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Retentor do volante

Enviado: 24 Ago 2018, 18:35
por Ytalo
Boa noite pessoal! Pessoal estou com um problema chato de vazamento de óleo no motor do meu monzão! Vamos lá! Eu troquei a junta do carter umas 3 vezes coloquei a junta com defletor com silicone sem silicone e mesmo assim continua vazando etc! Eu olhando atentamente percebi que o vazamento vem do lado do motorista para o carona escorrendo pela junta do cárter! Ai tirei aquela chapinha que vai no volante do motor e vi que o volante do motor ta seco! Te pergunto se fosse retentor de volante ele (volante) estaria sujo mas não estar! Será que pode esta vazando ali na emenda do macal com o bloco? Não é possível eu trocar a junta do carte 3 vezes e continua vazando com certeza é de outro lugar! Te pergunto tem outro jeito de saber se o vazamento esta vindo do retentor do volante ou do macal onde é preso o retentor? Lembrando que o vazamento vem do lado de cambio descendo para o lado das polias pelo carter! Desde já muito obrigado! Meu monza é o gls efi 95!

Re: Retentor do volante

Enviado: 24 Ago 2018, 19:49
por tyo
pode ser que venha do mancal mesmo pois ele tem que ser cheio de vedante nos furos dele senão vaza muito mesmo ou pode ser o proprio carter empenado dai você pode trocar 50 juntas com ou sem silicone que com carter empenado vai vazar

Re: Retentor do volante

Enviado: 24 Ago 2018, 20:42
por Ytalo
Pois é tyo o estranho que só vazar quando o carro esta em movimento! Por exemplo eu fiz o teste de deixar o carro parado na lenta espero ele esquentar bastante e fico acelerando e não vaza óleo nenhum ai quando vou dar uma volta para certificar do vazamento ai a bagaça vazar afffff! Eu já vi a tampa do carter e esta certinha sem empeno! A duvida cruel é: para mandar verificar tem que descer o cambio e vai que depois de descer o cambio não é vazamento do retentor afff! Pra isso tenho que ter algum jeito de saber se é realmente estava vazando pelo retentor do volante!

Re: Retentor do volante

Enviado: 24 Ago 2018, 22:19
por Ytalo
Se alguém tiver alguma dica de como saber se o retentor do volante esta vazando ficarei muito grato!

Re: Retentor do volante

Enviado: 25 Ago 2018, 10:38
por tyo
se não vaza com o carro parado pouco provavel de ser o retentor.Como você fez para ver se o carter não estava empenado? para ter 100% de certeza se é o retendor é só tirando o cambio mesmo mas normalmente quando é ele seja as costas do volante com oleo

Re: Retentor do volante

Enviado: 25 Ago 2018, 10:55
por Ytalo
Entendi tyo! É um vazamento muito chato! Com relação a tampa do cárter esta empenada eu coloquei a tampa em uma superfície de mármore certinha! Eu vi que ele ta encostando em todos os lados a diferença é um fio de cabelo!

Re: Retentor do volante

Enviado: 26 Ago 2018, 20:26
por dutra s a
quando o meu retentor de volante vazava , era por varias razoes ,
1 o virabrequim se movimentava para os lados ( folga de encosto no mancal no bloco ) principalmente ao acionar a embragem e nisso o retentor se mexia , desta forma nao adianta cola nem aperto , so uma retifica mesmo

nao fiz a retifica mas a soluçao temporaria era tirar o cambio , volante e o retentor , nisso com o retentor novo agente apertava mais a mola dele e o colocava , ficou um baita tempo sem vazar mas devido a folga do vira como citei acima vazou , mas era tao pouco que mal chegava no carter ,mal dava diferença na medida de oleo na vareta ,

uma coisa aprendi sobre carter de oleo , se ta vazando , separa 200$ que para de vazar rsrsrsr ( minha opniao ) pois do contrario so com alcool 98g pra limpar onde vai a cola , junta nova e cola de cabeçote , carter empenado é briga pra nao deixar vazar ,

se tirar o cambio do seu aproveita e dar uma olhada no retentor do eixo do cambio ali é muito raro vazar mas nao é impossivel , quando existe vazamento pelo retentor de volante , o volante fica lavado e assoalho tambem

abs estamos ai

Re: Retentor do volante

Enviado: 28 Ago 2018, 16:03
por Ytalo
To vendo que vou ter que arriar esse cambio hehehehe! Agora eu faço tudo de mecânica no meu monzão eu mesmo! Agora a unica coisa que nunca fiz no monzão é mexer no cambio arria lo! Agora o medo de mexer no cambio hehehe! Eu não queria colocar na mão desses mexanicos que tem por ai! Por curiosidade fiz um orçamento em uma oficina aki perto para verificar esse retentor do volante, trocar as duas coifas internas e os retentores do semi eixo a oficina me cobrou 450 pilas de mão de obra! O que vcs acham do preço? Agora tem algum passo a passo de como arriar o cambio tirar a embreagem etc e colocar tudo de novo no seu devido lugar? Desde já muito obrigado!