Mangueira direção hidráulica do Vectra B

Assuntos específicos relacionados a outras marcas e veículos.
Avatar do usuário
Gilmar Martins
Membro Classic (Ní­vel 7)
Mensagens: 982
Registrado em: 13 Jan 2015, 07:49
Cidade: Novo Horizonte
Estado: São Paulo-SP
Modelo: Monza Classic SE
Motor: 2.0
Ano: 1991
Combustível:: Gasolina
Injeção: MPFi

Mangueira direção hidráulica do Vectra B

Mensagem não lida por Gilmar Martins »

Olá pessoal. Como sabem, possuo um Vectra 97 há alguns anos. Há uns 10 dias quando cheguei de uma breve viajem fui manobrá-lo para colocar na garagem e surpresa!!! partiu a mangueira de pressão da direção hidráulica. Consultado o Club do Vectra recebi algumas dicas, mas será que alguém dos colegas tem algumas dicas de como retirar a bendita mangueira para fazer o reparo? Como não tenho elevador e nem possuo rampa, apenas macaco e cavalete estou tendo dificuldade de identificar onde a mangueira se conecta na caixa de direção. Possuo o manual de reparação do Vectra, mas ele não fornece os detalhes. :oops:
Por que não levei para uma oficina? Bem só se for com guincho por que aqui onde moro não há oficina que faça o serviço. Só em Bauru que fica uns 60 quilômetros. :wink:
Aguardo algumas dicas. Estou com parte do sistema desmontado e um pouco desorientado. :roll:
Gilmar
Vectra 97 GLS
Avatar do usuário
dutra s a
Membro Classic SE (Ní­vel 8)
Mensagens: 2314
Registrado em: 29 Abr 2010, 23:31
Cidade: SP
Estado: São Paulo-SP
Modelo: Monza GLS
Motor: 2.0
Ano: 1994
Combustível:: Etanol
Injeção: EFi

Re: Mangueira direção hidráulica do Vectra B

Mensagem não lida por dutra s a »

mas qual mangueira ta danificada ? a de alta pressao ou de retorno ?

pra começar vai ter lambuzeira de oleo de qualquer jeito entao cuidado quando escorrer pois nao pode cair em nada de borracha , lã, tecido etc.... pois esse oleo come mesmo ,


digo isso porque ja mexi nas do meu monza e te falo que é um serviço nojento de fazer , em vectra entao ! achoq ue só por baixo pois os tubos sao cumpridos , no cep chev so de ver ja da agonia kkkkkkkkkkkk

no monza pra remover da caixa existe uma ferramenta especifica geralmente nao é vendida e sim feita devido ao angulo da porca/rosca e espaço
no vectra sao tubos bem cumpridos e com muitas presilhas e as conecçoes na caixa sao diferentes

mas , se a turma do vectra de deram uns toques , qual a duvida especificamente ?
voce pode fazer mas tomando esses cuidados pois vectra 97> é trabalhoso

abs estamos ai
CAÇA 94 GLS F 18WR+ ETANOL X 2.0 E.F.I. - DCR
Avatar do usuário
Gilmar Martins
Membro Classic (Ní­vel 7)
Mensagens: 982
Registrado em: 13 Jan 2015, 07:49
Cidade: Novo Horizonte
Estado: São Paulo-SP
Modelo: Monza Classic SE
Motor: 2.0
Ano: 1991
Combustível:: Gasolina
Injeção: MPFi

Re: Mangueira direção hidráulica do Vectra B

Mensagem não lida por Gilmar Martins »

Boa Dutra, é a mangueira de alta pressão. Acho que será preciso remover a bomba, não tem espaço para a mangueira sair por baixo. O problema é a conexão na caixa, é muito apertado o espaço.
Já desconectei o terminal na bomba, mas ainda não consegui acesso na caixa. E fazer o serviço deitado não é brincadeira.
O problema é que vazou muito rápido não daria para chegar até a cidade com recursos. Então estou arriscando.

Sobre o monza, eu já substitui a caixa uma vez de um SL/E há um bom tempo. Foi trabalhoso, mas no monza tem muito mais espaço.
Obrigado pelas dicas,
Gilmar
Vectra 97 GLS
Avatar do usuário
Carlos A. Freire
MODERADOR
Mensagens: 17764
Registrado em: 18 Jan 2007, 11:06
Cidade: SAO PAULO
Estado: São Paulo-SP
Modelo: Monza GLS
Motor: 2.0
Ano: 1996
Combustível:: Gasolina
Injeção: EFi

Re: Mangueira direção hidráulica do Vectra B

Mensagem não lida por Carlos A. Freire »

No Vectra B a caixa de direção fica fixada no agregado e não na carroceria. O serviço é melhor executado por baixo do carro, caso falte espaço solte o agregado.

Abs,

Carlos Freire
Monza GLS 96 - 2.0 EFI gasolina
São Paulo-SP
Avatar do usuário
Luiz Carlos (Rio)
Membro 500EF (Ní­vel 9)
Mensagens: 4219
Registrado em: 15 Dez 2006, 11:22
Cidade: Rio de Janeiro
Estado: Rio de Janeiro-RJ
Modelo: Monza GLS
Motor: 2.0
Ano: 1994
Combustível:: Gasolina
Injeção: EFi

Re: Mangueira direção hidráulica do Vectra B

Mensagem não lida por Luiz Carlos (Rio) »

No meu Monza 94 eu já substituí a mangueira de alta pressão da direção hidráulica com a maior facilidade.

No Vectra 97 a coisa não parece ser fácil ...
dh vectra 97.jpg
dh vectra 97 2.jpg
dh vectra 97 3.jpg
Abs
Você não está autorizado a ver ou baixar esse anexo.
Luiz Carlos
Monza GLS 2.0 -1994 EFI 2 portas - gasolina - prata argenta
Rio de Janeiro - RJ
Avatar do usuário
dutra s a
Membro Classic SE (Ní­vel 8)
Mensagens: 2314
Registrado em: 29 Abr 2010, 23:31
Cidade: SP
Estado: São Paulo-SP
Modelo: Monza GLS
Motor: 2.0
Ano: 1994
Combustível:: Etanol
Injeção: EFi

Re: Mangueira direção hidráulica do Vectra B

Mensagem não lida por dutra s a »

nao me lembro ao certo se era a mangueira da direçao hidraulica , mas um colega meu que teve um vectra b que por sinal um azul cromatico lindo teve um problema chatissimo com esse sistema, pois tinha uma polia que ficava roçando num tubo em razao de sao estar bem colocado , nao sei se era por causa de presilhas ou suporte ,e chegava a cortar essa mangueira .

entao veja direitinho como esta montado e como vai remontar já que desmontou alguma coisa ( tire fotos ou marque n papel se tiver duvida) , a turma do vectra pode te orientar tambem ,

no meu o maior trabalho que tive pra tropcar a mangueira de alta foi soltar da caixa , em razao de 2 coisas , 1 > tive de estragar a espuma de acabamento pra entrar cina chave e 2 > tive de usar uma ferramenta hidraulica ajustavel usado em torneiras etc... em razao do angulo da rosca na caixa , fora a lambuzeira rsrsrsrsrr

abs estamos ai
CAÇA 94 GLS F 18WR+ ETANOL X 2.0 E.F.I. - DCR
Avatar do usuário
Gilmar Martins
Membro Classic (Ní­vel 7)
Mensagens: 982
Registrado em: 13 Jan 2015, 07:49
Cidade: Novo Horizonte
Estado: São Paulo-SP
Modelo: Monza Classic SE
Motor: 2.0
Ano: 1991
Combustível:: Gasolina
Injeção: MPFi

Re: Mangueira direção hidráulica do Vectra B

Mensagem não lida por Gilmar Martins »

Muito obrigado Luiz (Rio) Eu precisava justamente desse esquema, pois no manual que possuo não aparece. Me ajudará muito. Esses dias estou sem tempo para continuar o trabalho, mas acredito que agora ficou muito mais fácil de identificar os pontos críticos. Não será muito fácil. Um colega do Club do Vectra disse que demorou umas 3 horas para desmontar e 2 horas para colocar a nova. Eu provavelmente demorarei muito mais. Até agora já retirei para choque, alma e desconectei na bomba, também já consegui desconectar as presilhas até na longarina próxima da caixa mas falta o mais difícil que são as presilhas do agregado e a conexão na caixa, tem que fazer o serviço deitado debaixo do carro, por que não tenho rampa. e com a mina idade já não está mais ajudando. Mas como disse com o esquema que me mandou será mais fácil de localizar os pontos críticos das presilha.
Muito obrigado mesmo.
Abraços.
Vectra 97 GLS
Avatar do usuário
Gilmar Martins
Membro Classic (Ní­vel 7)
Mensagens: 982
Registrado em: 13 Jan 2015, 07:49
Cidade: Novo Horizonte
Estado: São Paulo-SP
Modelo: Monza Classic SE
Motor: 2.0
Ano: 1991
Combustível:: Gasolina
Injeção: MPFi

Re: Mangueira direção hidráulica do Vectra B

Mensagem não lida por Gilmar Martins »

Olá Dutra. A mangueira que costuma ser roçada pela ventoinha do ar condicionado na verdade é um tubo de alumínio (?) de retorno que serve como radiador que atravessa na frente do condensador do ar condicionado e retorna para o reservatório da bomba da direção. Quando retirei o para choque vi que no meu Vectra ele já sofreu o "acidente", uma vez que já há sinais de uma solda.
Muito obrigado pelas orientações e sugestões.
Abraços,
Gilmar
Vectra 97 GLS
Responder