Óleo no reservatório/sistema de refrigeração

Sobre o motor e suas partes internas (pistões, bielas, válvulas, etc).
Denilson Rocha
Mensagens: 5
Registrado em: 05 Ago 2019, 08:22
Cidade: São Vicente/Mindelo
Estado: Rio de Janeiro-RJ
Modelo: Monza GL
Motor: 1.8
Ano: 1993
Combustível:: Gasolina
Injeção: Carburador

Óleo no reservatório/sistema de refrigeração

Mensagem não lida por Denilson Rocha »

Olá bom dia Monzeiros.
Antes de mais apresento-me, sou Caboverdiano e vivo em Cabo Verde, sou proprietário de uma a viatura Chevrolet, Modelo Monza, gasolina, de ano 1993. Mas estou a enfrentar um problema muito grave com esta maquina que tanto gosto, mas sem encontrar solução. Foi por isso que tentei encontrar algo na net que me ajudasse a resolver o problema que mencionei e passo a citar. Antes de mais foi assim que encontrei este site (Monzeiro), e que desde já estou convicto que vai me ajudar a solucionar o problema, uma vez que trata-se de uma marca Brasileira, e também pelo factos desse povo ser muito inteligente. Outra questão que realço é o facto de eu ter escolhido Rio de Janeiro como meu estado, isso porque ao cadastrar neste site, exige-se esse campo e não apresenta outras opções.

Já tenho esta viatura há 5 anos e comporta lindamente, mas há cerca de 3 meses acabei de sair de casa a temperatura do carro aumentou e o motor parou. imediatamente abri o capo para ver se tratava de falta de agua, então encontrei o deposito de agua cheia de óleo. Estava mesmo a frente da oficina do meu mecânico, um individuo muito experiente, bom mesmo. Então chamei o meu mecânico e ele foi ter comigo e constatou a situação, logo ele suspeitou da junta de cabeça que por sorte tinha acabado de pedir um amigo que tinha viajado para o Brasil para me comprar o jogo ali. Então a cabeça foi retirada e o sistema de refrigeração foi enviada para uma limpeza geral, só que a junta não apresentava sinais de passagem. contudo o meu mecânico sugeriu que a cabeça fosse levada para rectificadora para verificar se tinha alguma fractura ou empeno. mas a cabeça passou no teste e mesmo assim foi planifica por uma questão de prevenção, mas não estava empenada. Logo passou-se para a montagem do veiculo com a junta nova e com o sistema de refrigeração toda limpa. tomada todas as devidas providencias, posso confirmar, não sou mecânico mas compreendo um pouco. Então pôs-se o carro a trabalhar e imediatamente já se via vapor de agua no suspiro, e o óleo toda esbranquiça da no interior do motor. Então deduziu que poderia ser fractura no bloco. também o bloco foi levado a ratificadora e foi feito o mesmo procedimento que já se tinha feito com a cabeça e tudo foi dado como perfeito. Antes de mais digo que agora tive de importar do Brasil, segmentos, capas, disco de embraiagem, rolamento de encosto. Novamente o motor foi montado com todas as precauções, na minha frente, e o problema continuou. já não sei o que faço, além deixar-me muita falta, ainda o vejo a degradar na oficina. Obrigado e desculpa pelo longo texto.
Avatar do usuário
Luiz Carlos (Rio)
Membro 500EF (Ní­vel 9)
Mensagens: 4217
Registrado em: 15 Dez 2006, 11:22
Cidade: Rio de Janeiro
Estado: Rio de Janeiro-RJ
Modelo: Monza GLS
Motor: 2.0
Ano: 1994
Combustível:: Gasolina
Injeção: EFi

Re: Óleo no reservatório/sistema de refrigeração

Mensagem não lida por Luiz Carlos (Rio) »

Denilson

Antes de tudo, seja bem vindo ao fórum.

Você disse que seu Monza é um GL 1993 carburado. Ele foi importado do Brasil? Aqui os Monzas desse ano só saíram com injeção eletrônica de combustível. Os modelos designados Classic com injeção analógica multiponto e os demais com injeção digital monoponto.

Voltando ao seu problema, realmente o culpado quando temos água e óleo lubrificante se misturando quase sempre é a junta do cabeçote.
Como no seu Monza parece que tudo está correto nesta parte, pode-se-ia desconfiar de bloco rachado ou com furos de ferrugem.
Você disse que o bloco também está OK.

Resta ver se existem outros pontos onde água e óleo correm perto um do outro. No fundo do alojamento da bomba dágua existe um selo metálico. Esse selo, se deteriorado por ferrugem, permite passagem da água para o bloco do motor.
Alojamentodabombadagua.jpg
Sugiro que seu mecânico remova a bomba d'água e examine esse selo. Se você não costuma usar aditivo na água de refrigeração, a possibilidade disso acontecer aumenta muito.

Caso resolva seguir minha sugestão, depois poste aqui se resolveu.

Abraço
Você não está autorizado a ver ou baixar esse anexo.
Luiz Carlos
Monza GLS 2.0 -1994 EFI 2 portas - gasolina - prata argenta
Rio de Janeiro - RJ
Denilson Rocha
Mensagens: 5
Registrado em: 05 Ago 2019, 08:22
Cidade: São Vicente/Mindelo
Estado: Rio de Janeiro-RJ
Modelo: Monza GL
Motor: 1.8
Ano: 1993
Combustível:: Gasolina
Injeção: Carburador

Re: Óleo no reservatório/sistema de refrigeração

Mensagem não lida por Denilson Rocha »

Olá meu caro tudo bem? Muito obrigado por ter respondido, e agradeço ainda por me aceitar no fórum, mesmo não sendo cidadão desse maravilhoso pais. Ao ver essa mensagem, fui buscar o livrete, e nesse momento o tenho nas mãos. É Monza SL/E 1.8 2,57MTS 1993. Pois foi importado do Brasil e registado nos serviços de viação de cabo verde a 13 de janeiro de 1993. Pois é meus caros amigos, o bloco já passou pela melhor ratificadora de Cabo Verde e passou no teste. Nesse momento o motor encontra-se toda desarmada sem solução. Já tinha enviado ao meu mecânico um link a cerca de um comentário que vi no vosso site, no dia em que vos encontrei na net, em que havia um comentário de um individuo que falava do mesmo problema e houve alguém que lhe disse que passou por isso e que fez todos os procedimentos que já fiz aqui em cabo verde e que no final o problema estava no local onde você me direccionou agora. Contudo, estive ali com o meu mecânico a observar esta parte mas, com certeza não entendi bem ou então a pessoa no site não soube explicar com pormenores. Então agradeceria que me explicasse melhor que que eu possa lhe transmitir isso da melhor forma possível. Meus cumprimentos.
Avatar do usuário
Carlos A. Freire
MODERADOR
Mensagens: 17758
Registrado em: 18 Jan 2007, 11:06
Cidade: SAO PAULO
Estado: São Paulo-SP
Modelo: Monza GLS
Motor: 2.0
Ano: 1996
Combustível:: Gasolina
Injeção: EFi

Re: Óleo no reservatório/sistema de refrigeração

Mensagem não lida por Carlos A. Freire »

O que o Luiz Carlos está querendo dizer é que no alojamento da bomba d'água tem um bujão/parafuso, que se estiver com muita corrosão, pode deixar passar água para o óleo.

Imagem daqui do fórum, publicada pelo Rafaelo:

Imagem

Abs,

Carlos Freire
Monza GLS 96 - 2.0 EFI gasolina
São Paulo-SP
Denilson Rocha
Mensagens: 5
Registrado em: 05 Ago 2019, 08:22
Cidade: São Vicente/Mindelo
Estado: Rio de Janeiro-RJ
Modelo: Monza GL
Motor: 1.8
Ano: 1993
Combustível:: Gasolina
Injeção: Carburador

Re: Óleo no reservatório/sistema de refrigeração

Mensagem não lida por Denilson Rocha »

Muito obrigado meu caro.
Graças a vocês ficamos esclarecido.
Amanhã de manhã comunicarei as vossas orientações ao meu mecânico e ao proprietário da retificadora.
Espero que o problema seja isso, porque necessito do carro urgente, porque iniciei as férias hoje.

Grande abraço.
Denilson Rocha
Mensagens: 5
Registrado em: 05 Ago 2019, 08:22
Cidade: São Vicente/Mindelo
Estado: Rio de Janeiro-RJ
Modelo: Monza GL
Motor: 1.8
Ano: 1993
Combustível:: Gasolina
Injeção: Carburador

Re: Óleo no reservatório/sistema de refrigeração

Mensagem não lida por Denilson Rocha »

Boa tarde excelências.
Nesse preciso momento estou a verificar o bujão que vocês disseram. Pelo que vi na fotografia que o senhor Carlos Freire colocou na mensagem, há um parafuso sextavado no local. Mas eu não o encontrei, apena o buraco, com roscas e com um fundo. Já limpei as impurezas do fundo mas ficaram pequenas marquinhas escuras que parecem não ser muito profundas, mas é certo que apenas com observação não sera possível saber se são micro perfurações. O meu mecânico não está. Agora já enchi o buraquinho com petróleo para ver se desaparece, até que o mecânico chegue. Queria anexar fotografias mas não estou conseguindo.
Denilson Rocha
Mensagens: 5
Registrado em: 05 Ago 2019, 08:22
Cidade: São Vicente/Mindelo
Estado: Rio de Janeiro-RJ
Modelo: Monza GL
Motor: 1.8
Ano: 1993
Combustível:: Gasolina
Injeção: Carburador

Re: Óleo no reservatório/sistema de refrigeração

Mensagem não lida por Denilson Rocha »

Boa tarde.
Meus amigos, é com muita satisfação que venho aqui agradecer-vos por me terem ajudado a resolver o meu grande problema. Graças a vocês que me acudiram de tão longe, do Brasil para Cabo Verde. O problema no meu Monza era o mesmo que vocês indicaram. Fiquei muito grato, porque tudo já se resolveu. Muito obrigado Fórum Monzeiros, com especial gratidão para os senhores LUIZ CARLOS e CARLOS A. FREIRE.
Avatar do usuário
Luiz Carlos (Rio)
Membro 500EF (Ní­vel 9)
Mensagens: 4217
Registrado em: 15 Dez 2006, 11:22
Cidade: Rio de Janeiro
Estado: Rio de Janeiro-RJ
Modelo: Monza GLS
Motor: 2.0
Ano: 1994
Combustível:: Gasolina
Injeção: EFi

Re: Óleo no reservatório/sistema de refrigeração

Mensagem não lida por Luiz Carlos (Rio) »

Denilson Rocha escreveu:
Muito obrigado Fórum Monzeiros
Denilson

Que bom que o problema do seu Monza foi resolvido. É muito frustrante possuir uma máquina como o Monza e não poder desfrutar dela. Ainda mais quando isso está nos fazendo gastar dinheiro, sem resultado.
O fórum Monzeiros existe para isso, para ajudar proprietários de Monza no Brasil e em qualquer outro país onde existam Monzas fabricados pela General Motors do Brasil e acesso à Internet.
general motor do brasil.jpg
Causa-nos satisfação e sensação de dever cumprido quando nossas sugestões e observações resultam em sucesso.

Abraços e boas férias.
Você não está autorizado a ver ou baixar esse anexo.
Luiz Carlos
Monza GLS 2.0 -1994 EFI 2 portas - gasolina - prata argenta
Rio de Janeiro - RJ
Responder