espelhos elétricos,computador de bordo e uma beleza Incomparável.
Avatar do usuário
Luiz Carlos (Rio)
Membro 500EF (Ní­vel 9)
Mensagens: 4220
Registrado em: 15 Dez 2006, 11:22
Cidade: Rio de Janeiro
Estado: Rio de Janeiro-RJ
Modelo: Monza GLS
Motor: 2.0
Ano: 1994
Combustível:: Gasolina
Injeção: EFi

Re: Dúvida

Mensagem não lida por Luiz Carlos (Rio) »

Latino

Como bem disse o Tyo, no Monza a temperatura da água do motor fica oscilando, entre o meio da escala (ou um pouquinho acima) e 1/4 da escala (menos se estiver em estrada ou via de alta velocidade).
Principalmente nos Monzas carburados, onde quem aciona o eletroventilador é o interruptor no radiador (cebolão), o momento de acionar e interromper o ventilador depende da temperatura da água na parte de baixo do radiados. E isso, dependendo do tempo (verão, inverno, lugar quente, lugar frio), pode variar.
O importante é o ponteiro não passar muito do meio e também não baixar tanto que saia da faixa. Nesse caso de baixar muito a válvula termostática pode estar ruim ou o motor estar sem válvula.

Abs
Luiz Carlos
Monza GLS 2.0 -1994 EFI 2 portas - gasolina - prata argenta
Rio de Janeiro - RJ
Latino
Mensagens: 6
Registrado em: 15 Dez 2019, 06:54
Cidade: Maua
Estado: São Paulo-SP
Modelo: Monza SL
Motor: 1.8
Ano: 1985
Combustível:: Etanol
Injeção: Carburador

Re: Dúvida

Mensagem não lida por Latino »

Uffa! Obrigado pessoal! Agora estou mais tranquilo, um vizinho chegou a a me dar a ideia de retirar a válvula termostática, disse que nunca mais ia esquentar, então pensei... Para que o fabricante iria colocar uma peça no carro que não serviria para nada... Sem noção...
Avatar do usuário
tyo
Membro 500EF (Ní­vel 9)
Mensagens: 3532
Registrado em: 24 Set 2010, 17:28
Cidade: CAMPINAS
Estado: São Paulo-SP
Modelo: Monza Classic SE
Motor: 2.0
Ano: 1989
Combustível:: Gasolina
Injeção: Carburador

Re: Dúvida

Mensagem não lida por tyo »

Latino escreveu: 16 Dez 2019, 08:50 Uffa! Obrigado pessoal! Agora estou mais tranquilo, um vizinho chegou a a me dar a ideia de retirar a válvula termostática, disse que nunca mais ia esquentar, então pensei... Para que o fabricante iria colocar uma peça no carro que não serviria para nada... Sem noção...
O brasileiro tem essa mania mesmo, ai anda sem a válvula fica trabalhando frio desgasta mais o motor. O povo pensa que quanto mais frio melhor, mas não é verdade, é como o corpo nosso onde a temperatura é de 36,5 graus, assim como morremos com 42 também morremos com 32, kkk!
monza classic se 1989 a/c, direção hidráulica, vidros,travas,espelhos elétricos,computador de bordo e uma beleza Incomparável.
Latino
Mensagens: 6
Registrado em: 15 Dez 2019, 06:54
Cidade: Maua
Estado: São Paulo-SP
Modelo: Monza SL
Motor: 1.8
Ano: 1985
Combustível:: Etanol
Injeção: Carburador

Re: Dúvida

Mensagem não lida por Latino »

Professores tenho mais uma dúvida, como o Monza e o meu segundo carro, não entendo muito. Por ele ser 85 posso estar colocando um óleo de alta quilometragem e, se puder qual óleo vcs recomendariam?
Avatar do usuário
Carlos A. Freire
MODERADOR
Mensagens: 17766
Registrado em: 18 Jan 2007, 11:06
Cidade: SAO PAULO
Estado: São Paulo-SP
Modelo: Monza GLS
Motor: 2.0
Ano: 1996
Combustível:: Gasolina
Injeção: EFi

Re: Dúvida

Mensagem não lida por Carlos A. Freire »

Latino escreveu: 16 Dez 2019, 22:50 Professores tenho mais uma dúvida, como o Monza e o meu segundo carro, não entendo muito. Por ele ser 85 posso estar colocando um óleo de alta quilometragem e, se puder qual óleo vcs recomendariam?
Use apenas os óleos com viscosidade (SAE) recomendada no manual do proprietário do veículo. Isso para toda vida útil do motor. Apenas o API deve ser o mais atual possível.
Quanto ao fabricante, qualquer um de grandes marcas reconhecida no mercado por bons produtos.

Abs,

Carlos Freire
Monza GLS 96 - 2.0 EFI gasolina
São Paulo-SP
Latino
Mensagens: 6
Registrado em: 15 Dez 2019, 06:54
Cidade: Maua
Estado: São Paulo-SP
Modelo: Monza SL
Motor: 1.8
Ano: 1985
Combustível:: Etanol
Injeção: Carburador

Re: Dúvida

Mensagem não lida por Latino »

Bom dia. Obrigado Dr Carlos, vc poderia me indicar o nome de um óleo desses que vc citou???
Responder