Galera, bom dia!!!
Como faço para trocar esse cano d'água? Pelo que estou vendo, tenho que retirar a TBI fora e aquela parte da descarga para ter acesso a ele, é isso mesmo?
Além desse cano, tenho que comprar alguma junta ou outra peça?
Abraços!!!
Monza GLS 95
O cano d'água quebrou
-
- Membro Class (Nível 5)
- Mensagens: 410
- Registrado em: 16 Set 2010, 00:46
- Cidade: RJ
- Estado: Rio de Janeiro-RJ
- Modelo: Monza GLS
- Motor: 2.0
- Ano: 1995
- Combustível:: Gasolina
- Injeção: EFi
O cano d'água quebrou
GUARDIÕES DOS OCEANOS ---> SEA SHEPHERD!!!
- Carlos A. Freire
- MODERADOR
- Mensagens: 17758
- Registrado em: 18 Jan 2007, 11:06
- Cidade: SAO PAULO
- Estado: São Paulo-SP
- Modelo: Monza GLS
- Motor: 2.0
- Ano: 1996
- Combustível:: Gasolina
- Injeção: EFi
Re: O cano d'água quebrou
Trocar esse tubo de plástico é fácil, porém, muito trabalhoso. A dificuldade maior é o serviço que é por baixo do carro.
O tubo é fixado por 2 parafusos e depois as mangueiras.
A parte ruim é que é difícil encontrar uma peça de reposição de boa qualidade, as que se encontram facilmente duram pouco. O custo é baixo, perto de R$10,00
Então, não é preciso desmontar nada, nem o coletor de admissão e nem o motor de arranque, se bem que sem eles facilitaria bem o serviço. Por outro lado, remover o coletor de admissão do Monza EFI ninguém merece, os pontos de fixação são ruins de acessar com motor instalado no veículo, além de ter de trocar a junta.
Eu mesmo já troquei muitas vezes essa peça e não desmontei nada além da peça e soltar as recolocar as mangueiras.
O tubo é fixado por 2 parafusos e depois as mangueiras.
A parte ruim é que é difícil encontrar uma peça de reposição de boa qualidade, as que se encontram facilmente duram pouco. O custo é baixo, perto de R$10,00
Então, não é preciso desmontar nada, nem o coletor de admissão e nem o motor de arranque, se bem que sem eles facilitaria bem o serviço. Por outro lado, remover o coletor de admissão do Monza EFI ninguém merece, os pontos de fixação são ruins de acessar com motor instalado no veículo, além de ter de trocar a junta.
Eu mesmo já troquei muitas vezes essa peça e não desmontei nada além da peça e soltar as recolocar as mangueiras.
Monza GLS 96 - 2.0 EFI gasolina
São Paulo-SP
São Paulo-SP
-
- Membro Class (Nível 5)
- Mensagens: 410
- Registrado em: 16 Set 2010, 00:46
- Cidade: RJ
- Estado: Rio de Janeiro-RJ
- Modelo: Monza GLS
- Motor: 2.0
- Ano: 1995
- Combustível:: Gasolina
- Injeção: EFi
Re: O cano d'água quebrou
MAS tem como trocar por cima??? Tirando a TBI( já retirei ela ha alguns anos atrás para limpeza, não vejo dificuldades ate ai) depois acho que teria que retirar o coletor, ai não sei se eh difícil.
Caso retire o coletor, tem que trocar a junta né???
Caso retire o coletor, tem que trocar a junta né???
GUARDIÕES DOS OCEANOS ---> SEA SHEPHERD!!!
- Carlos A. Freire
- MODERADOR
- Mensagens: 17758
- Registrado em: 18 Jan 2007, 11:06
- Cidade: SAO PAULO
- Estado: São Paulo-SP
- Modelo: Monza GLS
- Motor: 2.0
- Ano: 1996
- Combustível:: Gasolina
- Injeção: EFi
Re: O cano d'água quebrou
Boa tarde.caramaneiro1 escreveu: ↑23 Jul 2019, 14:53 MAS tem como trocar por cima??? Tirando a TBI( já retirei ela ha alguns anos atrás para limpeza, não vejo dificuldades ate ai) depois acho que teria que retirar o coletor, ai não sei se eh difícil.
Caso retire o coletor, tem que trocar a junta né???
Todas essas perguntas já respondi lá cima... Rs!
Se remover somente o TBI não vai fazer diferença alguma, pois continuará sem acesso a posição do tubo.
Se remover o coletor de admissão, ai sim fica fácil o acesso ao tubo, mas terá de colocar uma junta nova e, não é tão simples assim remover o coletor de admissão do Monza EFI, com motor montado. As porcas do centro são de difícil acesso. É diferente dos coletores dos modelos com carburador.
Como disse, melhor fazer o serviço por baixo do carro, onde não vai desmontar nada diferente que não esteja conectado ao tubo.
Abs,
Carlos Freire
Monza GLS 96 - 2.0 EFI gasolina
São Paulo-SP
São Paulo-SP
- Luiz Carlos (Rio)
- Membro 500EF (Nível 9)
- Mensagens: 4217
- Registrado em: 15 Dez 2006, 11:22
- Cidade: Rio de Janeiro
- Estado: Rio de Janeiro-RJ
- Modelo: Monza GLS
- Motor: 2.0
- Ano: 1994
- Combustível:: Gasolina
- Injeção: EFi
Re: O cano d'água quebrou
Caramaneiro
Como disse o Carlos Freire, remover o TBI somente não vai lhe possibilitar acesso ao tubo em questão.
Eu já removi esse tubo uma vez, no meu Monza anterior, por cima.
Mas eu estava fazendo outro serviço, não me lembro qual. Acho que era troca de selos do motor (pastilhas dágua).
No caso não removi o TBI, mas o coletor com o TBI preso nele.
A grande dificuldade é remover e principalmente recolocar algumas porcas que prendem o coletor.
Se não me engano precisei de ferramenta especial, tipo uma junta universal presa na soquete.
Além da junta nova, é necessário seguir uma sequência de aperto correta, para não ficar vazando ar + combustível.
Tente fazer da maneira convencional, por baixo.
Preferencialmente elevando bem o carro e calçando com cavaletes ou coisa assim. Não entre em baixo do carro sobre macaco, é arriscado demais.
Abs
Como disse o Carlos Freire, remover o TBI somente não vai lhe possibilitar acesso ao tubo em questão.
Eu já removi esse tubo uma vez, no meu Monza anterior, por cima.
Mas eu estava fazendo outro serviço, não me lembro qual. Acho que era troca de selos do motor (pastilhas dágua).
No caso não removi o TBI, mas o coletor com o TBI preso nele.
A grande dificuldade é remover e principalmente recolocar algumas porcas que prendem o coletor.
Se não me engano precisei de ferramenta especial, tipo uma junta universal presa na soquete.
Além da junta nova, é necessário seguir uma sequência de aperto correta, para não ficar vazando ar + combustível.
Tente fazer da maneira convencional, por baixo.
Preferencialmente elevando bem o carro e calçando com cavaletes ou coisa assim. Não entre em baixo do carro sobre macaco, é arriscado demais.
Abs
Luiz Carlos
Monza GLS 2.0 -1994 EFI 2 portas - gasolina - prata argenta
Rio de Janeiro - RJ
Monza GLS 2.0 -1994 EFI 2 portas - gasolina - prata argenta
Rio de Janeiro - RJ
-
- Membro Class (Nível 5)
- Mensagens: 410
- Registrado em: 16 Set 2010, 00:46
- Cidade: RJ
- Estado: Rio de Janeiro-RJ
- Modelo: Monza GLS
- Motor: 2.0
- Ano: 1995
- Combustível:: Gasolina
- Injeção: EFi
Re: O cano d'água quebrou
É Justamente essa a questao, nao tenho macaco confiavel e nem cavaletes, irei tentar os cavaletes com algum amigo, mas acho mais facil conseguir a chave para o coletorLuiz Carlos (Rio) escreveu: ↑23 Jul 2019, 17:57 Caramaneiro
Preferencialmente elevando bem o carro e calçando com cavaletes ou coisa assim. Não entre em baixo do carro sobre macaco, é arriscado demais.
Abs
GUARDIÕES DOS OCEANOS ---> SEA SHEPHERD!!!