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TROCA DE PARAFUSOS DO CABEÇOTE

Enviado: 15 Set 2019, 11:23
por waldir
TROCA DE PARAFUSOS DO CABEÇOTE

Sei que ao trocar os parafusos do cabeçote precisa-se fazer uma adaptação do suporte do acelerador e bobina de ignição.

Pergunto: alguém que passou por essa troca teria fotos da adaptação necessária?

Não pretendo abrir o cabeçote, já o fiz uma única vez e aproveitei os mesmos parafusos, mas, se precisar uma segunda vez, será necessária a adaptação.

Agradeço informações.

waldir

Re: TROCA DE PARAFUSOS DO CABEÇOTE

Enviado: 15 Set 2019, 20:57
por Gilmar Martins
Oi Waldir, No meu Classic 90 (carburado) não precisei fazer nada, apenas fiz a substituição. Na primeira vez que desmontei o cabeçote, precisei fazer a retífica por conta de corrosão devido à idade, houve apodrecimento da junta e corrosão nas galerias. Naquela ocasião eu não dei o torque necessário acho que foi devido aos parafusos não darem o aperto que necessita, sei que começou a vazar água pela junta entre o terceiro e quarto cilindro. Daí precisei fazer novamente a substituição da junta, mandei dar uma limpada bem de leve no cabeçote e substituí a junta, então foi que troquei os parafusos e no meu caso não precisou fazer nenhuma adaptação.Faz cerca de um ano e até agora não tive problemas. As cabeças dos parafusos são diferentes usam chave torks.(não sei se é assim que escreve) Foi igual ao do anúncio, só que acho que tem preço melhor, é só garimpar. Os do meu paguei 120 reais, como eu disse há cerca de um ano atras. https://produto.mercadolivre.com.br/MLB ... quantity=1
Abs,
Gilmar

Re: TROCA DE PARAFUSOS DO CABEÇOTE

Enviado: 16 Set 2019, 11:08
por Luiz Carlos (Rio)
Gilmar

No seu caso provavelmente os parafusos atuais, com cabeça torx, não necessitam de nenhuma adaptação, mas nos Monzas mais novos, a partir de 92, que usam injeção eletrônica EFI, algumas peças são presas nos parafusos/prisioneiros que prendem a gaiola de válvulas e o cabeçote. Inclusive a peça que serve para suspender o motor com talha e para fixar a bobina de alta tensão (primeira figura). Essa peça, na minha opinião, é a mais problemática. Já o suporte de cabos de vela e os fios massa podem ser mais fáceis de contornar.
Veja as figuras abaixo:
prisioneiros cabeçote monza 1.jpg
prisioneiros cabeçote monza 2.jpg
prisioneiros cabeçote monza 3.jpg
Waldir
Veja esses anúncios do mercadolivre:

https://produto.mercadolivre.com.br/MLB ... ace206ed1f

Abs

Re: TROCA DE PARAFUSOS DO CABEÇOTE

Enviado: 16 Set 2019, 12:22
por waldir
Gilmar e Luiz Carlos,

obrigado pelas informações: Há alguns anos eu vi um ou dois Monzeiros que trocaram o motor parcial e utilizaram os parafusos torx e eu não me lembro quem foi e como resolveram o problema dos acessórios que são presos nos prisioneiros. Naquele momento não tinha à venda os prisoneiros (eu também até hoje não sabia) que o Luiz Carlos colocou o endereço.
Bom já é uma solução comprar os prisioneiros quando eu tiver a necessidade.

Outras informações serão bem vindas e até poderíamos colocar algumas fotos no DICAS

waldir

Re: TROCA DE PARAFUSOS DO CABEÇOTE

Enviado: 16 Set 2019, 14:11
por Felipe Lichirgu
Mas tem um porém: ainda existem os referidos prisioneiros sextavados novos, à venda! São mais caros que os convencionais 'torx'. Os sextavados com a extensão de rosca são aplicados para fixação de alguns suportes nos motores MPFI até os N20XF. Ref. GM OEM nº 10031214.

Segue abaixo, anúncio dele:

https://www.acciolygm.com.br/parafuso-d ... zer-vectra

Re: TROCA DE PARAFUSOS DO CABEÇOTE

Enviado: 17 Set 2019, 14:13
por waldir
Olá Felipe,

obrigado pela informação de que os parafusos do bloco na forma antiga tem na Accioly

evitando fazer adaptações.

Re: TROCA DE PARAFUSOS DO CABEÇOTE

Enviado: 26 Out 2019, 21:42
por rafamts
Bom saber que a Accioly ainda tem desses parafusos...

Re: TROCA DE PARAFUSOS DO CABEÇOTE

Enviado: 26 Out 2019, 23:57
por jorgeAP
Nunca entendi a troca obrigatória de parafuso ao mexer no cabeçote.