Pois é pessoal preciso de ajuda:
Meu Monza não tinha nenhum vazamento de óleo. Depois de viajar um 300 km eu guardei na garagem. Daí precisei ir até o centro da cidade onde moro cerca de 1,5km e ao parar o possante, senti um cheiro muito forte de óleo queimado. Quando abri o capo vi que a vareta de óleo estava saltada e havia muito óleo saído pelo cano da vareta.
Pois bem de início minhas suspeitas era que o ante chama estava entupido, afinal havia ficado algumas semanas parado. Daí criei coragem e fiz aquela limpeza no ante chama. Mas acontece que mesmo depois disso, o óleo está sendo cuspido para fora, e também está vazando muito óleo pelo retentor entre o motor e a caixa de marchas.
Isso aconteceu do nado. O que poderia ter provocado isso? Algum anel que partiu? O fato é que parece que está passando muita pressão para o cárter. Mas isso acontece do nada?
Vale dizer que há uns 3 anos atrás, quando fiz o cabeçote constatei que o anterior dono havia feito o encamisamento do bloco e os pistões são stand, as camisas ainda tinha sinais de terem sido brunidas bem recentemente - até agora o Monza na minhas mãos rodou uns 25mil km
Não há perda de potência.
Se alguém puder dar uma ideia eu agradeço muito.
Abraços,
Gilmar
Retentor do volante
- Gilmar Martins
- Membro Classic (Nível 7)
- Mensagens: 983
- Registrado em: 13 Jan 2015, 07:49
- Cidade: Novo Horizonte
- Estado: São Paulo-SP
- Modelo: Monza Classic SE
- Motor: 2.0
- Ano: 1991
- Combustível:: Gasolina
- Injeção: MPFi
Re: Retentor do volante
Vectra 97 GLS
- Carlos A. Freire
- MODERADOR
- Mensagens: 17770
- Registrado em: 18 Jan 2007, 11:06
- Cidade: SAO PAULO
- Estado: São Paulo-SP
- Modelo: Monza GLS
- Motor: 2.0
- Ano: 1996
- Combustível:: Gasolina
- Injeção: EFi
Re: Retentor do volante
Ou o sistema de respiro está obstruído, o que é comum por falta de manutenção preventiva ou tem problemas com anéis, que está causando pressão no cárter.
O sistema de respiro do motor obstruído causa vazamentos e leva óleo de motor para o carburador ou o TBI.
Verifique se a conexão no coletor de admissão, onde entra a mangueira de derivação mais fina não está obstruída.
O sistema de respiro do motor obstruído causa vazamentos e leva óleo de motor para o carburador ou o TBI.
Verifique se a conexão no coletor de admissão, onde entra a mangueira de derivação mais fina não está obstruída.
Monza GLS 96 - 2.0 EFI gasolina
São Paulo-SP
São Paulo-SP
- Gilmar Martins
- Membro Classic (Nível 7)
- Mensagens: 983
- Registrado em: 13 Jan 2015, 07:49
- Cidade: Novo Horizonte
- Estado: São Paulo-SP
- Modelo: Monza Classic SE
- Motor: 2.0
- Ano: 1991
- Combustível:: Gasolina
- Injeção: MPFi
Re: Retentor do volante
Obrigado sr Carlos. Assim que tiver condições farei isso.
Abs,
Gilmar
Abs,
Gilmar
Vectra 97 GLS
- Gilmar Martins
- Membro Classic (Nível 7)
- Mensagens: 983
- Registrado em: 13 Jan 2015, 07:49
- Cidade: Novo Horizonte
- Estado: São Paulo-SP
- Modelo: Monza Classic SE
- Motor: 2.0
- Ano: 1991
- Combustível:: Gasolina
- Injeção: MPFi
Re: Retentor do volante
Pois é sr Carlos, depois de desmontar tudo o que foi constatado é que não havia obstrução no respiro. Não havia problemas também com os anéis, embora a compressão estivesse abaixo da tabela (135 PSI).Carlos A. Freire escreveu: ↑11 Jul 2021, 01:24 Ou o sistema de respiro está obstruído, o que é comum por falta de manutenção preventiva ou tem problemas com anéis, que está causando pressão no cárter.
O sistema de respiro do motor obstruído causa vazamentos e leva óleo de motor para o carburador ou o TBI.
Verifique se a conexão no coletor de admissão, onde entra a mangueira de derivação mais fina não está obstruída.
O técnico da retífica mostrou que havia mesmo folga nas camisas por onde passava a compressão. O que teve de fazer foi abrir um pouco mais o bloco e colocar camisas sobre medida (0,5)
Ainda vai demorar alguns dias para eu terminar de montar o motor, estou aguardando a chegada de algumas peças, e também meu tempo é bem curto, Agradeço muito pelas sugestões que o pessoal do fórum me passaram, incluindo o sr Carlos.
Quando estiver funcionando tudo direitinho (espero) eu postarei os resultados.
Abraço a todos,
Gilmar
Vectra 97 GLS