O cano d'água quebrou

Assuntos específicos relacionados ao sistema de ar e arrefecimento.
caramaneiro1
Membro Class (Ní­vel 5)
Mensagens: 410
Registrado em: 16 Set 2010, 00:46
Cidade: RJ
Estado: Rio de Janeiro-RJ
Modelo: Monza GLS
Motor: 2.0
Ano: 1995
Combustível:: Gasolina
Injeção: EFi

O cano d'água quebrou

Mensagem não lida por caramaneiro1 »

Galera, bom dia!!!

Como faço para trocar esse cano d'água? Pelo que estou vendo, tenho que retirar a TBI fora e aquela parte da descarga para ter acesso a ele, é isso mesmo?
Imagem

Além desse cano, tenho que comprar alguma junta ou outra peça?

Imagem
Abraços!!!

Monza GLS 95
GUARDIÕES DOS OCEANOS ---> SEA SHEPHERD!!!
Avatar do usuário
Carlos A. Freire
MODERADOR
Mensagens: 17758
Registrado em: 18 Jan 2007, 11:06
Cidade: SAO PAULO
Estado: São Paulo-SP
Modelo: Monza GLS
Motor: 2.0
Ano: 1996
Combustível:: Gasolina
Injeção: EFi

Re: O cano d'água quebrou

Mensagem não lida por Carlos A. Freire »

Trocar esse tubo de plástico é fácil, porém, muito trabalhoso. A dificuldade maior é o serviço que é por baixo do carro.
O tubo é fixado por 2 parafusos e depois as mangueiras.
A parte ruim é que é difícil encontrar uma peça de reposição de boa qualidade, as que se encontram facilmente duram pouco. O custo é baixo, perto de R$10,00
Então, não é preciso desmontar nada, nem o coletor de admissão e nem o motor de arranque, se bem que sem eles facilitaria bem o serviço. Por outro lado, remover o coletor de admissão do Monza EFI ninguém merece, os pontos de fixação são ruins de acessar com motor instalado no veículo, além de ter de trocar a junta.
Eu mesmo já troquei muitas vezes essa peça e não desmontei nada além da peça e soltar as recolocar as mangueiras.
Monza GLS 96 - 2.0 EFI gasolina
São Paulo-SP
caramaneiro1
Membro Class (Ní­vel 5)
Mensagens: 410
Registrado em: 16 Set 2010, 00:46
Cidade: RJ
Estado: Rio de Janeiro-RJ
Modelo: Monza GLS
Motor: 2.0
Ano: 1995
Combustível:: Gasolina
Injeção: EFi

Re: O cano d'água quebrou

Mensagem não lida por caramaneiro1 »

MAS tem como trocar por cima??? Tirando a TBI( já retirei ela ha alguns anos atrás para limpeza, não vejo dificuldades ate ai) depois acho que teria que retirar o coletor, ai não sei se eh difícil.

Caso retire o coletor, tem que trocar a junta né???
GUARDIÕES DOS OCEANOS ---> SEA SHEPHERD!!!
Avatar do usuário
Carlos A. Freire
MODERADOR
Mensagens: 17758
Registrado em: 18 Jan 2007, 11:06
Cidade: SAO PAULO
Estado: São Paulo-SP
Modelo: Monza GLS
Motor: 2.0
Ano: 1996
Combustível:: Gasolina
Injeção: EFi

Re: O cano d'água quebrou

Mensagem não lida por Carlos A. Freire »

caramaneiro1 escreveu: 23 Jul 2019, 14:53 MAS tem como trocar por cima??? Tirando a TBI( já retirei ela ha alguns anos atrás para limpeza, não vejo dificuldades ate ai) depois acho que teria que retirar o coletor, ai não sei se eh difícil.

Caso retire o coletor, tem que trocar a junta né???
Boa tarde.

Todas essas perguntas já respondi lá cima... Rs!
Se remover somente o TBI não vai fazer diferença alguma, pois continuará sem acesso a posição do tubo.
Se remover o coletor de admissão, ai sim fica fácil o acesso ao tubo, mas terá de colocar uma junta nova e, não é tão simples assim remover o coletor de admissão do Monza EFI, com motor montado. As porcas do centro são de difícil acesso. É diferente dos coletores dos modelos com carburador.

Como disse, melhor fazer o serviço por baixo do carro, onde não vai desmontar nada diferente que não esteja conectado ao tubo.

Abs,

Carlos Freire
Monza GLS 96 - 2.0 EFI gasolina
São Paulo-SP
Avatar do usuário
Luiz Carlos (Rio)
Membro 500EF (Ní­vel 9)
Mensagens: 4217
Registrado em: 15 Dez 2006, 11:22
Cidade: Rio de Janeiro
Estado: Rio de Janeiro-RJ
Modelo: Monza GLS
Motor: 2.0
Ano: 1994
Combustível:: Gasolina
Injeção: EFi

Re: O cano d'água quebrou

Mensagem não lida por Luiz Carlos (Rio) »

Caramaneiro

Como disse o Carlos Freire, remover o TBI somente não vai lhe possibilitar acesso ao tubo em questão.
Eu já removi esse tubo uma vez, no meu Monza anterior, por cima.
Mas eu estava fazendo outro serviço, não me lembro qual. Acho que era troca de selos do motor (pastilhas dágua).
No caso não removi o TBI, mas o coletor com o TBI preso nele.
A grande dificuldade é remover e principalmente recolocar algumas porcas que prendem o coletor.
Se não me engano precisei de ferramenta especial, tipo uma junta universal presa na soquete.
Além da junta nova, é necessário seguir uma sequência de aperto correta, para não ficar vazando ar + combustível.
Tente fazer da maneira convencional, por baixo.
Preferencialmente elevando bem o carro e calçando com cavaletes ou coisa assim. Não entre em baixo do carro sobre macaco, é arriscado demais.

Abs
Luiz Carlos
Monza GLS 2.0 -1994 EFI 2 portas - gasolina - prata argenta
Rio de Janeiro - RJ
caramaneiro1
Membro Class (Ní­vel 5)
Mensagens: 410
Registrado em: 16 Set 2010, 00:46
Cidade: RJ
Estado: Rio de Janeiro-RJ
Modelo: Monza GLS
Motor: 2.0
Ano: 1995
Combustível:: Gasolina
Injeção: EFi

Re: O cano d'água quebrou

Mensagem não lida por caramaneiro1 »

Luiz Carlos (Rio) escreveu: 23 Jul 2019, 17:57 Caramaneiro


Preferencialmente elevando bem o carro e calçando com cavaletes ou coisa assim. Não entre em baixo do carro sobre macaco, é arriscado demais.

Abs
É Justamente essa a questao, nao tenho macaco confiavel e nem cavaletes, irei tentar os cavaletes com algum amigo, mas acho mais facil conseguir a chave para o coletor
GUARDIÕES DOS OCEANOS ---> SEA SHEPHERD!!!
Responder